Rações

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça abr 01, 2003 10:20 am

:D

Olá eu sei que já aqui se discutiu bastante o tópico da rações, mas o que eu gostava mesmo de saber é o seguinte: quando encontro um anova ração como é que eu sei se ela é ou não de qualidade, quais os nutrientes e os valores que uma ração de qualidade deve ter?

Obrigado
Kathleen
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

terça abr 01, 2003 11:32 am

Olá
Quanto às rações eu não arrisco. Tenho plena confiança no meu vet (salvo seja :) ) e só compro aquelas que ele diz serem de boa qualidade. Quando vejo qq marca nova nas lojas , ligo-lhe e pergunto se é de boa para as minhas gatas.
jinhos
beta, Luna e Blue
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça abr 01, 2003 12:52 pm

Beta, tens umas gatinhas lindas, já agora que ração lhes dás? Eu também tenho uma gata persa e por isso fiquei curiosa, mas a minha tem 5 mesitos só.

Beijokas
Kathleen
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

terça abr 01, 2003 1:32 pm

Olá
Os persas são uns gatinhos muito especiais, mas também requerem tratamento especial:
São remelentos :) - Temos de lhe limpar os olhinhos todos os dias
Têm pelo que nunca mais acaba - convêm escova-los todos os dias (eu não o faço – faço-o apenas 2 x por semana)
Tem de se ter cuidados redobrados por causa da ingestão dos pelos quando eles se lavam (dar 1 x por semana pasta para os pelos)
Os ouvidos também são complicados – convêm inspeccionar 1 vez por semana para ver se estão limpinhos... Enfim uma carga de trabalhos, mas vale a pena J
Quanto à ração a bébé (Blue), tem 7 meses, come Royal Canin (dos 4 meses ao ano de idade), a crescida (Luna), como Royal Canin para Gato Persa (por causa do pelo).
Também comem Eukanuba e Hill’s, mas acho que para persa a Royal Canin é melhor (mas esta é a minha opinião). É a que elas parecem comer melhor, mas tenho sempre um saquinho de qq das outras que elas petiscam para desenjoar.
Qualquer uma das marcas acima indicadas são boas. Não aconselho as latas (fazem-lhes mal) e nem pensar comida de hiper-mercado. Estão cheias de corantes e a qualidade não é a melhor.
Eu acho que se temos os animais temos de lhes dar o melhor
:)

Se precisares de mais qq informação está à vontade. Tenho 1 amiga que é criadora (tem 21 gatos persas lindissimos). Felizmente estou bem informada ;)
Jinhos
Beta, Luna e Blue

p.s. A sua gata é linda! Parabéns
Kathleen
Membro Veterano

terça abr 01, 2003 2:46 pm

Pois eles requerem mesmo alguns cuidados extra, mas vale a pena são tão lindos...

A minha costuma ter muita remela, mas ela seca e tira-se muito bem, por vezes lá tenho de usar o soro fisiológico de que ela n gosta nada e faz umas birras enormes :roll:
Quanto á escovagem eu tento escova-la todos os dias, agora noto que ela anda a largar mais pelo, mas ao contrário do início, agora tenho de a apanhar a dormir para a conseguir escovar bem porque ela também já não acha muita graça.
Ando a pensar dar-lhe uma banhoca agora num destes dias em que esteja solinho e bom tempo. O pelo da barriga dela é branco e as patitas também são meio tigradas e noto que está a ficar um pouco sujo e como ela agora já acha piada à água ;)
A comida também lhe dou a mesma que dás, ela por norma come sempre Royal Canin da Kitten 34, mas ao pequeno almoço dou-lhe um bocadinho de outra ração. Ou dou Hills, ou Eukanuba, ou Purina Pro plan ou Iams. Muito de vez em quando dou-lhe uma saqueta da wiskas, ela fica toda feliz e tento dar-lha como recompensa, tipo quando vai ao veterinário :oops: Eu falei disso ao vet e ele diz que se for só de vez em quando que lhe posso dar.
Muito raramente deixo-a provar uns bocadinhos de peixe grelhado ela fica doida :p . Mas ela adora sopa (creme de cenoura) e eu tenho de a expulsar quando estou a comer porque ela quer e é doida por fiambre e por queijo (eu não lhe dou, só muito raramente um bocadinho minimo).
Dou-lhe a pasta para o pêlo, mas o vet disse-me para dar dois dias seguidos. Eu notei que ela começava a fazer mais mole e ás vezes ficava com o pelo sujo e ele então disse-me para intercalar os dias.
Os ouvidos para já estão sempre muito bem até o vet se admira
Mas eles são lindos e a minha gatinha é muito meiga e fofa e adora brincar.

beijokas e obrigado
Kathleen
SCMV
Membro
Registado: segunda jul 08, 2002 7:03 pm

terça abr 01, 2003 4:10 pm

olá

pois é os persas são uns gatinhos lindos, mas dão cá uma trabalheira ;)

Eu tenho duas gatinhas e uma rotina diária que parece que nunca acaba,
limpar olhos duas a três vezes por dia(tento não deixar secar porque quando se arranca vem também o pêlo agarrado)
uma escovagem completa, com pente e escova pelo menos uma vez por dia..
pasta para o pêlo e inspecção aos ouvidinhos, uma vez por semana
Quanto á ração tenho dado Purina proplan ou RC para persas e não dou nada de latas, até à data não tenho queixas, mas também são doidas por fiambre, assim que sentem o cheiro é uma miadeira desgraçada..

Convem fazer isto desde pequenitos, porque se não se habituam logo á escova e á limpeza, depois quando crescem torna-se complicado e surgem muitos problemas principalmente com os nós que por vezes se formam no pêlo, num dia podemos ter um nózinho pequenino, mas se não deixarem escovar e tirar o nó passado uma semana transforma-se num nó gigante e passado um mês é melhor começar é a pensar na tosquia :lol: :lol:
Kathleen
Membro Veterano

terça abr 01, 2003 4:35 pm

Tem uns bichos tão lindos, tanto os cães como a gatinha. mas achei a Camila o máximo assim sentada :D :D :D
Poa caso a na Amélia quando lhe tiro a remela não vem pelo porque forma quase uns graozinhos que saem, mas quando não fica assim ela odeia que eu tire com o soro...
Mas estes gatos são o máximo eu acho que todo o trabalho compensa e como eu vou brinacando com ela ao mesmo tempo transforma-se numa diversão.

Beijokas
Kathleen
SCMV
Membro

quarta abr 02, 2003 5:55 pm

Obrigada Kathleen

A Camila tem esta mania já de pequenina, adora estar assim sentada :lol:
Tenho de por umas fotos da outra gata aqui no albúm que ela tá farta de se queixar que está a ser descriminada ;)
A tua Amélia também é o máximo, uma verdadeira fofura de gata.
Já agora aqui vai uma dica, também podes limpar os olhos com um bocadinho de água tépida, dá resultado e não tens de andar sempre com o frasco do soro atrás ;)
Kathleen
Membro Veterano

quarta abr 02, 2003 8:11 pm

:lol:

Obrigado pelos elogios á Amélia.
Eu ás vezes também limpo com água tépida os olhos, eu compro soro nuns frasquinhos individuais e assim tenho sempre um à mão para quando preciso.
Acho muito bem que ponhas as fotografias da outra gatinha aqui, senão elas ficam com ciúmes ;)

beijokas
Kathleen
rst
Membro
Registado: sábado fev 15, 2003 12:35 am
Localização: 2 Gatos - Exótico e Bosques da Noruega (Duarte e Bianca)

quarta abr 02, 2003 11:41 pm

Olá,

Bem, o meu Duarte ía adorar conhecer as vossas gatinhas. A Amélia tem olhinhos azuis? É tão fofa! O Duarte é parecido com a Camila, mas mais tigrado.

Eu também limpo imensas vezes os olhos ao Duarte, dada a configuração da cara, está constantemente a lacrimejar, às vezes até tenho gotinhas de lágrimas pelo chão!

O criador a quem eu comprei o Duarte disse no entanto que nunca se deve limpar os olhos com papel, dado que foi descoberta uma substância que lhes causa mais irritação nos olhos, portanto sempre com algodão e soro ou mesmo àgua.

O Duarte é um exótico ou mais conhecido por "persa de pelo curto", ou seja, é tal e qual um persa, mas com o pelo menos comprido, o que dá muito menos trabalho!!
De qq forma dou-lhe o royal canin para persas porque como parece um peluche tem também tendência para formar bolas de pelo no estómago. Também uso aquela pasta para ajudar a digestão dos pelos...

Mais uma vez parabéns pelos vosso gatinhos maravihosos!
Já agora Kathlen, votei na tua Amélia como animal da semana, reparei que estava lá!!
Kathleen
Membro Veterano

quinta abr 03, 2003 10:14 am

Olá RST,
A Amélia agradece o teu voto ficou toda babada (ela e eu) por alguém a ter escolhido no meio daqueles animais todos tão bonitos :lol:
Ela não tem olhos azuis, em pequenina tinha mas agora são cor de mel, só que nas fotos, por causa do flash ás vezes ficam azuis outras vezes ficam verdes... :roll:
Eu nunca uso papel para limpar os olhos, também uso sempre algodão.
E as fotos do teu Duarte? Tens de por umas no teu album para o podemos ver...

beijokas
kathleen
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

quinta abr 03, 2003 3:39 pm

Olá, eu já aqui há uns dias respondi, no tópico dos cães , a uma questão igual sorbre as rações.

Eu dou purina quer ao nicolau(gato) quer á Missy (cadela). E já agora Katleen , acho que foi você, no forum dos cães que me disse que a Dog Chow/Cat Chow não era das melhores rações. Eu depois respondi-lhe porque e não me disse mais nada , provavelmente não voltou a abrir o tópico. Se não foi a Katleen as minhas maiores DESCULPAS , porque então estou a fazer uma grande confusão. :oops: :oops:

Há e em relação aos persas é verdade dão imenso trabalho , mas também dão imenso mimo. :p :p

Eu andei um bocado descuidada com o Nicolau , porque ando a tirar um curso à noite e ele só e deixa escovar por mim e como não tinha tempo ficou cheio de nós. Alguém me sabe sugerir uma boa hopitese de como os desfazer?:? :? :?
Eu tenho desembaraçado alguns com a cardadeira e outros corto com a tesoura, ma parece que não acabam. Eu não o queria tosquiar porque quando veio da rua tive de o fazer e ele teve de levar anestesia geral e depois andou tão deprimido coitadinho.

Aceito sugestões,
Obrigadinha :p :p
SCMV
Membro

quinta abr 03, 2003 3:45 pm

Dora,

Há uns pentes especiais para desembaraçar que até dão bons resultados, mas claro que isto depende dos nós, se é daquelas situações que já está tipo placas de pêlo, só mesmo com a tesoura.

Cuidado com a tesoura, não cortes também o bichano ;) :lol: :lol:
Kathleen
Membro Veterano

quinta abr 03, 2003 4:01 pm

Olá o seu Nicolau é tão lindo tão lindo fiquei mesmo doida a ver a foto dele no seu album....
Ha de facto uns desembaraçadores que dão bom resultado para tirar os nós. Eu já reparei que eles agora começam a ganhar. Eu escovo a Amélia todos os dias e mesmo assim hoje ao almoço ela tinha um nó na zona do pescoço que me custou imenso a tirar :roll:

A questão da ração já vou ao forum dos cães ver, eu de facto não voltei a abrir o tópico.
Eu aqui neste tópico não queria bem saber as marcas d ração, mas sim quais os componentes que fazem de uma ração uma boa alimentação para os nossos bichinhos.

Beijokas
kathleen
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta abr 03, 2003 4:13 pm

Pois as minhas gatas enfim...
Cá a única marca de jeito que se vende é a Eukanuba. Mas como tinha ido para fora antes comeram Hill's, RC, Proplan e Tecnical, sempre OK. Agora a Eukanuba não gostam ... O que é lindo porque não é tão cedo que eu vou para fora para lhes poder comprar RC ou proplan que parecem ser as suas favoritas... Acho que vão ter de comer Purina One ou friskies vital balance de hipermercado por uns tempos que dessas eu sei que elas gostam . O problema com a Eukanuba é que como não gostam não comem o suficiente e depois estão sempre a pedinchar a nossa comida ou a tentar roubá-la nas nossas costas, sem boas consequências, está visto. Bem sei que não se deve variar muito mas eu costumava trazer sacos de 3- 4 Kg que ainda duravam bastante tempo. Tenho esperança que algu dos vets de cá começe a vender outra marca senão estou tramada!
Responder

Voltar para “Gatos”