FBC Escreveu:Olá Isabel
Se todos concordássemos não valia a pena haver fórum.
Eu não costumo argumentar com exemplos porque os exemplos nem sempre são “exemplificativos”, mas posso dizer que é extremamente raro dar banho aos meus cães, tenho, e já tive várias vezes cães, que nunca tomam banho e nunca tive qualquer problema de pele nos cães, aliás crio os meus cães de uma forma bastante rústica (pelo menos do ponto de vista da generalidade deste fórum) e felizmente não costumo ter problemas de qualquer espécie nem gastar dinheiro em veterinários.
Sou da opinião que os cães não necessitam de banhos porque os cães, em primeiro lugar, não transpiram pela pele, em segundo têm sistemas naturais de limpeza própria como é o caso da substituição do pelo (aqui já depende das raças).
Mais uma vez recorrendo a exemplos, não impeço que os meus cães se perfumem com carne putrefacta ou excrementos de animais (o único perfume de que gostam) e o aspecto sujo e o cheiro desaparecem totalmente ao fim de poucos dias.
Também tenho reparado que por norma os cães não gostam do cheiro dos produtos de limpeza e após o banho vão-se esfregar nos primeiros excrementos que encontrem.
Admito que hoje em dia haja produtos bastante inofensivos para a pele dos cães, mas continuo a defender que o ideal é não dar banho. Na natureza os cães não tomam banho.
Outro assunto totalmente diferente é os banhos naturais nos rios. Esses devem ser tão frequentes quanto os cães queiram.
Cumprimentos
Francisco Bica
Francisco, não tenho nada a ver com a quantidade debanhos que dá aos seus cães, cada um faz o que muito bem entender, mas decerto que não partilha a sua cama com eles, como muita gente faz.
O que disse, é que se pode dar banho aos cães as vezes que for preciso, que não é o excesso de banho que fazem mal, mas sim a maneira como são dados, como por exemplo a secagem ao ar a cães com grande densidade de pelo, tais como os nordicos ao pastores alemães, por ex. E também o uso de productos inadequados.
Agora banhos anuais ao nosso "companheiro de cama", ou banhinhos à gato com dodots e pó de talco...mete-me muita confusão á cabeça, só isso.