SERRA OU CASTRO??preciso de opinioes!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

terça jun 19, 2007 6:56 pm

Estou a pensar comprar um cachorro, talvez para o proximo mes de

agosto que é quando terei mais tempo para me dedicar ao cachorro, pois

acho que os primeiros tempos do cachorro em casa são sempre os mais

complicados. O problema é que ainda estou indeciso na raça...gosto

muito das raças portuguesas de guarda, estando mais inclinado para um

serra de pelo curto ou para um castro laboreiro...a nivel de

temeramento, treinabilidade, quais sao as principais diferenças entre

ambos?sera que sao caes, digamos, desportivos?é que sou uma pessoa

que gosta bastante de desporto, gosto de ir dar uma corrida de vez em

quando, nadar (rio, mar...), etc, e queria um cão que me

acompanhasse...será que encontro numa destas raças um bom colega de

desporto? :lol: ja agora, sei que é habito destes cães ladrar para

marcar a sua presença...com que frequencia o fazem?será que se pode

tornar incomodativo? é que a zona em que vivo, apesar de ser um meio

bastante rural n é propriamente um sitio isolado e não quero ter

problemas com vizinhos pois sei que por vezes quem sofre é mesmo o

cão que acaba envenenado :? e n quero esse destino para o meu futuro

companheiro...acham que uma destas duas raças se adequa a mim?


Cumprimentos

Cláudio Saraiva
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 19, 2007 8:09 pm

Olá e bem vindo à Arca.

Não sendo expert em raças portuguesas, sei que ambos são magníficos cães de guarda, protectores de rebanhos e propriedades. Ambos exigem tratamento firme: o serra é calmo mas dominador por natureza, o castro é mais destemido e necessita de treino experiente, ao que sei. Ambos são cães rústicos habituados a estar no exterior, particularmente o castro laboreiro.
Agora relativamente a aptidão desportiva talvez não sejam as raças mais indicadas para o acompanhar nas suas corridas e actividades desportivas... talvez um boxer, um retriever do labrador ou mesmo um braco alemão seja mais adequado.
Se pretende um cão leal de guarda para estar no exterior o castro ou o serra são excelentes opções. Se prefere um companheiro desportivo talvez seja melhor considerar outras opções, mas os experts nas raças mencionadas que se pronunciem!

Cumprimentos.
nicosa
Membro Veterano
Mensagens: 1706
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça jun 19, 2007 8:18 pm

Olá!
E porque não o cão d´água ? É um excelente desportista... e faz tudo para agradar ao dono... mas os experts que se pronunciem...
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

terça jun 19, 2007 8:38 pm

pois, eu keria um cão que fosse um bom guardião, e um bom cumplice...cão dágua acho que não faz muito o meu genero de cão...talvez o fila de s. miguel :?: quem tem destas raças por favor que me de algumas opinioes..mas queria mesmo que fosse uma raça portuguesa...
kim_haha
Membro Veterano
Mensagens: 947
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

terça jun 19, 2007 8:59 pm

nicosa Escreveu:Olá!
E porque não o cão d´água ? É um excelente desportista... e faz tudo para agradar ao dono... mas os experts que se pronunciem...
Nem mais! Tenho um cão sem raça e uma cadela d´agua, mas de todos os cães de raça que tive até hoje, o cão d´agua é a melhor!
FBC
Membro Veterano
Mensagens: 683
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am
Localização: Muitos

terça jun 19, 2007 9:42 pm

A colega Dinodane descreveu bem as raças. As duas raças são extremamente rústicas (discordo que o castro Laboreiro seja mais, ambos são do mais rústico que pode imaginar).
São magníficos guardas, do melhor que pode encontrar a nível mundial: há poucas raças que se comparem a estas duas.
Do ponto de vista desportivo são animais com grande resistência e com muita necessidade de grandes espaços e de campo (não são, de maneira alguma, animais de cidade) mas são cães muito independentes, mais o Serra, e não são muito bons companheiros, no sentido usual do termo e são pouco receptivos ao treino. O que mais gostam é de vadiar sozinhos pelos campos.
Estas são duas raças magnificas para guardar uma grande quinta ou rebanhos, também são bons companheiros para caminhadas pela serra (mas na maior parte do percurso nem os vimos, não gostam de andar colados ao dono).
Para o que pretende penso que combina melhor um Fila de São Miguel, falando de raças portuguesas. Também é uma raça espantosa e um guarda irrepreensível.


Cumprimentos
Francisco Bica
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

terça jun 19, 2007 10:30 pm

mas ouvi dizer que os fuzileiros têm castros...para estarem nos fuzileiros acho que sao sujeitos a altos niveis de obediencia e trabalham junto do dono todos os dias, certo? (estou a fazer suposições pois nunca vi os cães dos fuzileiros em acção...mas não acho que eles tenham castros so para ficar pela base soltos a fazer guarda!)
o fila agrada-me muito, mas os o meu pai não simpatiza la muito com essa raça (acho que ele se baseia um pouco no "diz que disse" que trás ma fama as raças :? )
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jun 19, 2007 10:56 pm

c_saraiva Escreveu:mas ouvi dizer que os fuzileiros têm castros...para estarem nos fuzileiros acho que sao sujeitos a altos niveis de obediencia e trabalham junto do dono todos os dias, certo? (estou a fazer suposições pois nunca vi os cães dos fuzileiros em acção...mas não acho que eles tenham castros so para ficar pela base soltos a fazer guarda!)
o fila agrada-me muito, mas os o meu pai não simpatiza la muito com essa raça (acho que ele se baseia um pouco no "diz que disse" que trás ma fama as raças :? )
Os fuzileiros têm Castros e Serras para guardas as instalações.

Nenhuma dessas raças são na sua essencia cães de "boa obediencia".

De resto, subscrevo o FBC
FBC
Membro Veterano
Mensagens: 683
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am
Localização: Muitos

terça jun 19, 2007 11:21 pm

Amigo C_saraiva

Não afirmo que seja impossivel treinar um cão desta raça, mas é complicado, principalmente tentar mecanizar o cão e além do mais vai contra a sua natureza.

Cães com as caracteristicas que deseja, para além do Fila, tem o Pastor Alemão, o Doberman ou mesmo O Rott, etc.

Quanto à fama das raças, tenho-lhe a dizer que por norma, um Serra não é mais facil do que um Fila.
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

terça jun 19, 2007 11:55 pm

Pois, mas o serra tem aquele aspecto de ursinho de peluche, enquanto que o fila, quem olha e não conhece ve logo uma grande fera :? acho que é uma questao de fazer o meu pai ver que não é bem assim
sendo muito sincero, vou um pouco para as raças portuguesas porque em geral (e pelo que ja me informei) por 300€ ja se consegue um bom castro por exemplo! enquanto que para comprar um cachorro rott ou dobermann sao prai uns 800€ ou mais :? acho que é uma quantia muito elevada...eu sei que fazer criação tem os seus custos mas tambem me custa dar mais de 400€ por um cachorro.
o fila acho realmente que é um cao fantastico! existem filas a praticar algum desporto canino?
maurovsky
Membro
Mensagens: 85
Registado: domingo set 03, 2006 10:24 am

quarta jun 20, 2007 12:48 am

Boas c_saraiva
E que tal um rafeiro alentejano?? São excelentes cães de guarda, para mim sao a melhor raca portuguesa a nivel de caes de guarda.
Contudo, sendo dono de 3 desses cães, e tendo ja tambem um serra ah uns anos, sao caes um pouco "teimosos" mas que se tornam obedientes, ao fim de muitas horas :lol:
Relativamente a companhia dentro destes 3 caes (serra, fila e rafeiro alentejano), penso que o mais ligado ao dono será o fila. depois o rafeiro e por fim o serra, eles sabem e gostam do dono mas sao um pouco independentes! :roll:
Vai dando noticias!!
CCLTF
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: quarta jun 20, 2007 2:32 am

quarta jun 20, 2007 2:51 am

Olá!

Penso que as respostas foram bem elucidativas e bem fundamentadas.

Por aquilo que li penso sinceramente que o Fila de São miguel se adequa bem a si.

Não vou puxar a brasa à minha sardinha dado que sou criador e detentor de vários Cães de Castro Laboreiro, uma magnífica raça, que infelizmente tal como algumas outras raças portuguesas não são valorizadas como merecem.

O Fila é um excelente cão, tem tanto de fera como qualquer outra das raças mencionadas no tópico, portanto, se é realmente o que quer tente mostrar ao seu pai que é tão dócil e leal como qualquer outra raça, porque realmente é. É um grande desportista e está sempre pronto para a brincadeira.

Apenas a título informativo, nos anos 90 houve um Castro campeão do mundo de agility.

É verdade que os Castro são um bocado teimosos, principalmente quando são cachorros, mas também são, provavelmente, uma das raças que mais se liga ao dono e que melhor compreende o conceito de hierarquia dada a sua estreita ligação ao lobo (não esquecer que são fundamentalmente lupóides). Mas precisa de um dono à altura e conhecedor da raça para que a relação seja excelente.

Felicito-o por escolher uma raça portuguesa, seja ela qual for certamente será uma excelente escolha.

Para terminar, desconfie dos "bons castros a 300 euros". Por 300 euros é quase impossível ter um bom cão seja de que raça for, mas existem excepções, muito poucas, mas existem.


Cumprimentos!
Filipe Torre.
bife1
Membro
Mensagens: 96
Registado: segunda set 04, 2006 8:19 am

quarta jun 20, 2007 9:56 am

Sem querer fujir ao seu pedido de ajuda, a raça melhor para o seu estilo de vida e para o efeito é sem duvida o Pastor Alemão.
jmcochicho
Membro
Mensagens: 101
Registado: sexta jul 28, 2006 10:04 am

quarta jun 20, 2007 10:27 am

C_SARAIVA, dentro do que procura, existem n raças estrangeiras provavelmente mais adequadas.
Mas respeito e compreendo a sua opção por uma raça portuguesa.
O estilo de vida que tenho com os meus cães é muito semelhante ao que pretende, gosto de ir cedo para o campo correr com eles , levá-los a nadar e treino-os diáriamente em obediencia.
O meu gosto pessoal cai sobre o Castro laboreiro, é um cão com que me identifico mais.
Alerto-o apenas para que nunca descure a obediencia.

boa sorte.
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quarta jun 20, 2007 11:13 am

jmcochicho Colocada: Qua Jun 20, 2007 10:27 am Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

C_SARAIVA, dentro do que procura, existem n raças estrangeiras provavelmente mais adequadas.
Mas respeito e compreendo a sua opção por uma raça portuguesa.
O estilo de vida que tenho com os meus cães é muito semelhante ao que pretende, gosto de ir cedo para o campo correr com eles , levá-los a nadar e treino-os diáriamente em obediencia.
O meu gosto pessoal cai sobre o Castro laboreiro, é um cão com que me identifico mais.
Alerto-o apenas para que nunca descure a obediencia.

boa sorte.
Realmente é isso que pretendo fazer com o meu...ja agora, quais são os cães que possui?
Responder

Voltar para “Cães”