Mas isso é uma situação recorrente? Quer dizer, acontece sempre? E os donos ignoram? Ou é um caso ou outro que volta e meia acontece?susanastrat Escreveu:não volto a ser benevolente, com nenhum dono, que deixe os seus cães atacarem o meu. Até aqui o meu cão defendia-se muito bem e, eu ficava aborrecida mas acabava por deixar tudo em «águas de bacalhau», esse tempo acabou defenitivamente. Seja o cão pequeno ou grande, novo ou velho.
Donos de cães perigosos multados no Algarve
Moderador: mcerqueira
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Acontece com bastante frequência...LuMaria Escreveu:Mas isso é uma situação recorrente? Quer dizer, acontece sempre? E os donos ignoram? Ou é um caso ou outro que volta e meia acontece?susanastrat Escreveu:não volto a ser benevolente, com nenhum dono, que deixe os seus cães atacarem o meu. Até aqui o meu cão defendia-se muito bem e, eu ficava aborrecida mas acabava por deixar tudo em «águas de bacalhau», esse tempo acabou defenitivamente. Seja o cão pequeno ou grande, novo ou velho.
Antes, da história do açaimo
Quando surgia um pequeno atrito, muitas vezes nem evoluía...os machos lá estabeleciam a comunicação própria e havia apenas aquelas dentadas para assustar... um rosnar para intimidar o outro cão e, isso quase sempre ficava por isso e pouco mais; estes eram os casos mais frequentes.
Os menos frequentes são os cães, que travavam mesmo uma luta, ou os que surgem a correr e iniciam logo uma luta territorial...sem "negociação".
A comunicação fica cortada...o cão, que tem o açaime, se não ficar completamente submisso, haverá problemas de certeza, perante outro cão dominante.
Não há aquele ritual, que muitas vezes é o suficiente para afastar o outro cão, imensas situações tive de me cruzar com outros cães que eram dominates, mas preferiam ignorar-se mesmo que passassem a 1 metro, de distância( cruzando-se no passeio, por exemplo), mas eles mesmo nesta fase comunicavam intimidando-se mutuamente...com o açaimo isso não é possível.
E desta forma, se me exigem tanto eu terei de exigir o mínimo pelo menos, cada um olhe pelo seu cão e distância pretendo-a mais do que nunca.
<p>susana</p>
Tenho postado lá para trás a brincar mas agora digo a sério que não posso estar mais de acordo com a Susana.
Aqui perto de mim vivem um cocker e um york cada um mais arruaceiro que o outro. No entanto se alguem se queixa acham piada porque PP são os outros... aquelas amostras alguma vez fazem mal a alguem ou sequer mordem? NNá! E se mordem não é por mau feitio é porque os provocam!!! Digam lá o que se faz perante tanta ignorância ??? Autoridades incluidas...
Aqui perto de mim vivem um cocker e um york cada um mais arruaceiro que o outro. No entanto se alguem se queixa acham piada porque PP são os outros... aquelas amostras alguma vez fazem mal a alguem ou sequer mordem? NNá! E se mordem não é por mau feitio é porque os provocam!!! Digam lá o que se faz perante tanta ignorância ??? Autoridades incluidas...
Muito honestamente eu acho que devemos jogar com o bom senso. Também aqui há os cães que andam sem donos na rua, os afoitos que gostam de mostrar que são importantes, mas uma coisa que reparo, é que os proprios animais vão gerindo esse tipo de conflitos. Parece-me que abrir guerra ao que vai solto, só porque o meu é obrigado a ir preso não é benéfico para ninguém. Penso que entre vizinhos e animais que se vêem diáriamente se consegue um meio termo de boa convivência. Olho por olho e dente por dente não beneficia ninguém, até porque quem vai à guerra dá mas também leva.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
Onde vivo, posso eu bem, até porque os cães que andam soltos geralmente nem os vejo com frequência...LuMaria Escreveu:Muito honestamente eu acho que devemos jogar com o bom senso. Também aqui há os cães que andam sem donos na rua, os afoitos que gostam de mostrar que são importantes, mas uma coisa que reparo, é que os proprios animais vão gerindo esse tipo de conflitos. Parece-me que abrir guerra ao que vai solto, só porque o meu é obrigado a ir preso não é benéfico para ninguém. Penso que entre vizinhos e animais que se vêem diáriamente se consegue um meio termo de boa convivência. Olho por olho e dente por dente não beneficia ninguém, até porque quem vai à guerra dá mas também leva.
E gerir os próprios conflitos, quando um deles está açaimado, é praticamente impossível...ou não há conflito ou então não há propriamente gerência. E quem tem experiência disso, sabe do que falo.
A guerra ou lá o que se possa chamar, é quando soltam os cães, em qualquer lado, capazes de provocar problemas graves a outros.
Se o meu cão morder outro, duvido que houvesse benevolências. Nem quando é atacado por outros e se defendia, havia bom senso...quanto mais se fosse ele.
<p>susana</p>
Mas não foi a Susana que disse que não açaimava o seu cão?susanastrat Escreveu:E gerir os próprios conflitos, quando um deles está açaimado, é praticamente impossível...
-
- Membro Veterano
Pelos meus post anteriores pode-se ver que não consigo cumprir à risca, com o que pretendia.LuMaria Escreveu:Mas não foi a Susana que disse que não açaimava o seu cão?susanastrat Escreveu:E gerir os próprios conflitos, quando um deles está açaimado, é praticamente impossível...
Era isso que queria fazer...mas é impossível, pelo menos em certos locais. Há sempre locais que vou que não preciso de lhe por o açaimo, mas há sempre locais críticos que eleterá de ir.
A multa e a tensão que existe sobre a raça, aliado ao número de bobis* soltos em espaços públicos, são os factores que me fizeram pesar os prós e os contras...e prefiro ser ter eu motivos de fazer uma denúncia que dar motivos, seja a quem for.
*Esses bobis, podem alguns deles, ter força igual a qualquer outro das raças p.p., mas por algumas razões, não fizeram parte da lista, no entanto isso não quer dizer que não possam provocar danos mais ou menos graves, quando decidem morder. E é por essa razão que existe uma outra lista de animais perigosos.
b) «Animal potencialmente perigoso», qualquer animal que, devido às características da espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais, nomeadamente os cães pertencentes às raças que venham a ser incluídas em portaria do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, bem como os cruzamentos de primeira geração destas, os cruzamentos destas entre si ou cruzamentos destas com outras raças, obtendo assim uma tipologia semelhante a algumas das raças ali referidas;
a) «Animal perigoso», qualquer animal que se encontre numa das seguintes condições:
i) Tenha mordido, atacado ou ofendido o corpo ou a saúde de uma pessoa;
ii) Tenha ferido gravemente ou morto um outro animal fora da propriedade do detentor;
iii) Tenha sido declarado, voluntariamente, pelo seu detentor, à junta de freguesia da sua área de residência, que tem um carácter e comportamento agressivos;
iv) Tenha sido considerado pela autoridade competente como um risco para a segurança de pessoas ou animais, devido ao seu comportamento agressivo ou especificidade fisiológica;
A lei é para ser cumprida, oiço e leio eu frequentemente, então que seja cumprida por todos e não só por alguns.
<p>susana</p>
Pois eu acho, que deve haver um forte motivo para se apresentar uma queixa. Seja de que animal for. Se por aqui, todos os donos de PP pensassem como a Susana, era uma batalha campal nesta rua em que parece haver mais cães que pessoas.
-
- Membro Veterano
LuMaria Escreveu:Pois eu acho, que deve haver um forte motivo para se apresentar uma queixa. Seja de que animal for. Se por aqui, todos os donos de PP pensassem como a Susana, era uma batalha campal nesta rua em que parece haver mais cães que pessoas.
E porquê...?! Não necessariamente.
Sempre que os cães soltos não prejudiquem o meu cão...agora se o fizerem, tenho de o defender da forma única que existe, não me deixam outra.
<p>susana</p>
Diz que nesta semana já apresentou queixa de dois labradores, ou teve muito azar, ou o peso de tanta exigência para o seu cão, acabou por a deixar enraivecida. É que dois labradores a atacar o seu animal, é preciso azar. Peço desculpa Susana, mas as coisas não vão melhorar com queixinhas. Nem para o seu cão, nem para os outros. Haja bom senso nestas coisas dos cães, já que o governo não teve, que tenham os donos.susanastrat Escreveu:LuMaria Escreveu:Pois eu acho, que deve haver um forte motivo para se apresentar uma queixa. Seja de que animal for. Se por aqui, todos os donos de PP pensassem como a Susana, era uma batalha campal nesta rua em que parece haver mais cães que pessoas.
Sempre que os cães soltos não prejudiquem o meu cão...agora se o fizerem, tenho de o defender da forma única que existe, não me deixam outra.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm
Lu, eu entendo o que quer dizer e em parte tem razão, mas repare:LuMaria Escreveu:Pois eu acho, que deve haver um forte motivo para se apresentar uma queixa. Seja de que animal for. Se por aqui, todos os donos de PP pensassem como a Susana, era uma batalha campal nesta rua em que parece haver mais cães que pessoas.
O que é que é preciso para que se apresente queixa de um PP ?
Infelizmente, neste momento, quase que basta o facto dele existir.
A Lu sabe bem que é assim, ainda ontem se falou na tal situação de se querer obrigar a dona de um PP a colocar uma placa num apartamento.
Se um PP se encosta a uma criança e ela cai ao chão... foi brutalmente atacada.
Se um PP briga com outro cão, o outro, foi frutalmente atacado por um cão perigoso.
Bom, poderia aqui enumerar diversas situações, mas... adiante,
Os donos dos PP, além do registo na Junta (pago) estão obrigados ao seguro de responsabilidade civil (pago), sujeitos a uma Lei discriminatória e com uma série de condicionantes.
Os outros, ao que parece, dispõem de total liberdade de movimentos.
Se é verdade que o numero de PPs registados nas juntas de freguesia, não se aproxima, nem de perto nem de longe, ao numero de PPs existentes, o numero de outros cães que não sejam PPs é quase inexistente.
Também se diga em abono da verdade, quem mais discrimina as raças PP's, são precisamente, os donos de outros cães.
Ora, como o sol quando nasce é para todos...
Respondendo concretamente a isto:
Óbvio que sim, não irei apresentar queixa de nenhum cão, só por ele se aproximar dos meus, nem irei lutar contra a exterminação das outras raças em prol da minha (embora outros reclamem o inverso) mas uma coisa é certa, não irei admitir que outros cães, por os seus donos os classificarem de inofensivos, privem os meus, da liberdade a quem têm direito.deve haver um forte motivo para se apresentar uma queixa. Seja de que animal for
PauloSantos Escreveu:[
Óbvio que sim, não irei apresentar queixa de nenhum cão, só por ele se aproximar dos meus, nem irei lutar contra a exterminação das outras raças em prol da minha (embora outros reclamem o inverso) mas uma coisa é certa, não irei admitir que outros cães, por os seus donos os classificarem de inofensivos, privem os meus, da liberdade a quem têm direito.
Isto sem contar com a tentativa de exporem uma pessoa ao ridiculo. Por todas as razões já aqui descritas quase me convenço que basta o PP olhar para as pessoas para a queixa ser levada a sério. Mas se for outra raça não considerada PP já nem se leva muito a sério. Agora se for um " minorca " ( sem ofensa )...isso é motivo de chacota !!!! E volto a dizer para mim há " minorcas" bem mais PP que os ditos.
-
- Membro Veterano
É preciso muito azar, mas não é nada por demais, n locais que eu conheço onde as pessoas, vão passear no jardim os cães e, praticamente todos andam à solta (na relva do jardim, na cidade), não tem quantas vezes, que eu ao passar, do outro lado da rua, tive de aturar alguns que saíam do espaço relvado e vinham "cumprimentar", ou travar uma luta, mas nessa altura o meu cão, não andava com açaimo, agora se por acaso lá passar (que tenho evitado) o que pode acontecer? O normal...LuMaria Escreveu:Diz que nesta semana já apresentou queixa de dois labradores, ou teve muito azar, ou o peso de tanta exigência para o seu cão, acabou por a deixar enraivecida. É que dois labradores a atacar o seu animal, é preciso azar. Peço desculpa Susana, mas as coisas não vão melhorar com queixinhas. Nem para o seu cão, nem para os outros. Haja bom senso nestas coisas dos cães, já que o governo não teve, que tenham os donos.susanastrat Escreveu:LuMaria Escreveu:Pois eu acho, que deve haver um forte motivo para se apresentar uma queixa. Seja de que animal for. Se por aqui, todos os donos de PP pensassem como a Susana, era uma batalha campal nesta rua em que parece haver mais cães que pessoas.
O que não falta é cães aos pares soltos em especial de raças, consideradas dóceis.
Eu agora tenho de evitar sair com o meu cão à rua, por conta dos cães dóceis que andam sem trela e, que se lembram de dar umas dentadas? É claro que não.
Eu apresentei e farei sempre, por qualquer animal que morda o meu cão.
E só não evito maiores danos no meu cão se não conseguir...agora os donos dos outros que cuidem deles, como eu cuidei e irei cuidar do meu.
As leis são para serem cumpridas, tem sido o lema usado inclusive aqui, a legislação é para ser cumprida ....blá, blá, blá. Então que seja. É que nem vejo onde esta minha posição possa levantar indignação...afinal não acham que a lei deve ser respeitada? Não acham que as pessoas não devem deixar andar os cães de qualquer maneira? Então...
Agora essa da queixinha até está com um certo humor...quando aqui se abre um tópico a falar de um p.p. que atacou ou que alguém se sentiu intimidado ou foi ferido por um p.p.... isso é praticamente uma divulgação, eu causalmente, abordei por alto , o sucedido; já é entendido como queixinhas? Que fará se eu tivesse aberto um tópico a queixar-me do que aconteceu...

As coisas não melhoram... é capaz de não melhorar, mas tudo farei que não piorem. E é óbvio que não tenho interesse algum em acrescentar mais raças à lista dos potencialmente perigosos, agora não me parece que isso dependa de eu proteger os cães que atacarem o meu...se fosse isso, estavamos mal.
Não estou enraivecida, fiquei muito aborrecida com a mentalidade hipócrita e egoísta do geral da população.
Eu fiquei aborrecida porque isso implica que em determinados locais onde circulam outros cães, o meu tenha de ir praticamente indefeso...a única defesa que terá é a pessoa que o acompanhar, o que é de certeza uma boa protecção, mas não impede alguns arranhões ou uns furinhos.
aaah! Só por acaso...os labradores, não tinham o registo na junta regularizado, nem tinham as vacinas todas em dia e andavam sem trela... E é assim que acontece com a grande maioria.
Quem é que tinha de se preocupar com eles? Eu...?! Se calhar era.
<p>susana</p>
Por acaso nao concordo la muito contigo.LuMaria Escreveu:Pois eu acho, que deve haver um forte motivo para se apresentar uma queixa. Seja de que animal for. Se por aqui, todos os donos de PP pensassem como a Susana, era uma batalha campal nesta rua em que parece haver mais cães que pessoas.
Forte motivo, o que consideras forte motivo?
Eu ate te digo se tivese um cao que por lei me obrigassem a andar com ele de trela e açaime, de cada vez que um animal que andasse sem trela viesse ter com o meu o bicho para lhe ferrar o dente ate podia ser um anão que nao se safavam da queixa.
Já nao bastava o meu cao açaimado nao ter como se defender do outro cão e eu ao tentar defende-lo ainda correr o risco de levar umas belas ferroadas, a ver se nao apresentava queixa...apresentava pois.
Se eu cumpro a lei nao tenho que ser importunada e por-me em risco por quem nao a cumpre.