Morder e comer em demasia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quarta jun 27, 2007 4:05 pm

Olá!

O meu Sam está quase a fazer um ano. É um lindo gato que adoptei no canil/gatil do Porto.

Ele já foi castrado há cerca de dois meses e está saudavel.

As minhas questões sao duas:

1 - Ele morde-me. Nao me morde só por morder... Morde para chamar a atenção. Faz-me isso e ao meu namorado. Se nos estamos a ver televisao ou qualquer outra coisa que nao o envolva, ele vai e morde-nos. Se o ignoramos, morde de novo. Nao entendo.

Ele tem imensa companhia. eu estudo no Porto mais a minha irma e estamos sempre com ele. Ele tem sempre gente em casa com ele e a rodea-lo de mimos. Se passar duas horas sozinho, é muito. E tem montes de brinquedos!

Eu fico espantada que ele morda pois ele nao é um gato meigo. se pegamos ao colo, estrebucha, mia e foge. se lhe damos um beijo, foge. nao é meigo. Mas se o ignoramos, pimba, morde. É normal?

2 - Ele come imenso! Ele só come raçao, Royal Canin para bebés até um ano (em breve vai mudar). Ele come imenso. o veterinario disse para lhe dar uma chavena de chá de raçao por dia para ele nao engordar. mas ele come mais, confesso. Eu ponho-lhe comida de manha e à noite já nao tem 8a comida era suposto durar até á manha seguinte).

Nao lhe tiro a raçao poiso veterinario disse para, até ele fazer um ano, ter sempre a raçao disponivel (mas so determinada quantidade). mas ele come demasiado. É por ser castrado?

Ele nao come mais nada alem de raçao. depois de ser castrado deixamos de lhe dar comida molhada (antes comia duas vezes por semana). Nao gosta de nada, nem de carne nem de fiambre. Só da raçao.

Ele bebe imenso... é viciado em torneiras. mas isso creio que seja exactamente por so comer raçao seca.

mas é normal ele estar sempre com fome? É que quando lhe encho a malga ele vem a correr e pedinchar atras de mim...
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
lotus_ghost
Membro
Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm

quarta jun 27, 2007 4:25 pm

Olá,

Qt ao temperamento n sei mt bem o q diga, parece-me q é só mimo e chamada de atenção. Se a incomoda um NÃO valente ou um piparote no nariz poderão dissuadi-lo por algum tempo. Mas n me parece grave... :D

Em relação à comida pode experimentar dar a ração em duas partes, p.e., mas parece-me q deve ser 1 gato do tipo glutão, q parece sempre esfomeado e miserável, coitadinho :roll: :lol: n fossem os 2 kgs a mais, etc :twisted:
Dê-lhe a quantidade indicada no saco da ração (ou pelo Vet) e n lhe dê mais por muito q chore. Pode dar-lhe 1 ou 2 biscoitinhos (por dia) p o sossegar 1 bocado mas n ceda mto :wink:
É bom q ele beba bastante água, é sinal q a ração tb faz o seu papel nesse sentido mas se vir q de repente ele bebe mto mais convém falar co Vet.
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 27, 2007 4:34 pm

Eu vou ao veterinario na sexta para me aconselhar sobre os cuidados a ter com as suas orelhinhas brancas agora que o verão chegou.

É bom que ele goste da comida... mas um saco que deveria chegar para 54 dias (segundo o que diz no proprio saco) dura para pouco mais de um mes. Vou ter mesmo de lhe cortar a raçao que já reparei que ele está a ficar com um pneuzinho na barriga. :lol:

Quanto à personalidade... é extremamente mimado! Eu tenho 3 gatos em viana mas à semana estudo no porto e ele é o meu unico gato. Claro que a atençao vai toda para ele. Ninguem o pode contrariar! se lhe pegamos, chora. Se lhe dizemos nao, ignora. Eu grito-lhe mas ele nao me liga nenhuma. A minha irma é menos suave e sempre que ele faz asneiras grandes (como trepar as cortinas) ela da-lhe uma sapatada no rabo. Mas ele nao liga e daí a um minuto faz igual. :?
lotus_ghost
Membro

quarta jun 27, 2007 4:46 pm

sanxeri Escreveu:É bom que ele goste da comida... mas um saco que deveria chegar para 54 dias (segundo o que diz no proprio saco) dura para pouco mais de um mes. Vou ter mesmo de lhe cortar a raçao que já reparei que ele está a ficar com um pneuzinho na barriga. :lol:
Então algo n está bem! :o
Veja bem a medida diária, pode ser q esteja a calcular mal.
Se uma gata minha se atirasse assim aos cortinados passava-me :o :evil:
Sei bem q são gatos e tal :roll: mas educação é bom e eu gosto (como se diz :wink: ). As minhas ouvem-me logo uns decibeis mais alto, coitadas, q tão cedo n repetem a gracinha. Se me passam à frente (de fugida) levam um piparote no rabito ou apanho-as e levam com um belo e gordo NÃO + piparote! Insista sempre q houver asneira, experimente c água (esguicho/spray) etc, mas tem q ser na altura e n dps.
O seu gato ainda é novo eduque-o agora q dps é complicado.
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 27, 2007 4:54 pm

Eu sei que nao lhe estou a dar a quantidade certa. Mas é porque ele devora a que tem em metade do tempo que deveria. E durante a noite é capaz de ir umas tres vezes comer. vou passar a tirar-lhe a tigela à noite!

quanto as cortinas... a minha mae fez a minha cortina. Mesmo ao meu gosto. E até metade está toda repuxada. Ele nao faz por mal... é que vê moscas, fica tolo e atira-se para as apanhar. Eu bem lhe faço ameaças mas ele nao liga. É muito mimado! As vezes até o ajudo a apanhar as moscas só para ele parar de saltar (pego nele ao colo).

Costumo dizer que devia ter ficado mais umas semanas no canil para me dar o devido valor... :lol: Os animais de canil costumam ser tao meigos, tao gratos, e este é um egoista!
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta jun 27, 2007 5:03 pm

Tenho um "irmao" do seu la em casa, esfomeadinho ate mais não.
O tipinho devora tudo, sempre foi assim, ate que quando adoptei o bebe ele roubava baby cat e depois o kitten ao outro e desandou a engordar e a ganhar barriga, apesar de ter sempre cuidado com as dosagens dele.
Foi muito complicado controlar as rações porque o bebe ia roubar a do grande e vice versa, quando o pequeno completou 10 meses ( sim antes do que devia) passaram a comer os dois a mesma ração.
Depois de uma consulta na vet e de ter levado nas orelhas por causa do peso do "gordo" reduzi-lhe a ração, ele supostamente deveria comer uma media de 65g diarias e esta nas 50/55g.
Comprei uma balança de precisão e tudo :?
Dou-lhe de manha e ao fim do dia, nunca de uma so vez, porque ele aspirava tudo e ninguem o calava a partir das 7 da tarde de tanto que miava com a fome.
Conseguimos reduzir o peso dele cerca de 600g, e foi uma luta desabitua-lo de roubar a comida do pequeno( embora eu saiba que ele volta e meia vai lá).
O meu gato com estrutura media pesava quase 7 Kg, agora ta mais magrito e nao posso mesmo dar-lhe muito mais que esta dosagem alias ainda precisa perder uns gramitas. Em contrapartida o outro tem quase dois anos nao chega aos 3 kg, é o gordo e o magriço :P

Quanto ao morder os o esfomiadinho também me fazia isso, quando adoptei a peste pequena deixou-se de ferrar o dente em nós, vai-se vingando no meia leca do pequenote.

Boa sorte que vai precisar :P
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta jun 27, 2007 5:10 pm

olá...

humm...
a minha gata também me morde muito...
atira-se às minhas mãos, atira-se aos meus pés, quando estou deitada morde-me o cabelo, e às vezes trepa-me pelas costas a cima...
além de morder muito também faz muita asneirinha cá em casa...
pendura-se nos cortinados, arranha e trepa pelos sofás, desfaz o pano da tábua de engomar, sobe às mesas, destroi os jarrões para chegar às palhinhas, e mais recentemente começou a atirar-se à gaiola do canário...
e se uma pessoa a repreende ela vem ter connosco, ataca mesmo a magoar, vira costas e volta a fazer o mesmo :?
bem...
eu acho que ela age assim porque só quer brincar... é uma gatinha presa num apartamento, não há mais gatos aqui para além dela... eu acho que apesar de toda a companhia, de todos os mimos e de todas as brincadeiras que façamos com ela, ñ é igual a ter mais um gatinho para lhe fazer companhia... :|

como a Sanxeri disse, o seu gato é sozinho...
se calhar sente a falta de uma companhia felina :(
muito sinceramente... se eu podesse tinha mais um gatinho... só não tenho porque os meus pais não querem... ñ queriam um, quanto mais dois :o
mas enfim...

a forma que eu consigo que a minha gata acalme é, quando ela se porta mal dizer-lhe um NÃO bem forte, ir para outro local e ignorá-la por uns minutos... quando nem isto resulta, fecho-a numa divisão separada durante 2 ou 3 minutos, deixo-a lá a miar e quando ela se cala (sinal que ficou mais calma), abro-lhe a porta, mas continuo a ignorá-la...
são as únicas maneiras de a acalmar... embora não a acalme por muito tempo :|

quanto ao seu gatinho comer muito...
eu não sei... :?
o melhor mesmo é falar com o vet...

bem...
boa sorte com o gatinho... espero k o comportamento dele melhore!! :wink:
Última edição por mOreirinha01 em quarta jun 27, 2007 5:13 pm, editado 1 vez no total.
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
lotus_ghost
Membro

quarta jun 27, 2007 5:12 pm

sanxeri Escreveu:É muito mimado! As vezes até o ajudo a apanhar as moscas só para ele parar de saltar (pego nele ao colo).
Eu tb faço isso :oops: mas n é por elas saltarem, é pq miam assim tipo desespero :lol:

N sei se tirar a comida durante a noite será a melhor solução pq ele simplesmente vai ter mais fome de manhã (e provavelmente vai chateá-la p q lhe dê de comer).

Se ele come mto e depressa azar o dele :wink: O gato vai ter q perceber q só tem direito a X gramas/dia e a N biscoitos/dia.
Senão vai ter aí 1 belo pipo, falo por experiência. Conheço 1 gato cuja descrição é igual ao seu.
Este n era só mimado, como davam-lhe de tudo, resultado: ficou obeso, com problemas de rins (pedras e tal) e teve q mudar de ração. Claro q lhe custou, e custa, mas está melhor agora.

Já sabe, mão firme :wink: :D
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jun 27, 2007 6:05 pm

Olá,

Quando a morder dê-lhe uma sapatada que o faça andar dali para fora. Se insistir, nova sapatada. Se continuar, agarre nele e feche-o num quarto durante um pedaço. Não lhe dê tudo o que quer e quando quer. Ele vai perceber.
Quanto à comida, lá em casa só tenho esfomeados. Portanto, comem a quantidade adequada, dividida por 3 doses. Querem berrar, então berrem, mas não adianta de nada. Além disso, a esta altura, já conhecem bem os seus horários de refeição e adaptaram-se a eles. Veja se a dosagem que dá está de acordo para o peso e idade dele. Se estiver, deixe-o lamentar-se até perceber que não consegue mais nada.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jun 29, 2007 9:00 am

É muito comum, mais em gatos vindos da rua ou de ninhadas carenciadas..., comerem por tres :wink: :lol: Alguns, ao fim de algum tempo de verificarem que ninguém compete com eles na sobrevivência pela "paparoca"... começarem a moderarem o "apetite". Contudo, noutros torna-se um vício comer até mais não! Para que isso não aconteça, há que acautelar as dosagens mas primeiro, a esse, dê-lhe algum tempo a que ele se ambiente e perceba que ninguém lhe vai roubar o alimento :wink:

Quanto ao restante comportamento... é uma questão de o "educar"... :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 29, 2007 4:12 pm

O meu gato veio do canil e pelo que vi ele lá nao tinha direito a grande dose de raçao. talvez por isso agora coma tuda a raçao que é possível... :lol: Eu vou controlá-lo. até porque ele vai ao veterinario e o veterinario certamente vai criticar o pneuzinho que ele já ganhou.

Quanto ao mau comportamento, eu ralho-lhe e dou-lhe sapatadas. mas ele ignora-me por completo. Tem respeito (e algum medo) pela minha irma. De mim... nada. Eu durmo com ele, alimento-o, escovo-o... Sou eu a dona dele. a minha irma só lhe dá mimo. mas é tambem ela quem lhe dá mais sapatadas pois ele adora atacar-lhe o telemovel e a cortina. Claro que sao levezinhas...

Ele ataca tudo. As cortinas... come-me os cadernos e os jornais... o tapete antiderrapante da banheira perdeu uns bons pedaços... Se eu vou para o banho ele ataca-me pela parte de fora. Já optei por fechar a porta mas ele chora imenso. :?

Ele é um gato sozinho. Há cerca de um mes adoptei um gato pequeno 82 meses) e até tentei que ele fica-se a fazer companhia ao sam. o sam bufou-lhe tanto, bateu-lhe tanto... que acabei por desistir e trouxe o gatinho para Viana. Acho que o sam é muito protector.

mas vai ter de se habituar... eu estou de férias e ele no domingo vai vir para viana. vai ter de lidar com outros tres gatos. talvez lhe faça bem para deixar de ter tanto mimo! tambem já tentei fecha-lo na cozinha (onde está a sua cama) mas ele chora imenso e quer vir para a minha cama.
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 29, 2007 4:15 pm

mOreirinha01 Escreveu:olá...

e se uma pessoa a repreende ela vem ter connosco, ataca mesmo a magoar, vira costas e volta a fazer o mesmo :?
bem...

eu acho que ela age assim porque só quer brincar... é uma gatinha presa num apartamento, não há mais gatos aqui para além dela... eu acho que apesar de toda a companhia, de todos os mimos e de todas as brincadeiras que façamos com ela, ñ é igual a ter mais um gatinho para lhe fazer companhia... :|
Ele é igual. eu tenho um patiozinho e o meu menino gosta de lá ir passear. Lá vou eu com ele... (ele fica a olhar para as gaivotas ou a caçar moscas).

Quando eu vou embora ele corre atras de mim e pimba, morde-me as pernas. Eu ralho-lhe mas ele fica mesmo chateado e morde-me toda. e se ouso pegar-lhe ao colo para o levar para dentro, morde-me os braços todos.
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta jun 29, 2007 5:15 pm

sanxeri Escreveu:Ele é um gato sozinho. Há cerca de um mes adoptei um gato pequeno 82 meses) e até tentei que ele fica-se a fazer companhia ao sam. o sam bufou-lhe tanto, bateu-lhe tanto... que acabei por desistir e trouxe o gatinho para Viana. Acho que o sam é muito protector.

mas vai ter de se habituar... eu estou de férias e ele no domingo vai vir para viana. vai ter de lidar com outros tres gatos. talvez lhe faça bem para deixar de ter tanto mimo! tambem já tentei fecha-lo na cozinha (onde está a sua cama) mas ele chora imenso e quer vir para a minha cama.
Eu quando adoptei o segundo, por causa do "gordo" ser mimado e "filho unico" também tinha muito medo que ele reagisse mal.
Por motivos de doença do recem chegado tive que o por isolado numa divisão durante 15 dias.
O grande cheirava por baixo da porta, esgadanhava a porta, bufava, miava... um circo.
A verdade é que comecei aos poucos a "apresentar" o pequeno, mostravo-o ao grande,deixava o grande cheira-lo e la voltava o pequeno para a "prisao", ao fim de 15 dias de isolamento dei ordem de soltura , deixei-os brincar e foi como se fossem amigos de toda a vida.
Acredito que tenha passado muito pelo facto de o tobias ter sido "introduzido" na vida do Pepe aos pouquinhos e acima de tudo despertou-lhe muito a curiosidade durante o tempo que estavam separados.
Se calhar tentar uma solução assim mais "amena" na apresentação nao seja má ideia, com o seu peste.
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 29, 2007 5:19 pm

olhe ele vai ter de se habituar rapidamente! a partir de domingo vao ser quatro juntos... lol

:lol:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jun 29, 2007 6:37 pm

sanxeri Escreveu: Há cerca de um mes adoptei um gato pequeno 82 meses)
:o Whati?

Sanxeri, apesar de já saber que me vão chamar nomes, se esse gato estivesse comigo já tinha feito dois voos planados em direcção ao infinito e não me mordia de certeza.

Roi o caderno? Leva com o caderno em cima!
Morde a cortina de banho? Leva com a cortina em cima!

A Bita conhece os meus gatos e viu como são sociáveis, calmos e pacatos, mas não foi com cutchis cutchis que os ensinei a ser gatos decentes e a fazer inveja ao mais educado dos gatos. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Gatos”