Ataque de pitbull - amanha nas tv's portuguesas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
- Contacto:
Como eu sou uma pessoa muito esperta aposto que amanhã a TVI se vai entreter com este caso...
Miami, Estados Unidos, 29 Jun (Lusa) - Uma cidadã norte-americana morreu, na Florida, Estados Unidos, ao ser atacada por um cão "pit-bull", pertencente à cunhada que, ao tentar separar o animal da vítima, quase ficou sem um dedo.
Mary Bernal, 62 anos, a vítima mortal, encontrava-se de visita a familiares, em Deltona, no Estado da Florida, quando foi atacada por um cão de raça "pit-bull", por causas ainda desconhecidas, segundo o diário local Orlando Sentinel.
O animal pertencia à cunhada, Estella Macies, de 52 anos.
Segundo o jornal, Macies tentou separar a vítima do animal mas não conseguiu porque o cão se virou contra ela, mordendo-lhe a mão, ao ponto de quase lhe arrancar um dedo.
Rudy Barnal, marido da vítima, afirmou que o cão não "largava" a mulher, a quem mordera já diversas vezes na cara e quase arrancara o couro cabeludo.
O marido adiantou que o cão não soltou a mulher até que um polícia disparou contra o animal com uma pistola eléctrica (Taser).
A mulher foi transportada para o Centro Médico de Halifax, onde morreu.
Um incidente semelhante envolvendo cães aconteceu em Portugal, em Março, quando uma mulher foi atacada por quatro cães arraçados de "rottweiler" perto da sua casa em Casal da Granja, Sintra.
Segundo a lei portuguesa a pena de prisão aplicável aos donos dos cães envolvidos na morte de pessoas é decidida pelos Tribunais mas segundo alguns advogados, poderá ser até cinco anos.
A legislação relativa ao registo dos animais potencialmente perigosos refere que, em caso de agressão considerada grave, o animal em causa deve ser abatido.
A lei define claramente que para a obrigação de registo os animais potencialmente perigosos não têm de ser puros, bastando que sejam cruzados com uma das sete raças enumeradas no diploma.
A legislação consagra sete raças potencialmente perigosas: cão de fila brasileiro, dogue argentino, rottweiler, pit-bull terrier, staffordshire terrier americano, staffordshire bull terrier e tosa inu.
Também são considerados perigosos os animais que causem ferimentos em pessoas ou noutros animais ou sejam um risco para a segurança, devido ao comportamento agressivo.
A Direcção-Geral de Veterinária tem registado 4.458 cães considerados potencialmente perigosos, ao abrigo da legislação que obriga os proprietários destes animais a fazerem o registo dos canídeos nas juntas de freguesia. Os donos dos animais perigosos têm também de possuir seguro de responsabilidade civil obrigatório.
Além do seguro, num montante mínimo de 50 mil euros, os donos têm de ter ainda uma licença de posse a obter na junta de freguesia, mediante a entrega de registo criminal e um termo de responsabilidade onde será declarado o tipo de condições de alojamento do animal.
A fiscalização do cumprimento destas regras compete às autarquias, Polícia Municipal, GNR e PSP.
A lei prevê que todos os cães que nasçam depois de Julho de 2008 terão de ser identificados electronicamente através do microship introduzido na pele.
Quem não identifique os seus animais incorre numa coima que varia entre os 50 e 1.850 euros, para pessoas individuais, e até 22 mil euros, caso se trate de pessoas colectivas.
MV/MYM/JPF/HN.
Lusa/Fim
Miami, Estados Unidos, 29 Jun (Lusa) - Uma cidadã norte-americana morreu, na Florida, Estados Unidos, ao ser atacada por um cão "pit-bull", pertencente à cunhada que, ao tentar separar o animal da vítima, quase ficou sem um dedo.
Mary Bernal, 62 anos, a vítima mortal, encontrava-se de visita a familiares, em Deltona, no Estado da Florida, quando foi atacada por um cão de raça "pit-bull", por causas ainda desconhecidas, segundo o diário local Orlando Sentinel.
O animal pertencia à cunhada, Estella Macies, de 52 anos.
Segundo o jornal, Macies tentou separar a vítima do animal mas não conseguiu porque o cão se virou contra ela, mordendo-lhe a mão, ao ponto de quase lhe arrancar um dedo.
Rudy Barnal, marido da vítima, afirmou que o cão não "largava" a mulher, a quem mordera já diversas vezes na cara e quase arrancara o couro cabeludo.
O marido adiantou que o cão não soltou a mulher até que um polícia disparou contra o animal com uma pistola eléctrica (Taser).
A mulher foi transportada para o Centro Médico de Halifax, onde morreu.
Um incidente semelhante envolvendo cães aconteceu em Portugal, em Março, quando uma mulher foi atacada por quatro cães arraçados de "rottweiler" perto da sua casa em Casal da Granja, Sintra.
Segundo a lei portuguesa a pena de prisão aplicável aos donos dos cães envolvidos na morte de pessoas é decidida pelos Tribunais mas segundo alguns advogados, poderá ser até cinco anos.
A legislação relativa ao registo dos animais potencialmente perigosos refere que, em caso de agressão considerada grave, o animal em causa deve ser abatido.
A lei define claramente que para a obrigação de registo os animais potencialmente perigosos não têm de ser puros, bastando que sejam cruzados com uma das sete raças enumeradas no diploma.
A legislação consagra sete raças potencialmente perigosas: cão de fila brasileiro, dogue argentino, rottweiler, pit-bull terrier, staffordshire terrier americano, staffordshire bull terrier e tosa inu.
Também são considerados perigosos os animais que causem ferimentos em pessoas ou noutros animais ou sejam um risco para a segurança, devido ao comportamento agressivo.
A Direcção-Geral de Veterinária tem registado 4.458 cães considerados potencialmente perigosos, ao abrigo da legislação que obriga os proprietários destes animais a fazerem o registo dos canídeos nas juntas de freguesia. Os donos dos animais perigosos têm também de possuir seguro de responsabilidade civil obrigatório.
Além do seguro, num montante mínimo de 50 mil euros, os donos têm de ter ainda uma licença de posse a obter na junta de freguesia, mediante a entrega de registo criminal e um termo de responsabilidade onde será declarado o tipo de condições de alojamento do animal.
A fiscalização do cumprimento destas regras compete às autarquias, Polícia Municipal, GNR e PSP.
A lei prevê que todos os cães que nasçam depois de Julho de 2008 terão de ser identificados electronicamente através do microship introduzido na pele.
Quem não identifique os seus animais incorre numa coima que varia entre os 50 e 1.850 euros, para pessoas individuais, e até 22 mil euros, caso se trate de pessoas colectivas.
MV/MYM/JPF/HN.
Lusa/Fim
<strong>Amo animais.</strong>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Aqui está mais outro caso para aumentar a ideia de que os pits sao bichos papoes...
Incrivel, os caezinhos da minha avó mordem imenso... mas como nao fazem grandes estragos sao vistos como "fofinhos". Os pits sao uns mauzoes.
Ok... neste caso o pitbull é obviamente um cao... mau. Digo eu! nao se sabe os motivos...
Incrivel, os caezinhos da minha avó mordem imenso... mas como nao fazem grandes estragos sao vistos como "fofinhos". Os pits sao uns mauzoes.
Ok... neste caso o pitbull é obviamente um cao... mau. Digo eu! nao se sabe os motivos...
-
- Membro
- Registado: quinta nov 18, 2004 11:21 pm
Essas noticias só pioram o problema no sentido em que nao faltam aí donos estupidos e miudos com m**** na cabeça ... que axam que é de "maxo" ter um cão mau então la vao a procura de um pitbull (pq tem a fama) e realmente os tornam agressivos.... Na minha rua quando vejo algum solto.. volto atras e apanho o autocarro
Apanhei já um susto enorme.... e até me chateio cmg por não conseguir ultrapassar esse medo!

Apanhei já um susto enorme.... e até me chateio cmg por não conseguir ultrapassar esse medo!
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Eu por acaso tento sempre sorrir e fazer mimos aos pits que vejo... mas tambem nunca vi nenhum com uma rapaz tipo arruaceiro, senao era capaz de ter receio...
Aqui na minha zona há muitos Pitt´s que andam com "mauzões" e que os levam sem trela e uma vez até deram uma ordem para matar um desgraçado de um gato que era alimentado pelas pessoas cá da rua. O panico que as pessoas têm destes cães é alimentado pela comunicação social que faz acreditar que os cães são agressivos quando na verdade são os donos que os fazem. Só não entendo é que nunca se vê nas noticias os cães de raças potencialmente perigosas que salvam pessoas. Infelizmente as desgraças vendem mais do que os heróis...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
uuuiiiiiii! Se todos os cães que atacam pessoas fossem todos publicitados pelos mídia, nem havia espaço para as notícias do futebol... 

<p>susana</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Exactao. mas so mostram os de raça alegadamente agressiva. Nao mostram os Pastores alemaes, os albradores... e todos os caes de porte grande que conseguem fazer grandes estragos.
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:00 pm
Concordo plenamente com tudo o que foi dito. E mais uma coisa: às vezes (muitas) irrita-me porque é que umas raças são consideradas perigosas e outras não. Um dos principais critérios é: terem a capacidade (em termos de força e tamanho da mandibula) de ferir com gravidade, ou mesmo mortalmente, um ser humano, ou qualquer outro animal de tamanho equivalente ou superior ao do atacante. A minha opinião sobre isto: o meu avô têm um caniche anão que quando se apanha solto já matou muitas galinhas. E depois? Depois as galinhas algumas são maiores que ele. Então cumpre ou não os requisitos? Um Cocker pode muito bem matar uma pessoa, basta ser um bebé. Agora, não me interpretem mal, não quero dizer com isto que todas as raças são imensamente perigosas, mas apenas sublinhar a famosa e inteligente expressão de que: não há animais perigosos mas sim donos perigosos. De resto a situação às vezes potencia a agressividade. Por acaso um primo meu, que mora na casa ao lado, está a pensar comprar um Pittbull. Adorei porque os acho lindos, mas a vizinhança assim que soube armou barraca e só falta fazerem pedição para ele não poder comprar. Da minha parte limitei-me a dizer-lhe para ele pensar bem sobre a questão. PittBulls, Rot's, e outros não são agressivos, mas têm uma personalidade forte e percisam de donos equilibrados, que se saibam impor e muito importante que não sejam eles próprios agressivos. Como ele nunca teve um cão assim.....que fosse ele a mandar nele, eu disse-lhe que se ele sempre comprasse o melhor era increver-se numa escola de obediência. Para aprender a passar uma imagem de dominância.
Quanto aos jornalistas, esse entretém-se com tudo o que é sensasionalismo barato e não se preocupam em procurar todos os factos. Por exemplo: em que condições é que esse cão estava? Será que estava bem tratado, física e psicologicamente.
Por fim a impressa só passa a vertente má dos Pitts, no outro dia vinha num jornal aki da minha região uma breve passagem sobre um Pitt que salvou uma rapariguinha de dois anos de ser atacada (por acaso, de outro Pitt), atirando-se para cima do agressor. Como era jovem e outro era muito maior acabou por falecer, felizmente a miúda salvou-se, o mesmo não aconteceu com o seu salvador. Deu-me vontade de chorar. Este cão merecia uma homenagem...
Quanto aos jornalistas, esse entretém-se com tudo o que é sensasionalismo barato e não se preocupam em procurar todos os factos. Por exemplo: em que condições é que esse cão estava? Será que estava bem tratado, física e psicologicamente.
Por fim a impressa só passa a vertente má dos Pitts, no outro dia vinha num jornal aki da minha região uma breve passagem sobre um Pitt que salvou uma rapariguinha de dois anos de ser atacada (por acaso, de outro Pitt), atirando-se para cima do agressor. Como era jovem e outro era muito maior acabou por falecer, felizmente a miúda salvou-se, o mesmo não aconteceu com o seu salvador. Deu-me vontade de chorar. Este cão merecia uma homenagem...
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:00 pm
Ainda acerca deste assunto, vi um dia no Sociedade Civil, o depoimento de um senhor que foi ao veterinário com o seu amigo não é, e estava lá outro senhor com um Rotwiller pequenino. O primeiro senhor perguntou se lhe podia fazer uma festa, mas a resposta foi: «Não! Não se brinca com ele porque ele é para ser mau.» Em conversa com o veterinário veio a descobrir que o dono do Rot' só dava ao pobre animal 80 gramas de ração por dia, mantinha-o fechado na cave, e brincadeiras mimos e afins deviam ser miragens.
Este homem é um dono indecente, este pobre animal é potencialmente perigoso, e agora....?
Só também fiquei um pouco escandalizada porque: e o vet, não pode fazer nada??? Mas como não sei nada sobre isso, abstenho-me.
Este homem é um dono indecente, este pobre animal é potencialmente perigoso, e agora....?
Só também fiquei um pouco escandalizada porque: e o vet, não pode fazer nada??? Mas como não sei nada sobre isso, abstenho-me.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
nicasekika Escreveu:
Agora, não me interpretem mal, não quero dizer com isto que todas as raças são imensamente perigosas, mas apenas sublinhar a famosa e inteligente expressão de que: não há animais perigosos mas sim donos perigosos. De resto a situação às vezes potencia a agressividade.
Exactamente. Eu acredito que os animais sao como as pessoas... nao fazem mal sem razoes (mesmo que estupidas). Uma pessoa, em principio, nao é má e nao bate ou mata outras sem razoes. o mesmo se passa, no meu entender, com os animais.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
E os mídia só "publicam", aquilo que lhes dá audiências e a verdade é só uma, as pessoas dão audiência a essas notícias, muito mais se for outras raças...
E podemos ver pelo fórum...Um tópico aberto sobre ataque de outras raças, nunca chegava a ter a mesma participação em comparação a um p.p.
E podemos ver pelo fórum...Um tópico aberto sobre ataque de outras raças, nunca chegava a ter a mesma participação em comparação a um p.p.
<p>susana</p>