Gatinha Desmamada cedo demais

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Rubiazitah
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 2:45 pm

segunda jul 02, 2007 10:11 am

Bom dia a todos, acabei de adoptar uma gatinha bébé, só que como foi a 1ª ninhada da dona da mãmã, acho que ela os desmamou cedo demais :?

Ainda não sei a idade ao certo, mas parece-me que tenha 3 semanas, já tem os olhinhos abertos, tem o pêlinho completo, já mia e ronrona só que ainda não sabe comer, apesar da Sra. me ter dito que já comia alimentos sólidos.

Na 1ª noite que ficou connosco (anteontem), não comeu nada só chorou e eu não sabia o que se passava, tinha a ração á disposição (Purina Kittens) e água, mas não comeu nada, fiquei em pânico! :o

Fui á Pet Shop, expliquei o que se estava a passar e deram-me a recomendação de comprar um biberão e o leite da whiskas. Foi o que fiz e de facto a minha gatinha tomou o leitinho todo e fartou-se de dormir.

Ela é muito activa, brinca muito e já faz as necessidades sozinha e ate já come alguns graõzinhos de ração só que agora a minha duvida é: Como a desabituo do biberão? Já li o tópico da Leo mas ainda me sinto com dúvidas.. Por favor ajudem-me.. Obrigado a todos.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jul 02, 2007 10:30 am

Rubiazitah Escreveu:(...) Já li o tópico da Leo mas ainda me sinto com dúvidas.. Por favor ajudem-me.. Obrigado a todos.
leonildecarvalho Escreveu: =CRIAR FELINOS À MÃO=

(...) - Na Terceira semana de vida, já pode começar a preparar o gatinho para a ração, devendo para tal começar a fazer-lhe uma papa de ração misturando-a com o leite de substituição, mais consistente do que a mistura para biberão e, deixar-lhe à disposição numa tacinha. Esta papa também pode ser feita só com água e ração.
Esta papa não deve estar exposta mais de 2 horas. Além de ter a tendência de ficar muito espessa e ressequida pelo tempo… deteriora.
Para quem tenha de a deixar mais de 2 horas, pode fazê-la com água mineral, sem gás e, ou, água previamente fervida. Também não deve ficar exposta mais de 4 horas.
Além da papa numa taça, deve sempre deixar-lhe ração seca para que a cria se vá acostumando aos pequenos grânulos e aprenda a comer.
Ainda, Deve ter sempre uma taça, não muito funda, com água fresca para a cria ir treinando o acto de beber e poder saciar a sua sede.

- Para gatinhos já com alguma actividade física e que comam pouco deve-se ter o cuidado de acompanhar a sua dieta com um suplemento vitamínico que pode ser comprado em lojas de animais da especialidade e ou em Clínicas veterinárias

Qual é a dúvida...?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Rubiazitah
Membro

segunda jul 02, 2007 10:35 am

:o :o :o

Pronto.. Já li com mais atenção, podia haver qualquer coisa que quisessem acrescentar.. lamento a minha ignorância.

Lamento se li o que escreveu como resposta com uma entoação diferente, não é necessário perguntar desse modo "Qual é a dúvida?.." :!:

Pensei que fossem perguntar mais alguma coisa, não sei..

Mas pronto podem encerrar o tópico, não vale a pena perguntar nada que já esteja respondido não é?
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda jul 02, 2007 10:39 am

Rubiazitah Escreveu::o :o :o

Pronto.. Já li com mais atenção, podia haver qualquer coisa que quisessem acrescentar.. lamento a minha ignorância.

Lamento se li o que escreveu como resposta com uma entoação diferente, não é necessário perguntar desse modo "Qual é a dúvida?.." :!:

Pensei que fossem perguntar mais alguma coisa, não sei..

Mas pronto podem encerrar o tópico, não vale a pena perguntar nada que já esteja respondido não é?
Como? :o

"Desculpe a falta das véneas..." mas perguntei "qual é a dúvida" para lhe responder/ajudar em mais alguma, caso a tivesse?! Mas, assim sendo... e já que está com disposição de "Segunda Feira" não tenho mais a acrescentar.
Boa sorte para o gatinho.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Rubiazitah
Membro

segunda jul 02, 2007 10:48 am

o :o :o

Mais uma vez.. desculpe..

Lololol e tenho de me rir dessa parte da disposição de 2ª feira! aahahahahah

Desculpe a sério! ahahahah

Não foi por mal, desculpe a sério, a minha unica duvida será se o Leite da Whiskas é recomendável e se terá mesmo 3 semanas, acha que há maneira de ver isso? ou só no veterinário?

Obrigado e mais uma vez desculpe...
guxa
Membro Júnior
Registado: quarta jul 09, 2003 1:10 am

segunda jul 02, 2007 11:49 am

Não, o leite whiskas não é o mesmo que o leite de substituição. Não tem mesmo nada a ver...
O leite de substituição deve comprar em petshops ou farmácia.
Boa sorte para gatinho!!!
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda jul 02, 2007 12:27 pm

Rubiazitah Escreveu: (...)Não foi por mal, desculpe a sério, a minha unica duvida será se o Leite da Whiskas é recomendável e se terá mesmo 3 semanas, acha que há maneira de ver isso? ou só no veterinário?

Obrigado e mais uma vez desculpe...
Aceite. :wink:

O leite da Wiskas não é recomendável para gatinhos bebés e muito menos com menos de 6 semanas de vida pois esse é só para gatinhos com mais de 6 semanas. E, por isso, no artigo, mencionei Farmácia e Lojas de animais. Não menciono supermercados nem Hipermercados já para não se derigirem a esses locais em busca do leite de substituição...!

Quanto à idade... eu consigo avaliar pelo peso, tamanho, movimentos e dentição.
Com 3 semanas têm por volta dos 220 a 400 Grms, dependendo do trato que teve... que varia entre os bebés nascidos e criados com a progenitora num ambiente farto e entre bebés de gatas de rua. É muito relativo...!
Vejo também na dentição pois os dentes começam a "espreitar" entre a segunda e terceira semana de vida.
Ainda, pela cordenação de movimentos..os gatinhos de 3 semanas têm os movimentos mais "duros" e mais descordenados :wink: que um com mais tempo de vida.
Enfim... observo toda a desenvoltura do animal.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Rubiazitah
Membro

segunda jul 02, 2007 12:52 pm

Obrigado :wink:

Bom de qualquer maneira, ela já tem os dentinhos da frente completos, incluindo os caninos, (bem afiadinhos, diga-se de passagem), os de trás acho que ainda não estão completos.

No entanto estou a tentar ver se ela começa a comer a ração.. ela gosta muito e se lhe der á boca ela come grão a grão, mas como devem calcular não posso passar a vida a dar-lhe grão a grão :P

Nos movimentos, ainda é muito trapalhona a correr, mas já anda á vontade.

Deixo aqui uma fotinha dela.. é a Mixa.. hehe

Imagem
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda jul 02, 2007 1:47 pm

Rubiazitah Escreveu:Obrigado :wink:

Bom de qualquer maneira, ela já tem os dentinhos da frente completos, incluindo os caninos, (bem afiadinhos, diga-se de passagem), os de trás acho que ainda não estão completos.
O primeiro pré-molar superior aparece por volta dos 45 dias de vida. Se já estiver ou quando estiver a aparecer...já pode avaliar a idade :wink:
No entanto estou a tentar ver se ela começa a comer a ração.. ela gosta muito e se lhe der á boca ela come grão a grão, mas como devem calcular não posso passar a vida a dar-lhe grão a grão :P
Esta é uma forma, que ela encontrou, de lhe cativar a sua atenção, por falta da progenitora :wink:
Não a acostume a ser alimentada grão a grão...
Não será que está a colocar poucos grãos de ração no recipiente e ela encara alguma dificuldade em apanhá-los com os lábios/boca? Há gatinhos mais difíceis que outros para abocanhar a ração.
Coloque sempre uma boa quantidade de granulado/ração seca num recipiente tipo tigelinha. Nunca em pratos rasos.

Deixo aqui uma fotinha dela.. é a Mixa.. hehe

Imagem
Muito bonita e com um ar muito vivaço :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

segunda jul 02, 2007 2:41 pm

Olá! Bem a gatinha é lindona.

Eu nao tenho tanta experiencia com gatos bebés mas há cerca de um mes recebi um com cerca de mes e meio. realmente os gatos com menos de um mes cambaleiam muito. Ou sejam, sao capazes de andar meio aos "z's" e de vez em quando puff... caem para o lado. nao têm muito equilibrio. o meu pequeno já corre muito bem. :lol:

Boa sorte!
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Rubiazitah
Membro

segunda jul 02, 2007 3:39 pm

Realmente ela é um espectaculo de gata.. só visto!

Ela corre, só que coitadinha quando quer subir para qqr coisa ou correr mais tempo, troca as patitas de trás .. loololol :roll:

é um must! Liguei agora ao meu marido (que ficou em casa a baby sitar) e diz que ela é uma chatinha.. lolol

Quando tiver mais fotinhas ponho aqui. Obrigado a todas pelas respostas 8)
olgasuna
Membro Júnior
Registado: sábado fev 10, 2007 5:16 pm

terça jul 03, 2007 12:07 am

e linda a mixa,boa sorte para ela e para si...e fantastico ter um bebezinho assim mas sabe realmente e pequena,mas os meus repare, eram mais em comparaçao um tinha 400 g o outro 550 e tinham um mes 1 semana..mas hoje sao dois belos gatoes fantasticos. e um fase maravilhosa tire fotos..um dia vai adorar ve-las aproveite,e mime muito nesta fase e q se constroi a relaçao ... boa sorte e um miau p a mixa
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça jul 03, 2007 1:22 am

Parabéns pela linda gatinha. Bem vinda Misha a esta grande família, és muito parecda com a minha Marta.
Rubiazitah
Membro

terça jul 03, 2007 10:38 am

Bom dia a todos.

Bom de facto ainda não a pesei, mas parece-me que talvez tenha á volta de 400gramas.. Isto pelo peso comparado com outras coisas com 400 gramas..hihihi :lol:

De qualquer maneira ela já come melhor a ração.. humedeci-a com água morna e ela tem comido muito bem, é a Purina Kittens, e ela gosta muito, ainda chora pelo biberon mas quero ver se a desabituo, uma vez que o leite da Whiskas não presta para leite de substituição, mas ela adora-o hehehe..

Hoje já devo pôr mais fotinhas dela.. hehe ela é bem vivaça..

Bem haja a todos.. Bj
Rubiazitah
Membro

quarta jul 04, 2007 10:04 am

Bem vim só aqui dizer que a Misha já come a raçãozinha e que já largou o biberon.. E para aproveitar, ponho aqui mais umas fotinhas dela ;)

Obrigado a todos mais uma vez.

Bj

Ela é tão linda :oops: (Dona Babada) hehe
Imagem

Imagem

Eu sou mesmo pequenina HEHEHE
Imagem

A minha linguita hihi
Imagem

Desculpem a qualidade das fotos mas o Tlml não dá para mais :)

Mts bjs
Responder

Voltar para “Gatos”