[c/ foto] Aga - Papa caseira para cria

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
javo
Membro Júnior
Registado: terça set 02, 2003 1:59 pm

terça mai 22, 2007 10:04 am

Amigos,
Adquiri um Roseicollis para criar à mão, mas acho que já foi tarde demais. O pássaro está muito grande, com a cabeça já coberta de penas, as asas quase cobertas (falta só o peito e debaixo das asas).

Deixei o papo ficar completamente vazio para começar a alimentá-lo (com seringa) à base de uma papa amarela que comprei.
O pássaro recusou a comer. Resultado = Foi uma luta para ele comer um pouquinho só. Foi muito cansativo para ele e, certamente, traumatizante, ele ficou com medo de mim. :cry:

Por isso, estou a pensar se não haverá uma "guloseima" irresistivel, para pelo menos facilitar. Pessoal experiente, podem me dar receitas para o bichinho se reconciliar comigo? :?: e Já agora dicas... :|

===
Actualizar para por a foto da ave - show, neh?
Imagem
Última edição por javo em sexta mai 25, 2007 6:24 pm, editado 2 vezes no total.
sandrafalcao
Membro Veterano
Registado: quinta mar 10, 2005 9:20 pm

terça mai 22, 2007 11:41 am

Pois eu ao prencipio tambem tive dificuldade em alimentar o Pintassilgo bebe que achei mas depressa ele se habituou.....eu agarro o passarinho e depois com a seringa por cima da cabeça dele na direção dos olhitos ele abre o bico......mais não sei
bruno82
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 10:28 pm

terça mai 22, 2007 11:49 am

Pelo que eu li, umas pancadinhas suaves no bico com a seringa quente (temperatura da papa) podem estimula-lo a começar a pedir comida. Alguma agitação que de algum modo simule os irmãos à volta dele a alimentar-se também pode ajudar.

Não tenho experiência com esse tipo de aves, mas um mandarim mesmo depois de sair do ninho quando tem fome pede comida a qualquer coisa que esteja por perto, incluindo a mim. Se essa ave fizer o mesmo, é aproveitar esse momento.
susanatex
Membro
Registado: quarta set 06, 2006 1:56 pm

terça mai 22, 2007 8:45 pm

Ola, é normal que ele ao inicio não abra o bico pois ele não sabe qual é a finalidade da seringa. No inicio tem de forçar (sem magoar claro) a abrir o bico, quando ele perceber que a seringa é sinónimo de comer ele começará a faze-lo sozinho.
tamarino
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am

terça mai 22, 2007 8:53 pm

A seguir, tem de se ter muita paciência e tempo para tudo isso.

Eu tb gostava de criar pelo menos um à mão, mas como sei que não tenho tempo e não posso andar com ele para lhe dar comer de 3 em e horas ou de 4 em 4 mediante o tempo de vida, fico quietinha e prefiro interagir com eles todos os dias, ganhando confiança até que eles saibam que podem confiar em mim e vir depois pedir sementinhas que lhes dou.

Boa sorte.

Bjinss
 @zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
susanatex
Membro
Registado: quarta set 06, 2006 1:56 pm

terça mai 22, 2007 11:20 pm

Sim é verdade, e esse sim é um pensamento correcto e ponderado.
É por vezes que existem tantos animais abandonados porque as pessoas por vezes querem satisfazer um capricho de ter um animal e depois não tem disponibilidade ou paciencia para tratar deles e acabeam no abandono.
E é incrivel que o abandono já não se limita a caes e gatos. Há um tempo mais ou menos 3 anos quando eu ia despejar o lixo estava uma gaiola ao lado do caixote com um piriquito lá dentro, eu nem quis acreditar como é obvio trouxe logo comigo. Sinceramente um piriquito que nem dá trabalho algum :!: Vá-se lá entender a cabeça de algumas pessoas....
tamarino
Membro Veterano

terça mai 22, 2007 11:34 pm

Pois é Susana, a cabeça de certos humanos têm falhas e depois fazem coisas que nem lembram à pior criatura ao cimo da terra.

Ainda bem que o encontraste pois ele está bem feliz. E com certeza que não foi por acaso que foste tu que o encontraste e não outra pessoa :)

bjinns

:P
&nbsp;@zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
javo
Membro Júnior
Registado: terça set 02, 2003 1:59 pm

quarta mai 23, 2007 10:06 am

Pessoal,

O pássaro está show!!!
É assim, continuo com receio que ele não se afeiçoe a mim - ele hoje não me foge porque, enfim, ainda não voa. Só vem à minha mão por iniciativa própria para pegar comida. :? Mas vou levar isto com paciencia...

Para partilhar conhecimento, o problema é que o meu pássaro NÃO GOSTA da papinha amarela. Fui falar com um criador que me deu 3 soluções:
- Partir as sementes e dar-lhe assim para ele se ir habituando a pegar nelas e separá-las da casca. :idea:
- Um preparado à base de NESTUM de arroz (sem glutén) feito só com água morna. :idea:
- Cozer meia maçã e depois esmagar ao ponto de fazer uma papa. :idea:

Já fiz as 3 para ele: meus amigos o pássaro está a comer e a PEDIR - Isto sim, é alegria! :lol:
tamarino
Membro Veterano

quarta mai 23, 2007 11:23 am

Ainda bem Javo, fico mto feliz por ver a tua alegria.

Para tudo tem de se ter paciência e tempo e uma coisa mais importante que isso é o AMOR pelos animais, pq com esse sentimento acredita que tudo corre bem.

Beijinhoooos
e
vai dando notícias

Júlia
&nbsp;@zudotakika@
tiagoliveira
Membro
Registado: sábado ago 07, 2004 1:51 pm

domingo jun 03, 2007 10:47 pm

A comida propria para alimentar as jovens aves quando são criadas á mão! há da orniex e da orlux entre outras e uma questão de procurara amanha se nõa quer que a sua avezinha morra ja que a tirou da mão que a tava a tratar tão bem!
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

terça jul 03, 2007 10:31 pm

Olá a todos!

Só uma questão:

-Essas aves que se compram para criar à mão são aves que por algum motivo foram rejeitadas pelos pais ou tiram-se de propósito mais cedo da companhia dos progenitores?

(É que esta última alternativa não me parece muito certa :? )
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

terça jul 03, 2007 10:46 pm

xikilana Escreveu:Olá a todos!

Só uma questão:

-Essas aves que se compram para criar à mão são aves que por algum motivo foram rejeitadas pelos pais ou tiram-se de propósito mais cedo da companhia dos progenitores?

(É que esta última alternativa não me parece muito certa :? )
Olá

Por norma, estas aves, são retiradas precocemente do ninho, com o objectivo de serem criadas à mão, para que desse modo fiquem mais mansas.

Até aqui, nada de mais.

Quando é o próprio criador, que tendo experiência na criação manual de aves, a fazê-lo, é um processo seguro, sem grandes riscos para a ave.

O problema é que entrámos na fase em que qualquer um, mesmo sem experiência, compra uma ave, retirada precocemente do ninho, para a criar à mão.

Claro que, sem a experiência necessária, é um processo de risco para a ave, sendo que algumas, acabam por morrer, devido à inexperiência de quem se propõe a criá-las à mão.

Criar uma ave à mão, não se limita somente à meter-lhe comida no bico. É necessário uma série de condições, nomeadamente de temperatura e humidade, que são essenciais à vida e ao bom desenvolvimento da ave, isto claro, não esquecendo, a alimentação adequada nesta fase, coisa que muitos não respeitam, tantando criar aves à mão, com papas que não são indicadas para o efeito.

Em boa parte dos casos, estas condições não são respeitadas, e claro, mais tarde, as aves acabam por sucumbir... mas claro, há sempre outra pronta a ser "arrancada" do ninho.

Mas como estamos no fórum do fofinho e do beijinho, estas coisas não se devem dizer, sob pena de sermos uns malandrões.
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

quarta jul 04, 2007 9:40 am

Obrigada pela explicação :wink:

Realmente criar uma ave à mão não é coisa fácil daí que tenha ficado um bocado admirada de tirarem as aves, de propósito, do ninho!!

Percebo que se queira criar laços mais estreitos com os animais mas mesmo assim faz-me um bocado confusão porque os pássaros quando pequenos parecem-me (e são) muito vulneráveis!!
agap24
Membro Júnior
Registado: terça mai 30, 2006 12:00 pm

quarta jul 04, 2007 11:32 am

Concordo que realmente há quem não tenha o mínimo de conhecimento para criar uma ave à mão , mas daí a dizerem que é preciso muita experiencia e condições é só balelas

Tenho o meu Bart comigo há 4 dias e já criei à mão 3 pássaros e sempre os tive numa caixita antes de os passar para uma gaiola, ñão olhando a se a humidade era x ou a temperatura era y. É óbvio que estavam dentro de casa.....

O que eles necessitam é de uma papa de qualidade e de serem alimentados sempre que necessário, o resto é conversa
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quarta jul 04, 2007 1:24 pm

agap24 Escreveu:Concordo que realmente há quem não tenha o mínimo de conhecimento para criar uma ave à mão , mas daí a dizerem que é preciso muita experiencia e condições é só balelas

Tenho o meu Bart comigo há 4 dias e já criei à mão 3 pássaros e sempre os tive numa caixita antes de os passar para uma gaiola, ñão olhando a se a humidade era x ou a temperatura era y. É óbvio que estavam dentro de casa.....

O que eles necessitam é de uma papa de qualidade e de serem alimentados sempre que necessário, o resto é conversa

Claro que é só balelas... eu diria mais, é só tretas.

Isto de criar aves à mão, é tão simples, mas tão simples, que até você, ainda há uns dias atrás, abriu um tópico porque a ave que você estava a tentar criar à mão, quase que não comia..... é só facilidades. ;)

Mas ainda há outra facilidade, que são os 10 ou 15 euros que uma ave destas custa, como tal, se morrer, é só ir buscar outra. Claro que, se fosse um papagaio pelo qual se pagassem 500 ou 600 euros, aí era o "aí jesus que isto é dificil"

É por estas e por outras, que por vezes, surgem neste fórum perguntas que ficam sem resposta. É que, afinal de contas, ninguém sabe de nada, mas dias depois, são todos uns experts na matéria.
Responder

Voltar para “Aves”