GATO IRREQUIETO E NERVOSO.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
moskitos
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 1:27 am

quarta jul 04, 2007 3:56 pm

OLÁ. derão-me um gato de rua com cerca de 4 meses e ele é muito irrequieto mas nao é isso que me preocupa. derão-me ontem e o gato esta sempre escondido com medo. o gato inda nem comeu nem nada. o que posso fazer para que fique mais á vontade?
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quarta jul 04, 2007 4:45 pm

Olhe eu acho que voce deve ver onde ele está... se o apanhar na cozinha meta lá comida, agua... e caixinha de areia. E deixe-o sozinho. Se quiser até feche a porta. Assim ele vai-se sentir sozinho e mais à vontade. Vai ver que logo logo ele come.

Os gatos de quatro meses podem ser imensamente meigos mas tambem imensamente assustadiços e fugidos... vai ser dificil apanha-lo. mas se ele vir que voce lhe leva comida ele logo a vai ver como alguem bom.

Eu adoptei há poucas semanas um gato de cerca de dois meses. é um amor... mas tambem é fugido e esconde-se.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 04, 2007 5:24 pm

Numa ninhada, seja de rua ou não, há sempre um que é mais receoso...mas sendo que não é um gatinho bravo, tem remédio...

Não sei qual a sua disponibilidade a nível de tempo livre para esse gatinho, contudo tem de lhe dedicar algum tempo de companhia. Inicialmente, nos primeiros dias de estadia do animal, deixe-o integrar-se aos novos cheiros e novo espaço sem pressões… e depois então de ver que ele já não está tão assustadiço, comece a incentivá-lo à brincadeira, aos poucos, até que ele confie em si.

Não force, por enquanto, o acto de pegar-lhe ao colo ou agarrá-lo...!

Um gatinho assim, precisa de ser confinado num espaço só dele, um quarto da casa, p.e. e passar muitas horas com ele, falando-lhe calmamente e suavemente para ele se ir acostumando ao seu tom de voz...e, preferivelmente, quando entrar no espaço dele, abaixe-se ou até sente-se no chão.
Arranje um fio, não de nylon nem polyester, pode ser algodão grosso, tipo fio de embrulho, coloque uma bolinha de papel na ponta e vá desafiando o gatinho puxando o fio o mais devagar possível para o incentivar a caçar a bolinha da outra ponta.

NUNCA deixe fios perto do gatinho quando você não estiver presente!!! São óptimos para brincarem mas SÓ sob vigilância...! Fora isso, acabam por ser muito perigosos...!

Entretanto quando ele já começar a brincar com a bolinha, retire-a e brinque só puxando o fio, por debaixo duma ponta dum tapete até a outra ponta livre começar a desaparecer
por debaixo do dito tapete... faça isso por algum tempo repetidamente e vai ver que lhe vai despertar o sentido da caça ao fio e da brincadeira...! Não resistem... ;)

Depois, quando ele já estiver mais confiante, comece a atirar com a bolinha de papel para longe de si e deixe-o ir apanhar...!

Tem que entrar no espaço, onde o tenha confinado, inúmeras vezes ao dia até ele ver que entra e sai sem o querer agarrar e sem lhe fazer mal... e nunca se esqueça de lhe deixar água fresca, ração e uma caixa W.C.

Ele tem que ganhar confiança no que o rodeia, incluindo humanos!

Só duas advertências:
1ª-MUITO CUIDADO quando brincar com objectos pequenos ou fios. Nunca os deixe por perto do gato sem a sua supervisão. Podem ser perigosos para o animal. Eles são como crianças...podem ingerir os objectos ou enlearem-se nos fios...!
2ª -E, CUIDADO se o gatinho é dos que se esconde em locais onde depois não possa dar a volta para sair ou de difícil acesso aos donos para o retirarem…
Nesses locais, normalmente o que faço quando tenho um gatinho de tenra idade, é colocar almofadas ou outro tipo de bloqueios, preferencialmente as almofadas, ou mantas enroladas, para obstruir a entrada do animal a esses locais como p.e., espaço entre os moveis e parede, ou outros de igual perigo que hajam na casa.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta jul 04, 2007 6:02 pm

olá...

bem...
a minha prima tem um gatinho à quase um mês e ele continua muito assustado... sem dar grandes confianças ao pessoal lá de casa...
ante ontem tive com ele... consegui aproximar-me.. fazer-lhe festas... mas quando lhe keria pegar ao colo, ele fugia...

há que ganhar a confiança deles...
com tempo e muita paciência!!
afinal... o gatinho só chegou ontem...
ñ force nada... deia espaço ao gatinho... sempre que conseguir aproximar-se faça-lhe festinha levemente...

bem... boa sorte, vais ver k o konsegue conquistar!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
moskitos
Membro Veterano

quarta jul 04, 2007 7:19 pm

obrigado. tanto ontem como hoje sempre deixei as portas abertas para ele ver a casa. escondeu-se debaixo da cama e de la nao sai. vou la buscar de vez em quando mas ele fica sempre de cara escondida no meu colo. ja percebi que nao devo força-lo a vir para o meu colo. obrigado
moskitos
Membro Veterano

quarta jul 04, 2007 8:47 pm

o que me preocupa e ele nao comer. será que ele aguenta muito tempo assim????
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta jul 05, 2007 8:03 am

olá...

bem...
a minha gatinha, quando veio cá para casa, no primeiro dia não comeu nadinha, no segundo pouco comeu...
mas depois dá-lhes fome, e eles têm mesmo de comer...

tente pôr-lhe a comida perto do local onde ele se esconde... deve acabar por comer...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
moskitos
Membro Veterano

sábado jul 07, 2007 8:55 pm

obrigado a todos os que responderam.
ele já come e ja bebe
weeeeeeeeeeeeeeeee
esta noite foi uma surpresa. ele durante o dia está escondido e so sai do seu esconderijo á noite no entanto subiu para a minha cama e andou a atacar os meus pes. quando me mexi e acendi a luz ele fugiu e de la nao saiu mais.
estou muito contente e bem mais aliviado, alem de continuar a gostar que fosse mais mansinho e amigo. vai ciom o tempo. ouvi dizer que se arranjasse uma companhia para ele que se tornaria mais meigo. será que é verdade? nao me custava nada ter dois gatos se assim o fosse.
que me aconselham?
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sábado jul 07, 2007 10:29 pm

bem se calhar é melhor deixa-lo habituar-se antes de lhe arranjar novo parceiro. mas depois acho que é uma excelente ideia.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sábado jul 07, 2007 10:42 pm

Acho muito boa ideia que arranje outro e quanto mais depressa melhor para brincarem e crescerem juntos.

No inicio iram bufar um ao outro mas isso passa-se apenas durante alguns dias.

Há muitas vantagens em ter mais do que um gato.

Menos coisas estragadas, mais brincadeira entre eles e sem atacar as nossas pernas :D
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo jul 08, 2007 2:58 pm

moskitos Escreveu:obrigado a todos os que responderam.
ele já come e ja bebe
weeeeeeeeeeeeeeeee
esta noite foi uma surpresa. ele durante o dia está escondido e so sai do seu esconderijo á noite no entanto subiu para a minha cama e andou a atacar os meus pes. quando me mexi e acendi a luz ele fugiu e de la nao saiu mais.
estou muito contente e bem mais aliviado, alem de continuar a gostar que fosse mais mansinho e amigo. vai ciom o tempo. ouvi dizer que se arranjasse uma companhia para ele que se tornaria mais meigo. será que é verdade? nao me custava nada ter dois gatos se assim o fosse.
que me aconselham?
Primeiro deixe que este se habitue ao novo lar porque com a chegada de outro gatinho, é mais uma situação nova a acontecer sem que ele ainda tenha conseguido na totalidade ultrapassar a situação existente...
É que se ainda está receoso, pode começar a transmitir ao novo elemento um sentimento de ansia e receios, o que não seria muito bom. Depois em vez de um receoso, passava a ter de lidar com dois.

Depois desse estar mais desenvolto... arranje-lhe outro companheiro que, estou certa que eles lhe ficarão muito gratos.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
moskitos
Membro Veterano

terça jul 10, 2007 1:55 pm

obrigado leonildecarvalho
o gato continua escondido mas com cerca de 4 meses, sempre teve esse comportamento. mesmo a pessoa que o recolheu na rua e teve com ele durante uns dias (nao sei quanto tempo) me disse isso, no entanto, ele já brinca (apartir das 3 da manha, quando sente a casa sossegada) e ja vem dormir na minha cama e morde-me os pes. quando sente passos esconde-se.
nao sei se já será altura ou nao. ele já está em casa á uma semana.
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jul 10, 2007 7:56 pm

moskitos Escreveu:obrigado leonildecarvalho
o gato continua escondido mas com cerca de 4 meses, sempre teve esse comportamento. mesmo a pessoa que o recolheu na rua e teve com ele durante uns dias (nao sei quanto tempo) me disse isso, no entanto, ele já brinca (apartir das 3 da manha, quando sente a casa sossegada) e ja vem dormir na minha cama e morde-me os pes. quando sente passos esconde-se.
nao sei se já será altura ou nao. ele já está em casa á uma semana.
Brincar à noite, já são progressos... e não tenha pressa pois uma semana não é nada :lol: . Dê-lhe tempo e garantias de completa confiança :wink:
Um mesito, pelo menos :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”