Cães de luta - RTP

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta mai 09, 2002 8:11 pm

Estou neste momento a ver a reportagem e sinceramente... "gostei"...

É um bom trabalho de jornalismo e não de sensacionalismo. Frases como "raças DITAS perigosas" e não raças perigosas são prova disso. Além do mais, a jornalista frisou que o pit bull da reportagem era muito dócil para pessoas que não conhecia.

Para além do bom jornalismo, tudo o resto meteu nojo... a parte de cortar as orelhas do pit a sangue frio....
Uma coisa é estar a par do assunto, outra é ver a sério...

Se este tipo de jornalismo continuar, pode ser que as lutas acabem daqui a uns anos e as raças não sejam "manchadas" (dúvido...)
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mai 09, 2002 8:46 pm

Nem mais !

Já ando neste forum á dois anos, e dos varios posts que coloquei em relação a entrevistas/reportagens (sejam televisivas ou escritas), esta é possivelmente a unica que merece uma critica positiva.

Foi simples e eficaz, dando a conhecer a realidade dos factos, falando de 3 "verdades" ( duas dela directamente, e uma inderectamente) :
1º e principal - as lutas dos cães. Todos sabem que acontecem, mas possivelmente poucos eram os que tinham consciencia de como se passam, e com a transparencia/naturalidade que aconteciam
2º - do problema crescente do roubo de caes, como ja foi discutido neste forum, quer para lutas quer como objectos de treino
3º - caes perigosos - para aquelas criaturas que se deslocam sobre duas pernas, em posição erecta ( vulgo - Homem), puderam testemunhar com os seus proprios olhos, que os cães usados em lutas de caes nao sao perigosos ! Todos vimos um dos pitt-bulls usado nessas lutas, a cheirar a camara, a se comportar exemplarmente no meio de pessoas (pelo menos que me lembre nao vi nenhuma sair de lá sem uma perna ou um braço)

Por isso, a RTP está de parabens !

- Será que o exemplar, profissional preocupado com verdade, senhor exelentissimo jornalista Paulo Caetano viu esta reportagem ? Não .... devia estar a ler a Maria ( revistas de alto nivel cultural) ....
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Gil
Membro
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm

quinta mai 09, 2002 8:53 pm

esperemos é q ñ seja mais uma agulha (à policia, ex-deputados) e não caia num palheiro, e desapareça.

na PSP disseram q tinham coisas + importantes para resolver, um exdeputado do CDS-PP disse q só quando uma das suas vacas se sentasse na cadeira dos réus de um tribunal, só aí é que os animais deixariam de ser "coisa".

como a jornalista disse: como é possivel num país da CE e no sec XXI isto acontecer (as lutas, a falta de legislação,...)

em legislação somos os unicos da CE q não a têm para maltratos a animais... :evil: :evil:

quanto à reportagem nada a assinalar e tb sublinho o cuidado na linguagem ao dizer as raçãs ditas perigosas...
KROZ
Membro Veterano

quinta mai 09, 2002 9:07 pm

Bem vindos a Portugal...
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 09, 2002 11:32 pm

Olá a todos,
Gostei sinceramente, e tal como critiquei e protestei quando vi a infâmia de artigos como o de Paulo Caetano, vou agora louvar a RTP e esta optima resportagem. Os meus parabéns seraõ enviados por mail e convido-os a fazerem o mesmo.

Abraços
Paulo C.
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

sexta mai 10, 2002 12:55 am

Também gostei muito. Mostraram a verdadeira situação, sem recurso a sensacionalismos... até terminaram a reportagem com a famosa frase do Ghandi. Enquanto via a reportagem, duas coisas me passavam com mais insistência pela cabeça:

- Primeiro, espero que muitos dos que falam de raças perigosas vejam estes cães, treinados para lutas (que chegam a comer as próprias crias, segundo alguns iluminados), passearem-se sem qualquer tipo de problema pelo meio de muitas pessoas, adultos e crianças.

- Segundo, com tanta bomba a ser gasta em tantos sítios do mundo, será que não sobra umazinha para deixar caír em cima deste tipo de gente ?? É por estas e por outras que Le Pens & Comp. começam a surgir um pouco por todo o lado, com um apoio substâncial. As pessoas começam a ficar fartas de ver as coisas feitas às claras sem que ninguém faça nada, ora porque são de uma minoria, ora porque são excluídos sociais, ora porque a Polícia tem coisas mais importantes para fazer !!!!!!

Era bom que agora o assunto fosse tratado num programa com mais tempo de antena, seguido de um debate, o que seria extremamente interessante, caso fossem convidadas as pessoas certas...
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

sexta mai 10, 2002 8:00 am

Viva,

Não vi a reportagem, mas fico contente pelo que li nos vossos comentários.

A sugestão do Paulo C. é boa. Pessoalmente, vou fazê-lo até porque recentemente tenho "injectado" as Tv's com mail's sobre essa questão e criticando a falta de iniciativa. Até a Radio Comercial, não escapou.

Infelizmente, foram em nome de Cláudio Nogueira, porque quem o devia fazer, não o faz... :evil: ...Ando quase a rebentar.
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta mai 10, 2002 9:04 am

Olá,

O Paulo e o Cláudio têm toda a razão. Noutras alturas, constestámos o mau jornalismo, aliado ao sensacionalismo e fizêmo-lo por escrito dirigido à(s) pessoa(s) em questão. Aqui, há que elogiar, precisamente uma forma de jornalismo, em que sendo imparcial (creio eu), invoca com sensibilidade esta questão. De louvar a mensagem final (bem conhecida, por acaso), de Ghandi. De louvar a indicação de que Portugal, é o único país da Comunidade Europeia, que não tem uma lei que proteja os direitos dos animais. Não esquecer, que este canal, no mesmo bloco de notícias, deu destaque a duas, do mesmo tema: Os Direitos do Animais.
Vamos elogiar e agradecer por escrito, à RTP, à jornalista Paula Colaço.
Tentei falar com ela, mas não consegui, no entanto, podem dirigir-lhe um mail, para a seguinte morada:
[email protected]
(isto não é uma morada personalizada, de modo que não se esqueçam de dizer que vai ao cuidado dela, mas concerteza, igualmente dirigido a toda a equipa que trabalhou a reportagem, assim como, a RTP em geral).

Cláudio, é frustrante quando nos sentimos a lutar sozinhos, sabendo que se fossemos muitos mais com esta força e vontade, provavelmente veríamos uma luz ao fundo do túnel. Infelizmente, muitos não passam das palavras... ...e infelizmente, pertencemos a uma sociedade de PEDRAS COM OLHOS, com a competência de nos julgarem e nos criarem leis.

Saudações Amigas!
agarcia
Membro
Registado: quinta dez 27, 2001 9:47 am

sexta mai 10, 2002 9:30 am

Caros Amigos,

>> " ESTOU CHOCADO E SEM PALAVRAS " <<

A RTP1 obviamente em nome da sociedade que defende e gosta dos animais merece os PARABÉNS pela reportagem e a sua divulgação, ao mesmo tempo que critica o governo PORTUGUÊS pela falta de legislação em defesa dos animais e, ainda tem no final do telejornal a NOBREZA de tentar ajudar o canil do Entrocamento referindo haver cerca de 300 amigos à espera de um dono amigo ou de uma injecção lectal! Vou enviar um email congratulando-os da divulgação, franqueza, frieza no assunto e imagens reportadas extremamente ilucidativas da Barbarie!
Odiei aquele Membro do Governo que em entrevista, refere que é propriétario de VACAS e só admite uma legislação correctiva e legalmente eficaz, quando vir as suas vacas ao cometerem alguma ilegalidade sentadas no banco dos réus... é este um comentário digno de um legitimo defensor da sociedade Portuguesa ???? Se percebi correctamente estes termos comparativos, pois ainda estava anestesiado e estupefacto com as imagens, este Sr é para mim, ordináriamente um "IMBECIL" sem sentimentos, que espero um dia vá ainda parar a uma arena de morte.
Odiei também a defesa apresentada pelas forças Policiais, ao referirem que reconhecem e sabem das referidas lutas de Cães, mas que têm assuntos/problemas prioritários para resolver!
Sujeito a confirmação, fiquei hoje a saber que a multa para um propriétario de um animal que seja apanhado a maltratá-lo, mesmo de morte violenta é de 300$00.

VIVA PORTUGAL. Tenho vergonha de ser Português.

Um abraço
Antº Garcia
balao
Membro
Registado: segunda abr 22, 2002 2:01 pm

sexta mai 10, 2002 9:52 am

Creio q todos nós estamos "em sintonia" de sentimentos perante a Reportagem da RTP.

Tal como o Cláudio e a Madonna já mencionaram, é de facto MUITO IMPORTANTE q se felicite este bom jornalismo e as denuncias feitas, bem como a "simpatia" pela causa.
Acho q todos nós devemos mesmo felicitar por palavras toda esta equipa.

Passo a disponiblizar, para quem quiser fazer das minhas palavras suas ou, para quem não tem tempo de escrever a sua propria mensagem, o e-mail por mim enviado:

(mudem apenas a assinatura no fim.ex: nome;Forum da arca de noe)

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Ao cuidado da Jornalista Paula Colaço, e toda a equipa envolvida na reportagem:

Queria manifestar os meus mais sinceros parabéns, pela reportagem sobre a luta de cães em Portugal, que passou no jornal da noite, no dia 09/05/2002.

Vi que a subjectividade, com intuitos meramente sensacionalistas e de audiência, muito usada, ultimamente, por colegas vossos da comunicação social, não esteve presente nesta reportagem, por isso escrevo para felicitar o bom trabalho jornalístico por vós praticado, cheio de bom profissionalismo e, dotado de um justo sentido social, moral e ético.
É bom saber q ainda há quem faça BOM JORNALISMO em Portugal!

Aproveito também, para agradecer a realização desta reportagem, que além de ter tido uma abordagem mais digna e, dotada de um justo sentido Social, que a praticada pelos vossos colegas de outras estações, abre assim tambem, uma porta à correcta discussão deste problema, bem como o caminho para várias instituições ligadas aos direitos do Animal, que há muito lutam por um maior respeito do Homem perante o Animal.

Perante a actual situação da RTP, queria também deixar o meu apoio, perante pessoas como vós e perante o vosso bom trabalho.

João Martins

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sexta mai 10, 2002 11:24 am

Olà a todos

Infelizmente não vi a reportagem... :( Mas ouvi atentamente e dei umas olhadelas para a televisão :D
Estava demasiado ocupada a tirar nós do pelo do meu cão, consequencia de um dia de brincadeiras com outro. Mordem-se e o meu fica cheio de nós no pelo todo... demorei 2 horas até ficar como deve de ser.

Eu gostei bastante da reportagem... deviam fazer mais....
Do que gostei mais foi auqela afirmação que os cães são bens, e sobretudo da que " só tem direitos quem tem deveres", logo os animais não têm direitos....
Temos de fazer algumas coisa para que esta situação acabe. Não as lutas, mas esta falta de legislação, falta de policiamento efectivo, enfim... o que está mal. Acho que se isso se pudesse remediar, o que està mal aos poucos desaparecia....

OS MEUS PARABÉNS!!!!!!!
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Crisantos
Membro Júnior
Registado: sexta abr 26, 2002 5:39 pm

sexta mai 10, 2002 12:21 pm

Olá!

"parvoconversas" foi o que chamaram ao que escrevi num post no outro dia mas agora que aparecem imagen já concordam que talvez o que escrevi aconteca e mais vezes e com mais naturalidade do que se pensa.

[quote]Os animais tem várias característica e a agressividade é uma das que é eliminada em rafeiros e são as pessoas que o fazem. Se o rafeiro atacou alguém ou só se pode saír com ele há noite porque morde nas pessoas é mandado para um canil, se no canil faz mal aos outros animais ou aos tratadores é o primeiro a ser abatido. Não tenham dúvidas disso, as pessoas vão ao vet para abaterem o seu rafeiro porque mordeu no miudo que queria brincar enquanto o cão comia, é um cão mau e é abatido. Se acontecer as mesmas coisas mas neste caso tratar-se de um cão de raça (das tais ditos agressivos) o cão é logo considerado um bom exemplar, bom cão de guarda, protector do seu dono e um exemplar ideal para reprodução. É desta forma que as características se vão mantendo nos animais e até são apreciadas. Não digo que um cão por ser desta ou de outra raça seja agressivo mas tem essa tendência e qualquer situação pode despertar essa agressividade escondida por uma educação que cada vez mais tem de ser rigorosa.
[/quote]

A educação destes animais está completamente dirigida para o comportamento agressivo, neste caso em relação a outro cão e o próprio dono afirmou ter um dos animais presos para que reproduza e originas outro "lutadores".

É pena que o conteúdo da reportagem tenha chocado alguém pelo facto destas coisas acontecerem, certamente pensavam que o mundo dos cães era todo cor-de-rosa, mas é pena que não seja e que estas coisas aconteçam.

Enquanto houver atitudes como estas, as raças nestas situações utilizadas, estarão sempre relacionadas a agressividade e isto nota-se nas crianças que foram entrevistadas para as quais era normalíssimo tal acontecer.

A associação de determinadas raças a comportamentos agressivos deve-se exactamente a estes comportamentos humanos, a melhor forma de deixar-se de considerar raças perigosas é a extinção deste comportamento substituindo-o por outro, que já se faz no caso de Pitbull.
Os pitbull em algumas instituições de crianças, como os de recuperação, são utilizados para despertar o lado afectifo das crianças. Estas raças são utilizadas nestas instituições pelos mesmos factos de que são utilizadas para as lutas, tem grande resistência á dor.

São com acções como estas que o conceito de raças agressivas pode ser eliminado e não com "lavagens cerebrais" e o primeiro passo é o controlo de atitudes "humanas" como as vistas nesta reportagem da RTP1.

Xau!!
Pin
Membro

sexta mai 10, 2002 12:49 pm

Para a ana link e mais quem não viu a reportagem

Se forem ao site da RTP e clicarem no retangulo azul do telejornal,na pagina seguinte passarem o cursor pela palvra "entrar" e na lista que aparece clicarem onde diz "realvideo" e na pagina que aparece agora clicarem em telejornal ,poderão ver o ultimo telejornal ,e se tiverem paciência para esperar ver a reportagem sobre cães de luta ou então cliquem na régua debaixo depois do meio desta e esperem um pouco menos .
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 10, 2002 2:13 pm

Não sei porquê mas esta atitude da PSP e demais autoridades não me espanta nada! Será que somos só nós, e os jornalistas, que sabemos de locais onde se compra e vende droga aos Kilos? Será que somos só nós que vemos os toxicodependentes a dirigirem-se a alguns bairros degradados de Lisboa e arredores para adquirir droga e depois injectarem-se às claras? Acho que não!!! Todos sabem onde é, todos vêm, mas aparentemente persistem em ignorar! Dizem que não há meios, dizem que os marginais têm melhores armas, dizem que não há força legal... enfim.... falam, falam, falam.... e agir está quieto! Arranjam-se culpados...a culpa é da Policia, é do Governo, é da Sociedade... é até minha! Mas a verdade é que com tantas razões para não agir, com tantos culpados para desculpar, nada se faz e tudo continua na mesma.
Porquê falo da Droga? Porque o meio das Lutas de Cães é o mesmo, e na verdade muitos dos intervenientes jogam em ambos os terrenos. A Policia se agisse num âmbito, estaria decerto a agir no outro! Há coisas mais importantes para fazer do que combater a marginalidade?! O quê!!! Passar multas de estacionamento, será? Dá dinheiro e não tem tantos riscos!
Depois venham-me com Leis de 'Cães perigosos' e de responsabilização de donos! Nem estes evidentes e claros atentados à Lei eles sabem fiscalizar e evitar, quanto mais ver se um cão anda com trela e mais não sei o quê! Bom.... mas se calhar é mais fácil chatearem uma velhinha de '123' anos que passeia um caozito de '40' anos, e que mal se podem mexer, do que um marginal que organiza lutas e que atiça o seu cão a tudo que mexe... pois.... se calhar mais depressa os vou ver agir sobre o pacato cidadão do que sobre o violento marginal....
Enfim.... é o Portugal que temos....!!!!
KROZ
Membro Veterano

sexta mai 10, 2002 3:51 pm

Paulo, enviou para que mail? Encontrei o [email protected] mas parece ser muito geral...

Também estava a pensar em enviar um para a Focus, mas provávelmente irem voltar para os insultos... não sei se valerá a pena.
Responder

Voltar para “Cães”