Babycurus Jacksoni

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sábado jun 30, 2007 8:33 am

Ora, como é do conhecimento já de alguns, andava á "caça" de um escorpiao para manter uma vez que requerem pouco espaço (logicamente que se tivesse espaço que comprava era uma outra cobrita :P mas nao dá mesmo), mas nao queria nada de Pandinus, sao muito grandes, demasiado aberrantes, com pedipalpos enormes e uma metasoma muito pequeno dando o aspecto de nao proporcional... enfim... nao interessa.

O que interessa é que encomendei uns B. Jacksoni, que achei bastante interessantes, a encomenda ja deve estar a caminho, ou estara em breve, e entretanto já tenho os terrarios preparados.

Vou partilhar convosco umas fotos, para verem como é facil e economico o terrario para estes animais.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

desculpem a qualidade das fotos.

os terrarios sao caixas da Vodafone, que sao dadas em qualque loja, se pedirmos, perfuradas com um ferro quente, o substracto é humus/fibra de côco (restos do terarrio da P. guttatus), umas cascas de sobreiro tostadas no forno a 250º por 10 minutos, duas tampas de yougui para bebedouro e umas folhazitas so para embelezar e voilá.

Possivelmente introduzirei no terrario bichos de conta (que sao aqueles bichinhos cinzentos que quando a gente pega eles enrolam-se em forma de bola) para manter o terrario limpo e proteger de alguma forma contra as mites, uma vez que sao terrarios humidos (para esta especie). Num forum ingles, garantiram-me que nao interferem com o escorpiao.

Desta forma posso contemplar estes animais e nao necessito d espaço nenhum extra (vou colocar os terrarios em cima do da P. Guttatus.

;)
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

sábado jun 30, 2007 11:42 am

Quanto ao terrário, grande imaginaçao usar as caixas, quanto aos bichos da conta, o mais provável é ele acabar por come-los :)

Quanto ao set-up ta impec, sem nada a apontar :)
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
P_R
Membro Veterano

sábado jun 30, 2007 12:14 pm

TMSurfer Escreveu: o mais provável é ele acabar por come-los :)
hehe... se assim for, o que nao faltam sao bichos de conta :P

no entanto no forum ingles garantiram-me que nao havia mesmo interferencia, e realmente faz sentido. A couraça destes bicharocos é bastante rígida, nao sei se o escorpiao conseguira perfura-la... A ver vamos...

Segunda feira de manha os bicharocos põem-se a caminho de espanha, portanto, calculo que la para quarta feira tejam cá.

Alguem ja importou animais (artropodes) de espanha? quanto tempo demorou?
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

sábado jun 30, 2007 1:34 pm

Assim que vi as caixas, achei que eram as da vodafone....eu tb as uso, tenho criado lá desde caracois gigantes africanos e até para germinar algumas sementes ;)
P_R
Membro Veterano

domingo jul 01, 2007 9:16 am

Ophi Escreveu:Assim que vi as caixas, achei que eram as da vodafone....eu tb as uso, tenho criado lá desde caracois gigantes africanos e até para germinar algumas sementes ;)
Estas caixas tem montes de utilidades, e é uma sugestao para qualquer um. Para animais relativamente pequenos sao excelentes.

Ja vio fazer um pouco de tudo com elas, ate mesmo bonitos aquarios plantados com alguns camaroes dentro. :)

Pode alojar, ainda que em alguns casos temporariamente, escorpioes, caracois como o Cold disse, milipedes, centipedes, tarantulas, aranhas. Sao muito porreiras, principalmente para artropodes cujas necessidades de espaço sao inferiores a muitos outros animais.

Resta usar a imaginaçao. :)
TMSurfer
Membro Veterano

domingo jul 01, 2007 11:54 am

P_R Escreveu: no entanto no forum ingles garantiram-me que nao havia mesmo interferencia, e realmente faz sentido. A couraça destes bicharocos é bastante rígida, nao sei se o escorpiao conseguira perfura-la... A ver vamos...
Acredita que consegue LOL, ja alguma vez levaste uma picada de um escorpiao ? ou algum beliscao das tenases deles ? Acredita que tem mesmo mt forte, quando fecham as tenases parecem castanholas a tocar :)
P_R
Membro Veterano

domingo jul 01, 2007 5:48 pm

TMSurfer Escreveu:
P_R Escreveu: no entanto no forum ingles garantiram-me que nao havia mesmo interferencia, e realmente faz sentido. A couraça destes bicharocos é bastante rígida, nao sei se o escorpiao conseguira perfura-la... A ver vamos...
Acredita que consegue LOL, ja alguma vez levaste uma picada de um escorpiao ? ou algum beliscao das tenases deles ? Acredita que tem mesmo mt forte, quando fecham as tenases parecem castanholas a tocar :)
Acredito, ainda nao tenho experiencia nenhuma com escorpioes, apenas com um Buthus Occitanus (Sim, a especie existente em Pt) que capturei e libertei duas semanas depois e depois de o ter banqueteado com duas refeiçoes. Nao me pareceu ter assim tanta força nos pedipalpos :D. Talvez um pandinus tenha mais força... Quanto á picada, nao fui e ainda bem :D:D:D LOOL nao deve ser nada agradavel... :P
P_R
Membro Veterano

quarta jul 04, 2007 9:53 pm

Finalmente chegaram as duas miniaturas de escorpiao ;D

sao mesmo minusculos os gajos.... LOOL

tenho uam foto que esta pouco perceptivel, mas a maquina é foleira e nao deu pa melhor.

A embalagem:
Imagem

Uma das miniaturas: :D
Imagem
TMSurfer
Membro Veterano

quarta jul 04, 2007 11:14 pm

Sem dúvida lindo!!! O próximo a ter um desses sou eu!
P_R
Membro Veterano

quinta jul 05, 2007 12:07 pm

:cry:

infurtunadamente, no primeiro dia de estagio, um deles escapou por um buraco de respiraçao (nao vejo outra saída)
OS buracos tinham cerca de 2.5/3cm de diametro e nunca pensei que eles pudessem escapar por um sitio assim, apesar de me terem informado que eram bastente habilidosos neste aspecto.

Estou destroçado :(

O que "restou", já lhe tapei os buracos de respiração laterais. Os de topo nao, uma vez que é impossivel que ele xegue ate la, já que retirei um bark para que ele nao possa trepar. neste momento so tem acesso a cerca de 1/4 da altura do terrario.
Ja esta a comer um tenebrio desde ontem. Nao o vi picar a presa, mas hoje de manha ja ia a meio de rafeiçao. É sempre uma felicidade quando um animal recem chegado se alimenta, mas no entanto nao deixo de fikar destroçado com o facto do outro ter fugido. :(

O que mais me preocupa é o facto de ele poder andar por dentro de casa! Por isso, parecendo sádico, espero que ele neste clima com pouca humidade e sem alimento nao demore muito a morrer, uma vez que nao quero de modo algum meter os meus familiares em risco (embora saiba que nao sao muito perigosos e que como sao pequenos estao quase sempre escondidos e nao tem potencia suficiente para perfurar a pele humana).

Estou a tratar da compra de um tupperware para meter este la dentro. Nao pensei que fossem tao minorcas os bichos, e acho este terrario demasiado grande para ele, sendo que pode ter dificuldades em encontrar a presa.

De resto, enfim, o que me restou é muitissimo lindo, fantastico mesmo. Tive um B. Occitanus durante cerca de duas semanas em casa (depois voltei-o a libertar, uma vez que foi capturado na natureza) e o primeiro aspecto que reparo, é que este é bem mais veloz que o adulto que tive. Preferem no entanto esconder-se a atacar. Ainda nao o vi fazer sequer o movimento da picada, se é que me faço entender. No maximo abriu as pinças em defesa.

Penso que nao te irás arrepender da compra de um (ou mais :)) animais destes, mas que o meu erro te alerte para que nao cais nele como eu!! Aconselho, e sera o que vou fazer, a por exemplo no meu caso, irei meter um tupperware com o escorpiao dentro de um maior, para que em caso de fuga nao haja problema.
É que de facto sao mesmo minorcas, parecem formigas de azas. Espero que cresça rapido, como é custume desta especie, já que em pouco mais que um ano se tornam adultos.

Cumprimentos
TMSurfer
Membro Veterano

quinta jul 05, 2007 1:31 pm

P_R, agora tenta tapar tudo o que é buraco é em casa, e descansa que sobrevive, depende de que zona és.

Se for na zona de lisboa, neste momento as humidades estão a 60% +- o suficiente para eles sobreviverem, quanto a temperaturas descansa, enquanto sao pequenos nao necessitam de aquecimento a nao ser mesmo na altura mais fria do ano.

Descansa que nao caio, pois ja tive umas tantas crias de P.Imperator de minha criação e sei como é :p Costumo usar sempre um tubo de plastico (tipo aqueles de pingo doce onde eles levam o dinheiro da caixa), depois quando têm relativamente um tamanho considerável é que meto num pouco maior, eu a primeira ninhada que tive perdi 6, devido a canibalismo da mãe, ainda nao tinha experiencia, agora perco 1 ou outro na primeira muda de pele. :)
luistogad
Membro
Registado: segunda fev 19, 2007 3:01 pm

quinta jul 05, 2007 1:34 pm

parecem ser animais giros de observar, mas eu ek n keria ter uma coisa dessas fugida dentro de casa!! :lol:
TMSurfer
Membro Veterano

quinta jul 05, 2007 1:49 pm

luistogad, não são assim tao perigosos como todos pensam :p
Mais perigoso chega a ser um cão ao qual o dono nao sabe tratar dele e bate frequentemente que um escorpiao (vou referir um até com um veneno muito activo) Tityus Serrulatus a picar-te :p Ficas com umas febres, umas dores, coisa e tal, nada demais :p Eu pego em todos os meus escorpioes, e se picar picou, doi que se farta mas passa rapidamente e nem deixa cicatriz :p
luistogad
Membro
Registado: segunda fev 19, 2007 3:01 pm

quinta jul 05, 2007 2:01 pm

pois acredito k sim mas é o que kase toda a gente pensa :lol: mas sinceramente não e bixaroco pa mim :lol:
P_R
Membro Veterano

quinta jul 05, 2007 3:18 pm

Eu ja tentei meter akilo +- a jeito, mas sinceramente duvido mt que o apanhe... É absolutamente minusculo, acastanhado cor do soalho e so passeia á noite...

Enfim... Tenho de me preocupar em por o que restou a salvo e tentar proporcionar-lhe as melhores condiçoes...
Responder

Voltar para “Exóticos”