Raças de gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jun 29, 2007 8:40 am

A maioria dos designados "Europeus Comuns", nas cadernetas das vacinas, têm imenso de Europeus "gatos do telhado" :lol: e de Comuns :arrow: são todos "rafeirotes" :lol: como a linda raça que existe nos meus 5 gatos "Rafeiros Puros" :wink: da minha eleição :D

Quero eu lá saber se são rafeiros, se são Europeus Comuns? São gatos e ponto final parágrafo! Não tenho raças, tenho felinos que adoro que o sejam só por si!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

sexta jun 29, 2007 8:13 pm

leonildecarvalho Escreveu:A maioria dos designados "Europeus Comuns", nas cadernetas das vacinas, têm imenso de Europeus "gatos do telhado" :lol: e de Comuns :arrow: são todos "rafeirotes" :lol: como a linda raça que existe nos meus 5 gatos "Rafeiros Puros" :wink: da minha eleição :D

Quero eu lá saber se são rafeiros, se são Europeus Comuns? São gatos e ponto final parágrafo! Não tenho raças, tenho felinos que adoro que o sejam só por si!

Leo
Nem mais.
WoodElf
Registado: sábado abr 01, 2006 9:43 am
1 Europeu Comum
1 Irish Setter
2 Border Collies

sábado jun 30, 2007 9:56 am

A raça chama-se EUROPEU (apenas europeu) e tal como foi referido o proprio presidente do CPF é criador desta raça.

O EUROPEU COMUM - é o nome a que damos ao nosso caracteristico gato de rua. Claro que é rafeiro... para ter raça tem de ter papeis que validam a sua origem e em como segue os padrões da raça.

Os RAFEIROS - podem ser parecidos com os EUROPEUS e assim chamamos-lhes de europeus comuns. No entanto existem muitos gatos de rua com caracteristicas diferentes - os siameses por exemplo.... (que apesar de ser uma raça temos por habito dizer que são siameses aos gatos que têm aquele tipo de coloração tão comum aos siameses) Mas também podem ter pelo médio ou longo devido á ascendencia de persa ou outra raça de pelo mais comprido. A estes é dificil chamar de europeu comum mas são igualmente rafeiros. Existe uma variedade imensa de gatos e todos eles com caracteristicas destintas, no entanto com raça só aqueles que têm os papeis que os reconhecem como tal.

Assim o EUROPEU COMUM é um RAFEIRO e o EUROPEU um gato de raça
Wood Elf - Bosques da Noruega -
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quinta jul 05, 2007 5:20 pm

Boa tarde

O Europeu, Europeu de Pelo Curto e Europeu Shorthair são todas designações para a mesma raça, com standard definido e reconhecida pela FIFe

Os "europeus" de rua são gatos sem raça. As clínicas escrevem essa designação nos boletins dos nossos SRDs apenas para satisfazer o nosso ego....

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quinta jul 05, 2007 5:32 pm

alguem ponha fotos para se entender a diferença... para mim europeu, europeu comum ou rafeiro sempre significou o mesmo...
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jul 05, 2007 6:16 pm

Maluquices de quem não tem mais nada para fazer. Quem é o otário que se lembra de criar o mais puro dos rafeiros e chamar-lhe Europeu Comum?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
unsmil3
Membro
Registado: terça jun 12, 2007 3:10 pm

sexta jul 06, 2007 5:04 am

Lol. belo tópico...

Realmente é verdade! Agora este tema despertou-me alguma curiosidade pois não sei muito de raças de gatitos...

No entanto, quanto aos boletins, têm de ter lá em atenção que o que se escreve no campo da raça, muitas x é a aproximada. Imaginem... vai um gato que é crusado mas com uns traços enormes de siamês ou persa! Assim, no boletim, vai siamês ou persa. Se for realmente de linhas puras como os de criação e manutenção de linhagens, isso pouco importa ao lado dos papeis que garantem as suas origens! Pouco importa não é bem assim... Claro que se for um cão com lop e linhas puras ñ vou escrever crusado de qq coisa! Mas por norma deve-se perguntar ao dono se o cão é crusado ou a raça dos pais. Depois dá-se uma vista de olhos e verifica-se quais os traços. Por exemplo, eu tenho uma cadela cruzada de braco com perdigueiro. No boletim, vem como "x de perdigueiro" pois é a raça que lhe conferio mais caracteres! Quanto aos gatos, realmente é o hábito de por europeu comum mas foi algo que já dei por adquirido também e nunca me passou a curiosidade, até agora :) No entanto, creio que como os gatos têm um estilo de vida diferente, tomou-se a ideia de que todos cruzam com todos, sendo todos rafeiros e europeus comuns! Isto são palavras levadas ao extremo, é claro, mas dá para perceber a ideia! Quando chega um diferente, esse sim é diferente. Se fenotípicamente é só "gato" (lol), é europeu comum e prontos :P... Mas eu vou me informar melhor!

Abraço...

Bruno Rodrigues
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

sexta jul 06, 2007 9:42 am

LuMaria Escreveu:Maluquices de quem não tem mais nada para fazer. Quem é o otário que se lembra de criar o mais puro dos rafeiros e chamar-lhe Europeu Comum?
Teve de ser um felinodependente como nós! :P
A maioria dos amantes de gatos não se preocupa minimamente se o seu animal é de raça, ainda menos se cumpre o estalão, é o gato em si mesmo que o fascina. Mas dar pedrigree a um plebeu foi realmente uma forma de elogiar e valorizar todos os gatos e isso só pode ter sido feito por quem amasse estes animais.

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sexta jul 06, 2007 9:57 am

No boletim do meu gato diz simplesmente Europeu. e ele veio do canil. :wink:
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Responder

Voltar para “Gatos”