Babycurus Jacksoni

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

domingo jul 08, 2007 11:24 am

Boas,

Devido á fuga de um dos escorpiões, eu decidi seguri comprar um tupperware para alojar o restante, e nao sendo unicamente por isso, uma vez que o terrario "caixa da vodafone" se tornou demasiado espaçoso para ele e podia vir a ter problemas relativamente ao escorpiao encontrar a presa.

Assim, arranjei um tupperware jeitoso, de 1L, que se enquadra nas necessidades do escorpiao em causa.

algumas fotos, de pessima qualidade mas de facto a minha maquina nao permite melhor.~

Imagem

nesta foto, pode-se ver que tenho um bark em forma de rampa. Isto permite dar ao escorpiao a possibilidade de trepar, capacidade da qual é dotada esta especie, mas para alem disso e o mais importante, é que experiencias mostram que quando os "bark scorpions" (generos Babycurus, Tityus, Centruroides entes outros bastante comuns neste hobbie) mudam de pele, quando nao lhe é proporcionada uma plataforma suspensa na qual eles possam mudar de pele virados "de pernas para o ar" a mortalidade nos instares juvenis (1º/2º/3º) é de cerca de 70%. Proporcionando uma estrutura destas, a mortalidade é insignificante:
Imagem

Nesta (péssima) foto, vê-se bocadinhos de algodao em forma de moeda. Eles estão humidos. Desta forma proporcionam humidade ao micro clima e, nao menos importante e pelas mesmas razoes, estas estruturas auxiliam as mudas de pele nos primeiros instares.
Imagem

Com cumprimentos
P_R
Membro Veterano

terça jul 17, 2007 3:38 pm

Mais um update no setup do terrario do babycurus

Desta vez, deparei-me com mais um problema de fungos. Fervi e assei os barks varias vezes e mesmo assim nao consegui iliminar o problema:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Solução:
Imagem
Substituir o bark por um bocado de cartão. Vamos ver se funciona.

Entretanto o escorpiao (pareceu-me) ter ganho uma tonalidade averdiscada nas patas. ESpero bem que nao seja "bolor" do raio do bark!! >:(

Nao consigo tirar fotos do formiguinha uma vez que a minha maquina nao tira macros...

A ver vamos se isto resolve o problema! (espero que sim, ja começo a ficar pelos cabelos destes fungos!)
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

terça jul 17, 2007 7:21 pm

Numa situação destas só posso sugerir duas ou três coisas:

- Usar substratos e acessórios esterilizados e de confiança, evitando a utilização de coisas apanhadas no campo. No interior das pedras e madeiras há segredos escondidos que um dia vêm ao de cimo...

- Quando a desgraça surge, pode-se tentar lavar as peças com alcool, deixando secar bem antes de ferver, voltando a deixar secar... nem sempre resulta, mas ajuda muito!

- Entrando no lado mais comercial e menos doméstico, uso sempre desparazitantes próprios para terrários e alguns anti-fungos produzidos em laboratório... Ganhei o hábito de pulverizar regularmente os meus terrários e parece resultar, pois raramente tenho parasitas, ou fungos...

Bem, eu não... os meus terrários!

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
P_R
Membro Veterano

terça jul 17, 2007 8:06 pm

O substracto é de confiança. É humus comprado numa loja de repteis.
A madeira foi colectada na natureza. Foi, no entanto, devidamente tratada com alcool, hipoclorito de sodio diluido (lixivia) e tratamento termico (fervido e posteriormente aquecido durante 25/30 minutos em mufla a 250º), mas nem assim.

O que eu penso é que a madeira absorve muita humidade e mantem.na durante muito tempo, o que propicia é criaçao destes bolores. Associado a pouca ventilaçao, surge o problema (num tuperware nao consigo muita ventilaçao, por mais que tente, a menos que seja todo em rede :) )

Quanto aos pulverizantes... Eu nao sou muito apologista do uso de quimicos, apenas quando tem de ser. Penso que nao terei mais probs com bolores neste terrario, a ver vamos. DE qualquer das formas, nao tenho nenhum produto fungicida.
Num terrario paralelo, apos a remoçao dos troncos deixei de ter fungos. Espero que suceda o mesmo com este. :D
Responder

Voltar para “Exóticos”