Ouriço

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
TaniaFilipa
Membro
Registado: segunda fev 06, 2006 3:11 pm
Localização: 2 Furões, 1 Iguana, 9 Chinchilas, 4 Tartarugas, 2 Cadelas, 1 Cão, 1 Gato
Contacto:

domingo set 10, 2006 8:07 pm

Olá,
Apareceu-me um ouriço há mais de uma semana no meu jardim e por lá tem ficado.
Descobri a sua existência pq durante a noite parecia um pássaro a cantarolar.
Pouca coisa sei deles e gostaria de o poder ajudar com comida e água.
Tenho-lhe dado maça e cenoura e comida light de gato, não sei se será correcto...
Li uma informação que eles hibernam e que se não tiverem uma certa temperatura que até podem morrer, tb não sei se é correcta a informação.
Agora que estou tão afeiçoada ao bichinho tenho medo que ficando no meu jardim venha a morrer no Inverno.
Que me aconselham? Que deixe de alimentar para ver se se vai embora, ou mantê-lo assim?

Cumprimentos,
Tânia
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

domingo set 10, 2006 8:43 pm

Vê este post.
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 15&start=0

Podes contactar o Centro de recuperação de Monsanto:
CRASPEM - Parque Ecológico de Monsanto Parque Nacional da Peneda - Gerês
Estrada do Barcal, Monte das Perdizes,
Parque Florestal de Monsanto
1500-068 Lisboa
Tel.: 217743234/5/6

Se ele já fôr grandito, acho que já existe uma ração própria para eles, também costumam comer minhocas/largartas, que se vendem em algumas lojas de animais, aqueles boiões de comida de bebe de fruta, comida granulada para gatinho.

Espero ter ajudado.
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

domingo set 10, 2006 8:57 pm

Enviei PM ;)
TaniaFilipa
Membro
Localização: 2 Furões, 1 Iguana, 9 Chinchilas, 4 Tartarugas, 2 Cadelas, 1 Cão, 1 Gato
Contacto:

domingo set 10, 2006 9:18 pm

Obrigada pela ajuda :D

Cumprimentos,
Tânia
reptail
Registado: quinta jan 18, 2007 8:24 pm

sexta jun 29, 2007 11:36 pm

Apesar de antiga a tua conversa do ouriço achei que devia de comentar o que sei sobre esses animais pois assim como tu também tenho uma fêmea na casa de campo no alentejo.
Comecei por vê-la no principio da primavera mas pelo acolhimento foi ficando, visto q na zona os otários os matam para comer e as estradas perto são traiçoeiras.
Assim tive a ideia de criar um Santoário nesse terreno com coisas simples como plantar árvores nativas ou colocar alimento q os atraiam .

O ouriço tem um tempramento à sua imagem , no inicio esconde-se nos seus picos com medo mas à medida que ao longo do tempo vê q não somos uma ameaça vai se tornando mais manso e acaba por vir comer à nossa mão, a fruta como a maçã que deste é um dos alimentos mas no entanto trata-se de um animal homenívero. come ovos de aves incautas e até animais , os caracóis e lesmas também fazem parte da sua dieta principal pelo q são muito úteis nas colheitas ,se o ouriço não tiver esses alimentos procura outro local .
Quanto ao Inverno não há que preocupar eles arranjam tocas geralmente entre raízes ou por baixo de pedras para dormirem.

Ás vezes um simples gesto faz mudar muita coisa , e estas pequenas joias vivas lembram-nos que não estamos sozinhos no Mundo!

Parabéns!
Cláudio
TaniaFilipa
Membro
Contacto:

segunda jul 02, 2007 9:38 am

Olá Cláudio,

Fico grata por vires comentar este tópico e fico muito feliz por haverem pessoas como tu que se preocupam em salvar estes animais. Há cerca de um mês fui ao Alentejo e fiquei chocada com essa cultura de se comerem ouriços.
O meu ouriço apesar dos meus receios sobreviveu ao Inverno e lá continua no jardim feliz penso eu :lol:
É um jardim grande mas é vedado de lá ele tb não pode sair pq as pessoas não pensam como nós, uns é que eles matam as galinhas, outros é que são venenosos outros como falas e bem morrem na estrada e assim sempre outou a proteger a vida dele. Fiz-lhe uma toca e coloquei palha e ele dorme sempre lá, tem sempre comida disponivel e como é um jardim há sempre pequenos bichinhos que por ali andam.
Ao contrário de ti não sei se é macho se é fêmea e tenho pena...
Há pouco tempo apareceu um à porta do meu namorado que é no meio do campo eu queria muito ter ficado com ele mas por receio de haver má sociabilização entre eles preferi conter o impulso.

Muitas felicidades para ti e para todos os que ajudas incluindo a tua ouriça! :lol:

Cumprimentos,
Tânia
reptail

segunda jul 02, 2007 9:18 pm

Obrigado Tânia;

Ainda bem que cada vez mais conheço pessoas com sensiblização Ambiental o que é raro.
Fizeste bem em não ficar com o outro ouriço não por serem agressivos ou territoriais mas por poder haver escacês de alimento natural no local onde ficavam e vir a prejudicar ambos. Já agora nos ouriços o dimorfismo sexual é parecido com o dos outros mustelídeos ( família) o que é dificil é que o animal deixe sêr pegado sem se enrrolar! as fêmeas são maiores e mais claras mas é preciso vêr por baixo para se têr a certeza.
Ainda bem que ainda está vivo é sinal que o sítio não é assim tão mau a maior parte dos que são apanhados entram em stress e acabam por morrer dias depois, se ainda o tens não te esqueças de dar cálcio: siba de choco por ex. eles em estado natural roem os ossos de animais mortos para usarem o cálcio para o crescimento dos ossos e espinhos.
No monte da minha namorada veijo estes e outros animais em estado Natural muitos deles nunca vistos por mim antes.
Agora ando a fotografar um ninho de pica-pau menor... é lindo! os pais não param de entrar e sair do ninho para alimentá-los ainda assim estão sempre com fome e não param de piar! vou ficar muito feliz se correr tudo bem até ao fim e vê-los a encher os campos com aquele som que eu amo.
Tenho fotografado também curujas, raposas e texugos que não são raros naquelas bandas, se quiseres eu envio-te as fotos tu vais adorar! os animais são assustadiços mas com o tempo vão lá, a minha ideia é de lhes mostrar que naquele terreno não há caça e de arranjar atractivos para permanecerem ali o que já tem dado frutos; no Outono época da migrações as aves poisam aos bandos para comer o que lhes deixo e descansar e eu adoro vê-las!

Espero esclarecer as dúvidas e manda notícias;

Fica bem ,
Cláudio
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

domingo jul 08, 2007 12:17 pm

reptail Escreveu: Ainda bem que cada vez mais conheço pessoas com sensiblização Ambiental o que é raro.
Lamento desiludir-vos, mas esse conceito de Sensibilização Ambiental está errado. Trata-se, isso sim, de Sensibilização Pessoal que muito aprecio, mas infelizmente está errada!

Sei como é difícil ser-se Ambientalisticamente Sensibilizado, mas o lugar desse Ouriço é na Natureza... Acham que estou errado?

Imaginem que toda a gente que é vitima dessa sensibilização a que chamam de ambiental ficava com um ouriço no seu quintal... Acreditem que iam sensibilizar o ambiente para o desaparecimento da espécie.

Pior ainda. Como não houve um desaparecimento involuntário e por causa Natural, ou desconhecida, então trata-se da Extinção Voluntária de uma Espécie.

Percebem porque não posso concordar com o uso que está a ser dado ao conceito de Sensibilidade Ambiental? Tenho pena, pois eu também queria ter um terreno enorme com montes de animais à solta, mas a verdadeira Liberdade desse Ouriço está no facto de poder sair daí e seguir o seu caminho.

Se queremos fazer algo pela espécie, podemos começar por denunciar às Autoridades competentes, as pessoas que deles fazem petisco, pois isso além de criminoso para o nosso Ambiente, é PROIBIDO por Lei e deve ser condenado...

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
TaniaFilipa
Membro
Contacto:

domingo jul 08, 2007 10:47 pm

Olá Paulo,

Aprecio o seu comentário em parte posso concordar em parte discordar.
Eu não tenho o ouriço privado de liberdade muito menos por capricho. Se o faço é unica e exlusivamente para o tentar salvar. Acho isso o mais correcto não estou arrependida e voltaria a fazê-lo. Por aqui as pessoas são extremamente maldosas com os animais, envenenam, espancam, afogam... para não dar outros exemplos de maus tratos. Num país onde a justiça não funciona com as pessoas acha que é possível acreditar que funciona em relação a animais?
Tenho um caso que posso dar de um cão do meu namorado que teve uma morte agonizante envenenado tudo por inveja das pessoas soubemos quem foi, tivemos provas, análises clínicas ao sangue, queixas anteriores na polícia de outros envenenamento anteriores de outros animais vádios na rua, mesmo admitindo que foi ela acha que deu em alguma coisa? Nada... é ingrato, os animais sofrem e se não são certas pessoas a tentar ajudá-los, sozinhos não conseguirão sobreviver neste mundo.
Resumindo o meu ouriço está bem e feliz onde está e não me sentiria bem comigo própria se o deixasse ir e saber que a sua vida poderia só durar mais um dia...

Cumprimentos,
Tânia
Dispondency
Membro Veterano
Registado: quinta out 26, 2006 4:30 pm

domingo jul 08, 2007 11:40 pm

sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

segunda jul 09, 2007 11:15 am

já aí esta há quase um ano... presumo que seja um uriço feliz. :D
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
PauloMonteiro
Membro Veterano
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

segunda jul 09, 2007 4:01 pm

Pois é Tânia, a vida é mesmo mais madrasta do que mãe e as coisas infelizmente são mesmo assim...

Por um lado, tenho que te lembrar que esse ouriço não vai contribuir para a proliferação e manutenção da sua espécie...
Por outro lado, tal como dizes, se ele sai lá para fora, o mais certo é ser vítima de um acto ainda mais incorrecto e pouco digno...

Não há dúvida, o que falha mesmo é a inspecção, a aplicação da lei e tudo aquilo que gira à volta do mesmo assunto...

Neste País, temos um grave e sério problema: Fazem-se as Leis e definem-se as Regras que gerem o País, mas no final não há ninguém que as coloque em prática e obrigue ao seu cumprimento. Muitos dirão que mesmo assim devemos apresentar queixa, protestar, etc., mas é muito difícil quando não vemos nada a ser feito e, pior ainda, corremos o risco de ver algo a desabar em cima de nós.

A título de exemplo, o sítio onde tenho a loja está ao abrigo de 5 Leis de Trânsito, no que se refere ao estacionamento. Mesmo assim, quase sempre tenho um carro estacionado em frente à porta, em cima do passeio. Depois, dizem-me que tenho que ter um sinal de estacionamento proibido, quando há 5 leis em vigor que proibem o estacionamento ali...
Quanto a policiamento e fiscalização, nem vê-los, pois ao fim de quase 2 anos que aqui estou, NUNCA vi um polícia nesta rua.

Foi um pouco off-topic, mas o problema está mesmo aí: se alguém fizesse alguma coisa pelos Ouriços, em vez de apenas decretarem Leis (falo do Governo Português), talvez não tivesses que o prender no teu quintal para ficares bem com o teu Ego. Assim sendo, quem tem moral para dizer o que quer que seja?

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

reptail

quarta jul 11, 2007 6:51 pm

Boa Tarde Paulo;
obrigado pela observação no entanto presumo que a sua opinião esteja errada, por não ter compreendido o contexto da nossa conversa!
Em primeiro, o Ouriço que está no meu terreno está livre, num campo não vedado com cerca de 5 hectares com árvores nativas, charcos e abrigos e tudo o que é necessário á sua vida e comportamento natural.
Em Segundo, o animal é livre tem a opção de sair daquele território sempre que o quiser e se não o faz é porque sente-se bem. A femea que já lá vive há muito nesta época tem crias e recentemente apareceu outro individuo no território o que prova que o terreno está apto para manter estes animais selvagens.
Portanto da minha parte eu contribuo em muito para a preservação Ambiental e agrada-me ver pessoas com a mesma intenção, como sublinhou e muito bem!

No caso da user Tania apesar de diferente em termos de recursos a ideia base é a mesma, ajudar e preservar, o animal não sofre e a prova disso é que se mantem vivo e saudável, protegido de actividades humanas que o prejudiquem, relembro que o animal não foi capturado mas sim apareceu de expontânea vontade, prova que o local tem condições para o seu habitat e a propectuação da espécie não está de fora visto vir a aperecer outro individuo da mesma forma que este apareceu, a vida encontra caminhos e este caso não é exepção!
Basta um bocadinho de bom senso para compreender!

Em suma a observação corrente de interferirmos sêr prejudicial nem sempre é correcta uma opinião de quem está de fora sem que se analise o caso no campo torna tudo mais complicado!

Obrigado na mesma ! :lol:
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 11, 2007 7:06 pm

TaniaFilipa Escreveu: É um jardim grande mas é vedado de lá ele tb não pode sair
Claro Cláudio, no fundo, no fundo, estamos todos de acordo.

Eu próprio acabei por reconhecer que no caso da Tânia, o que está mal mesmo é o facto do animal não poder sair do jardim dela (conforme citação da própria), mas não só porque é vedado, mas também porque se sair alguém lá fora lhe vai fazer a folha...

Infelizmente, é o País que temos, por isso nem podemos ser A ou B, temos que tentar ser mais razoáveis e, tal como dizes, analisar as coisas no terreno e ser o mais correctos possível...

As Regras, custe o que custar, existem e são para cumprir. Tal como um dia alguém do ICN me lembrou, podemos ser como a Tânia e ter o animal preso no nosso jardim. Talvez não devamos é anunciar isso como se fosse a atitude correcta, pois induzimos as outras pessoas a fazer o mesmo.

Tal como disse antes: se todos o fizerem, decerto que se acaba com a espécie em Portugal. Tome-se como exemplo o que aconteceu com o Camaleão do Algarve, hoje quase extinto e há 30 anos atrás encontrava-se um em cada árvore...

Mas não me interpretem mal, nem pensem que li mal as mensagens anteriores, pois não foi o caso. Apenas, quer queiramos, quer não, as Leis existem e são para cumprir.

Agora ATENÇÃO: todas as pessoas de que a Tânia fala e que são capazes de matar, agredir, caçar e comer os ouriços, são os verdadeiros criminosos e deviam ser punidos como tal. Esses sim, estão num caminho Muito, Muito Mau... ela apenas está a cometer uma ilegalidade e, mesmo assim, no seu bom senso de salvar o animal!

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 11, 2007 7:12 pm

reptail Escreveu: Portanto da minha parte eu contribuo em muito para a preservação Ambiental e agrada-me ver pessoas com a mesma intenção, como sublinhou e muito bem!
Nem se discute. A questão só se prende com o facto do Ouriço da Tânia não ser livre de seguir o seu caminho. No caso dos teus, sejam dois, sejam três, sejam muitos, estão no seu habitat natural, portanto que mais podemos desejar?

Sim, sim. Continua. Pelo menos esses sabemos que estão bem e até certo ponto protegidos do mundo "lá fora".

Força.

Responder

Voltar para “Exóticos”