MELROS... AJUDA URGENTE...

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

sexta jul 06, 2007 6:02 pm

PauloSantos Escreveu:
Cavaleira16 Escreveu:So nao me venha para aqui insultar e chamar de mentirosa indirectamente porque eu nao lhe fiz mal nenhum...
Chamei-lhe mentirosa indirectamente ?

Peço-lhe então imensas desculpas, pois, em altura alguma, tive intenção de ser indirecto, e se o fui, foi mesmo por mera distração.

Já agora que aqui estou, e claro, falando de fábulas e histórias da carochinha, vou (tentar) contar uma:

Era uma vez, 3 melros, que aparecem à porta de casa, mas que mais tarde, foram encontrados no quintal

Cavaleira16 Escreveu:Ontem á tarde apareceram 3 melros bebes á porta da minha casa...
Cavaleira16 Escreveu:Os bebes foram encontrados no meu quintal...

Que corriam o risco de serem comidos pelos gatos que existiam "na zona"
Cavaleira16 Escreveu:Eu podia devolve-los á natureza, mas tenho medo que nao voem e como á muitos gatos na minha zona, que os possam comer... :o

Mas parece que afinal, o problema, eram mesmo os gatos próprios e não os "da zona"
Cavaleira16 Escreveu:Os bebes foram encontrados no meu quintal... e eu tenho 5 gatos e 2 caes... :( Tive medo que, principalmente os gatos, os apanhassem... :|

Estes 3 Melros eram tão marotos, que após abandonarem o ninho, foram capturados tão facilmente à porta de cas... ups, no quintal, mas depois, eram dificeis de apanhar, já estando dentro da gaiola.
Cavaleira16 Escreveu:Ontem á tarde apareceram 3 melros bebes á porta da minha casa... Ainda nao voam nem comem sozinhos...
Cavaleira16 Escreveu:a pouco tive a tenta dar de comer ao bebes (apesar de nao se revelar nada facil, visto serem 3 e todos aos saltos), tentei apanha-los para lhes dar um a um... e finalmente consegui que comessem alguma coisita... :)

Parece que, estes melros, quanto menos comiam, mais forças ganhavam..

Bom, a história, já vai longa demais, para a atenção que ela merece, por isso vamos terminar de modo brilhante:

Cavaleira16 Escreveu: e depois de crescidos, o que faço com eles? Fico com eles ou liberto-os??
Cavaleira16 Escreveu: eu nao tinha a minima intençao de ficar com os melros em cativeiro (ate porque nao sou uma apaixonada pela especie) e

Cavaleira16 Escreveu:End Of The Story
Digo eu ;)
Como ja disse e volto a dizer, o senhor acredita naquilo que quizer... Voce tem a sua opiniao e eu tenho a minha... :wink: Eu sei o que se passou na realidade, mas o senhor nao... Por isso tudo o que diz se baseia em suposiçoes...
Por isso pode fazer as suas fabulas/historias da carochinha á vontade... Eu nao levo a mal... Afinal nao passam de suposições... E como tenho as costas largas e a consciencia tranquila... :wink:
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jul 06, 2007 6:57 pm

Aproveitando esta onda de interesse que me surgiu agora pelos pássaros, de facto hoje no jardim, pude comprovar aquilo que os "mauzões" de alguns foristas disseram. Apercebi-me que dentro de um arbusto pelo qual a minha cadela mostrava eufórico interesse, tinha uns 2 melros muito jovens, ainda nem eram pretos que se fartavam de reclamar. Ainda bem que tenho lido este tópico, ou caso contrário, e embuida deste espirito de "andorinhão" ainda cometia o disparate de os agarrar.
O nosso jardim está tão cheio de aves diversas que sem conhecimentos, podemos fazer realmente disparates ao pensar que ave é ave e é tudo igual.
Aprendi mais umas coisas aqui, com os foristas "mauzões" que parecem só querer dar cabo da cabeça ao pessoal, pondo o interesse pelas aves à frente de pessoas cheiinhas de boas intenções :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Cavaleira16
Membro Veterano

sexta jul 06, 2007 8:05 pm

LuMaria, diga-me só uma coisa:
Se tivesse que optar entre "apanhar" os melros do chao e "tentar" que eles sobrevivessem ou deixa-los no quintal sabendo que quase de certeza os seus gatos os iriam comer, qual delas escolhia??...

Eu, escolhi tentar salva-los, porque sei que os meus gatos, ou os gatos chamados "vadios" os iriam comer, como ja vi fazerem a passarinhos bravos... Tentei salva-los, mas infelizmente nao consegui...

Mas assim tambem ja fico com a experiencia de que para a proxima os deixo ficar no quintal... :wink:

Cumprimentos
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jul 09, 2007 1:18 pm

Cavaleira16 Escreveu:LuMaria, diga-me só uma coisa:
Se tivesse que optar entre "apanhar" os melros do chao e "tentar" que eles sobrevivessem ou deixa-los no quintal sabendo que quase de certeza os seus gatos os iriam comer, qual delas escolhia??...
Depois de ler este tópico? Rápidamente os devolvia ao quintal. E principalmente, depois de ver, que em casa estavam a morrer, conforme aconteceu. Mil vezes a morte rápida e fulminante por causa do gato, do que a agonia de ouvir os pais lá fora e morrer à fome. Não leve a mal, dei-lhe a minha opinião. Conforme disse no seu post, para a próxima já vai fazer diferente.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Cavaleira16
Membro Veterano

segunda jul 09, 2007 6:53 pm

Claro que nao levo a mal, ate porque se eu fosse levar a mal todo o que aqui diziam, nao tinha mais nada que fazer... :wink:

Cada pessoa tem a sua opiniao, e eu tenho mais é que respeitar isso, assim como quero que respeitem a minha...

Nao consegui libertar os melros sabendo que iriam (quase de certeza) morrer comidos pelos meus gatos. Mas tambem nao adivinhava que iriam morrer nas minhas maos...

Mas pelos menos como ja disse, para a proxima (espero que nao exista proxima), deixo-os no quintal e fico de perto a vigiar os gatos... :wink:

Cumprimentos
<p>&nbsp;</p>
tamarino
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am

segunda jul 09, 2007 7:30 pm

Cavaleira16 Escreveu:.. para a proxima (espero que nao exista proxima), deixo-os no quintal e fico de perto a vigiar os gatos... :wink:

Oii, bem pensado :) mas eu penso que é com os erros que se aprende e se a lição for bem aprendida n voltamos a cometer o mesmo erro. E como n se nasce ensinado... :)

Mas sei que tu aprendeste... e eu tb tenho aprendido mto aqui.

Bjs
e boa semana!!

Imagem
&nbsp;@zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
Cavaleira16
Membro Veterano

segunda jul 09, 2007 8:28 pm

Olá tamarino...

Os seus agas sao lindissimos... :D :D

Qualquer dia tambem vou comprar um casalinho... :wink:

Beijos

Fique bem...
<p>&nbsp;</p>
tamarino
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am

segunda jul 09, 2007 8:36 pm

Obrgd pelo elogio!! :) Quanto a arranjares um casalito acho que vais gostar imenso de ter... :) :) eu se pudesse bem que arranjava mais... pode ser que depois de vir de férias venha com mais uns habitantes cá pra casa... mas o espaço é o que me preocupa...Portanto vou ter de pensar muito.

Porque ir de férias e com o pessoal todo é obra!! :roll: :roll: :roll:

bjs

Imagem
&nbsp;@zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
sise
Registado: sábado nov 11, 2006 6:29 pm

terça ago 21, 2007 4:30 pm

Olá Cavaleira16

Tenho pena de só agora ter visto a sua história dos melros.

Para que numa outra possivel situação o resultado possa ser de exito dee-se em consideração o seguinte.

Quando se apanhan estes filhotes else ficam num estado de extremo stress e pânico, pois de um momento para o outro encontram-se numa situação de perigo .

Por isso, durante largas horas não abrem efectivamente o bico, porque sabem que não estão na presença dos progenitores.

Depois, quando os vamos agarrar para lhe força a comer, pior a emenda que o soneto, ficam cada vez mais assustadose e não colaboram.

As horas vão passando e não comendo, vão enfraquecendo e caminham para a morte.

Então, como proceder ?

Os filhotes devem ser colocados numa pequena caixa opaca, arberta por cima, mas tapada com uma rede, linhagem, etc. para que não fujam e possam respirar.

Deixar em sitio sucegado durante algumas horas, 4/5 horas, para se acalmarem e ao mesmo adquiriram um pouco de fome.

Depois, sem ruidos, calmamente, com a nossa imagem escondida, (só a espreitar por cima), retiramos a rede e munidos da tal papa, atrvés de uma palhinha, vamos começar a roçar junto dos bicos na tentativa de lhes dar a comer.

Não será logo que comecerão a abrir o bico, mas de meia em meia hora insistir com a manobra, a calma vai regressando , a fome começa a apertar e eles na dúvida lá começam por abrir o bico e a tomar algum alimento.

Depois de começar abrir o bico, e saciar a fome, sem que sejam muito assustados, é um Deus te havias.

Com a continuação, devarinho, dia a dia, começam a habituarem-se ao hambiente e acabam por nos encararem, chegando ao ponto de quando nos vêm e que tenham fome abrem o bico a pedir de comer.

Foi assim que criei dois.

Cumprimentos
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

sexta ago 24, 2007 8:51 pm

Ora bem, uma das aves mais faceis de criar à mão são precisamente os melros; há a venda no mercado granulado para melros, mas qualquer farinha ou granulado para galinhas ou pintos tb serve.
Qualquer que seja o alimento usado, deve ser colocado dentro de água até ficar uma massa mais ou menos pastosa; depois dar-lha directamente no bico.
Evitar pegar na ave com as mãos, mas se não abrirem o bico voluntariamente , não há mesmo outra maneira, que não seja pegar-lhes e abrir-lhe o bico para introduzir a comida. De qualquer forma, passadas umas horas, começam a abrir o bico voluntariamnte e percebem quando chegou a hora de comer.
Para lhes dar de comer, eu usava uma tida de cana, com a ponta estreita de forma a caber-lhe no bico; depois do aparecimento dos gelados OLÁ, etc, passou a ser mais facil.....uma espatula dos gelados, aparada na ponta para a dimensão do bico e já está.
A papa deve ficar na gaiola onde eles estão; passado pouco tempo eles mesmo vão tentando comer sozinhos, vão depenicando ( sujam -se todos e a gaiola, mas.....).
Devem ser alimentados de hora a hora ou no maximo de 2 em 2 horas; depois de comerem sozinhos, se os libertar, o mais provavel é serem apanhados por algum gato, ou vaguearem pelas redondezas cheios de fome até morrerem; mas pode deixar perto da gaiola, a comida a que eles estavam habituados, (agora já granulado), e água; muitas vezes acabam por ficar pela zona, alimentam-se na comida que lhes dá e acabam por se reproduzir por ali mesmo.....fixam residencia por ali e com um bocado de sorte, ate fazem ninho na sua varanda, se lá tiveram condições ( uma planta, por exemplo).
chistina
Registado: sexta out 12, 2007 4:43 pm

quinta out 18, 2007 1:11 pm

ola
en relação aos melros, eu já tive alguns que cairam do ninho da horta que os meus pais tem, e então a minha tia criou-os.
Olha da-lhe a comida com o rabo dev um palito, fazendo um pouco de força na parte de trás do bico, e vais ver que tens bons resultados, pelo menos nos tivemos.
espero que assim te tenha ajudado.
:D :D
Responder

Voltar para “Aves”