asiulana Escreveu:6. Se eu tiver uma fêmea mas sem macho ela pode por ovos à toa ?
Olá!
Os Porquinhos não põem ovos! Os Porquinhos são Mamíferos!

O que elas têm é o cio, que basicamente significa que a Porquinha está receptiva ao macho...
Para o fundo da gaiola, aparas, corncobs... é o que houver na loja para o fundo! Não utilizo areia de gato!
As gaiolas, quanto maiores melhor!
Doenças: São animais extremamente sensíveis! Nada de correntes de ar, grandes mudanças de temperatura... de resto estarem num sítio arejado e com uma temperatura amena, nem muito quente nem muito fria!
Eu levo as minhas doidas todos os anos ao Vet para fazerem um check-up e sempre que vejo que há alguma alteração tanto de humor, deixarem de comer ou comer menos vou com elas ao VET! A melhor solução é mesmo a prevenção para que eles não adoeçam, porque quando eles adoecem é o cabo dos trabalhos!
Sobre a educação de um porquinho... eu acho que depende do animal... o meu primeiro Porquinho o Villeneuve aprendia tudo! Agora as minhas malucas não aprendem grande coisa... aprenderam a pedir comida, água, ir para a gaiola, pedir colo e festinhas, mas por exemplo não respondem pelo nome, nem aprenderam que eu não gosto que façam cócó em tudo quanto é sítio (com o xixi a coisa é menos má, porque elas já sabem que xixi só na gaiola!

)
Se não houver nenhum vet de serviço, normalmente eles deixam contacto para casos de emergência!
Os porquinhos mordem e bem! Eu que o diga depois de mexer em legumes... elas bem me trincam os dedos!!

Mas normalmente não mordem... as minhas dão-me o que eu chamo de dentadinhas de amor!!
Muita atenção com as constipações nos Porquinhos, normalmente são fatais!
Ter atenção aos dentinhos e às unhitas, eu corto as unhas das minhas de 2 em 2 semanas e os dentinhos convém ver regularmente o tamanho, porque pode ser necessário desbastar, e para isso nada melhor que o Vet!
Eu tenho o cuidado de todas as semanas escovar as minhas porquinhas, principalmente as de pelo comprido, para manter o pêlo sempre em boas condições e sem porcarias!
Agora com o tempo quente, corto-lhes o pêlo! Ficam com uns cortes todos manhosos porque elas não param quietas um segundo e como eu tenho medo de as magoar... mas prefiro que elas fiquem fresquinhas a que fiquem lindas! E o que eu noto é que elas sentem-se menos quentes com os novos cortes de cabelo!
Espero ter ajudado!