Caranguejos Eremitas!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
korrodi
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 3:04 pm

quarta jun 27, 2007 7:39 pm

Boas...Estou interessado em adquirir um casal de Caraguejos Eremitas!
Sei que não necessitam de muita coisa!
Apenas vegetais/Fruta fresca todos os dias,e claro,uma tacinha com água
Quanto ao meio envolvente,umas pedrinhas[Gostam de escavar] e mais un enfeites,como uns troncos etc.
As perguntas que tenho a fazer são:
-Como se identifica o sexo destes caranguejos?
-São de facil Reprodução?
-Podem estar num terrario com lampada,a temperatura ambiente?[Sempre pelos 18º para cima]

Desde já Obrigado..!
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta jun 27, 2007 8:38 pm

Não é neste sub-fórum que deves colocar estas questões, mas sim no sub-fórum de exóticos.
Vai a este tópico:
http://pt.vivapets.com/forum/viewtopic.php?t=44955
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

domingo jul 08, 2007 1:31 pm

Além da sugestão da Silly que acho excelente, pois conheço alguns dos sites apontados no outro tópico, há muita pesquisa ainda a fazer.

O meu melhor conselho é o de falares com alguém que tenha experiência na manutenção de Caranguejos Eremitas, pois a práatica tem muito a ensinar.

O teu texto tem algumas falhas, pois os Eremitas necessitam de mais do que parece:

Uma tacinha de água não chega, pois precisam de água doce e água salgada, uma boa taça de cada para poderem escolher qual q que preferem a cada momento. São originários de praias de água salobra/salgada, mas onde encontram água doce (em terra, ou nas folhas das árvores, bebendo a água da chuva).

Gostam de escavar sim, mas pouco, por isso devem ter areias macias e arejadas para lhes facilitar o "cavanço", mas mais importante é terem troncos, pois são acima de tudo trepadores. Eu tive alguns que durante anos sempre dormiram no topo dos troncos, nem que tivessem de brigar para lá chegar quando a noite caía...

Quanto à sexagem, é feita com o animal fora da casca e não vou avançar com isso, pois não vale a pena: os Caranguejos Eremitas não se reproduzem em cativeiro... precisam de marés, luares, águas, areias e muitas outras condições naturais... em enormes tanques, simulando praias fechadas e privativas, ainda vá que não vá, mas em casa, nem pensar!

Acerca das lâmpadas e das temperaturas, há muito a dizer, mas precisamos de Foco Solar de dia, Lâmpada de Luar para a noite, temperatura na casa dos 30 graus numa zona e 20 noutra... muita variedade alimentar, etc, etc...

O que tenho aprendido na prática ao longo dos anos tem sido muito importante para mim, por isso não desanimes!

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

domingo jul 08, 2007 8:18 pm

PauloMonteiro Escreveu: Quanto à sexagem, é feita com o animal fora da casca e não vou avançar com isso, pois não vale a pena: os Caranguejos Eremitas não se reproduzem em cativeiro... precisam de marés, luares, águas, areias e muitas outras condições naturais... em enormes tanques, simulando praias fechadas e privativas, ainda vá que não vá, mas em casa, nem pensar!
Sendo assim deduzo que sejam todos apanhados na natureza para se manterem em cativeiro... O que se assim for nao é logicamente bom... :?
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

segunda jul 09, 2007 4:22 pm

Infelizmente é a única verdade que conheço:

- Nas praias onde estas espécies (há várias parecidas) proliferam, os miúdos apanham-nos aos milhares e vendem-nos ao quilo para os comerciantes locais que depois os despacham para todo o mundo.

Só para teres uma ideia de como as coisas funcionam, a última vez que fui aos Caranguejos (esta expressão é gira), o importador tinha com ele várias centenas (arrisco milhares) de caranguejos, em 4 variedades diferentes.

Sim, não se reproduzem em cativeiro e esta é a forma mais simples e económica de os conseguir. Depois, vem a parte mais difícil que é a sua manutenção, aparentemente simples e fácil, revela-se fatal ao fim de alguns meses... isto se não fizermos tudo como deve ser...

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
Responder

Voltar para “Exóticos”