Visita à União Zoófila (UZ).

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Fraldas
Membro Júnior
Registado: quinta jul 20, 2006 11:30 am

segunda jul 09, 2007 3:44 pm

Olá a todos,

Na semana passada, saíu uma notícia no jornal "Metro", onde falava da lotação esgotadíssima na UZ, e da crueldade das pessoas que, apesar dos alertas e publicidade televisiva, continuam a abandonar os seus animais na porta da UZ, na esperança que sejam acolhidos e "talvez" adoptados.

Como eu e a minha namorada queríamos muito adoptar 2 gatinhos para nos fazerem companhia (e fazerem companhia um ao outro), decidimos visitar a UZ e foi o que fizémos no Sábado à tarde.

Realmente está á pinha e as instalações precisavam de beneficiação mas os voluntários fazem o melhor que podem para manter tudo a funcionar.

Resumindo uma longa história, saímos da UZ com um casal de irmãos de 2 meses e meio, que se dão lindamente.

Chegados a casa e com as compras da praxe feitas, apresentei-os ao areão, à comida, á água e exploraram a casa a seu belprazer.

Devo dizer que não estranharam nada, talvez pelo facto de terem nascido numa casa com mais 5 gatos e de terem estado em FAT durante uma semana com outros gatos, antes de irem para nossa casa.

É chegada a parte em que preciso dos vossos conselhos experientes.
Disseram-me que já foram desparazitados mas que ainda são muito jovens para serem vacinados. O objectivo não é fazer procriação.

Podem dar-me uma orientação?

Cumps,
Bruno
Rubiazitah
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 2:45 pm

segunda jul 09, 2007 4:04 pm

Olá Boa Tarde! :)

Para já deixe-me felicitá-lo pelo seu gesto ;) Parabéns, é sempre bom ver alguém tirar do gatil dois bichinhos.

Eu não sou muito experiente, mas tenho 3 gatitos e penso que o 1º passo será levá-los a um vet.

Mas tem aqui no fórum um rapaz estudante de veterinária.. penso que o nick é unsmil acho..

Boa sorte com os dois gatitos!
Dispondency
Membro Veterano
Registado: quinta out 26, 2006 4:30 pm

segunda jul 09, 2007 5:55 pm

Rubiazitah Escreveu:Mas tem aqui no fórum um rapaz estudante de veterinária.. penso que o nick é unsmil acho..
Rubiazitah, não me parece muito correcto estarmos agora a encaminhar os foristas para o utilizador unsmile. Se não soubermos responder às questões colocadas é melhor aconselhar um vet (basta telefonar) ou esperar que alguém venha responder. Se o forista unsmile quiser também vem cá e dá as explicações que acha necessarias.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jul 09, 2007 6:08 pm

Fraldas Escreveu:(...)Resumindo uma longa história, saímos da UZ com um casal de irmãos de 2 meses e meio, que se dão lindamente.
Com essa idade já podem ser vacinados, contando que estejam de boa saúde.
Leve-os ao vet para um exame pré-vacianação e ele logo vê se devem ser desparasitados novamente e se estão bem para receberem as vacinas.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

segunda jul 09, 2007 6:57 pm

A visita ao veterinario é essencial. para as vacinas e, caso já possam fazer, para fazerem os testes basicos.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Deamon
Membro
Registado: sexta nov 17, 2006 1:34 pm

segunda jul 09, 2007 8:53 pm

Fraldas Escreveu: ...
O objectivo não é fazer procriação.

Podem dar-me uma orientação?

Cumps,
Bruno
Pena que ninguém tenha reparado neste "pormenor" tão ou mais importantes que a vacina na hora X ou Y...

Caro Bruno,

Ao falar com o seu vet pergunte quando deverá esterilizar a gatinha e castrar o gatinho, é a melhor, mais sensata e mais correcta decisão que deve tomar para evitar ninhadas indesejadas. Como já referiu e muito bem, a UZ está à pinha de animais sem dono, quem quiser um gatinho ou um cão poderá sempre ir buscar onde esses vieram.

Bem haja pela sua lucidez e sensatez.

D.
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

segunda jul 09, 2007 8:59 pm

A partir dos seis meses é a idade adequada. E como sao um casal, é mesmo necessario esterilizar a gata e castrar o gato.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda jul 09, 2007 9:31 pm

Rubiazitah Escreveu:

Mas tem aqui no fórum um rapaz estudante de veterinária.. penso que o nick é unsmil acho..

Boa sorte com os dois gatitos!
Que diz ser estudante... há coisa de um ano existia no +pegadas online e noutro fórum um gajo que dizia ser estudante veternário do 5º ano de veterinária de uma universidade no qual o curso só existia há dois anos. :roll:

Cuidado com afirmações e credulidades.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Rubiazitah
Membro

terça jul 10, 2007 11:37 am

Tem razão CasadeAnaval.. (Agora já sei que é Sr.) :wink:

Mas pelas respostas que ele tem vindo a dar, parece que percebe bastante do assunto.. (mas também é verdade que hoje em dia todo o chico esperto pode saber muita coisa ) :roll: hehe
Fraldas
Membro Júnior

terça jul 10, 2007 11:48 am

Olá a todos,

Antes de mais, muito obrigado pelos vossos comentários e conselhos.

A nossa intenção foi das melhores, mas o risco é mto elevado, pois disseram-nos que eram muito novos para serem vacinados e fiquei a saber (pelo vet do hospital) que às 6 semanas já podem começar a levar as vacinas.

Infelizmente não tenho boas notícias :(

Ontem quando cheguei a casa, o gatito continuava activo e brincalhão, mas a gatita estava muito quieta, passiva, não queria comer e vomitou 3 vezes entre as 19:30 e as 23h. Brinquei com os dois para tentar animá-la e volta-e-meia ela brincava com o irmão, mas não por muito tempo.

O quadro manteve-se assim e tive uma sensação de "déja vú" que não queria e tinha jurado a mim mesmo não ficar de braços cruzados. Esperei pela minha namorada e fomos a um vet mas estava fechado. Liguei para o telemovel dele e aconselhou-me ir ao Hospital veterinário no restelo, pois está aberto 24h. Assim fizémos e depois de falarmos com o vet, fez o teste e confirmou que ela tem Panleucopenia.

Apesar do estado enérgico do macho, como é um vírus altamente contagioso, o vet garantiu-nos que ele também estaria infectado e também teria de ser tratado.

Ficámos de rastos face a este quadro que de repente ficou da cor da gata...completamente negro!

O vet disse que existe tratamento e como foi detectado logo poucas horas após o início dos sintomas, a taxa de recuperação poderia andar na ordem dos 80%. Aconselhou-nos a internar os gatinhos, uma vez que a alternativa era ir ao hospital 3 vezes por dia para fazer o tratamento ou sermos nós em casa a fazê-lo, o que incluía injecções intra-venosas. Depois de reflectir e pensar no melhor para os animais, optámos pelo internamento.

O pior estava para vir...o tratamento tem um custo muito elevado (para nós que ainda agora juntámos os trapos), ou seja entre 350 a 400€, multiplicando por 2 gatos, o cenário piorou. No entanto, lá veio um raio de luz pois disseram que se falássemos com a administração, havia boas hipóteses de nos deixarem pagar em 3 ou mais vezes.

Vamos falar com eles hoje e espero que corra tudo bem.

Peço desculpa pelo testamento.

Cumps,
Bruno
Rubiazitah
Membro

terça jul 10, 2007 2:05 pm

Bemmmm :o

Isto quando pensámos que não há mais nada que possa correr mal, há sempre qualquer coisa a acresentar á lista! :?

Mas olhe Bruno, ao menos tomou a atitude correcta de a levar ao hospital e saber do que se tratava previamente.. ao menos isso..

Vai ver que provavelmente a administração do hospital compreende a sua situação.. agora resta saber se as burocracias impedem que entretanto se vá tratando dos bichinhos.. :? Porque para variar Portugal tem aquela loucura dos papéis.. mas enfim esperemos que tudo corra pelo melhor..

Boa sorte para os seus meninos.. E para voçês também.. bem sei o quão dificil é o começo da vida a dois.. Tudo de bom! :wink:
nokita
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2005 5:28 pm
Contacto:

terça jul 10, 2007 2:49 pm

Boa Sorte pros Manos :wink:
<strong>Ana*

</strong>
-xana-
Membro Veterano
Registado: quinta abr 27, 2006 6:24 pm

terça jul 10, 2007 3:26 pm

Boa sorte :D
Fraldas
Membro Júnior

terça jul 10, 2007 4:33 pm

Obrigado a todos pelas palavras de conforto.

Liguei para o hospital para saber dos manos e a gatinha está a soro, continua a não comer mas também deixou de vomitar.

O gato está como se não se passasse nada, continua activo e brincalhão. Foi-me aconselhado a levá-lo para casa, pois o ambiente é stressante para o animal e ele ainda não apresenta sintomas da doença. Disseram para ficar atento ao comportamento dele e assim que aparecerem os sintomas, devo levá-lo logo ao vet. O que acham disto?

Já agora, retirei esta frase de um site, o que me deixou alarmado...

"Panleucopenia Felina
O vírus da panleucopenia tem um período de incubação entre 2 e 5 dias, depois do qual a doença se manifesta sob a forma de uma infecção intestinal grave e mortal.
O nível de contágio é alto e fácil. A contaminação pode ocorrer apenas por contacto com objectos infectados.

O animal perde o apetite e vomita sem parar. Tem diarreias líquidas e febre alta.

Existe um forte risco de desidratação que geralmente é fatal.

Não há tratamento e a doença progride muito rapidamente levando invariavelmente o animal à morte.

Esta doença pode ser prevenida com vacinação."

O link é este http://www.companhiadosanimais.pt/porta ... Itemid=127

Falam expressamente que não há tratamento :( será mesmo assim?
O vet do hospital disse que poderia ser tratado e recuperar e em mais nenhum site que pesquisei, li que não havia tratamento.

Mais uma vez, obrigado a todos.
Viscosa
Membro Júnior
Registado: segunda jan 23, 2006 12:36 pm

terça jul 10, 2007 5:05 pm

Lamento muito que os vossos gatinhos tenham tido essa má sorte.
Depois de uma atitude tão nobre compreendo como se devem sentir injustiçados.
Espero que os gatinhos recuperem bem.
Quando comecei a ler o tópico ia contar-lhe os passos que fiz com a minha gatinha que adoptei à pouco tempo mas fica para quando os maninhos recuperarem.

Desejo muita muita boa sorte para os bichinhos.
Responder

Voltar para “Gatos”