não sei bem ao certo se ainda vou a tempo de poder esclarecer algo ou nao mas ca vai.
Eu tenho um cao da pradaria (uma fêmea ate) ha mais de 4 anos.
São animais que exigem muita atençao pois são muito sociaveis. Sempre tentei arranjar um macho para lhe fazer companhia mas nunca voltei a encontrar um à venda. Há sim muitos esquilos terrestres de Richardson e infelizmente imensas lojas a tentar vende-los como fossem Caes da Pradaria.
No entanto não creio que o facto de a minha pequena não ter um amigo da sua espécie a faça menos feliz. Ela reconhece-me a mim e ao meu namorado como membros do grupo dela e passamos a vida a comunicar por sons (os dela são bem melhores que os nossos claro). Felizmente acho que os vizinhos não nos ouvem..
Não há muita informação sobre o que ter e fazer com um cao da pradaria quanto à alimentação, brinquedos, cuidados. Tudo o que sei foi devido a muita pesquisa em livros, net (em várias linguas) e observando-os em zoos.
Muito sinceramente não recomendo caes da pradaria a quem não tem mesmo muita muita paciencia. São animais que exigem mesmo muito de nós todas as horas do dia. Mas para mim vale a pena