POrquinhos da India como transportar

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Innesinha
Membro
Registado: terça jul 10, 2007 1:18 pm

terça jul 10, 2007 1:33 pm

Brevemente vou de férias, devo ter algum tipo de cuidado??
Ajuda por favor, o tempo escasseia.
Obrigada! :lol:
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

terça jul 10, 2007 1:38 pm

Innesinha Escreveu:Brevemente vou de férias, devo ter algum tipo de cuidado??
Ajuda por favor, o tempo escasseia.
Obrigada! :lol:
Ajudo com muito gosto, mas preciso de saber meia dúzia de coisas:

- Estamos a falar de Porquinhos da India, certo? Quantos?
- Não querendo ser cusco, vão viajar de onde para onde?
- Qual o meio de transporte que vai ser usado?
- A que horas vai ser feita a viagem e quanto tempo esperas que dure?
- Vão numa transportadora própria ao colo, ou na bagageira?

Parecem perguntas de menor importância, mas podem fazer a diferença...

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
Innesinha
Membro
Registado: terça jul 10, 2007 1:18 pm

terça jul 10, 2007 1:50 pm

São tres, a viagem vai de morar 1h/1h30 (pelas 14h) vou de lisboa a s. martinho do porto, de carro, pretendo levá-los comigo, no carro! Não sei se os leve numa gaiola especial, na bagageira ou ao colo de um outro passageiro! Ah e eles enjouaram?

Deve dar para perceber que nunca viajei com eles antes! :oops:
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

terça jul 10, 2007 2:09 pm

Hum...logo na maior hora de calor...
Há transportadoras próprias para roedores.
Os porquinhos são todos do mesmo sexo?
Se forem podes levá-los todos juntos, senão vais ter que juntar dois do mesmo sexo e em em separado.
Podes transportar os porquinhos numa transportadora destas:
Imagem
(É onde transporto os meus.)

Tens estas:
Imagem

O que faço é colocá-los no banco de trás com uma toalha a tapar o sol, depois abro as janelas para ficar mais fresquinho, mas cuidado para não fazer muita corrente de ar.
PauloMonteiro
Membro Veterano
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

terça jul 10, 2007 3:02 pm

Pois é, a Silly já deu umas dicas bem boas e realmente há que ter alguns cuidados, pois a hora é mesmo desfavorável.

Cuidado com as correntes de ar, quando se viaja de carro com os vidros abertos por causa do calor. Isto pode ser prevenido colocando uma toalha turca (normalmente permitem uma boa respiração), ou um pano de cozinha (daqueles de limpar a louça) sobre as transportadoras.

Quem tem transportadoras está mais à vontade (por causa das águas e das urinas) do que quem usa caixas de cartão e pode acomodá-los calmamente dentro delas. O uso da toalha, ou pano por cima mantém-se, pois se os Porquinhos viajarem no escuro stressam menos do que se forem a ver a paisagem.

Quanto ao enjoarem, sim, pode acontecer, mas ao viajarem de carro que abana pouco, tapados para irem "escurecidos" tal não deve acontecer. Além disso, o sistema digestivo e nervoso dos porquinhos não costuma provocar-lhes vómitos como acontece nos humanos, mas sim diarreias que podem vir a manifestar-se depois da viagem e não durante esta.

Importante não lhes colocar comer durante a viagem, pois trata-se de uma viagem curta. Feno, bastante feno no fundo da transportadora para eles poderem roer (minimiza o stress e tem características atérmicas que ajudam a combater o calor), com a vantagem de servir de almofadado, o que suaviza os solavancos da viagem.

Não meter água, pois essa deve ser a prioridade máxima à chegada. Na viagem de hora e meia, a água que lá pusermos pode entornar e molhar os porquinhos, coisa que se pode tornar fatal, ou pelo menos muito má.

Aos meus clientes, costumo vender um Electrolítico-Pet para ser dado à chegada, depois da viagem, pois é um excelente combatente da desidratação e ainda por cima barato, mas já é um preciosismo que muita gente nem pensa...

Estamos perante uma pequena viagem, os Porquinhos não são MUITO frágeis e costumam aguentar bem viagens de muitas horas, se houver alguns cuidados por causa das correntes de ar e do calor, decerto tudo vai correr bem.

Boa Sorte, boa Viagem e boas Férias!

ana_lucia_f1
Membro
Registado: quinta ago 10, 2006 6:36 am

terça jul 10, 2007 3:39 pm

Eu o ano passado tive o mesmo problema... como levar as minhas meninas de férias comigo... :lol:

Lá acabaram por ir numa transportadora improvisada (que foi um cesto de roupa com o fundo liso que arranjei lá em casa), com uma toalha turca no fundo com um pouco de feno, uma tigelinha com fruta.

A viagem foi bastante longa (perto de 600Km's), mas elas aguentaram-se lindamente, no banco de trás, com a janelinha tapada e o ar condicionado no minimo... iam todas descontraídas! E com cinto de segurança posto!! que não fosse haver algum precalço na estrada e elas andassem aos solavancos!! :lol:

Parei várias vezes durante a viagem para lhes dar mimos e para beberem àgua... 8)

Eu na Bagageira não sou capaz de as levar... ainda lhes cai alguma mala ou saco para cima... :?

O importante é que nesta altura os nossos bichinhos fiquem bem (seja indo de férias com os donos, seja ficar entregues à família/amigos e afins para tomarem conta deles!) e com saúde!

Boa viagem para ti e para os teus porquinhos! :wink:
gisaafp
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 3:02 pm

sábado jul 14, 2007 10:31 am

Eu uso transportadoras das mais pequenas que estão em baixo e coloco protector para cama (tipo fralda mas é rectangular).
Corto um bocado e isolo a parte cortada com fita adesiva (se for um inteiro ocupa a transportadora quase todos). Depois, com fita adesiva, colo ao chão da transportadora para que não esteja nenhuma parte levantada. Assim não se sujam se urinarem.
Tens é de ter muito cuidado para eles não reorem aquilo! Já uso esse método há dois anos e não tenho tido problemas, mas não facilito e estou sempre atenta para ver se não roem nada.

O ideal é fazeres a viagem de manhã pela fresquinha para não terem calor. O calor causa-lhes mesmo muito stress. Mais de 25º num porquinho é mesmo uma tortura!
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

sexta jul 20, 2007 3:25 am

Em viagens não muito longas levo-os em gaiolas mais pequenas e com todo o "staff" lol ... mto feno, água, alguma comida sem exagerar pois podem comer depois no destino :) Protejo-os sp do sol tapando com uma toalha de rosto já velhota que é só para eles :P e, galinha que sou, vou sempre a espreitar, mesmo a conduzir vou perguntando à baby-sitter deles no banco de trás: a minha avó! :)
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 20, 2007 11:38 am

Excesso de Zelo, profissionalmente falando, dá direito a chatices, mas no caso dos animais... bem... será que há excessos de cuidados?

Pode é haver "Cuidados Errados", ou mal aplicados, mas haverá Excesso, no verdadeiro sentido da palavra?

Brincando: Conduzir com os Porquinhos no banco do pendura e com os olhos cravados na transportadora todo o caminho, resulta em acidente na primeira curva... mas isto não é excesso de Cuidado. É falta de cuidado, mesmo! :P :P

Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

sexta jul 20, 2007 3:55 pm

lolololol
mas eu vou sempre muito atenta, até pq isso acontece na auto-estrada e é sp a direito :)
Vão no banco de trás com a avó!!! :) Eheheheh!
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 20, 2007 4:55 pm

Eu percebi, eu percebi... estava só a brincar com a situação!

LoL...

Responder

Voltar para “Exóticos”