Ajuda - carraça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça jun 26, 2007 3:41 pm

quantos quilos tem o cão? uma pipeta de pulvex dá só para 15 kgs. depois, é proprcional ao peso.
a d.carlota tem-se aguentado. no outro dia, tinha uma no focinho. mas as que tem visto, estão mortas.
é preciso cuidado com as malditas das carraças. por aqui, os cães estão infestados. há dias, recolhi uma com a febre da carraça
luckey
Membro Veterano
Registado: quarta out 11, 2006 1:04 pm

terça jun 26, 2007 3:48 pm

o meu cão tem 4 kgs... :lol:

cumprimentos
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça jun 26, 2007 5:53 pm

Nem sempre o mesmo produto é eficaz em duas zonas diferentes do país...pode funcionar muito mal o frontline combo, em muitas zonas, mas na minha experiência, só tenho a dizer bem.

Mas se agora tem o pulvex tem de respeitar o tempo...em que está activo e, só depois mudar se for o caso.
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jun 26, 2007 6:15 pm

luckey Escreveu:o meu cão tem 4 kgs... :lol:

cumprimentos
Então deve evitar o pulvex. Os cães de porte pequeno não costumam reagir muito bem.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
luckey
Membro Veterano

terça jun 26, 2007 10:50 pm

LuMaria Escreveu:
luckey Escreveu:o meu cão tem 4 kgs... :lol:

cumprimentos
Então deve evitar o pulvex. Os cães de porte pequeno não costumam reagir muito bem.
Pelo contrário LuMaria, o meu cão fez reacção ao advantix, andou um dia e meio a coçar-se e até fez inchaço.
Comuniquei à vet e ela aconselhou pulvex.
Quando coloco o pulvex, parece que não é nada com ele... :roll:

Cumprimentos
LuMaria
Membro Veterano

quarta jun 27, 2007 5:56 pm

Isso é bom. Por aqui vários cães pequenos já fizeram reacções bem fortes :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jun 27, 2007 9:02 pm

a dorinha não é propriamente uma grandalhona. pesa 6 kgs bem aviados :P nunca se deu mal com o pulvex
luckey
Membro Veterano

quinta jun 28, 2007 9:29 am

:wink: ainda bem que o meu não faz reacção ao pulvex..

o que me intriga é como é que mesmo colocando a pipeta de mês a mês, ainda aparece um bichinho ou outro...

:?

cumprimentos
BruxaFatuxa
Registado: quinta jul 12, 2007 10:50 am

quinta jul 12, 2007 10:59 am

oi a todos

desculpem, mas até que ponto é grave arrancar a carraça e lá ter ficado a cabeça? é que já arranquei uma carraça e na altura nao tive essas precauções todas (porque não sabia... :( ) entretanto , no local de onde removi a carraça ficou realmente um alto lá, que pelo que entendi deverá ser o tal granuloma. Há algum problema com esse alto?
obg **
luckey
Membro Veterano

quinta jul 12, 2007 11:07 am

Olá.
O facto de arrancar a carraça, mas ficar lá a cabeça, é equivalente a estar lá a carraça...

Isso depois vai infectar e o animal pode adoecer na mesma...
(corrijam-me se estiver errada)

Na vet ensinaram-me a remover com uma pinça, agarrando a carraça com a pinça na cabeça (boca) e rodando como se estivesse a desapertar um parafuso, muito lentamente. Mas antes disto temos que matar a carraça com alcool ou azeite.

cumps
BruxaFatuxa

quinta jul 12, 2007 12:22 pm

obrigada luckey
para minha "alegria" o meu pequenito tem mais algumas carraças, e sao mesmo perto do focinho...por isso tentar tirá-las esta a parecer um caso bicudo... :( há alguma forma de deixar o meu cão mais colaborante?
vamos a ver como é que corre. pelo que percebi o método mais eficaz é o do éter, por isso é experimentá-lo

**
luckey
Membro Veterano

quinta jul 12, 2007 12:34 pm

Sim, se tiver éter, esse é o que dá efeito mais rápido, mas eu como não tenho, referi o alcool e o azeite, demora mais tempo, mas morrem!

Tem de ser persistente e ter muita paciencia...

As coleiras scalibor também têm fama de ser bastante eficazes, eu pessoalmente não sei porque nunca utilizei...

cumprimentos e dê novidades

:wink:
unsmil3
Membro
Registado: terça jun 12, 2007 3:10 pm

quinta jul 12, 2007 3:47 pm

Olá a todos...

Realmente cada x mais gosto de ler o que por aqui se escreve e vejo que algo se ensina e algo se aprende, em prole do bem estar animal e da ajuda dos proprios donos aos veterinários, o que é muito bom e importante também...

Realmente uma carracita ou outra não é razão para ir ao veterinário. Obvio que a luckey fez realmente bem em ir ao veterinário, mas a própria referiu que para a proxima já não será justificável... ;) A propósito, espero teres ido ào Hospital da Mitra, tá claro... que é onde estudo :P

Bom, mas realmente, quando se arranca um ixodídeo com pouco cuidado poder-se-á deixar uma estrutura sob a derme do animal que é literalmente o seu aparato bucal, tendo elas um órgão denominado hipostoma que permite a sua fixação aos tecidos do hospedeiro. No entanto, existem inúmeras espécies de carraças com tipos diferentes de hipostoma, pelo que o seu poder de fixação irá variar! No entanto, o processo é sempre o mesmo. ;) Aplicar éter ou álcool ou até um pouquito de água oxigenada ou mesmo o azeite e alho, como sempre vi o meu avô fazer (embora axe q estes vão melhor numa "tibornia", com pão quente, acabadinho de cozer :D ) e rodar sempre antes de puxar! Rodar porquê?! Porque esse hipostoma tem uns ganchos que se fixam e são libertadas várias secreções salivares pelo parasita que formam uma substância de fixação denomiada cemento, com posterior libertação de enzimas e anticoagulantes para permitir a sucção do sangue do animal. Ao rodar, estamos a "quebrar" ou a debilitar um pouco essa sustentação e facilitar a retirada do bixo completo.

Quanto a acções patogénicas... epá, anemia.. sem dúvida, mas também as reacções tóxicas alérgicas aqui faladas, a posterior inflamação e infecção secundária das lesões da pele causadas, e principalmente a transmissão de agentes patogénicos como os protozoários, filárias, virus, rickettsias e bactérias, dentro destas as responsáveis pela febre da carraça ou escaro-nodular e pela doença de Lyme, por exemplo! Atenção que nem todas as carraças podem estar infectadas, mas podendo causar zoonoses, com transmissão de doenças a humanos, todo o cuidado é pouco. Para vos dizer, a minha irmã já teve a febre da carraça e eu apanhei por um mosquito que lhe picou e picou em mim de seguida, de certeza, e não é pêra doce!!

No entanto, não é nada tão problemático assim... Vemos uma, tiramos com cuidado e prontos :)

No entanto, como costumo dizer, já se sabe que antes dos problemas vem a sua prevenção! Assim, quanto a produtos, epá, mais uma vez existem imensos... existem os sprays tópicos como o ectokill, as gamas de champôs e sprays pecusanol e peritol, da bayer temos o advantage, mais utilizado para as pulgas, a coleira kiltix mt boa para carraças e pulgas, e a gama bolfo, com coleiras e sprays, tb da bayer. Temos a conhecida scalibor, que é completamente barra nos flebótomos da leishmania, como se sabe, mas oferece igualmente protecção contra pulgas e carraças, o advantix também da bayer que recomendo sempre... Poderá ser algo forte para alguns animais mas... muitas x até passa logo passados 2 ou 3 dias... No entanto, cada caso é um caso, claro ;)...

Enfim, existem muitas soluções mas desde que os princípios activos sejam geralmente à base de fipronil ou permetrinas, por exemplo, não há espiga... No entanto, os meus animais têm scalibor e advantix... sempre! E como foi referido também num post de alguém, penso que é o que oferece melhor protecção,... e caso não existam reacções alérgicas, não há problema!

Bom, espero ter ajudado nalguma coisa!

Abraços e beijinhos e toca a pensar nas coleiras e pipetas colocadas e/ou renovadas pois se ainda não as tem tá na altura de comprar, já que o Verão já está aí em força, ok?! ;) Não se esqueçam, prioridades deste verão são apenas 3... Praia e divertimento, pipetas e coleiras e morangos com açúcar... :lol: :wink:

Boas férias a todos e inté...

Bruno Rodrigues
BruxaFatuxa

quinta jul 12, 2007 6:30 pm

ois

tentei comprar éter na farmacia, e eles recusaram-se a vender...alegaram que iria adormecer o cão...portanto decidi dirigir-me entao a uma loja.
Nesta loja foi-m dado um shampô, que realmente soltou uma das 2 carraças que o pequeno tem perto do focinho. Acontece é que ficou ainda assim emaranhada no pêlo dele...e ele só quer morder-nos quando tentamos tirar...
já ando à roda dele para tirar desde ontem, e progressos, só mesmo o que o champô fez...
Não há mesmo nada que possa fazer para deixar o pequeno meio "anestesiado"? é que com ele assim, estou a ver que não consigo...
É no que dá ser uma novata em meios caninos ;)

mt obg pelas respostas:D
LuMaria
Membro Veterano

quinta jul 12, 2007 6:33 pm

Só se compra eter com receita veterinária. Se há quem venda sem receita é ilegal. E os veterinários não desatam a passar receitas de eter a qualquer um.
Responder

Voltar para “Cães”