Medir a tensão - Onde?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

quinta jul 12, 2007 4:18 pm

Boa tarde,

Descobri que a minha gata é hipertensa. Já está medicada, mas é necessário ver como está a reagir à medicação... o que significa medir-lhe a tensão novamente.

Alguém conhece um veterinário em Vila Nova de Gaia que meça a tensão aos gatos? É que o meu veterinário habitual não faz isso.

Cumprimentos.
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta jul 12, 2007 4:20 pm

Boas,

e ele nao conhece nenhum colega que faça?

No Hospital Veterinario do Porto de certeza que fazem mas ás tantas num outro sitio fica mais em conta.
Butterfly_21
Membro Veterano

quinta jul 12, 2007 4:44 pm

Pois, o HVP fica um "bocadinho" caro! Foi lá que a levei numa urgência! Nem digo em quanto ficou :(

O meu vet falou noutro hospital também no Porto, mas eu preferia em Gaia, pois a gata entra em stress quando anda de carro. E como é hipertensa, não convém nada.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta jul 12, 2007 4:44 pm

Acho que tambem é dificil aqui na zona de Lisboa.

Como é que descobriram?
Que sintomas tinha?
bita322
Membro Veterano

quinta jul 12, 2007 4:49 pm

Pois sei bem o que é o que custa que também la fui uma vez de urgencia, mas na sexta feira passada numa urgencia aqui no burgo (num vet que nao a minha habitual), assim que vi a conta percebi que ás tantas o HVP ate nem é assim tao caro, em comparação achei aquilo que paguei aqui bem mais caro que o HVP, mas adiante.

Pois as questões da lagutrop sao pertinentes , como é que perceberam? quais os sintomas?
Butterfly_21
Membro Veterano

quinta jul 12, 2007 5:46 pm

Um dia cheguei a casa de madrugada e vi-a a vomitar... até aqui, nada de grave! Mas achei que ela não estava bem, estava deitada numa posição estranha, com as patas para fora :? Depois pareceu-me que tinha dificuldades a respirar.

O diagnóstico no HVP foi um edema pulmonar (líquido nos pulmões), que podia ser provocado por vários problemas: desde insuficiência cardíaca, passando por tumores internos, até à tensão alta! Depois do raio-x percebeu-se que não eram tumores, felizmente. Era tensão alta. Esta, por sua vez, podia dever-se a problemas de coração ou da tiróide.

Esteve a tomar oxigénio até ficar calma. Depois esteve a tomar injecções para urinar o líquido todo. Reagiu muito bem. Finalmente esteve a soro para voltar a hidratar-se.

Voltou para casa já estabilizada e mais tarde fui ao vet habitual fazer exame à tiróide. Confirmou-se que tem um hipertiroidismo que lhe provoca o aumento das tensões.

Acho que é mais ou menos isto, não sei se expliquei bem.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta jul 12, 2007 5:50 pm

Explicou sim.
Obrigada.

Agora a medicação é para o resto da vida?
Butterfly_21
Membro Veterano

quinta jul 12, 2007 5:55 pm

Penso que sim, foi o que me disseram. De qualquer modo, temos de fazer controlo. Ela já tem uns 16-17 anos.
bita322
Membro Veterano

quinta jul 12, 2007 5:58 pm

Estes mafarricos volta e meia pregam-nos uns sustos.
Que idade tem a gata?
Há riscos serios, ou a medicação consegue controlar e ela consegue levar uma vida normal?
Isto pode parecer completamente estupido mas nao fazia a minima que os gatos podiam sofrer de tensão alta :? pelo menos nunca tinha ouvido falar nem nunca li nada a respeito.
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quinta jul 12, 2007 5:58 pm

:o

Já percebo porque a conta no HVP foi grande...

Estas coisas também acontecem em animais? Não lhes basta já as doenças estranhas deles?

E ainda por cima assim já entradota :(

Boa sorte para a gatinha
Butterfly_21
Membro Veterano

sexta jul 13, 2007 10:23 am

bita322 Escreveu:Estes mafarricos volta e meia pregam-nos uns sustos.
Que idade tem a gata?
Há riscos serios, ou a medicação consegue controlar e ela consegue levar uma vida normal?
Isto pode parecer completamente estupido mas nao fazia a minima que os gatos podiam sofrer de tensão alta :? pelo menos nunca tinha ouvido falar nem nunca li nada a respeito.
Ela tem uns 16 ou 17, não sei precisar. Pelo que entendi, a medicação consegue controlar, mas há que fazer controlo da tensão.
bita322
Membro Veterano

sexta jul 13, 2007 11:14 am

Será que nao haverá um aparelhito assim baratito que desse para ter em casa?
Olhe pergunte ao vet se nao haverá...as vezes pode haver e ate nem ser um absurdo de caro e sempre podia fazer isso em casa a qualquer momento que fosse necessario.Sei lá foi assim uma ideia que me surgiu de repente...
Butterfly_21
Membro Veterano

sexta jul 13, 2007 2:57 pm

bita322 Escreveu:Será que nao haverá um aparelhito assim baratito que desse para ter em casa?
Olhe pergunte ao vet se nao haverá...as vezes pode haver e ate nem ser um absurdo de caro e sempre podia fazer isso em casa a qualquer momento que fosse necessario.Sei lá foi assim uma ideia que me surgiu de repente...
Boa ideia, Bita. Vou tentar informar-me. Obrigada pela dica :wink:
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

sexta jul 13, 2007 3:55 pm

Não sei qual é o vet habitual que leva os seus animais, mas em VNG conheço:

A clinica vet de st.º ovidio (nunca fui cliente lá)
A clinica vet quinta das rosas (onde levo os meus)
E a clinica que existe na rua D. Pedro V (quase a chegar à Av.Republica), não sei o nome dessa clinica

Agora a Clinica Vet Dr. Montenegro no Porto quase de certeza que têm esse tipo de serviços. Mas também é carote ;)
http://www.hospvetmontenegro.com/store/

Continuação das melhoras para a gatinha
bita322
Membro Veterano

terça jul 17, 2007 6:24 pm

A mafarrica velhota como é que está?

E "aparelhometros" ja sabe se ha á venda?
Responder

Voltar para “Gatos”