Ajuda - carraça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quinta jul 12, 2007 7:32 pm

BruxaFatuxa Escreveu:ois

tentei comprar éter na farmacia, e eles recusaram-se a vender...alegaram que iria adormecer o cão...portanto decidi dirigir-me entao a uma loja.
Nesta loja foi-m dado um shampô, que realmente soltou uma das 2 carraças que o pequeno tem perto do focinho. Acontece é que ficou ainda assim emaranhada no pêlo dele...e ele só quer morder-nos quando tentamos tirar...
já ando à roda dele para tirar desde ontem, e progressos, só mesmo o que o champô fez...
Não há mesmo nada que possa fazer para deixar o pequeno meio "anestesiado"? é que com ele assim, estou a ver que não consigo...
É no que dá ser uma novata em meios caninos ;)

mt obg pelas respostas:D

Na primeira página, deste tópico.
Há um post, meu...é o que tem uma imagem de uma carraça. Está lá explicado o método correcto de remover carraças, em alternativa ao éter.

Já tentou esse método?
<p>susana</p>
fuega
Membro Veterano
Registado: terça set 21, 2004 5:55 pm

quinta jul 12, 2007 9:31 pm

Correndo o risco de estar a dizer algo que já foi dito por alguém (não li todas as respostas...) aqui vai a indicação da vet do Berg quanto ao melhor método para Retirar carraças: segundo ela, o melhor é cortá-la com uma tesoura e deixar ficar a cabeça (que acabará por cair...). O facto da cabeça ficar amarrada ao cão já não terá mal uma vez que esta já se encontra morta...

Ao tentar puxar a carraça, mesmo tendo muito cuidado poder-se-á magoar o cão...

Beijinhos,
Joana.
luckey
Membro Veterano
Registado: quarta out 11, 2006 1:04 pm

sexta jul 13, 2007 11:41 am

fuega Escreveu:Correndo o risco de estar a dizer algo que já foi dito por alguém (não li todas as respostas...) aqui vai a indicação da vet do Berg quanto ao melhor método para Retirar carraças: segundo ela, o melhor é cortá-la com uma tesoura e deixar ficar a cabeça (que acabará por cair...). O facto da cabeça ficar amarrada ao cão já não terá mal uma vez que esta já se encontra morta...

Ao tentar puxar a carraça, mesmo tendo muito cuidado poder-se-á magoar o cão...

Beijinhos,
Joana.
:o eu não sou "expert" nem lá perto, mas o objectivo de termos bastante cuidado ao retirar as carraças, não é para não ficar lá a cabeça?

Quando aconteceu isto ao meu cão, eu coloquei azeite com alho para matar a carraça, e ela morreu, eu esperei que caisse, mas nao caiu. Quando no dia seguinte fui à vet, ela disse-me que tinhamos sempre de retirar a carraça com muito cuidado (rodar) para não ficar lá a cabeça! ....

Não leve a mal mas parece-me que um de nós foi mal informado, e não vejo qual é o bebeficio para o cão de ficar lá com a cabeça da carraça espetada :o

cumps

:wink:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jul 13, 2007 12:50 pm

Nunca me passou pela cabeça que um ixodídeo podesse ser abordado sob tantas formas...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LPMartins
Registado: sexta jul 13, 2007 1:08 pm

sexta jul 13, 2007 1:17 pm

O que eu costumo fazer e que resulta de forma rápida, eficaz e indolor para o animal. Com a cabeça de um fósforo em brasa encostar com todo o cuidado à carraça para não queimar o animal. Assim que a carraça sente o calor da cabeça do fósforo despega-se imediatamente dele e depois é só queimá-la.
susanastrat
Membro Veterano

sexta jul 13, 2007 1:27 pm

Não leve a mal mas parece-me que um de nós foi mal informado, e não vejo qual é o bebeficio para o cão de ficar lá com a cabeça da carraça espetada :o

Não me parece que "a boca", da carraça fique lá, pelo menos não por muito tempo...a carraça morre e acaba por cair.

O problema nesse método será mesmo o facto que desta forma não ser possível colocar a carraça em álcool...e ficar o sangue no pêlo do cão.

Eu ainda prefiro o éter ou "rodar e tirar a carraça".
<p>susana</p>
patyyyta
Membro Júnior
Registado: quarta jun 20, 2007 6:55 pm

sexta jul 13, 2007 1:32 pm

eu já tenho o meu cão ha dois anos e sempre lhe deitei frontline foi sempre muito eficaz e acho que nunca apareçeu uma carraça nele.
mas ando sempre a ver se lhe apareçe alguma temos k andar prevenidos.
<p><strong>os animais s&atilde;o aquilo que fazemos deles!</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Angel_patty
Registado: domingo fev 26, 2006 11:03 pm

sexta jul 13, 2007 2:44 pm

BruxaFatuxa Escreveu:ois

tentei comprar éter na farmacia, e eles recusaram-se a vender...alegaram que iria adormecer o cão...portanto decidi dirigir-me entao a uma loja.
Nesta loja foi-m dado um shampô, que realmente soltou uma das 2 carraças que o pequeno tem perto do focinho. Acontece é que ficou ainda assim emaranhada no pêlo dele...e ele só quer morder-nos quando tentamos tirar...
já ando à roda dele para tirar desde ontem, e progressos, só mesmo o que o champô fez...
Não há mesmo nada que possa fazer para deixar o pequeno meio "anestesiado"? é que com ele assim, estou a ver que não consigo...
É no que dá ser uma novata em meios caninos ;)

mt obg pelas respostas:D
porque nao lhe mete uma ligadura a prender o focinho e tira lhe a carraca??
consegue tirar a carraca e evita que ele o morda.....
luckey
Membro Veterano
Registado: quarta out 11, 2006 1:04 pm

sexta jul 13, 2007 3:50 pm

LPMartins Escreveu:O que eu costumo fazer e que resulta de forma rápida, eficaz e indolor para o animal. Com a cabeça de um fósforo em brasa encostar com todo o cuidado à carraça para não queimar o animal. Assim que a carraça sente o calor da cabeça do fósforo despega-se imediatamente dele e depois é só queimá-la.
Por acaso nunca tinha ouvido falar neste método, mas é sempre um grande risco... se o cão começa a sentir o calor e começa a mexer-se corremos o risco de o queimar. Não me parece uma boa ideia para os mais inexperientes (tipo eu :lol: ) ... vou-me ficar pelo conselho da susanastrat, e foi o que a vet me ensinou :
susanastrat Escreveu: Eu ainda prefiro o éter ou "rodar e tirar a carraça".
cumps e um óptimo fim de semana p todos
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado jul 14, 2007 12:56 am

LuMaria Escreveu:Nunca me passou pela cabeça que um ixodídeo podesse ser abordado sob tantas formas...
É... Eu cá costumo ir pela maneira mais simples. Desparasitante externo em cima delas e passado umas horas já cairam redondas no chão...

Até parece que estamos no meio de nenhures, sem recurso a mais nada e temos que sacar a carraça à mão com a tal volta de 45º para soltar as mandíbulas... :?
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
BruxaFatuxa
Registado: quinta jul 12, 2007 10:50 am

sábado jul 14, 2007 10:55 am

fang Escreveu:
LuMaria Escreveu:Nunca me passou pela cabeça que um ixodídeo podesse ser abordado sob tantas formas...
É... Eu cá costumo ir pela maneira mais simples. Desparasitante externo em cima delas e passado umas horas já cairam redondas no chão...

Até parece que estamos no meio de nenhures, sem recurso a mais nada e temos que sacar a carraça à mão com a tal volta de 45º para soltar as mandíbulas... :?
bem já me tinham falado do método do fósforo, mas como foi dito, acho que é um pouco arriscado se tentar fazer ;) o meu pequeno é muito irrequieto e acabava por fazer churrasco dele :P

relativamente às carraças do meu cão, embora seja um pouco vergonhoso :S tive mesmo de pedir ajuda à minha vizinha e foi ela que acabou por conseguir remover a carraça. mas para a próxima se tal voltar a acontecer já vou ser eu a tirar! :D entretanto ele agora já vai levar com frontline ;)

Angel_patty vou ver se consigo aplicar a tua dica :D
já agora Fang, qual o nome do produto ? fiquei mesmo curiosa :D

devo agradecer a todos que responderam às minhas duvidas
sou uma novata nestes meios e fiquei muito bem impressionada com toda a solidariedade que existe nesta arca de noé :D e sem duvida, fiquei fã!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado jul 14, 2007 11:28 am

BruxaFatuxa Escreveu:
já agora Fang, qual o nome do produto ? fiquei mesmo curiosa :D
Qualquer um indicado para o efeito e em formato spray (frontline, ectokill, defendog, etc., etc.,...)

Para quê estar a complicar, quando existem produtos que quando aplicados sobre os parasitas, estes morrem e acabam por se soltar pouco tempo depois??
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
susanastrat
Membro Veterano

sábado jul 14, 2007 12:42 pm

fang Escreveu:Para quê estar a complicar, quando existem produtos que quando aplicados sobre os parasitas, estes morrem e acabam por se soltar pouco tempo depois??

Para o caso de não termos esses produtos...

E mesmo assim prefiro tira-las com o éter, porque com esses produtos elas não se despegam logo do cão...e depois anda por casa com aquilo agarrado.

E gosto de explorar todas as soluções, depois claro, escolhem a que dá mais jeito e for simples...conforme as circunstâncias.
<p>susana</p>
Responder

Voltar para “Cães”