Unhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

marybary
Membro Veterano
Registado: quinta jun 14, 2007 5:00 pm

sexta jul 13, 2007 8:18 pm

Olá
Acho que o meu menino está a ficar com as unhas granditas. :roll: Quer dizer, nada do outro mundo, mas... pronto, elas já têm alguma sujidade entranhada, e tenho medo que enrrolem, por isso acho que le fazia bem um corte. :lol: Aliás, se o tempo estiver a meu favor, eu vou dar-lhe banhinho amanhã e depuis do banho as unhas estavam mais molezinhas para serem cortadas.
Mas não sei como hei-de cortar. Saber eu sei, vi num outro tópico da Ninoquinha que se podia cortar com corta-unhas de gato, aquele que tem um buraquinho no meio, que até tem lá uma foto. Mas eu não sei onde arranjar isso. Na loja de animais pode ser que tenha, mas... é um pouco duvidoso. Queria então saber se posso cortar com uma tesoura normal. (Com muito cuidado, é obvio, e cortar só mesmo as pontinhas). Mais uma coisa, ouvi dizer que só se corta até ao sabugo. Mas que raio é isso e em que parte da unha se localiza? :lol:
Obrigada por toda a ajuda que possam dar. :wink:
Bjx*Mary*
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sexta jul 13, 2007 9:04 pm

Sabugo é carne que está no meio da unha. Se tiver as unhas pretas corta só as pontinhas, se tiver as unhas transparentes é até um pouquinho antes do sabugo.
marybary
Membro Veterano

sexta jul 13, 2007 9:20 pm

E posso cortar com tesouras normal?
BjxMary*
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

sexta jul 13, 2007 9:44 pm

Entre a tesoura e um coirta unhas, é preferivel este último. :wink:

No mês passado tive de deixar o corta unhas do Neco (gato) em Viseu. Por isso, não tive outro remédio que recorrer ao corta unhas normal. E resultou.

A unha deve ser cortada só aquela parte que tu ves bem que é unha. Não te consigo espelicar melhor. Ou seja, quando olhares para a unhaca :lol: repara que ela tem uma zona que começa a ter uma coloração diferente. essa parte não se corta. Se não, sangra.
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

sexta jul 13, 2007 10:27 pm

Eu arranjei um corta unhas próprio para animais em forma de tesoura.
Dá imenso jeito porque eles têm as patas pequenas (e muitas vezes não estam quietos) e consigo ter firmeza na mão.
Já usei um corta unhas para gatos pequeno, com mola, mas não dava jeito nenhum. Ainda por cima os dois têm patas escuras.

Se tiveres medo em arriscar podes levar a um veterinário, qualquer um sabe cortar unhas. Assim aprendes como é. Ou então corta só a pontinha da unha com mais frequência. Há medida que vais cortando o sabugo vai ficando mais pequeno.

Regra geral o sabugo vai até pc depois da unha curvar. Se elas forem brancas é como a Silly e a ninoquinha dizem: consegues ver qq coisa meio rosada no meio.
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Ninoquinha
Membro Veterano

sexta jul 13, 2007 11:12 pm

Até na manicure os meus meninos são exemplares. :lol:

Só tive um único acidente na pata negra do Fiji. :oops: :roll:
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
marybary
Membro Veterano

sexta jul 13, 2007 11:28 pm

Olá.
Obrigada a todas.
Ainda assim gostei da hipótese de cortar com corta-unhas normal. Acho que vou fazer assim mesmo. Tenho é de ter muito cuidado, vou cortar só mesmo a pontinha. E acho que amanhã vou dar-lhe banho, logo depois as unhas estão mais moles para serem cortadas.
Obrigada. :wink:
Bjx*Mary*
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

sexta jul 13, 2007 11:28 pm

deixa lá, tb já aconteceu à pata negra do Cuí :P a minha mãe sem querer cortou a mais... ele nem gritou nem nada...sangrou menos do que estava á espera...mas não é bonito de se ver nao... :?
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Ninoquinha
Membro Veterano

sábado jul 14, 2007 12:35 am

martaldf Escreveu:deixa lá, tb já aconteceu à pata negra do Cuí :P a minha mãe sem querer cortou a mais... ele nem gritou nem nada...sangrou menos do que estava á espera...mas não é bonito de se ver nao... :?
Eu cortei mesmo só a pontinha. A calcular pelo tamanhinho da unha... :roll: Mas deu direito a chiadela e a sangue. Foi pouco, mas a minha aflição na altura foi tanta que parecia que era o mar vermelho. :oops: :lol: :lol:

E é com isto, Mary, que tens de ter cuidado. Corta então só a pontinha para não correres o risco. E outra coisa, eu nunca corto as unhas deles depois do banho. 1º porque só dei um banho e corto as unhas de 15 em 15 dias. :lol: 2º porque acho que estando moles, irá ser mais diícil de cortar.
experimenta numa pata antes do banho e na outra depois do banho e comparas a dificuldade do corte. :wink:
marybary
Membro Veterano

sábado jul 14, 2007 8:23 am

Xii, a pata dos vossos meninos sangrou um bocadinho. Bem,mas ja passou. Ninoquinha, de 15 em 15 dias :o eu so corto quando acho qu estão grandes :lol:
Está bem. Corto as patas da frente antes, agora de manhã, e as de trás depois do banho. :wink:
Bjx*Mary*
marybary
Membro Veterano

sábado jul 14, 2007 12:44 pm

Já cortei as unhas ao Mickey. Com corta-unhas normal, e resultou.
Foi fácil e dificil. :roll:
Então é assim:
Eu fui buscá-lo e pu-lo em cima de uma toalha. Peguei no corta unhas e pedi a minha mãe para me vir ajudar, sozinha eu não tinha conseguido pois ele não parou quieto :lol:
A minha mãe segurava nele, de maneira a que eu conseguisse agarrar na patinha. Cortei a todas só mesmo a pontinha piois tinha medo de fazer asneiras. Ao princípio ele até se portou bem, deixou-me cortar. Depois, para as patas de trás, torniou-se mais dificil. Ele fugia e escondia a pata. Só passado um bocado consegui.
E já está. Pra próxima que seja mais facil. :lol:
Bjx*Mary*
Ninoquinha
Membro Veterano

sábado jul 14, 2007 1:45 pm

E o banho?

Eu corto as unhas sozinha. Pego neles de costas para mim, apoio a patinha no meu dedo e já tá. :lol:
marybary
Membro Veterano

sábado jul 14, 2007 9:29 pm

Ninoquinha, vou responder a isso do banho no teu tópico "Fomos ao banho". :wink:
Bjx*Mary*
gisaafp
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 3:02 pm

domingo jul 15, 2007 10:26 am

Eu corto as unhas do Gadhi no vet porque tem uma pata preta e ela corta por comparação com a outra.
Mas agora tenho um que tem as patas todas pretas por isso a vet disse para eu lhe limar as unhas regularmente. Como ele é bebé vai habituar-se.
Ainda não o fiz por isso não posso partilhar experiências.
marybary
Membro Veterano

domingo jul 15, 2007 10:31 am

Limar? Não te posso dizer nada sobre isso porque nunca ouvi falar em limar unhas aos porquinhos. Mas se a vet te disse para o fazeres, não há qualquer problema.Eu cortei ao meu com corta-unhas, e resultou bem. :wink:
Bjx*Mary*
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”