Face a minha inexperiência no que diz respeito à criação de Diamante Mandarim gostaria de lhes colocar a seguinte questão.
Possuo à cerca de 2anos 2 casais de diamante mandarim dos quais tiro aproximadamente 2 a 3 ninhadas por ano com intervalos de aproximadamente 3meses. A questão que lhe queria colocar é a seguinte, um de esses dois casais já com 4 ninhadas tiradas com algum sucesso (1ª 6 ovos, 3 crias – 2ª 5 ovos, 3 crias – 3ª 4 ovos 2 crias - 4ª 5 ovos, 4 crias); após esta ultima ninhada sem intervalo não lhes retirei o ninho e no período de 2 a 3 semanas após separar estas ultimas 4 crias, puseram 6 ovos e algo inesperado aconteceu, após o nascimento da 1ª cria todas as outras crias foram nascendo sendo uma a uma á medida que iam nascendo morta pelos mais e retirada do ninho pelos mesmos já mortas, no entanto a 1ªcria continua viva e a ser cuidada pelos pais com normalidade! Não faltando nunca comida, água, suplementos vitamínicos, papas, material para o ninho entre outros coloco-lhe a minha questão; qual a razão para isto acontecer!?
Agradeço desde já, esperando da sua parte uma resposta que me possa elucidar de tal facto.
Cumprimentos Tiago Lages.
E-mail: [email protected]
Duvida Agradecia Resposta
-
- Membro
- Registado: sexta set 01, 2006 11:17 pm
O meu forte são mesmo os canários, mas se eles matam os filhotes provavelmente devem ter falta da proteina animal que dê para todos e assim, matam os mais fraquitos para que sobreviva o mais forte deles todos.
Talvez não seja má ideia aumentar a proteína animal que lhes está a fornecer.
Saudações ornitológicas.
Talvez não seja má ideia aumentar a proteína animal que lhes está a fornecer.
Saudações ornitológicas.
Boas... Acho que o posso ajudar a perceber, embora não possa assegurar esta razão devido à falta de conhecimentos ácerca desse casal. Também sou criador de mandarins, além de outras raças, e há uma coisa que o mandarim tem que provavelmente mais nenhum ou poucos terão: é uma ave selectiva em relação aos filhos... O que quero dizer é que eles conseguem controlar a sua procriação e geralmente nascem mais machos que fêmeas. Quando as crias nascem, os pais já sabem o seu sexo, e se nas ninhadas anteriores houve "muita fêmea", eles apenas vão deixar sobreviver os machos... Por norma, há uma relação de cerca de 3 ou 4 machos para 1 fêmea. Desta forma, vão fazer com que não haja demasiada procriação conseguinte, evitando perda de comida ou espaço futuro, (é um instinto muito curioso). Isto é um facto, mas se esta é ou não a razão, só você o poderá comprovar, vendo a relação das ninhadas anteriores e o sexo desse filhote que eles deixaram viver... Já agora, gostava que disse-se alguma coisa depois...
Saudações ornitológicas
Saudações ornitológicas