Forpus-Comportamento
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 02, 2005 5:28 pm
- Contacto:
Se quiser ter um casal, penso que deverá observar o comportamento dele, um em relação ao outro para verificar eventualmente se há alguma briga que pode acabar mal 

<strong>Ana*
</strong>
</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm
Porque motivo é que diz que os Forpus são agressivos para com os da sua espécie ?nokita Escreveu:Normalmente o forpus é agressivo para os da sua espécie !
-
- Membro Veterano
- Contacto:
PauloSantos Escreveu:Porque motivo é que diz que os Forpus são agressivos para com os da sua espécie ?nokita Escreveu:Normalmente o forpus é agressivo para os da sua espécie !
Porque conheço quem crie

E assim me foi dito !
<strong>Ana*
</strong>
</strong>
-
- Membro Veterano
Dizer que os Forpus são agressivos para com os da sua espécie, é generalizar uma agressividade que existe essencialmente, entre os machos.nokita Escreveu:PauloSantos Escreveu:Porque motivo é que diz que os Forpus são agressivos para com os da sua espécie ?nokita Escreveu:Normalmente o forpus é agressivo para os da sua espécie !
Porque conheço quem crie
E assim me foi dito !
Sinais de agressividade entre macho e fêmea, existem em todas as espécies, mais ou menos visiveis, mas existem e os Forpus não são excepção.
Regra geral, os casais de Forpus, são extremamente dóceis entre si e ao mesmo tempo, extremamente agressivos com outras espécies, quando se encontram no periodo de reprodução.
A agressividade que existente, é somente mais marcada, no que aos machos diz respeito.
Os Forpus machos, são muito territoriais relativamente a outros machos, incluindo os próprios filhos, daí que, se tenha de se ter uma especial atenção, quando os filhotes machos saiem do ninho, já que, costumam ser atacados pelo progenitor.
Embora isto seja a regra geral, existem machos que toleram bem a presença de outros machos e não oferecem qualquer ameaça às crias do mesmo sexo.
Talvez por isto, a criação de Forpus em cativeiro, seja normalmente feita em gaiolas individuais e não num espaço comunitário, no entanto, há quem os crie em colónia, sem problemas de maior.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Foi-me dito tudo o contrário
Disseram-me inclusive que era difícil criar Forpus por isso mesmo e não foi só uma pessoa a dizer-me
Mas se assim o diz ser, eu respeito

Disseram-me inclusive que era difícil criar Forpus por isso mesmo e não foi só uma pessoa a dizer-me

<strong>Ana*
</strong>
</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am
Boa noite,
Pois, mas nem sempre é boa política acreditar-se em tudo o que nos dizem sem 1. ter consultado livros ou pesquisado sobre o assunto, já que existe mta literatura e depois juntar o útil ao agradável!

Pois, mas nem sempre é boa política acreditar-se em tudo o que nos dizem sem 1. ter consultado livros ou pesquisado sobre o assunto, já que existe mta literatura e depois juntar o útil ao agradável!

@zudotakika@
»» -(¯`·.·´¯)-> Encontrar defeito é fácil, mas fazer melhor pode ser difícil. <-(¯`·.·´¯)-«« (Plutarco) <strong> </strong>
»» -(¯`·.·´¯)-> Encontrar defeito é fácil, mas fazer melhor pode ser difícil. <-(¯`·.·´¯)-«« (Plutarco) <strong> </strong>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
tamarino Escreveu:Boa noite,
![]()
![]()
Visto ser um criador porque não acreditar ?

Mas sim, tem razão, tive a pesquisar e verifiquei que são mais agressivos com outros.. Aconselhando a ter apenas o casal e referindo tal como o PauloSantos a ter cuidado com os filhotes machos !
Posso ter confundido, peço desculpa Jujuzita

<strong>Ana*
</strong>
</strong>
-
- Membro Veterano
A dificuldade em criar Forpus, não se prende com questões de agressividade, mas sim de adaptação.nokita Escreveu:Foi-me dito tudo o contrário![]()
Disseram-me inclusive que era difícil criar Forpus por isso mesmo e não foi só uma pessoa a dizer-me![]()
Os Forpus são aves que demoram a adaptar-se às mudanças e por isso, podem demorar a iniciar o ciclo reprodutivo.
Claro que, como em tudo, há excepções. Já tive casais de Forpus que chegaram cá a casa e passado algumas semanas, estavam a criar e outros que, passado um ano, ainda nem no ninho tinham entrado, do mesmo modo que, tive outros que nunca criaram.
Relativamente à agressividade, ela existe, mas é essencialmente entre os machos, e não dificulta por isso a sua criação.
Uma das grandes vantagens dos Forpus, é que, ao contrário de outras aves, quando abandonam o ninho, depressa se habituam a comer sozinhos, por isso, quando os jovens machos saiem do ninho, e se notamos alguma agressividade por parte do progenitor, a opção é separá-los de imediato, sem que isso traga grandes problemas.
Claro que, nos primeiros dias, é necessário manter alguma atenção nessas crias, para nos certificar-mos de que realmente se alimentam sozinhas.
Não precisa me pedir desculpas nokita...realmente todos que eu via e ouvia dizer que criam ou criavam forpus me diziam que eles eram os "malvadões"
A "máfia" dos passaros me passando uma imagem bem negativa deles...mais se eles são piores ou melhores com casais de oura especie ou só "malvados" com seus semelhantes me intrigou muito, realmente o forpus e uma ave linda
Obrigado a ateção de todos

A "máfia" dos passaros me passando uma imagem bem negativa deles...mais se eles são piores ou melhores com casais de oura especie ou só "malvados" com seus semelhantes me intrigou muito, realmente o forpus e uma ave linda

-
- Membro Veterano
- Contacto:
jujuzita Escreveu:Não precisa me pedir desculpas nokita...realmente todos que eu via e ouvia dizer que criam ou criavam forpus me diziam que eles eram os "malvadões"![]()
A "máfia" dos passaros me passando uma imagem bem negativa deles...mais se eles são piores ou melhores com casais de oura especie ou só "malvados" com seus semelhantes me intrigou muito, realmente o forpus e uma ave linda![]()
Por acaso são

<strong>Ana*
</strong>
</strong>
-
- Membro Veterano
Infelizmente a opinião que alguns "criadores" têm dos Forpus, não passa de um mito.
Quando as coisas apresentam alguma dificuldade, as pessoas têm o hábito de inventarem umas histórias que justifiquem o seu insucesso com a criação.
Criar aves, não é só colocar um casal numa gaiola, disponibilizar-lhes um ninho e já está.
É necessário compreender as suas necessidades, conhecer o seu comportamento e proporcionar-lhes condições ideais para se reproduzirem.
No caso dos Forpus, existe uma elevada taxa de insucesso entre os criadores, e por isso, também alguns mitos.
Os Forpus são aves lindissimas e com um carácter formidável, sinceramente, dentro dos pequenos psitacideos, acho que é mesmo, uma das aves mais interessantes que conheço.
Como diz um amigo meu, os Forpus são:
Quando as coisas apresentam alguma dificuldade, as pessoas têm o hábito de inventarem umas histórias que justifiquem o seu insucesso com a criação.
Criar aves, não é só colocar um casal numa gaiola, disponibilizar-lhes um ninho e já está.
É necessário compreender as suas necessidades, conhecer o seu comportamento e proporcionar-lhes condições ideais para se reproduzirem.
No caso dos Forpus, existe uma elevada taxa de insucesso entre os criadores, e por isso, também alguns mitos.
Os Forpus são aves lindissimas e com um carácter formidável, sinceramente, dentro dos pequenos psitacideos, acho que é mesmo, uma das aves mais interessantes que conheço.
Como diz um amigo meu, os Forpus são:
Um pequeno psitacideo com uma alma de arara