quando eles nascerem tem de por fotus

eu tambem tenho um forpus e acho que eles sao muito engrassados.
ja agora, deixo aqui umas imformaçoes uteis a quem precisar
Macho/fêmea
O macho e considerado o mais bonito do casal. É bastante fácil distinguir o macho da fêmea pois o macho tem uma faixa azul-cobalto que parte dos olhos, prolongando-se ate à parte de trás da cabeça.
Este azul brilhante surge também por baixo das asas e no final das costas. A fêmea possui uma coloração mais uniforme e menos brilhante, sem as partes azuis do macho.
Reprodução
Este pássaro costuma fazer ninho em buracos de arvores, pelo que se limita a por lá os ovos e choca-los, não fazendo ninho.
Em cada postura o número de ovos varia entre 3 a 9 ovos, estes são incubados por ambos os progenitores embora maioritariamente pela progenitora. O período de incubação é, em media, de 18 dias e as crias desenvolvem-se rapidamente pelo que ao vigésimo dia de vida já estão cobertos de penas pelo que se pode identificar os machos desde cedo. Com 4 ou 5 semanas já saem do ninho e após outra semana podem ser separados dos seus pais.
Este pássaro, embora possa ser simpático para outras espécies, com os da sua espécie podem ser agressivos pelo que as crias saem do ninho bastante cedo pois se não o pai (e por vezes também a mãe) pode, em casos extremos, ate mata-las.
Alimentação
Estas aves alimentam-se sobretudo de sementes, que devem ser o mais variado possível. Gostam também de fruta. Um elemento fundamental na alimentação de um forpus é os minerais. Este pássaro necessita de um bico muito forte e resistente pois, devido a sua natureza destruidora, coloca o seu bico a prova em varias situações
comportamentos
Este animal é muito brincalhão, não precisando de muito espaço, brinca com tudo o que lhe apareça a frente, desde um bocado e papel a um peluche, quando em cativeiro, é leal ao seu dono, podendo ate aprender algumas palavras (se adquirido ainda jovem)
corrigam-me em alguma coisa se estiver errado

estes textos foram escritos por mim com base em sites que pesquisei mas dos quais na altura infelismente nao guardei o endereço.
vou procurar e se reconhecer algum coloco aqui o endereço