Sempre achei "graça" ao camaleão, os seus olhinhos, a capacidade de mudar de cor consoante o ambiente onde se encontra, a forma um pouco "desajeitada" como se movimenta nos ramos das árvores, etc.
Nunca pensei em ter um, até porque os meus pais (mais a minha mãe), não são grandes fãs de répteis. Hoje tive a "brilhante ideia" de juntar um dinheirito para comprar um, com o respectivo terrário, acessórios e, claro, alimentação. Mas isto tem tempo, até porque juntar este dinheirito não vai ser tarefa fácil. Primeiramente gostava de me informar sobre este animal, pois acho importante informarmo-nos primeiro, para depois não "meter a pata na poça", certo?

Li um artigo na Arca que fala sobre os camaleões, quanto à alimentação estes comem minhocas e uma alimentação própria disponível nas lojas de animais, certo?
Quanto ao terrário, este deve conter areia, não muito fina, no fundo da gaiola e estéril, certo? Arranjo isto também numa loja de animais! Esta areia, não muito fina, não pode ser daquelas que habitualmente há nas praias fluviaias?

Devo fornecer, ao terrário, uma exposição directa à luz, esta pode ser solar, sendo assim escuso de ter aquelas lâmpadas no interior, ou não?

O terrário deve ter ramos de árvores, para o camaleão trepar e plantas verdes, certo? Tenho uma dúvida, estes ramos podem ser de qualquer tipo de àrvore ou não? Quanto às plantas verdes, esta não percebi, tipo os ramos já devem conter folhas?

Como mantenho aquelas temperaturas descritas no artigo da Arca? Ou seja, a temperatura ambiente diurna deve estar entre os 21ºC e os 27ºC e a temperatura ambiente nocturna deve estar entre os 16ºC e os 26ºC

É preferível comprar um macho ou uma fêmea? E já agora, como se distinguem?

Última dúvida, quanto devo amealhar para comprar este réptil com os respectivos acessórios, terrário e alimentação?
Se tiverem mais dicas e/ou conselhos para me dar acerca deste réptil e cuidados a ter, agradecia muito!

Obrigado

P.S: Desculpem estas dúvidas um pouco parvas...