CAMALEÃO =)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
fmss_6
Membro Veterano
Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

segunda jul 16, 2007 9:28 pm

Olá :wink:

Sempre achei "graça" ao camaleão, os seus olhinhos, a capacidade de mudar de cor consoante o ambiente onde se encontra, a forma um pouco "desajeitada" como se movimenta nos ramos das árvores, etc.

Nunca pensei em ter um, até porque os meus pais (mais a minha mãe), não são grandes fãs de répteis. Hoje tive a "brilhante ideia" de juntar um dinheirito para comprar um, com o respectivo terrário, acessórios e, claro, alimentação. Mas isto tem tempo, até porque juntar este dinheirito não vai ser tarefa fácil. Primeiramente gostava de me informar sobre este animal, pois acho importante informarmo-nos primeiro, para depois não "meter a pata na poça", certo? :wink:

Li um artigo na Arca que fala sobre os camaleões, quanto à alimentação estes comem minhocas e uma alimentação própria disponível nas lojas de animais, certo?

Quanto ao terrário, este deve conter areia, não muito fina, no fundo da gaiola e estéril, certo? Arranjo isto também numa loja de animais! Esta areia, não muito fina, não pode ser daquelas que habitualmente há nas praias fluviaias? :oops: Pergunto isto, porque é um pouco grossa e tem algumas pedras, pode ser esta? :oops:

Devo fornecer, ao terrário, uma exposição directa à luz, esta pode ser solar, sendo assim escuso de ter aquelas lâmpadas no interior, ou não? :oops: À noite também é necessário?

O terrário deve ter ramos de árvores, para o camaleão trepar e plantas verdes, certo? Tenho uma dúvida, estes ramos podem ser de qualquer tipo de àrvore ou não? Quanto às plantas verdes, esta não percebi, tipo os ramos já devem conter folhas? :?

Como mantenho aquelas temperaturas descritas no artigo da Arca? Ou seja, a temperatura ambiente diurna deve estar entre os 21ºC e os 27ºC e a temperatura ambiente nocturna deve estar entre os 16ºC e os 26ºC :?

É preferível comprar um macho ou uma fêmea? E já agora, como se distinguem? :?

Última dúvida, quanto devo amealhar para comprar este réptil com os respectivos acessórios, terrário e alimentação?

Se tiverem mais dicas e/ou conselhos para me dar acerca deste réptil e cuidados a ter, agradecia muito! :wink:

Obrigado :)

P.S: Desculpem estas dúvidas um pouco parvas... :oops:
<p><strong>Cumprimentos do fmss_6&nbsp;xD</strong></p>
<p>

</p>
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

segunda jul 16, 2007 9:38 pm

Boas! Primeiramente nao te aconselho um camaleão se for o teu primeiro reptil! opta antes por um dragao barbudo ou um gecko leopardo!

Dps falast no geral de camaleoes, mas como deves saber existem imensas especies de camaleoes, cada uma com necessidades diferentes!o mais usual de encontrares sao os camaleoes do yemen (calyptratus)..faz uma pesquisa no google sobre a especie e ve as suas necessidades caso qeiras ter um, mas mm assim acho melhor um DB ou gecko!

Cumps
fmss_6
Membro Veterano
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

segunda jul 16, 2007 9:51 pm

PeaceandLove Escreveu:Boas! Primeiramente nao te aconselho um camaleão se for o teu primeiro reptil! opta antes por um dragao barbudo ou um gecko leopardo!

Dps falast no geral de camaleoes, mas como deves saber existem imensas especies de camaleoes, cada uma com necessidades diferentes!o mais usual de encontrares sao os camaleoes do yemen (calyptratus)..faz uma pesquisa no google sobre a especie e ve as suas necessidades caso qeiras ter um, mas mm assim acho melhor um DB ou gecko!

Cumps
Estava a referir-me a este...

Imagem

Que espécie é? :oops:

É o tal yemen (calyptratus)? :?

Quanto ao resto, obrigado pelas dicas, vou pesquisar :wink:

Mas se me pudessem ajudar com o Camaleão, agradecia :wink:
<p>

</p>
fmss_6
Membro Veterano

segunda jul 16, 2007 10:04 pm

Dúvida de última hora, é ilegal ter um camaleão? :?
<p>

</p>
PeaceandLove
Membro Veterano
Chlamydosaurus kingii

segunda jul 16, 2007 10:55 pm

Sim é esse mesmo;) e nao nao é ilegal, a n ser que leves um daqeles do algarve para casa:P

Faz a pesquisa e dps se ainda tiveres duvidas prg, ou procura no foru que deves ter mta informação sobre isso!

http://www.kingsnake.com/rockymountain/ ... veiled.htm

Cumps
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça jul 17, 2007 12:06 am

fmss_6 Escreveu:Olá :wink:

Sempre achei "graça" ao camaleão, os seus olhinhos, a capacidade de mudar de cor consoante o ambiente onde se encontra, a forma um pouco "desajeitada" como se movimenta nos ramos das árvores, etc.

Nunca pensei em ter um, até porque os meus pais (mais a minha mãe), não são grandes fãs de répteis. Hoje tive a "brilhante ideia" de juntar um dinheirito para comprar um, com o respectivo terrário, acessórios e, claro, alimentação. Mas isto tem tempo, até porque juntar este dinheirito não vai ser tarefa fácil. Primeiramente gostava de me informar sobre este animal, pois acho importante informarmo-nos primeiro, para depois não "meter a pata na poça", certo? :wink:
Antes de mais, tiveste uma actitude de louvar antes de adquirir o animal te informares das suas necessidades. Pouca gente o faz!
fmss_6 Escreveu: Li um artigo na Arca que fala sobre os camaleões, quanto à alimentação estes comem minhocas e uma alimentação própria disponível nas lojas de animais, certo?
Minhocas?? :P

Nada disso. Os camaleos em cativeiro alimentam-se de insectos que podes criar em casa ou comprar numa loja. Entre eles destacam-se os grilos ou as baratas. Como um camaleao é um reptil BASTANTE voraz, será economicamente viavel a criaçao do alimento em casa. Nesse caso, as baratas sao, á partida, as mais faceis de reproduzir e manter vivas.
fmss_6 Escreveu:
Quanto ao terrário, este deve conter areia, não muito fina, no fundo da gaiola e estéril, certo? Arranjo isto também numa loja de animais! Esta areia, não muito fina, não pode ser daquelas que habitualmente há nas praias fluviaias? :oops: Pergunto isto, porque é um pouco grossa e tem algumas pedras, pode ser esta? :oops:
Areia nao. Eu diria um substracto tipo bark que ajuda-se a manter humidades elevadas, ja que estes animais requerem niveis de humidade bastante elevados e que sao, por vezes, dificeis de conseguir em terrarios mais amplos.
fmss_6 Escreveu: Devo fornecer, ao terrário, uma exposição directa à luz, esta pode ser solar, sendo assim escuso de ter aquelas lâmpadas no interior, ou não? :oops: À noite também é necessário?

Se o terrario tiver num compartimento soalheiro (leia-se com a luminosidade diaria e nao com o sol a bater directamente) nao necessitas de iluminaçao artificial. O terrario nao pode estar sujeito a luz solar directa pois corrias o risco de as temperaturas aumentarem tanta que assaria o animal.

Com isto, nao se dispensam as lampadas UV que teras de ter para o animal sintetizar as vitaminas D.

Ou seja, teras de ter iluminaçao UV e nao necessariamente iluminaçao dita "convencional"
fmss_6 Escreveu: O terrário deve ter ramos de árvores, para o camaleão trepar e plantas verdes, certo? Tenho uma dúvida, estes ramos podem ser de qualquer tipo de àrvore ou não? Quanto às plantas verdes, esta não percebi, tipo os ramos já devem conter folhas? :?

Devem-se evitar ramos de arvores resinosas, como pinheiros e etc. Sao bastante toxicas para os repteis. de resto, sobreiros, carvalhos, castanheiros... videiras... serve.

As plantas podes ter plantas naturais, mas podes optar por menos encargos e colocar plantas artificiais.
fmss_6 Escreveu: Como mantenho aquelas temperaturas descritas no artigo da Arca? Ou seja, a temperatura ambiente diurna deve estar entre os 21ºC e os 27ºC e a temperatura ambiente nocturna deve estar entre os 16ºC e os 26ºC :?
Usando Um termoestato acoplado a um sistema de aquecimento. O aquecimento pode ser manta de aquecimento, e/ou, mais aconselhado neste casó, já que é um animal que requere um relativamente grande terrario, podes usar lampadas de cerâmica.
fmss_6 Escreveu: É preferível comprar um macho ou uma fêmea? E já agora, como se distinguem? :?
É á escolha. Macho ou femea, ou sexo indefinido :P

fmss_6 Escreveu:
Última dúvida, quanto devo amealhar para comprar este réptil com os respectivos acessórios, terrário e alimentação?
MUITO ;)
fmss_6 Escreveu: Se tiverem mais dicas e/ou conselhos para me dar acerca deste réptil e cuidados a ter, agradecia muito! :wink:

Obrigado :)
ORA, agora o verdadeiro veredicto.
Aconselhava-te a nao comprar o camaleao. É um animal que requere um ambiente muito cuidado, dificil de criar, stressa muito facilmente, o manuseamento nao é muito bem encarado... Enfim, nao é de todo um animal indicado a principiantes.
Nao quero com isto dizer-te que é impossivel de o teres, porque nao o é, mas sao animais que toleram mal os erros dos principiantes, daí que poderias adquirir um reptil mais indicado á tua experiencia.
Um gueco, ou entao um lindo, docil e aberrante dragao barbudo era muito mais indicado.

Perguntas-te entao porque respondi a todas as tuas questoes. Porque tenho tempo, nunca é demais aprender e é bom partilhar com os outros o que sabemos... muahaha

Fiquem bem.
PeaceandLove
Membro Veterano
Chlamydosaurus kingii

terça jul 17, 2007 1:37 am

Esqueceste te de dizer como se distingue macho de fêmea:P heheeh! o macho tem um genero de "espinho" nas patas traseiras e as fêmeas não:P

Aqui fica a foto do aspecto da pata das fêmeas!!
Imagem

E aqui dos machos!!
Imagem

Cumps
fmss_6
Membro Veterano

terça jul 17, 2007 4:54 pm

Boa tarde :)

Antes de mais, muitíssimo obrigado pelas dicas e pelos conselhos que me deram :wink: , vou confiar na vossa experiência com répteis e irei optar por um Gecko Leopardo ou um Dragão Barbudo (ainda tenho de escolher), até porque, pelo que me disseram, ainda não me sinto capaz para ter um Camaleão, pois este requer uma enorme responsabilidade e como nunca tive um réptil, iniciar-me com um Camaleão acho que não é nada aconselhável, certo? :?

Bem, vou então fazer umas pesquisas sobre o Gecko Leopardo e o Dragão Barbudo e escolher um deles! :wink:

Se tiver dúvidas, concerteza irei ter ( :P ), postá-las-ei aqui, ok? :wink:

Só mais um coisinha, espero não estar a ser muito chato, se tiverem links, sites, ou algo do género sobre o Gecko Leopardo e o Dragão Barbudo, postem aqui se faz favor, agradecia muito! :wink:

Fiquem bem :wink:
<p>

</p>
P_R
Membro Veterano

terça jul 17, 2007 5:16 pm

Não tenho nenhum link em especial que te recomende mas procura em google por:

Pogona vitticeps care sheet (para o dragão)
Leopard gueco care sheet (para o gueco)

encontras toneladas de informação, ja que sao dos lagartos mais usados como pets.

Tem em conta que o dragão poderá ficar um pouco mais caro que o gueco, dado que necessita de maior terrario e iluminaçao UV (o gueco dispensa).

Aqui na arca, se procurares, tambem encontras bastante informaçao...
fmss_6
Membro Veterano

terça jul 17, 2007 6:24 pm

Olá mais uma vez :wink:

Bem andei a pesquisar e tenho um montão de dúvidas... :oops:

Andei a ver este tópico, acho que tem umas dicas e uns conselhos excelentes e concluo o seguinte, contruir um Terrário não é tarefa fácil e não fica baratinho... :P

O tópico é este: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=45362

Bem, acho que vou optar por construir um terrário, de madeira, pois isola melhor a temperatura, só não percebi uma coisam o que é madeira "mdf"? :?

Quanto às dimensões do terrário, neste tópico são um pouco exageradas, ou será impressão minha? :oops: Quais são as melhores dimensões para um terrário de Gecko Leopardo? Não queria algo "muito grande", porque o Terrário ficará no meu quarto e este não é muito grande... :?

Lâmpadas, bem disto é que não percebo patabina ( :oops: ), sei que tenho que ter uma ligada todo o dia para fazer o ciclo do dia e desligo-a à noite, certo? E as outras? Se não for pedir muito expliquem-me de forma simples, visto que sou um novato nisto e não percebo muito :? Ahh, e já agora, onde se arranjam estas lâmpadas e digam-me os preços mais ou menos... :wink:

Quanto ao fundo do Terrário, vou optar pelo papel de cozinha, pois constatei que é o mais apropriado e muitos foristas neste tópico aconselham! :wink:

Não percebi uma outra coisa também, qual a melhor forma manter o aquecimento? Falam numa manta de aquecimento, onde a arranjo? E já agora o seu preço também... :P

Bem, quanto à toca do Gecko Leopardo, tirei de lá uma ideia interessante, o recipiente de um vaso virado ao contrário com uma entrada, ou então a caixa de CD's e/ou DVD's, mas estas têm que ser forradas, pelo que vou optar pelo vaso! Esta toca tem que ter no seu interior musgo, né? Para manter a húmidade, certo? Pois o GL na época da muda de pele vai para a toca e esta ajuda na mudança da pele, certo? :wink:

Ahh, lembrei-me de outra dúvido, como regulo a temperatura? :oops:

Quanto à alimentação, os GL alimentam-se de grilos e minhocas, pelo que certamente fica mais económico criar este bichos em casa, pois bem, mas enquanto não os criar em casa, tenho este tipo de alimento à disposição numa loja de animais? Ahh... e como crio grilos e minhocas? :?

Acho que é tudo, peço desculpa por estas dúvidas muito parvas! :oops:

Fiquem bem :wink:

P.S: Quanto custa um Gecko Leopardo? Quanto aos elementos decorativos, vi nesse tópico umas rochas, estas são rochas específicas para GL's ou são meras rochas vulgares? O terrário também deve conter ramos de árvores ou não? Visto que os GL's são mais terrestres...
Além destas dúvidas todas, se tiverem mais dicas, agradecia :wink:

:arrow:
<p>

</p>
PeaceandLove
Membro Veterano
Chlamydosaurus kingii

terça jul 17, 2007 6:59 pm

Entao parto do principio que qeres um gecko certo?

"mdf" é o tipo de madeira que deves utilizar para construir o terrario, nas lojas de bricolage perguntas por isso e eles levam te logo la:P

Para um gecko leopardo as dimensoes do terrário devem ser de 60cm x 45cm x 45cm (comp/largura/altura).
Lampadas...ora bem, os geckos são animais nocturnos e nao necessitam de lampada uvb (que são aqelas em tubo), mas se colocares uma é bom para fazer o ciclo dia/noite!quanto a lampada de aquecimento aconselho uma de cerâmica ligada a um termostato que te vai regular a temperatura do terrário!Quanto aos esconderijos o melhor é colocares 3..um na parte quente do terrário, um na parte fria e um no meio do terrário, e sim la dentro podes colocar ou papel de cozinha molhado ou humus para ajudar na muda de pele!
Quanto á alimentação eles comem, grilos, baratas , tenebrios, mas visto que vais ter apenas um gecko penso que é desnecessário fazeres criação em casa de grilos ou tenebrios..
Quanto á decoração coloca pedras pois são animais terrestres e nao são trepadores:P
O preço de um gecko leopardo varia muito, mas se comprares a um criador os preços são bem mais baixos!

N tens de pedir desculpa;) serve te a vontade:D

mandei pm!

Cumps
fmss_6
Membro Veterano

terça jul 17, 2007 7:16 pm

PeaceandLove Escreveu:Entao parto do principio que qeres um gecko certo?
"mdf" é o tipo de madeira que deves utilizar para construir o terrario, nas lojas de bricolage perguntas por isso e eles levam te logo la:P

Para um gecko leopardo as dimensoes do terrário devem ser de 60cm x 45cm x 45cm (comp/largura/altura).
Lampadas...ora bem, os geckos são animais nocturnos e nao necessitam de lampada uvb (que são aqelas em tubo), mas se colocares uma é bom para fazer o ciclo dia/noite!quanto a lampada de aquecimento aconselho uma de cerâmica ligada a um termostato que te vai regular a temperatura do terrário!Quanto aos esconderijos o melhor é colocares 3..um na parte quente do terrário, um na parte fria e um no meio do terrário, e sim la dentro podes colocar ou papel de cozinha molhado ou humus para ajudar na muda de pele!
Quanto á alimentação eles comem, grilos, baratas , tenebrios, mas visto que vais ter apenas um gecko penso que é desnecessário fazeres criação em casa de grilos ou tenebrios..
Quanto á decoração coloca pedras pois são animais terrestres e nao são trepadores:P
O preço de um gecko leopardo varia muito, mas se comprares a um criador os preços são bem mais baixos!

N tens de pedir desculpa;) serve te a vontade:D

mandei pm!

Cumps
Sim, tinha-me esquecido de o referir, quero um Gecko Leopardo :wink:

Portanto devo comprar uma lâmpada para estes fazerem o clico de dia, quantos W deve ter? Tenho que comprar uma lâmpada de cerâmica ligada a um termostato, arranjo isto numa drogaria? Sabe quanto custa mais ou menos? :?

Quanto aos esconderijos estou esclarecido, portanto devo colocar um na parte "mais fria" do terrário, ou seja, distante da lâmpada de cerâmica, certo? Outo coloco perto da lâmpada de cerâmica, sendo assim a parte mais quente! O outro esconderijo coloco no meio do terrário, tendo este a temperatura "moderada", certo?

Estes 3 esconderijos devem ter o tal papel de cozinha humedecido? :?

Quanto à decoração, presumo então que podem ser rochas vulgares, certo? :wink:

No que diz respeito à alimentação, obrigado pelo link fornecido por pm, vou confiar então! :wink:

Onde posso encontrar esses criadores de GL? Para me informar acerca dos preços? :?

Obrigado!
<p>

</p>
P_R
Membro Veterano

terça jul 17, 2007 7:24 pm

Nao necessitas de comprar uma lampada UV. Sao relativamente caras e sao perfeitamente dispensaveis.

Percisas apenas da lampada de aquecimento de cerâmica.
Encontras numa loja especializada de repteis. Numa drogaria duvido muito que encontres! Ainda sao carotas tambem estas lampadas. Para alem disso, tens de comprar tambem um casquilho de ceramica!
fmss_6
Membro Veterano

terça jul 17, 2007 7:26 pm

P_R Escreveu:Nao necessitas de comprar uma lampada UV. Sao relativamente caras e sao perfeitamente dispensaveis.

Encontras numa loja especializada de repteis. Numa drogaria duvido muito que encontres! Ainda sao carotas tambem estas lampadas. Para alem disso, tens de comprar tambem um casquilho de ceramica!
Ah bom :wink:

Tenho que procurar então uma loja especializada em répteis!

O termostato, esse arranjo numa drogaria, né?

Obrigado! :)
<p>

</p>
sara__sfmr
Membro Veterano
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

terça jul 17, 2007 7:49 pm

fmss_6 Escreveu:
P_R Escreveu:Nao necessitas de comprar uma lampada UV. Sao relativamente caras e sao perfeitamente dispensaveis.

Ah bom :wink:

Tenho que procurar então uma loja especializada em répteis!

O termostato, esse arranjo numa drogaria, né?

Obrigado! :)
Acho que não, compra numa loja especializada em répteis , ou numa simples loja de animais.

O link da loja mandei-te pm.

Cumps,
Sara R.
Eis a quest&atilde;o..
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”