Butterfly_21 Escreveu: Daqui a bocado está-me a dizer que também não sentem afecto, apenas ganham respeito ao seu líder por uma questão de sobrevivência..
Posso-lhe dizer já? Afecto? De que afecto está a falar? Afecto de pais e filhos, maridos e mulheres, amigos e amigas? Pelo amor de Deus, estamos a falar de um animal, que sente e sente profundamente mas cuja relação actual como homem é resultado de milhares de anos de domesticação. O seu problema (e de muita gente, diga-se) é confundir uma relação simbiótica única homem-animal com sentimentos e atitudes humanas. Volto a repetir, um cão nãoé um ser humano, não sente nem pensa como um ser humano. O que, diga-se de passagem, é um enorme elogio aos cães porque sentem e pensam sem maldade, hipocrisia e mesquinhez.
Butterfly_21 Escreveu:A cadela não é agressiva, apenas não suporta que eu dê carinho a outra pessoa sem lhe dar também a ela. Não vejo onde entram aqui as questões de dominância. Ela faz isso com toda a gente, não é só comigo e com a minha mãe. .
O seu problema é que não vê mesmo. É-lhe mais fácil e conveniente a explicação dos "ciúmes" do que um pequeno esforço para perceber como funciona a cabeça da sua cadela. Vamos lá a ver se nos entendemos: esse comportamento da cadela é errado, mostra dominância, devia ter sido imediatamente corrigido ou melhor, nunca devia ter sido permitido. A sua cadela MANDA em si e esse não é seguramente o lugar dela. Volto a dizer, a sua sorte é a dominância da sua cadela resultar apenas em "má-educação" e nunca ter levado a umas "dentadinhas ciumentas" na dona ou qualquer outra pessoa. Mas a sua cadela é tão mal educada como qualquer cão a quem não foi inibido o comportamento de morder em tudo o que mexe. E a responsabilidade é sua. Lembre-se, não há cães maus (porque são cães e portanto incapazes de efabular sobre o bem e o mal) mas sim maus donos.
Butterfly_21 Escreveu:Lembro-me que acontecia o mesmo quando eu estava junto ao meu ex-namorado. Ela não lhe ladrava a ele (que nem morava em nossa casa), ladrava na nossa direcção e tentava meter-se no meio.
Eu não quero implicar com ninguém, simplesmente não estou mesmo a perceber.
O seu "ex" não fazia parte da matilha, era a si que ela queria pôr na ordem. Ao contrário do meu Cocker que sabia que o líder da matilha era eu e que encarava todo o "macho" existente como possíveis "competidores". Porque foi o antigo dono dele que o foi abandonar ao canil, foi o antigo dono que o maltratou, era com a dona que ele tinha uma relação mais próxima, era ela a Alfa.
Volto a sugerir-lhe que dê uma vista de olhos à imensa literatura que existe sobre este assunto, inclusivé aqui no forúm.
E já agora, se me permite, tente ouvir melhor o que lhe estão a dizer e manter o espiríto mais aberto. Talvez aí consiga perceber melhor. É que anda por aqui gente que tem, lida e conhece cães há mais anos que muitos têm de vida.
Cumprimentos
Helena