Maraisa Escreveu:Joana,
Vamos lá ver uma coisa. Eu não sou nada contra os cães com LOPs. Pelo contrário, como já disse, acho muito bem que os haja.
Eu olho para estes cães (das fotos que aqui colocamos), e obviamente acho-os lindos e nota-se bem a diferença para os "ditos boxers normais". Por um lado compreendo tudo o que diz e defende, mas por outro não. Pq como já disse há casos e casos, quando se faz criação.
Só ontem vi aqui no fórum o Tópico da Morte do Freud de Alfeu... Não me vou pronunciar sobre isso, pq não quero puxar outra vez o assunto. Mas tive a lê-lo com muita atenção, e descobri coisas ali bastante interessantes.

Ou seja, descobri coisas, que não sabia sobre o criador que me vendeu a cadela...
Supostamente, a minha menina deveria ter um temperamento equilibrado, certo? Já que é filha de 2 cães campeões... mas não tem! é muito medrosa, assustadiça! Dá confiança a muityo pouca gente! E neste caso de quem será a culpa? P mim, do criador! A cadela deve ter ficado fechada no canil durante os 4 meses e meio que viveu lá! Sem conviver com pessoas, com nada! Certamente só lhe iriam pôr comida e agua! A cadela é extremamente meiga, um doce, um amor, mas é medrosa! Não terá sido por culpa do criador? Eu acho que sim. Sinceramente só sabia por alto, desta mancha negra, do Sr. Cantideo. Li nesses tópico, testemunhos de pessoas que visitaram o canil e falaram bastante mal das condições! Eu não as vi, pq foi uma amiga que foi lá ao Norte a uma exposição e o Sr. Cantideo tb ia e combinamos ele levar a cadela para a minha amiga a ver, que percebe mais de cães que eu. Assim foi.. ele levou-a e a minha amiga gostou da cadela e trouxe-a.
Na altura pensei que estava a comprar a um criador "como deve ser", mas pelos vistos enganei-me e o resultado está à vista. A Kyarinha é muito insegura, medrosa.
Ora aqui está um exemplo de um suposto bom criador, que tem lindos exemplares mas que.... o resto não me vou pronunciar, pq quero com isto tudo, tudo menos denegrir a imagem do Senhor! Até pq sempre foi bastante simpático, embora pouco preocupado com a cadelita, mas isso já são pormenores!
Bem, Maraisa, já esta a entrar num campo que tem muitos factores, ou seja o carácter, como n conheço a sua cadela é muito difícil saber o porquê dela ser assim e assado, o caracter tem carga genética grande, mas o dono também por vezes sem se aperceber tb é responsável por ele, ou seja pela formação de um hierarquia incorrecta em casa que pode dar origem a muitos problemas, pela incorrecta sociabilização, etc etc... existem MUITOS factores que podem condicionar o carácter de um cachorro, portanto cabe a um treinador ou alguém que futuramente queira que ajude na educação e sociabilização da sua cadela avalia-la e dar a sua opinião quanto a isso.
Agora relativamente á questão dos campeões, por acaso sabe o significado de quando um canil afirma "criação e
SELECÇÃO" de uma determinada raça?
SE tudo o que saísse de campeões fosse excelente, tanto a nível morfológico como a nível de carácter, não precisava de haver mais cães a cruzar seleccionadamente, porque já tinha-mos chegado ao objectivo de qualquer bom criador, que é chegar ao cão mais perfeito possível.
Eu acho é que existe um grande erro na cabeça das pessoas, claro que os filhos de campeões(especialmente os que têm sido seleccionados tanto em morfologia como carácter), têm mais probabilidade de sair de boa qualidade(desde que a cruza tenha sido bem pensada e que os exemplares tenham características compatíveis um com o outro de modo a ser uma cruza interessante), MAS NEM TODOS SÃO EXCELENTES CÃES!!!
Numa ninhada de 9 cachorros por exemplo quem dera a todos os criadores que fossem tudo bombas, o que geralmente acontece é que existem alguns que são maravilhosos, outro são bons, daqui geralmente o que se faz é, os primeiros são vendidos como cachorros de exposição de exposição especialmente dedicados para futuramente se passarem os testes todos serem reprodutores e os outros são vendidos para cães de companhia sem objectivo reprodutivo, mas que são na mesma EXCELENTES cães da raça, mas só não têm características reprodutivas, porque para se conservar determinadas características é preciso seleccionar e não reproduzir tudo e mais algumas coisa!!!!!!
O que queria dizer é que por alguma coisa os exemplares devem ser seleccionados, essa é só mais uma delas, o carácter.
Acerca do criador da sua cadela, não tenho nada a ver com isso porque a escolha foi sua, as opiniões que eu tenho acerca de criadores guardo-as para mim e para quem me pede conselhos sobre como e onde comprar um exemplar e sinceramente acho de mau tom vir a um fórum dizer essas coisas em vez de se dirigir directamente ao criador que mencionou e falar directamente com ele, aliás aconselho-a a fazê-lo.