PORQUINHO DA INDIA

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
PHenrique
Membro
Registado: sábado jun 09, 2007 8:03 pm
Localização: Hamsters Russos - Caturras - Piriquitos - Mandarins - Peixes Tropicais

sábado jun 30, 2007 9:34 pm

Boas...

Gostava de saber s posso por areia para gato no fundo do terrario para absorver a urina e prevenir os maus cheiros????...

Crumps....
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sábado jun 30, 2007 10:43 pm

Esse assunto já foi debatido algumas vezes no sub-fórum do porquinho da india.
Não é aconselhado o uso das pedras de gato, por duas razões, 1ª porque tem muito pó e os porquinhos são muito sensíveis a isso, podendo mesmo provocar algum problema respiratório; a 2ª é porque as pedras podem ferir as patinhas dos porquinhos.

Podes utilizar como fundo as aparas de madeira misturadas com rolinhos de madeira prensada, conhecido por cat's best.
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

domingo jul 08, 2007 12:32 pm

PHenrique Escreveu: Gostava de saber s posso por areia para gato no fundo do terrario...
Terrário? Estamos a falar de um terrário convencional? Porquinhos da India em Terrários?

Espero que não, pois o uso de Terrários em Porquinhos da India é uma excelente fonte de problemas, por causa da deficiente respiração e do reflexo respiratório (os porquinhos respiram contra o vidro e inalam o que acabaram de expirar, etc)...

Fungos na pele e no pêlo, fragilidade imunitária, problemas respiratórios, etc... tudo de mau pode advir do uso de uma caixa sem respiração, por isso, espero que estejas a chamar terrário a um parque aberto, ou a uma gaiola... talvez ainda, com algumas reservas, às "tartarugueiras" de acrílico que apesar de fechadas à volta, têm uma excelente respiração na parte de cima e fáceis de lavar e desinfectar, ao contrário dos terrários de vidro que são sempre perigosos e delicados no que toca a limpezas...

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

sexta jul 20, 2007 3:50 am

Aqueles rolinhos de madeira prensada são maravilhosos, já não quero outra coisa! Até mesmo em termos de odor, minimiza bastante a situação; é mais higiénico e não tem o pó da areia dos gatos... ;)
PauloMonteiro
Membro Veterano
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

sexta jul 20, 2007 11:28 am

Sem dúvida. Quer lhe chamem Cat's Best, Rolinhos de Madeira, Aparas em tubinhos, ou qualquer outra marca comercial, a verdade é que quase toda a gente gosta dos rolinhos de madeira prensada...

... e com razão. São mesmo muito bons!

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

sexta jul 20, 2007 4:08 pm

PauloMonteiro,

Nem todos os terrários têm os respiradores pequenos... Quem disso que nao têm respiração suficiente ? Dou-te o exemplo dos terrarios da repti-selva... Que tal usar ventiladores (tipo ventoinha de computador) etc... ?

Acho que tens uma ideia errada da respiraçao dos terrários, entao tu nao sobrevivias em casa... pensando dessa forma.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

sexta jul 20, 2007 4:25 pm

Convenhamos que uma gaiola bem espaçosa e arejada é o ideal!... A dos meus até tem tecto de abrir... lolol ...Essa do terrário está a dar-me uma sensação claustrofóbica... Tinha que ser um super-terrário e mesmo assim, só vendo... :)
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 20, 2007 4:39 pm

TMSurfer Escreveu:Acho que tens uma ideia errada da respiraçao dos terrários, entao tu nao sobrevivias em casa... pensando dessa forma.
LoL...

Eu não tenho uma ideia errada da respiração dos terrários (vejam-se alguns artigos publicados sobre construção de terrários, etc...) pois tenho umas DEZENAS de terrários comigo e em uso. Os terrários permitem respirar, como é evidente...

... mas estamos a falar de Porquinhos!

Eu não costumo viver virado para a parede, num canto da casa, nem a minha casa tem proporcionalmente (3,8 m de altura, por 2m de comprimento, por 2m de largo).

Comparativamente, um porquinho que vive num terrário de vidro com 60x30x30 (que não é mau de todo) equivale a uma pessoa que viva numa casa de vidro com 3,8m x 2m x2m... um cubiculo envidraçado horroroso...

Agora experimente-se viver como um porquinho (não desfazendo, não é o meu caso) e urine-se num dos cantos, defeque-se pelo chão de 2x2 metros e viva-se virado para a parede a respirar em cima do vidro.
A condensação e a má ventilação natural (artificial pode ser prejudicial ao sistema respiratório dos porquinhos (que é frágil)) são apenas algumas das agravantes. Depois, como se sabe, gaiola de porquinho pode ter mais ou menos cheiro, em função do animal, do que come, de ser ou não castrado, etc, etc... fechado numa caixa de vidro é aumentar o risco de problemas... mas com MUITO cuidado e MUITO bem feito, pode ser realizado.

Apesar de tudo, nem todas as pessoas se dedicam dessa forma, pois poupam em tudo, quanto mais nos acessórios caros. Sei que a vida não está fácil para ninguém, por isso aconselho o não uso de terrários. Numa gaiola, vive-se mal, mas num terrário, sinceramente, isso não é vida nem para um porco!

Tal como disse na mensagem anterior: a menos que seja um Terrário MUITO GRANDE.

... mas quem quiser pode experimentar ... claro!

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

Responder

Voltar para “Exóticos”