terça jul 10, 2007 3:02 pm
Pois é, a Silly já deu umas dicas bem boas e realmente há que ter alguns cuidados, pois a hora é mesmo desfavorável.
Cuidado com as correntes de ar, quando se viaja de carro com os vidros abertos por causa do calor. Isto pode ser prevenido colocando uma toalha turca (normalmente permitem uma boa respiração), ou um pano de cozinha (daqueles de limpar a louça) sobre as transportadoras.
Quem tem transportadoras está mais à vontade (por causa das águas e das urinas) do que quem usa caixas de cartão e pode acomodá-los calmamente dentro delas. O uso da toalha, ou pano por cima mantém-se, pois se os Porquinhos viajarem no escuro stressam menos do que se forem a ver a paisagem.
Quanto ao enjoarem, sim, pode acontecer, mas ao viajarem de carro que abana pouco, tapados para irem "escurecidos" tal não deve acontecer. Além disso, o sistema digestivo e nervoso dos porquinhos não costuma provocar-lhes vómitos como acontece nos humanos, mas sim diarreias que podem vir a manifestar-se depois da viagem e não durante esta.
Importante não lhes colocar comer durante a viagem, pois trata-se de uma viagem curta. Feno, bastante feno no fundo da transportadora para eles poderem roer (minimiza o stress e tem características atérmicas que ajudam a combater o calor), com a vantagem de servir de almofadado, o que suaviza os solavancos da viagem.
Não meter água, pois essa deve ser a prioridade máxima à chegada. Na viagem de hora e meia, a água que lá pusermos pode entornar e molhar os porquinhos, coisa que se pode tornar fatal, ou pelo menos muito má.
Aos meus clientes, costumo vender um Electrolítico-Pet para ser dado à chegada, depois da viagem, pois é um excelente combatente da desidratação e ainda por cima barato, mas já é um preciosismo que muita gente nem pensa...
Estamos perante uma pequena viagem, os Porquinhos não são MUITO frágeis e costumam aguentar bem viagens de muitas horas, se houver alguns cuidados por causa das correntes de ar e do calor, decerto tudo vai correr bem.
Boa Sorte, boa Viagem e boas Férias!
O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos
O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros