Mandarins

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
nokita
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2005 5:28 pm
Contacto:

quinta jul 19, 2007 8:28 pm

Olá a Todos !

Ontem nasceu uma cria do meu casal de mandarins, dos 3ovos apenas essa nasceu até agora, fiquei muito feliz como é óbvio, visto que há 1ano que a minha fêmea não tinha crias !

Hoje estava tudo bem, até que quando cheguei a casa reparei que a cria estava no fundo da gaiola :o

Desesperada, a contar que esta já estivesse morta, peguei nela, felizmente não estava..mas o que me faz confusão foi porque isto aconteceu ????? :? :(

Voltei a colocá-la no ninho e decidi separar o macho, visto que este tem a mania de "desfazer" o ninho, o que quero dizer é que tira o material do ninho quando lhe da na cabeça :roll: Não sei porque o faz, nunca percebi, mas penso que foi devido a isso que a cria caiu :|

Neste momento não sei se a fêmea a está alimentar, digo isto porque não vi papo cheio, mas não sei se com um dia se verifica isto ! A fêmea está no ninho com a cria e juntamente com os outros dois ovos de que penso que não vá nascer nada.

Fui a uma loja de animais e ai disseram-me também que se devia separar o macho depois de as crias nascer, não concordo com isto, apenas o fiz pela situação em si, não me aconselharam a alimentar a cria a mão e também não me parece que seja a melhor ideia !

Gostaria de saber se a fêmea não tivesse alimentado ontem e hoje a cria se esta ainda estaria viva? Pergunto isto porque se a resposta for não, irá deixar-me mais calma, visto que sendo assim a fêmea está sim alimentá-la.

Certamente não me podem ajudar, mas desde já obrigada !
<strong>Ana*

</strong>
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quinta jul 19, 2007 8:50 pm

Boas

Não sou, de todo, um entendido em Mandarins, embora já tivesse tido uns quantos que criaram sem problemas.

Nunca necessitei separar os Machos, nem tenho conhecimento que isso seja prática corrente.

Claro que, podem existir casos especiais em que seja necessário fazê-lo, mas não creio que seja regra geral.

Quanto ao facto da fêmea estar a alimentar a cria, eu presumo que sim, caso contrário, dificilmente a cria teria sobrevivido desde ontem até hoje sem qualquer alimento.

Creio que não haja muito a fazer neste momento, a não ser, esperar que tudo corra da melhor forma.

Se eventualmente esse macho é problemático, o ideal, seria trocá-lo por outro, caso contrário, a manter-se esse comportamento, será dificil ter sucesso nas criações.

Boa sorte
nokita
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 19, 2007 8:55 pm

PauloSantos, muito obrigada !

Eu concordo plenamente com o facto de que separar o macho não seja uma prática a ter na criação de mandarins !

Mas neste caso teve mesmo que ser, dá sim problemas e devido a isto a fêmea ia perdendo um dos ovos se eu não tivesse reparado a tempo !

Outra coisa que me esqueci de salientar é que a fêmea desde que tem estes ovos é muito brava com o macho, chegando a sair várias vezes do ninho para o picar caso este se aproximasse, mas também ajudou a chocar os ovos, o que é estranho :?

Obrigada Novamente !
<strong>Ana*

</strong>
nokita
Membro Veterano
Contacto:

sábado jul 21, 2007 1:03 pm

Bem, como já disse no outro tópico a cria felizmente continua viva :D

Espero que sobreviva !

Aqui fica a foto do novo macho que mais tarde irei juntar a esta fêmea:

É de reparar que tem a cauda pequena, não sei se é normal !

Imagem

Imagem

É o Mauzão, tem cara de Mau :lol:
<strong>Ana*

</strong>
bruno82
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 10:28 pm

sábado jul 21, 2007 1:08 pm

O rabo curto deve ser de os outros lho arrancarem.

Parece-me um castanho, peito preto. Estarei errado?
Última edição por bruno82 em sábado jul 21, 2007 1:32 pm, editado 1 vez no total.
nokita
Membro Veterano
Contacto:

sábado jul 21, 2007 1:32 pm

Tadinho :?

Ele é beje de peito castanho escuro, não é preto ! A qualidade da foto é que não permite visualizar muito bem :|
<strong>Ana*

</strong>
bruno82
Membro

sábado jul 21, 2007 1:33 pm

Estava a falar mesmo a nível das mutações, pareceu-me ter essas duas. É um passarinho bonito.
nokita
Membro Veterano
Contacto:

sábado jul 21, 2007 1:42 pm

De mutações não percebo nada, peço desculpa :? :oops:
<strong>Ana*

</strong>
nokita
Membro Veterano
Contacto:

sábado jul 21, 2007 3:53 pm

A cria morreu :cry: :cry: :cry:

Acabei por tirar o ninho, porque vou de férias e não queria aquilo a ganhar bichos =/ Como só vêm cá mudar a água e a comida pronto !

Já juntei o macho com a fêmea :|

Estou desiludida com a fêmea, esteve sempre no ninho e não foi capaz de alimentar a cria,a volta vai recambiada pra loja também :?

:( :( :(
<strong>Ana*

</strong>
nokita
Membro Veterano
Contacto:

sábado jul 21, 2007 3:58 pm

Voltei a separá-los, a fêmea não parava de andar atrás dele e não quero mais desgraças :?

Enquanto estiver esta semana de férias o melhor será ficarem separados :|
<strong>Ana*

</strong>
PauloSantos
Membro Veterano

sábado jul 21, 2007 3:59 pm

nokita Escreveu:A cria morreu :cry: :cry: :cry:

Acabei por tirar o ninho, porque vou de férias e não queria aquilo a ganhar bichos =/ Como só vêm cá mudar a água e a comida pronto !

Já juntei o macho com a fêmea :|

Estou desiludida com a fêmea, esteve sempre no ninho e não foi capaz de alimentar a cria,a volta vai recambiada pra loja também :?

:( :( :(
É chato, mas acontece, criar aves, tem destas coisas.

Não desanime. Os Mandarins são aves que criam muito bem e certamente que em breve, estará por aí uma nova ninhada ;)
nokita
Membro Veterano
Contacto:

sábado jul 21, 2007 4:01 pm

Mas esta fêmea tem uma coisa de estranha porque só acasala quando não deve, digo eu :|

Quando estão a por ovos é normal que acasalem na mesma certo? Para fecundar os ovos ne ?
<strong>Ana*

</strong>
PauloSantos
Membro Veterano

sábado jul 21, 2007 4:11 pm

nokita Escreveu:
Quando estão a por ovos é normal que acasalem na mesma certo? Para fecundar os ovos ne ?
Sim, isso é uma situação nomal
bruno82
Membro

sábado jul 21, 2007 4:22 pm

Penso que uma cria de mandarim depois que nasce consegue aguentar-se viva 3 dias sem ser alimentada, por causa dos restos de ovo que vêm agarrados a ela num reservatório. Talvez seja isso o que aconteceu.

É normal que a fêmea para já rejeite esse macho, pode estar a tentar proteger o ninho.

Por acaso a mim aconteceu o oposto. Tinha um casal a criar (já no choco com 5 ovos) e uma fêmea nascida este ano resolveu adoptar aqueles ovos e juntar-se a eles. O casal aceitou-a e agora nasceram dois bebés que estão a ser criados por 3 pais.
nokita
Membro Veterano
Contacto:

sábado jul 28, 2007 3:31 pm

Obrigada a Todos !

Voltei de férias e os meus "franganotes" estão todos bem :D

Ainda não juntei o macho novo com a fêmea, vou fazê-lo amanha ;)

Quanto ao pequenote, foi uma pena :(

Mas pronto, deu-me vontade de não desistir, portanto na segunda lá vou eu buscar uma fêmea mandarim preta :D

Nunca tinha visto nenhuma :p
<strong>Ana*

</strong>
Responder

Voltar para “Aves”