Trabalho numa E.T.A.R. e uma das minhas funções é efectuar a ronda matinal nas Estações Elevatórias no concelho do Seixal. Ontem, enquanto efectuava a ronda, cheguei a uma E.E. no Porto de Raposa, em frente ao Canil Municipal do Seixal, deparei-me com uma cena triste, 3 cães abandonados dentro das nossas instalações! Duas cadelas ainda de tenra idade (2 ou 3 meses) bem tratadas e a cheirarem a champoo, e um cão com uns 2 ou 3 anos! Dirigi-me ao Canil e falei com um funcionário, ao que ele foi buscá-los aos três, quando eu entrei dentro do Canil, fiquei chocado com a cena que vi, montes de cães, cachorros e gatos abandonados e sem condições de higiene e espaço. A responsável pelo Canil ficou alarmada com mais 3 cães, pois, não tinham células para mais animais.
Hoje, voltei ao Canil e fui novamente falar com a responsável e ela disse-me que aquelas condições deviam-se ao facto de eles não abaterem os animais, eu fiquei muito satisfeito e perguntei-lhe do que eles precisavam e ela respondeu:
- Comida para cachorros pequenos e de tenra idade (Friskies, Pedigree, preferencialmente);
- Comida para cão adulto;
- Comida para gatinhos e gatos adultos
- Acessórios (brinquedos, bebedouros, comedouros, coleiras, trelas, etc.)
- Voluntários para tratar e passear com os cães (URGENTE)
- Casotas ou células individuais (URGENTE)
Eu vou contribuir, pois, sou contra o abate dos animais.
Se precisarem de mais esclarecimentos podem contactarem-me através do email [email protected] .
Gostaria imenso que todos nós nos unissemos e ajudássemos estes animais, pois eles merecem mais do que os "animais" que os abandonaram!
Obrigado e bem hajam!
URGENTE!!! CANIL MUNICIPAL DO SEIXAL
ora aqui esta uma excelente atitude....nao gostou do que viu mas decidiu ajudar e fazer melhor
mas nao concordo com tudo!!! ja vi bastantes canis municipais e garanto lhe que o canil municipal do seixal é dos melhorzinhos que por ai andam... e tenho fotos pra o mostrar...
este é um exemplo...

este canito (nao esta morto.. esta a dormir) esta no canil acima referido... é um cao de raça nordica.. e chegou la com o pelo num estado miseravel.. foi ao vet.. foram feitas analises e tosquia.... gastou se mais de 100euros... nao foi nem vai ser abatido. esta para adopçao numa jaulinha so para ele que é limpa todos dias, e tem uma caminha grande so para ele. tem comida e agua limpa todos dias, e cuidados medicos diarios (incluindo sabados domingos e feriados)! nao é um hotel de 5 estrelas claro! mas deixa muitos canis municipais aos pes.... e tudo graças ao fantastico grupo de voluntarias incansaveis que se privam de muita coisa para proporcionar tudo o que conseguem a estes meninos
ja agora deixo aqui o site do Grupo de Voluntarios para quem quiser ajudar.. tem la o NIB e mais dados
http://adopcaoanimal.no.sapo.pt/

mas nao concordo com tudo!!! ja vi bastantes canis municipais e garanto lhe que o canil municipal do seixal é dos melhorzinhos que por ai andam... e tenho fotos pra o mostrar...
este é um exemplo...

este canito (nao esta morto.. esta a dormir) esta no canil acima referido... é um cao de raça nordica.. e chegou la com o pelo num estado miseravel.. foi ao vet.. foram feitas analises e tosquia.... gastou se mais de 100euros... nao foi nem vai ser abatido. esta para adopçao numa jaulinha so para ele que é limpa todos dias, e tem uma caminha grande so para ele. tem comida e agua limpa todos dias, e cuidados medicos diarios (incluindo sabados domingos e feriados)! nao é um hotel de 5 estrelas claro! mas deixa muitos canis municipais aos pes.... e tudo graças ao fantastico grupo de voluntarias incansaveis que se privam de muita coisa para proporcionar tudo o que conseguem a estes meninos

ja agora deixo aqui o site do Grupo de Voluntarios para quem quiser ajudar.. tem la o NIB e mais dados

http://adopcaoanimal.no.sapo.pt/
-
- Registado: quinta fev 09, 2006 9:09 pm
Quando eu digo "sem condições de higiene e espaço", justifico-me da seguinte maneira:
-Quanto á higiene é justificável, devido á falta de voluntários nos dias de semana! Infelizmente estão a chegar as férias e muitos voluntários preferem ir de férias do que estar a tratar os cães! Eu levo este assunto dos animais muito a sério, sou assim, e como eu vivo é como eu gosto que os meus melhores amigos vivam! Eu vou dar-me como voluntário, e como tenho folgas rotativas, não me importo de abdicar de muitas coisas pessoais, nem de férias para ir tratar deles. A minha mulher vai fazer o mesmo.
-Quanto ao espaço, vai-me dizer que eles têm muito espaço para lá estarem á vontade! Se calhar não estamos a falar do mesmo Canil! Leia este caso real:
Na E.T.A.R. de Cucena temos lá 2 cadelas e elas tiveram cães há cerca de 3 meses, uma teve 12 e a outra, que é a irmã da minha, teve 8, o meu superior telefonou para o Canil e disseram que não tinham espaço para mais nenhum cão! Felizmente o pessoal que está a fazer a restruturação da E.T.A.R. levaram a maior parte, e teve que vir cá a União Zoolófila do Algarve para levarem as restantes! O mesmo aconteceu com a ninhada de 11 em que a minha cadela nasceu!
Cara Joana Neves, peço desculpa se a ofendi de alguma maneira, mas é o que sinto, e como não gosto de guardar nada dentro de mim...
A 1ª mensagem que elaborei em cima irá circular pela minha empresa, Simarsul, S.A. e estou confiante que muitos, senão todos, irão ajudar. Irei meter o vosso link, caso haja alguém que queira enviar dinheiro.
Agora vou deixar um recado para o pessoal que vai de férias e gosta de abandonar os cães, pois, parece mal levar os cães com eles, não é? Essas pessoas, que preferem gastar 2000€ em 7 dias para se fazerem de grandes a deixarem os cães num hotel canino onde se pode pagar entre 7 € e 12€, não merecem o ar que respiram!
Obrigado e espero que leiam e meditem sobre tudo o que foi aqui escrito.
-Quanto á higiene é justificável, devido á falta de voluntários nos dias de semana! Infelizmente estão a chegar as férias e muitos voluntários preferem ir de férias do que estar a tratar os cães! Eu levo este assunto dos animais muito a sério, sou assim, e como eu vivo é como eu gosto que os meus melhores amigos vivam! Eu vou dar-me como voluntário, e como tenho folgas rotativas, não me importo de abdicar de muitas coisas pessoais, nem de férias para ir tratar deles. A minha mulher vai fazer o mesmo.
-Quanto ao espaço, vai-me dizer que eles têm muito espaço para lá estarem á vontade! Se calhar não estamos a falar do mesmo Canil! Leia este caso real:
Na E.T.A.R. de Cucena temos lá 2 cadelas e elas tiveram cães há cerca de 3 meses, uma teve 12 e a outra, que é a irmã da minha, teve 8, o meu superior telefonou para o Canil e disseram que não tinham espaço para mais nenhum cão! Felizmente o pessoal que está a fazer a restruturação da E.T.A.R. levaram a maior parte, e teve que vir cá a União Zoolófila do Algarve para levarem as restantes! O mesmo aconteceu com a ninhada de 11 em que a minha cadela nasceu!
Cara Joana Neves, peço desculpa se a ofendi de alguma maneira, mas é o que sinto, e como não gosto de guardar nada dentro de mim...
A 1ª mensagem que elaborei em cima irá circular pela minha empresa, Simarsul, S.A. e estou confiante que muitos, senão todos, irão ajudar. Irei meter o vosso link, caso haja alguém que queira enviar dinheiro.
Agora vou deixar um recado para o pessoal que vai de férias e gosta de abandonar os cães, pois, parece mal levar os cães com eles, não é? Essas pessoas, que preferem gastar 2000€ em 7 dias para se fazerem de grandes a deixarem os cães num hotel canino onde se pode pagar entre 7 € e 12€, não merecem o ar que respiram!
Obrigado e espero que leiam e meditem sobre tudo o que foi aqui escrito.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
CUriosdamente como não abatem os animais já tudo está bem,certo ? Mesmo com testemunhos como os do Schwalbach...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
casadeanaval, o abate nao é praticado por decisao da camara municipal.
nao concordo, ha bastantes casos naquele canil que seria melhor optar pelo abate.. deixaria de haver caes a mais por m2 e caes que geram despesas avultadissimas no veterinario.
nunca disse que esta tudo bem. nao ha nenhum canil municipal onde esteja tudo bem pois nao?
mas nao posso deixar de reforçar que o grupo de voluntarios é dos melhores que conheço! pessoas normais com trabalhos normais.. nao sao os funcionarios da camara que nem tocam nos caes... sao pessoas como nós que dao todo o carinho e conforto que lhes é possivel dar aqueles animais!
a propria camara nao quer saber de nada.. e nao sei porque razao nao permite o abate dos animais.. dessas burocracias nao percebo eu.
mas ja agora convido o a ir pessoalmente ao canil (se ainda nao foi) e ver com os seus olhos as condiçoes em que estao os animais
nao concordo, ha bastantes casos naquele canil que seria melhor optar pelo abate.. deixaria de haver caes a mais por m2 e caes que geram despesas avultadissimas no veterinario.
nunca disse que esta tudo bem. nao ha nenhum canil municipal onde esteja tudo bem pois nao?
mas nao posso deixar de reforçar que o grupo de voluntarios é dos melhores que conheço! pessoas normais com trabalhos normais.. nao sao os funcionarios da camara que nem tocam nos caes... sao pessoas como nós que dao todo o carinho e conforto que lhes é possivel dar aqueles animais!
a propria camara nao quer saber de nada.. e nao sei porque razao nao permite o abate dos animais.. dessas burocracias nao percebo eu.
mas ja agora convido o a ir pessoalmente ao canil (se ainda nao foi) e ver com os seus olhos as condiçoes em que estao os animais

sim nao ha celas para mais animais!SCHUVALBAQUE Escreveu:quando eu entrei dentro do Canil, fiquei chocado com a cena que vi, montes de cães, cachorros e gatos abandonados e sem condições de higiene e espaço. A responsável pelo Canil ficou alarmada com mais 3 cães, pois, não tinham células para mais animais.
sim cheira mal!
sim sao "montes" de caes sao cerca de 90! mas nao ha mais de 3 caes por cela!!!! alias... muita rara a cela que tem 3 caes.. a maior parte tem 2 animais por cela! ha celas tambem apenas com 1 cao!!
Ha uma parte ca fora que tem cerca de 10 caes todos juntos mas é um espaço grande com casotas para eles onde ate podem brincar e correr! Os caes que ficam nesse espaço sao selecionados.. caes calmos e amigaveis uns com os outros, obviamente.
As celas obviamente nao sao enormes.. nao da para correrem... mas sao bastante razoaveis! MAs os caes nao estao aos montes!!!!!!!!
MAs dentro do horario do canil, qualquer pessoa que se disponibilize pode la ir passear os canitos e correr com eles.. ha la bastantes trelas e coleiras para o efeito. O canil fica mesmo em frente ao rio e tem um grande passeio pedonal ao largo do rio que da para fazer boas caminhadas

Animais sem condiçoes de higiene?????????? Volto a referir.... cheira mal sim sra! 90 caes num espaço fechado.... por mais que se limpe todos dias é impossivel aquilo cheirar a rosas! Mas nao ha um unico animal ali, cao ou gato, ao qual nao sejam prestados condiçoes de higiene minimas!!!! Obviamente os caes que sao brancos.. nao estao imaculadamente brancos.. é provavel que os caes tenham ramelas se calhar.... mas nao ha um dia em que as suas jaulas nao sejam limpas, camas substuidas, assim como agua limpa e comida reposta. E se chega la um caniche todo cheio de rastas a cheirar mal é logo recambiado para o vet para uma tosquia e banho, pago pelos voluntarios.. nao pela camara obviamente.
Quando chega mais um animal e nao ha celas (porque nao ha mesmo) reza se para que algum seja adoptado.. e graças a Deus temos tido sempre sorte!!!! e nao temos caes nos corredores ou no telhado ou sei la onde por falta de espaço! E neste aspecto estamos bem melhor do que as Urgencias do Hospital que mantem os seus doentes nos corredores!!!!!!
E podemos sempre falar em questoes de saude.. e para esta questao a Camara Municipal esta se a cag*r de bem alto! Mas nem vou entrar por ai... enfim
Nao é uma maravilha do mundo.. mas convido vos a irem ver o canil com os proprios olhos... e tirarem as vossas proprias conclusoes.
Nao quero ir contra as coisas que o SCHUVALBAQUE disse... porque embora nao concorde com a sobrelotaçao exagerada que ele diz que viu, sei que o primeiro impacto de quem entra num sitio destes nao é o melhor... a primeira vez que entrei neste sitio.. sai de la a chorar e fui refilar com meio mundo para mudar aquela situaçao! E fiquei para morrer quando descobri que nao ha muito que eu possa fazer... porque por mais que se passe noites sem dormir a preparar campanhas de adopçao a falar com 1001 e pessoas a passar a palavra e a dita campanha ate corra bem e sejam adoptados 10 caes.. basta haver um idiota qualquer que entretanto foi de ferias, ou ficou de repente alergico aos pelo e decida largar la os seus amigos de sempre.......e pronto!
É preciso um pouco de sangue frio para se voltar ao canil vezes sem conta.. ha dias que simplesmente nao vou, porque estou mais fragilizada ou sensivel.. e nao consigo ir!
E sobre o abate.. nao podemos mudar mentalidades (muito menos a mentalidade da camara municipal)...
e nao nos podemos esquecer que em Portugal quem abate caes é sempre mal visto porque ha sempre alguem que haja que aquela vida que foi perdida iria ter sempre uma hipotese!
as pessoas gostam de se sentir bem a pensar que estao a salvar um coitadinho da morte... e depois chega se a cumulos de ter caes que temos de meter a mao na consciencia e ver que provavelmente nunca vao ser adoptados... caes doentes... caes muito velhos que so acumulam ainda mais contas no veterinario.. caes de raças que as pessoas acham que matam criancinhas... caes agressivos.. etc etc
Boas, tudo o que foi aqui dito tem um fundo de razão e por mais que nos custe ver as condições em que os animais vivem no canil acreditem que é o melhor canil que qualquer infeliz abandonado pode encontar. Tanto pelas condições que é possível proporcionar apesar de tantas dificuldades quer pelo carinho que todos os animais quer cães ou gatos recebem por parte das voluntárias porque da parte dos funcionários infelizmente já é outra história.
Acreditem que sei do que falo pois tenho o orgulho de ser filho de uma das voluntárias que na maioria das vezes abdica da sua vida familiar para dispender algumas horas a todos aqueles animais lindos que apenas necessitam de quem lhes dê um pouco de carinho e atenção.
Faço aqui mais um apelo a quem possa contribuir com alguns bens materiais ou apenas um pouco de tempo para dar aos animais que tanto necessitam, para que o façam pois sei que eles irão saber mostrar gratidão.
Quanto á questão do abate eu também já fui a favor desta práctica em casos que á partida parecia ser o melhor a fazer (menos sofrimento para o animal e mais tempo e recursos para dedicar aos saudáveis e com maior probabilidades de serem adoptados) mas mudei de opinião já que por diversas vezes o resultado desta persistência em tentar ajudar todos os animais, doentes ou saudáveis, resultou em animais que tiveram uma segunda oportunidade, foram adoptados e hoje fazem os seus donos felizes.
Queira apenas com este post gratificar o excelente trabalho das voluntárias e do Excelente Veterinário responsável que sempre foi contra o abate dos animais.
Peço desculpa pelo cumprimento do texto.
Acreditem que sei do que falo pois tenho o orgulho de ser filho de uma das voluntárias que na maioria das vezes abdica da sua vida familiar para dispender algumas horas a todos aqueles animais lindos que apenas necessitam de quem lhes dê um pouco de carinho e atenção.
Faço aqui mais um apelo a quem possa contribuir com alguns bens materiais ou apenas um pouco de tempo para dar aos animais que tanto necessitam, para que o façam pois sei que eles irão saber mostrar gratidão.
Quanto á questão do abate eu também já fui a favor desta práctica em casos que á partida parecia ser o melhor a fazer (menos sofrimento para o animal e mais tempo e recursos para dedicar aos saudáveis e com maior probabilidades de serem adoptados) mas mudei de opinião já que por diversas vezes o resultado desta persistência em tentar ajudar todos os animais, doentes ou saudáveis, resultou em animais que tiveram uma segunda oportunidade, foram adoptados e hoje fazem os seus donos felizes.
Queira apenas com este post gratificar o excelente trabalho das voluntárias e do Excelente Veterinário responsável que sempre foi contra o abate dos animais.
Peço desculpa pelo cumprimento do texto.