O Fred surge na minha vida após um desgosto enorme... O meu Gotcha, com 4 anos apanhou leishmaniose e teve que ser abatido. A tristeza lá em casa era geral como seria de esperar.
Quando vi o Fred simpatizei logo com ele. O Fred estava preso com uma corrente e tinha medo de tudo. Mas não morde. É um bebezão grande com uns olhos muito meigos mas que se vê que já sofreu muito.
Enfim... Ofereceram-me o Fred. Fui buscá-lo ontem ao final da tarde, depois de um dia de trabalho (convem dizer que ontem tinha vestido um fato de calça e casaco, cor salmão e uns sapatos pretos de salto alto). A primeira etapa desta missão foi conseguir que o Fred entrasse dentro do carro. Teve que ser ao colo, com a ajuda do pai do senhor que mo ofereceu. Lá o conseguimos pôr na bagageira e fechar a porta.
A caminho... Chego ao Montijo e estaciono o carro onde sempre o faço de há 4 anos para cá. Numa praceta onde depois ainda tenho que andar um pouco para chegar à minha porta. Tiro as minhas coisas do carro, dou a mala do portátil ao meu Kid (Luisinho, 6 anos) e abro a bagageira. O Fred não quer sair do carro... Tenho que o puxar. Como uma autêntica mula, o Fred deita-se no chão e nem para a frente nem para trás! Tenho que o arrastar uns metros, tipo grua. Quando chego quase a metade do caminho, o cão dá um esticão e consegue libertar-se da coleira estranguladora!!! E começa a fugir!
Eu, de saltos altos, bem corria mas qual quê! Ele não se deixava apanhar. Cada vez que me chegava ao pé dele... Lá fugia ele para mais longe! O meu filho chorava desesperado, sempre com a mala do portátil na mão e a correr a muito custo. Metemo-nos no carro. A esta altura já andavam dois homens a correr atrás do cão também! No carro começa uma perseguição tipo filme policial, a alta velocidade,ora para a frente ora em marcha atrás. Esta odisseia dura quase 1 hora. O cão não se deixava apanhar! De repente, numa das minhas saídas do carro para o conseguir alcançar eis que o Fred foge para a estrada! Pronto (pensei eu)... Nunca mais o apanho e o bicho ainda é atropelado!!! Meto-me no carro outra vez e, em sentido contrário (se a polícia aparecesse nem sei!!!) persigo o cão que pára ao pé duns canaviais.
Estaciono o carro à berma da estrada e atravesso para o outro lado. O cão está neste m omento muito entretido a cheirar umas ervas e eu, pé ante pé, vou-me aproximando. De repente o Fred vê-me... Não tinha muito por onde escapar pois para voltar para a estrada tinha que passar por mim! E o bom do Fred entra para os canaviais! E eu, de salto alto e de fatinho vou atrás dele. Mas... Já não o vejo... Desapareceu... Quando ouço um barulho SPLASH! O cão tinha caído dentro de água!!! E ali ficou a olhar para mim e com certeza a pensar "desta já não escapo"!
Para chegar até ao Fred tinha que descer uma pequena ravina. E eu, de salto alto, com os pés enterrados na terra lá me sentei e consegui pôr-lhe a coleira e a trela. E depois para conseguir tirá-lo de lá? Eu bem puxava, já com os pés cheios de terra, as calças todas sujas, a suar por todo o lado... Eis que aparece um dos senhores que tinha andado atrás dele e vem-me ajudar. Mais 20 minutos para o puxar... Chegamos cá acima e eu peço ao senhor para esperar uns minutos pois tinha que ir estacionar o carro. Lá volto eu... O cão está outra vez feito mula, deitado no chão e nem para a frente nem para trás! Até minha casa são40 ou 50 mts que mais parecem 40 ou 50 Kms. Demorámos quase meia hora até o conseguir meter dentro do prédio. Para subir as escadas... Nem pensar... O senhor lá se oferece e pega naquele monstrinho ao colo e leva-o para dentro de casa. Finalmente o Fred estava em casa! Depois de 2 horas de odisseia tinha conseguido dobrar a "fera".
Para os que me conhecem bem estão a imaginar... Eu já não sabia se havia de rir se havia de chorar! Mas após toda esta telenovela posso dizer que valeu a pena! Agora teremos que conquistar a confiança deste simpático cachorrão que decerto voltará a ganhar confiança nos humanos!