Gatinho mama na roupa da minha filha

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sara78_98
Registado: quinta jan 12, 2006 10:02 am

terça jul 24, 2007 4:36 pm

Boa tarde a todo(a)s:

Tenho um gatinho com cerca de 3 meses e meio e que está em minha casa aí há um mês e meio - é o Bolota.

Também tenho um Bosques da Noruega - o Guaxi - com quase 3 anos e que se dão libdamente um com o outro desde o primeiro dia.

O que acontece é o seguinte: tenho uma filha de 7 anos que dorme comigo. O Bolota passa a maior parte do dia deitado em cima da nossa cama a dormir em cima do edredon. Até aqui nada de estranho.
O estranho é que assim que o Bolota encontra uma peça de roupa da minha filha (que é quem mais o mima e anda com ele ao colo, e para quem ele corre a ronronar assim que a ouve chegar a casa), em cima da cama, ou o edredon uxado para trás, fica tempos intermináveis a mamar e a rnronar ao mesmo tempo na roupa dela. Também faz isso com os lençóis e a almofada, mas só do lado dela, do meu lado e com a minha roupa não faz nada.

Quando ele veio para minha casa já comia, e eu pensei que talvez ele tivesse falta da mãe e até do leite. Experimentei pôr um bocadinho de leite magro, morno numa taça para ver a reação, mas ele não ligou nenhuma.

Porque será que ele faz isso à roupa? E porque será que é só com a da minha filha?

Têm casos parecidos?? Contem-me os vossos casos.... acho que o meu gato precisa de ajuda psicológica....lool

Sara
Rubiazitah
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 2:45 pm

terça jul 24, 2007 4:39 pm

Hehehehehe!!!

A minha Luna, (a do meu avô :|), ainda hj mama na roupa dele e já tem 5 anos! :D :D

Acho que é um acto de carinho.. ajuda psicológica para quê? é tão bom ouvi-los a ronronar ... :wink:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jul 24, 2007 4:39 pm

É uma demonstração de carinho.
Mama, faz patinhas e ronrom concerteza.

Não é nada estranho e pode acontecer que faça isso toda a sua vida.
moskitos
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 1:27 am

terça jul 24, 2007 4:41 pm

ola sara,
eu nao tenho a certeza mas sempre me disseram que os gatos, escolhem o verdadeiro dono dentro da casa.
existem gatos que mamam na sua roupa porque identificam o cheiro ao do seu dono ou mae adoptivo.
nao sei se é uma explicação logica mas foi sempre o que me disseram.
<p>a minha boca hoje sabe a dia de chuva!</p>
naninha30
Membro
Registado: terça jul 03, 2007 3:54 pm

terça jul 24, 2007 5:28 pm

Sem duvida, uma demostração de carinho a minha Nana que tem 5 anos ainda o faz e por vezes na roupa que eu tenho vestida (prinicipalmente camisolas de lã).
nicasekika
Membro Júnior
Registado: segunda fev 19, 2007 12:00 pm

quarta jul 25, 2007 4:21 pm

Olá.

Por acaso na roupa ainda não tinha reparado nem ouvido falar. O que se passa com a minha gata é mamar em nós, pessoas. Agora já não faz, só quando se lembra, mas quando era pequena passava a vida a fazer isso, sempre que tinhamos um pouco de pele a descoberto lá vinha ela toda lampeira chupar-nos a pele.

Na altura também pensei que fosse por ter falta da mãe (que morreu quando ela tinha 3 semanas). O que penso confirmar esta teoria é o seguinte: ela teve uma ninhada, há quatro meses +/-, e nós ficámos com um, e outro ficou com os meus avós que moram mesmo ao lado. O dos meus avós foi separado da mãe quando tinha dois meses, acho que faltava uma semana para fazer os dois meses. O nosso, enfim, ainda vive com ela e mamou sempre enquanto ela teve leite. O meu gato não manifesta o comportamento que está na base deste tópico mas o dos meus avós sim.

Eu digo que serão carências afectivas porque, o meu tem sempre mimos dos donos, o dos meus avós tem menos porque eles passam muito tempo fora de casa.

Mas poderá não ser, e tam´bém não acho que seja um comportamento que desapareça obrigatoriamente com a idade, porque como disse, ás vezes a minha gata ainda o faz.

Quanto ao facto de só o fazer, ou fazê-lo maioritariamente, em relação à sua filha, pode realmente ter haver com uma preferência por ela, o que não quer dizer que não goste de si. Por exemplo, sei que a minha gata gosta de mim, porque me vem sempre pedir festas e tudo mais, mas ela só mama na minha mãe.

Não sei se faz alguma tentativa de que o gato deixe de ter esse comportamento, ou se a sua filha o incentiva, mimando-o e fazendo-lhe festas enquando ele mama na roupa. Digo isto porque eu sempre que a gata me vinha mamar afastava-a porque ela me babava toda, enquanto a minha mãe adorava e encorajava-a. Por isso ela deixou de mamar em mim e passou a mamar só na minha mãe.

De resto, deixe-me apenas frisar que não me parece que este seja um comportamento prejudicial, mas se realmente pretende modificá-lo ou eliminá-lo talvez devesse consultar o veterinário.

Felicidades para a sua família e mascote(s)
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

quarta jul 25, 2007 10:53 pm

tive até hoje quatro gatos que mamavam. um mamava na BOCHECHA de um dos nossos cães ( :o juro!). outro mamava na barriga de outro gato mais velho... macho! :D outro mamava na palma da nossa mão, babava-se todo! e finalmente, um que ainda faz isso aos 3 anos, mama na roupa da minha irmã (quem passa mais tempo com ele). trepa-lhe para o colo, "amassa-lhe" a barriga com as patas ao mesmo tempo que mama numa qualquer dobrinha da camisola. e claro, desfaz-se em ron-rons! :D é de partir a rir!

isto é uma demonstração de amor perfeitamente normal. para os gatos domésticos (caseiros) o seu humano preferido é uma verdadeira mãe para ele. é para quem ele se vira mal chega a casa depois de uma noite fora. é em quem se aconchega quando tem medo de alguma coisa. é a quem recorre se outra pessoa o maltrata. é em quem mais confiam e perdoam até os piores crimes (o nosso gato nunca deixou de gostar de nós só por lhe ralhar-mos. fica amuado uns minutos, desaparece um bocado, e depois volta todo dengoso, como que a mostrar arrependimento. e nunca mais se fala no assunto). é a criatura mais importante na vida dele, aquela de quem sentem mais falta, aquela por quem estão dispostos a fazer sacrifícios inimagináves. e certamente, a única a quem dedicam todas as turrinhas, esfregadelas (quando não são por comida), lambidelas e ron-rons.
Hellmaster
Registado: domingo ago 12, 2007 7:10 am

domingo ago 12, 2007 10:43 am

RamsesII Escreveu: isto é uma demonstração de amor perfeitamente normal. para os gatos domésticos (caseiros) o seu humano preferido é uma verdadeira mãe para ele. é para quem ele se vira mal chega a casa depois de uma noite fora. é em quem se aconchega quando tem medo de alguma coisa. é a quem recorre se outra pessoa o maltrata. é em quem mais confiam e perdoam até os piores crimes (o nosso gato nunca deixou de gostar de nós só por lhe ralhar-mos. fica amuado uns minutos, desaparece um bocado, e depois volta todo dengoso, como que a mostrar arrependimento. e nunca mais se fala no assunto). é a criatura mais importante na vida dele, aquela de quem sentem mais falta, aquela por quem estão dispostos a fazer sacrifícios inimagináves. e certamente, a única a quem dedicam todas as turrinhas, esfregadelas (quando não são por comida), lambidelas e ron-rons.
concordo plenamente... e fico contente por eu ser o escolhido do meu Pantera :D :)
shumi
Registado: terça ago 21, 2007 2:55 pm

terça ago 21, 2007 3:29 pm

Ola!

O meu gato faz precisamente a mesma coisa, mama em mim, na roupa perto da barriga.
Acho piada e tenho pena dele por isso nao sou capaz de o tirar kuando mama.
Ainda é bébé....
É lindo.....
pitoresco
Membro Júnior
Registado: sábado jul 14, 2007 2:44 am

quarta ago 22, 2007 9:48 pm

A minhas gatinhas demonstram-nos carinho desta forma quando querem comer ou ir lá para fora. Sacanas. :D
susyziggy
Membro Júnior
Registado: segunda jul 09, 2007 4:45 pm

quinta ago 23, 2007 9:31 am

O meu gato (q tem 3 meses) passa a vida a querer mamar, não só em mim, mas em todos lá em casa... confesso que até já andava a estranhar, mas fiquei contente de saber q é normal :)
Responder

Voltar para “Gatos”