boa tarde
é o seguinte
eu tinha um aquario enorme mais 1 metro de comprimento
mas a parte debaixo esta partida
gostaria de saber se em cima desse vidro poderei por "acrilico"
porque tou a pensar em adquirir mais uma elaphe guttata.
mas ja me disseram que o acrilico é nocivo!
e mata a cobra!
gostaria de saber opçoes,
obrigado desde já
terrario
Moderador: mcerqueira
Não é nocivo, tanto que é usado em muitos terrários como porta deslizanten em vez de vidro, pois pela sua força e peso. Exitem até aquarios de acrilico.
Um artigo do site do RBL que ele escreveu.
"Materiais
Os terrários podem ser feitos em diversos tipos de material ou combinações destes. É importante certificar-se que independentemente do material que escolheu, este não constitui um risco imediato à saúde e segurança do animal ou a longo prazo (devido à deterioração dos materias).
Vidro, acrílico, madeiras várias revestidas a melamina, plásticos, etc.. existem muitos produtos finais disponíveis no mercado e muitas pessoas optam por fazer os seus próprios terrários."
Acho que responde a questão :p
Um artigo do site do RBL que ele escreveu.
"Materiais
Os terrários podem ser feitos em diversos tipos de material ou combinações destes. É importante certificar-se que independentemente do material que escolheu, este não constitui um risco imediato à saúde e segurança do animal ou a longo prazo (devido à deterioração dos materias).
Vidro, acrílico, madeiras várias revestidas a melamina, plásticos, etc.. existem muitos produtos finais disponíveis no mercado e muitas pessoas optam por fazer os seus próprios terrários."
Acho que responde a questão :p
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
- Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
- Contacto:
As coisas que se dizem. O acrílico é dos materiais mais puros e menos degradáveis que há. Uma coisa é comer fibra acrílica em vez de algodão doce, outra coisa é usar acrílico em vez de vidro.anokas22 Escreveu:mas ja me disseram que o acrilico é nocivo!
e mata a cobra!
Tem alguns contras, mas nenhum deles aplicável ao "nocivo". É mais caro que o vidro. Quanto melhor mais caro é. Pode ser mesmo muito caro se for muito puro e sem reflexos (a qualidade do acrílico mede-se pela forma com reflete a luz e a imagem), mas é um material formidável, menos quebradiço que o vidro e menos resistente às temperaturas, apesar de resistir melhor às variações das mesmas.
Podes usar acrílico à confiança, devendo ter em atenção alguns pormenores. Eu nas Guttatas e em quase todas as cobras uso materiais de fundo super absorventes, por isso não me preocupo com a "corrosão" do acrílico pelos "ácidos urinados e defecados", mas é um pormenor a ter em conta, pois o vidro lava-se SEMPRE e nunca corroi com o uso normal de um terrário, ao passo que o acrílico pode ganhar "escamações por corrosão".
Outro problema, ou não, é a temperatura a que o acrílico adquirido pode ser sujeito. Casas de confiança, ou acrílicos identificados como já comprei alguns, trazem uma película colada que refere a temperatura a que pode ser sujeito. Regra geral, pode "opar" um pouco, entortar, etc, mas se for bom dura uma vida...
Veja-se o acrílico das Boxes da SAVIC, ou dos Faunários da ExoTerra, por exemplo... tenho alguns em uso com águas e Axolotes, Areias e Caranguejos Eremitas, Substratos e Artropodes, Tapetes e Cobras, tudo isto há alguns anos e estão como novos.
Acrílico ou Vidro, são opções com prós e contras, mas ambas muito válidas!
... é a minha opinião!
O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos
O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
- Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
- Contacto:
De vez em quando vamos estando de acordo, eheheh... felizmente para a Humanidade, nem sempre assim é. Agora dizerem que o acrílico é nocivo... hummm... cheira-me a interesses comerciais! Mas isso são outros carnavais!
Vamos embora, mais uma dica:
Cuidado com o peso do acrílico. Eu se tivesse um aquário rachado no fundo, comprava uma placa de acrílico fininha para não gastar dinheiro e depois, como é muito leve e a cobra muito pequena, via-a fugir por baixo do acrílico...
Atenção a este pormenor. Tenta fixar a placa de acrílico (podes comprar um vidro da mesma medida e colocá-lo sobre o fundo) para evitar que a tua cobra se meta por baixo do mesmo. Nem imaginas onde elas se conseguem enfiar, ou se imaginas, sabes que vais ter de colar a placa, ou arranjar maneira de não passar nada por baixo dela, nem água... quase diria que onde passa a água, passa a cobra...
Vamos embora, mais uma dica:
Cuidado com o peso do acrílico. Eu se tivesse um aquário rachado no fundo, comprava uma placa de acrílico fininha para não gastar dinheiro e depois, como é muito leve e a cobra muito pequena, via-a fugir por baixo do acrílico...
Atenção a este pormenor. Tenta fixar a placa de acrílico (podes comprar um vidro da mesma medida e colocá-lo sobre o fundo) para evitar que a tua cobra se meta por baixo do mesmo. Nem imaginas onde elas se conseguem enfiar, ou se imaginas, sabes que vais ter de colar a placa, ou arranjar maneira de não passar nada por baixo dela, nem água... quase diria que onde passa a água, passa a cobra...

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos
O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros