Forpus-Comportamento

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
nokita
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2005 5:28 pm
Contacto:

terça jul 17, 2007 12:27 am

;)
<strong>Ana*

</strong>
jujuzita
Membro
Registado: quarta jun 20, 2007 5:39 pm

terça jul 17, 2007 5:57 pm

Bem nunca tive a oportunidade de vê-los pessoalmente mais pelas fotos que vi são aves lindas :D
Acho muito bonito o modo como você PauloSantos fala deles :wink:
Parabéns a todos!!!
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

terça jul 17, 2007 6:34 pm

Bem vou dar aqui o meu pequeno testemunho como dono de um forpus, que já teve uma parceira mas que a decapitou. Os forpus são aves espectaculares, como já foi dito tem um temperamento especial, não vou dizer que são "mauzões" como foram apelidados, porque se calhar os piriquitos até são mais. Apesar do azar que tive não vou desistir de tentar fazer criação até ando a procura de uma fêmea, no entanto o que eu aprendi é que os forpus precisam de uma atenção constante e estar atento ao mínimo nível de agressividade. Tenho que dar a mão à palmatória em relação a um aspecto os forpus são aves espectaculares, e acho que na dificuldade do sucesso da criação está o gozo de se tentar e tentar.
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

terça jul 17, 2007 6:47 pm

paulop Escreveu:Bem vou dar aqui o meu pequeno testemunho como dono de um forpus, que já teve uma parceira mas que a decapitou.
Também tive uma situação idêntica. Um macho atacou uma fêmea, deixando-a gravemente ferida no alto da cabeça.

Curiosamente, essa fêmea recuperou, juntei-a novamente com o mesmo macho e passado algum tempo, voltaram a fazer criação, sem que outro episódio idêntico tivesse ocorrido.

Nunca encontrei uma explicação para isto, embora tenha pesquisado muito, mas nada me trouxe uma resposta concreta.

Do mesmo modo, que também nunca encontrei explicação para o facto de diversas fêmeas de Periquito Inglês, terem morto as suas crias, quando estas já se encontravam quase completamente emplumadas.

Criei Periquitos Ingleses durante quase 20 anos, e tive uma experiência com Forpus durante cerca de 2 anos. Entre uns e outros, encontrei mais agressividade nos Periquitos, nomeadamente em relação às crias, do que nos Forpus.

Continuo sem saber a que se devem estes comportamento, mas quase que arriscava nas taras genéticas, fruto de cruzamentos consanguineos sem controlo que estas aves são alvo. Do mesmo modo que estou convencido que este comportamento se transmite de pais para filhos, já que, algumas da fêmeas que escaparam às bicadas da mãe, mais tarde, tiveram, algumas delas, comportamentos idênticos.
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

terça jul 17, 2007 7:04 pm

paulop Escreveu:Apesar do azar que tive não vou desistir de tentar fazer criação
Uma das coisas que aprendi com os Forpus, é que são avessos às mudanças. Este é um aspecto que devemos ter sempre presente.

O ideal é adquirir casais novos, que se adaptarão mais facilmente ao novo lar.

Depois de escolhido o local onde serão instalados, deve evitar-se as mudanças.

Os ninhos, são também um factor importante. Pessoalmente optei com ninhos com uma ante câmara, na qual o macho se recolhia durante a noite, sendo que a fêmea ficava com os ovos/crias no outro compartimento do ninho.

Há no entanto, quem utilize ninhos simples e tenha bastante sucesso.

Para o fundo dos ninhos, eu utilizava a serradura limpa (com o minimo possivel de pó)

Nunca tive problemas com as inspecções regulares às crias, nem com as limpezas efectuadas aos ninhos.

Uma boa alimentação e papas à disposição, especialmente na altura da criação, são meio caminho andado para o sucesso.

Para a alimentação, prefiro uma mistura com pouco girassol ou se possivel, totalmente isenta desta semente. Optei por uma mistura da Verselle Laga, que em vez de girassol, continha cártamo, uma semente igualmente gorda, mas que não é tão apetitosa como o girassol e por isso, não é tão procurada pelas aves.
susanatex
Membro
Registado: quarta set 06, 2006 1:56 pm

sexta jul 20, 2007 1:54 pm

Ola. Bom eu tenho uma fopus femea que criei a mão.
Pela experiencia posso dizer que é um passarinho com uma forte personalidade. Tanto tem de meiguinha como de mauzinha.
Alem dela tenho um casal de periquitos e uma cadela pit.
Acho imensa piada quando vou limpar a gaiola dela e a coloco num sitio mais baixo a minha cadela vai la cheira-la e ao contrario do que se possa imaginar é uma cena inédita, a forpus é que morde a pit. Quando solto a forpus e ela tem opurtunidade de se colocar em cima da gaiola dos piriquitos ela farta-se de "refilar" com eles.
Mas com as pessoas é mesmo meiguinha só quer é festinhas,l tem é um mau acordar e não gosta que a apertem.
Na minha opiniao é um passaro extremamente inteligente
HugoFlavio
Membro Veterano
Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm

quarta jul 25, 2007 12:45 am

realmente, quando pesquisei sobre o forpus vi que em varios sites estavam quase como que marcados com um carimbo a dizer AGRESSIVO mas, agora que tenho um, vejo que e um passarinho brincalhão e ate, no caso do meu, sociavel desde que nao o chateem muito ;)so tem um problema, a sua grande imaginaçao da origem a algumas catastrofes no meu quarto hehe dai eu ter que estar sempre a criar brinquedos novos para ele se entreter e se manter no quarto sem dar cabo de livros, folhas, etc...
gostei muito da fraze da alma de arara, pessoalmente, eu tambem ja tinha pensado algo parecido loool

o meu forpus nao foi criado a mao mas, agora que ja se habituou tolera a minha presença e a noite ate me deixa pegar nele e fazer-lhe festinhas, mas sem esageros!! quando acha que ja chega ferra-me ligeiramente so para diser que nao quer mais mas, se eu nao tiver atento, levo uma bicada de todo o tamanho!! como ja foi aqui dito, tem uma personalidade forte. eu tenho-o sosinho pois tenho medo d nao ter tanta sorte com uma possivel femea que compre e ela nao se mantenha sem problemas no meu quarto como ele faz, mas enquanto nao comprar, de vez em quando deixo um dos meus piris criados a mao sair do viveiro e vir ate ao quarto ter com ele, e uma alegria hehe

uma coisa que ele gosta muito e dum peluche que ele tem e ao qual gosta de roer as orelhas loool tambem gosta de espelhos e e muito engrassado velo a olhar para o espelho e a seguir espreitar pra tras do espelho a ver se esta mesmo la outro forpus lool e bastante inteligente
Responder

Voltar para “Aves”