Gatinha tigrada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Quiquo
Registado: terça fev 06, 2007 12:07 am

quarta jul 25, 2007 1:02 pm

Olá Eu tenho uma gatinha de 3 meses ela é tigrada e é considerada de raça europeu comum, mas eu acho que ela tem a ver com a raça bengal, mas não é pura eu penso que seja atravessada de bengal com um gato rafeiro, porque para além das cores dela ela tem todo o comportamento dos bengal é temperamental como as fêmeas bengal é inrrequieta morde tudo o que vê à frente, mas também é muito meiginha, gosta da água tem a extremidade do rabo preta tem as manchinhas na barriga para além de outros sinais, mas as pontas das patinhas dela tanto as da frente como as de trás são brancas, por isso é que eu acho que não é pura mas atravessada? Alguém me pode dizer se as minhas suspeitas estão correctas?
moskitos
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 1:27 am

quarta jul 25, 2007 1:14 pm

olá acho importante colocar foto da gata no forum para que possa ser visto por quem entenda. nao é so atravez da cor que se pode ver isso mas sim atraves de varias caracteristicas corporais.
<p>a minha boca hoje sabe a dia de chuva!</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta jul 25, 2007 2:10 pm

oiee!!

pelo que escreveu pareceu-me k estava a descrever a minha gatinha tanto fisica como psicológicamente.... :D
mas a minha é filha de uma gata rafreira com um gato siamês... ñ tem nada haver com o bengal...
há muitos gatinhos rafeiros assim, li algures k o tigrado é a côr original dos gatos...
enfim...
acho k é dificil avaliar assim... ñ sei... talvez a foto fosse mesmo o ideal para os mais entendidos... :?
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
nicasekika
Membro Júnior
Registado: segunda fev 19, 2007 12:00 pm

quarta jul 25, 2007 4:04 pm

muito provavelmente as suas suspeitas estão correctas. Não se esqueça que bengal têm manchas pretas por todo o corpo, e são relativamente grandes.

concordo que o melhor seria postar uma foto da gatinha.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 25, 2007 4:58 pm

Olá,

A gatita pode ter um padrão de pêlo parecido com o dos bengal mas acho altamente improvável que seja fruto de um cruzamento de um gato puro desta raça até porque que eu saiba não há criadores desta raça em Portugal, ou se os houver, serão muito poucos, logo há poucas chances de um gato destes andar por aí perdido. Diz também que é tigrada, ora os bengal não são tigrados.

Há fotos dessa raça neste tópico:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Cumprimentos.
Lucitea
Membro
Registado: quinta nov 18, 2004 11:21 pm

quarta jul 25, 2007 7:13 pm

dinodane Escreveu:Diz também que é tigrada, ora os bengal não são tigrados.

Há fotos dessa raça neste tópico:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Segundo o que interpreto deste artigo da wikipédia a questão "tigrado ou nao" parece irrelevante

http://en.wikipedia.org/wiki/Bengal_%28cat%29

Em que ficamos? :)
elecktra
Membro Veterano
Registado: quarta dez 21, 2005 1:30 pm
Contacto:

quarta jul 25, 2007 7:22 pm

Bem para mim a gata é rafeira em todos os sentidos.
Ou é pura, filha de pais puros, ou então é rafeira pois mesmo que um dos pais seja puro é considerada rafeira. Mas é so a minha opiniao, há quem veja as coisas de maneira diferente. :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 25, 2007 7:41 pm

Lucitea, se leu bem o artigo que cita, o gato Bengal não é tigrado, e cito "The sides and top of the body are marked with spots, usually rosetted like those of the jaguar. The remainder of the body - including the legs and tail - consists of symmetrical stripes" ou seja, traduzido para tuga de forma livre "o corpo é marcado com malhas, geralmente rosetas com as dos jaguares. As restantes partes do corpo - incluindo as patas e cauda - apresentam" em ricas simétricas.
Ora quando se falha em gatos tigrados fala-se em gatos "tabby" e esse padrão de pelagem nada tem a ver com o do Bengal.

De qualquer modo, toda esta dissertação é mesmo irrelevante. Os gatos rafeiros têm um património genético incrível e podem produzir todos os tipos de pelagem, não vale a pena querermos arranjar-lhes raças e parentescos.

Cumprimentos.
Responder

Voltar para “Gatos”