CONDENADO A TRÊS MESES DE PRISÃO POR FERIR GATA
Um homem de Tarouca foi condenado a três meses de cadeia, remíveis ao pagamento de uma multa de 500 euros, por ter ferido a tiro uma gata que viria a ser abatida em consequência das lesões.
Amélia Gomes, uma defensora dos direitos dos animais e dona da "Tigreza", que faleceu com 14 anos, decidiu ontem revelar o caso por considerar a sentença judicial exemplar.
O animal foi atingido com um tiro de caçadeira, desferido por um vizinho de Amélia Gomes, sem qualquer razão aparente. A dona da "Tigreza" decidiu queixar-se do atirador, num processo que ficaria conhecido em Lamego como o "Caso da gata" e que viria a ser concluído, após algumas peripécias, com a condenação do arguido a três meses de prisão, substituídos por uma multa de 500 euros.
Hoje, um ano depois da leitura da sentença, Amélia Gomes, professora, continua a lamentar "a falta de sensibilidade das pessoas no que respeita aos direitos dos animais", quando olha para uma fotografia de um grande plano da cara da "Tigreza".
O crime foi perpetrado em Tarouca, no dia 31 de Janeiro de 1999, quando a gata estava presa por uma coleira, no quintal da dona. "De repente ouvi um tiro e temi o pior", recordou ontem Amélia Gomes, adiantando que quando chegou à rua deu com um cenário "macabro": a "Tigreza" fora atingida com um tiro no olho esquerdo e agonizava.
"Ainda hoje não compreendo quais os motivos que levaram o meu vizinho a proceder desta forma", afirma a dona do animal, que não aceita a 'justificação' dada pelo autor do disparo de que "a gata matara algumas pombas que tinha numa gaiola".
Amélia Gomes travou "uma batalha sem tréguas para sensibilizar os portugueses e a Justiça para os direitos dos animais", que começou com as dificuldades iniciais que enfrentou para arranjar um advogado.
A queixa começou por ser arquivada pelo Ministério Público, mas o Tribunal da Relação do Porto viria a dar razão ao recurso interposto por Amélia Gomes, pelo que o processo seguiu para julgamento e o agressor acabou condenado a uma pena de prisão remível a dinheiro e ao pagamento de uma indemnização e das custas judiciais.
Por ironia do destino, a "Tigreza" viria a ser abatida no dia do início do julgamento, pois o seu estado de saúde impedia-a de fazer uma vida normal.
Eu acho que a pena foi muito leve, ca*&% do homem que não tem outro nome.
CONDENADO A TRÊS MESES DE PRISÃO POR FERIR GATA
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm
<strong>Os meus cães são o centro do meu mundo. 
Carla</strong>

Carla</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
- Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.
Bem, é de louvar o empenho em levar o caso para a frente!!! É que só uma pessoa com muita determinação e paciência!!!
Pelo menos dá incentivo e serve de exemplo para pessoas cujos animais são maltratados ou até mesmo mortos, como é o caso, por outras sem o mínimo de sensibilidade!!!
Os meus gatinhos, por via das dúvidas, ficam em casa, e quando querem passear vão até à varanda!
Mas será esta uma sentença inédita em Portugal? Já agora, nunca ouvi falar em alguém condenado por crimes cometidos a um animal... pelo menos não me estou a lembrar!!! :p
Pelo menos dá incentivo e serve de exemplo para pessoas cujos animais são maltratados ou até mesmo mortos, como é o caso, por outras sem o mínimo de sensibilidade!!!
Os meus gatinhos, por via das dúvidas, ficam em casa, e quando querem passear vão até à varanda!

Mas será esta uma sentença inédita em Portugal? Já agora, nunca ouvi falar em alguém condenado por crimes cometidos a um animal... pelo menos não me estou a lembrar!!! :p
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Também nunca tinhs ouvido falar de ninguém condenado por maltratar um animal, talvez a consciência deste país esteja a mudar...
Mas os meus parabéns a esta senhora pela presistência. É pena que os nossos meios de comunicação não revelem muito notícias destas, podia ajudar a consciencializar mais a população.
Beijokas
Kathleen

Mas os meus parabéns a esta senhora pela presistência. É pena que os nossos meios de comunicação não revelem muito notícias destas, podia ajudar a consciencializar mais a população.
Beijokas
Kathleen
-
- Membro
- Registado: quinta jul 18, 2002 4:13 pm
Sem duvida que é um enorme progresso.
Espero que isto signifique que a impunidade em relação aos maus tratos para com os animais esteja a acabar.
Ilusão da minha parte? Não sei mas sinceramente espero que não.
Abraço
Espero que isto signifique que a impunidade em relação aos maus tratos para com os animais esteja a acabar.
Ilusão da minha parte? Não sei mas sinceramente espero que não.
Abraço
-
- Membro
- Registado: terça fev 18, 2003 1:35 am
- Localização: samoyedo (john), husky (yara) e pinschers ( estrela e luna). 1 gato (Alex)
Espero que se comece a tomar consciencia, e que os maus tratos, aos animais, sejam realmente punidos!!
Ja esta na hora de começarem a fazer algo para essas criaturas insensiveis, que tanto sofrimento provocam aos animais!!
Ja esta na hora de começarem a fazer algo para essas criaturas insensiveis, que tanto sofrimento provocam aos animais!!
Muito bem!
Assim se faz justiça, com precistência e determinação!
Se ficarmos só á espera que as coisas se resolvam nunca mais vamos lá.
Agradeçemos, eu e os meninos aqui de casa que nos tenhas dado mais um pouco de esperança.
Assim se faz justiça, com precistência e determinação!
Se ficarmos só á espera que as coisas se resolvam nunca mais vamos lá.
Agradeçemos, eu e os meninos aqui de casa que nos tenhas dado mais um pouco de esperança.
*Disse a harmonia ao conflito: Tás a armar?!...nesse caso deixa que consideravelmente não tendo a minima consideração pela estupidez te ignore*
remíveis ao pagamento de uma multa de 500 euros
O que são 500 euros hoje em dia ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Eu acho que a dona da gatinha, não colocou o Sr. (será que ele é digno de ser chamado de Sr?) em Tribunal à espera da indeminização monetária. Só o facto de ele ter sido condenado já é um bom começo.
Mas, julgo que não me engano quando penso que as sentenças previstas na lei para casos destes não são muito elevadas... Masi uma vez cabe ao governo fazer uma lei mais pesada para casos como este.
De quaqluer forma só a condenação já é um bom prenúncio.
Kathleen
Mas, julgo que não me engano quando penso que as sentenças previstas na lei para casos destes não são muito elevadas... Masi uma vez cabe ao governo fazer uma lei mais pesada para casos como este.
De quaqluer forma só a condenação já é um bom prenúncio.
Kathleen