por estas bandas é "sabido" que quando os gatos começam a comer muitas lagartixas, começam a emagrecer e morrem. já tivemos vários desaparecimentos misteriosos, antecedidos de um estranho emagrecimento e falta de apetite. não há certezas, contudo, de que tenham sido as lagartixas, já que os gatos passavam cada vez menos tempo em casa e nunca traziam as presas.
mas agora o nosso gato favorito (que sofre de leucemia felina, o que nos preocupa ainda mais) anda a trazer para casa lagartixas e partes das mesmas. é estranho, ele nunca antes trouxera nem um ratinho, mas agora é quase diário!
a minha primeira reacção quando o vi com uma lagartixa foi gritar

com ele e retirar-lha. mas duvido que isto adiante de muito, provavelmente só fará com que ele deixe de as trazer para casa! além disso, começa já a mostrar os sintomas típicos: diarreia muito malcheirosa e pêlo áspero e sem brilho. pelo menos ainda não começou a emagrecer...
agora, as minhas verdadeiras dúvidas: primeiro, as lagartixas fazem MESMO mal aos gatos?

e porque se tornam uma espécie de vício para eles, que não param de as comer por muito mal que se sintam?
segundo, que posso FAZER para o evitar?

ralhar com o gato não me parece grande coisa, mas prendê-lo em casa 24 horas por dia é, além de um suplício para ele e para nós, muito difícil, já que a sua vontade de fugir será cada vez maior, bem como a sua habilidade em nos enganar. e logo agora que é Verão e as portas ficam abertas quase toda a tarde...
preciso de uma solução ou a vida dele será encurtada desnecessáriamente e com sofrimento adicionado...
obrigado desde já