Gato anorético??????

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

nicasekika
Membro Júnior
Registado: segunda fev 19, 2007 12:00 pm

quarta jul 25, 2007 3:54 pm

olá a todos. O que se passa é o seguinte:

A minha gata teve um bebé à cerca de uma semana, até aqui tudo bem. Nós já temos um gatinho que também é filho dela e que fez recentemente quatro meses.

No principio ele reagiu muito bem, o seu comportamento não se alterou, e não se mostrou agressivo com a irmã, até tenho fotografias dos dois a dormir juntos.

Agora ele continua a não mostrar agressividade, felizmente. O problema é que tenho reparado que ele não come quase nada. Antes, e mesmo nos dias imediatamente ao nascimento da irmã ele era um glutão, e mesmo que estivesse a descansar era o primeiro a ir á cozinha se ouvia abrir a porta do frigorífico.

Já tentei dar-lhe comida de comida da sheba, que ele gosta mas que nem sempre pudemos comprar porque é cara. Mas nem isso ele comeu!!! :(

A minha mãe acha que durante a noite ele vai mamar na mãe e é por isso que não tem fome, e a verdade é que a gata não tem muito leite, se calhar é ele. Mas eu já o separei da mãe e continua na mesma.

Já ouvi falar em anorexia nos animais, e tirando causas físicas, o nascimento de um outro humano ou animal é uma das possíveis causas psicológicas. Também reparei que quando come um pouquinho vai esconder-se e vomita!!! Em vez de anorético já digo que o gato é bulímico, embora ache 99,9% improvável.

Sei que uma das soluções é dar-lhes comida mais saborosa mas como disse, não resultou. Quero ver se melhora, ou talvez seja ilusão minha. É que se for com ele ao VET o mais provável é terem que o alimentar por um tubo, o que eu queria evitar, se pudesse!

escrevo a pedir/perguntar se alguém conhece ou já passou por uma situação idêntica ou semelhante, e como se resolveu. Mil obrigados! :roll:
moskitos
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 1:27 am

quarta jul 25, 2007 4:02 pm

felizmente nunca passeei por uma situação dessas.
devia mesmo levar o gato ao veterinário.
há quanto tempo dura esse sintoma????
vá o mais rapido possivel. se por acaso tiver de ser alimentado por tubos, é sempre melhor do que morrer.
pense nisso.
<p>a minha boca hoje sabe a dia de chuva!</p>
nicasekika
Membro Júnior
Registado: segunda fev 19, 2007 12:00 pm

quarta jul 25, 2007 4:05 pm

Reparei ontem! Tinha pensado esperar até ao final da semana...
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta jul 25, 2007 4:11 pm

Mesmo que esse comportamento sejam ciumes alguma coisa tem que ser feita e rapido.

O melhor é mesmo ir ao vet enquanto é tempo.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 25, 2007 4:48 pm

Olá,

Que eu saiba a bulimia e anorexia que conhecemos nas pessoas não acontecem nos gatos, nem nos cães, já que são doenças que pressupõem distúrbios psicológicos e de personalidade de que, felizmente, os animais não padecem... Já em veterinária se diz que um animal está anoréxico quando se encontra demasiado magro e debilitado.

É possível que o gatinho esteja a mamar na sua mãe, mas não é normal que vomite a comida que lhe dá, eu acho mesmo melhor que o leve a um vet o quanto antes.

As melhoras do animal.
carmo_1
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jul 25, 2007 6:09 pm

nicasekika Escreveu:olá a todos. O que se passa é o seguinte:

A minha gata teve um bebé à cerca de uma semana, até aqui tudo bem. Nós já temos um gatinho que também é filho dela e que fez recentemente quatro meses.

No principio ele reagiu muito bem, o seu comportamento não se alterou, e não se mostrou agressivo com a irmã, até tenho fotografias dos dois a dormir juntos.

Agora ele continua a não mostrar agressividade, felizmente. O problema é que tenho reparado que ele não come quase nada. Antes, e mesmo nos dias imediatamente ao nascimento da irmã ele era um glutão, e mesmo que estivesse a descansar era o primeiro a ir á cozinha se ouvia abrir a porta do frigorífico.

Já tentei dar-lhe comida de comida da sheba, que ele gosta mas que nem sempre pudemos comprar porque é cara. Mas nem isso ele comeu!!! :(

A minha mãe acha que durante a noite ele vai mamar na mãe e é por isso que não tem fome, e a verdade é que a gata não tem muito leite, se calhar é ele. Mas eu já o separei da mãe e continua na mesma.

Já ouvi falar em anorexia nos animais, e tirando causas físicas, o nascimento de um outro humano ou animal é uma das possíveis causas psicológicas. Também reparei que quando come um pouquinho vai esconder-se e vomita!!! Em vez de anorético já digo que o gato é bulímico, embora ache 99,9% improvável.

Sei que uma das soluções é dar-lhes comida mais saborosa mas como disse, não resultou. Quero ver se melhora, ou talvez seja ilusão minha. É que se for com ele ao VET o mais provável é terem que o alimentar por um tubo, o que eu queria evitar, se pudesse!

escrevo a pedir/perguntar se alguém conhece ou já passou por uma situação idêntica ou semelhante, e como se resolveu. Mil obrigados! :roll:
Infelizmente eu sei o que deves estar a passar :-( é mesmo um sufoco, cheguei a comprar 4 rações diferentes, e nada.

Mais importante agora é levá-la já já ao veterinário para 1º possa fazer um diagnostico, depois para ver e não deixar que desidrate. Não disses-te se ao menos bebe agua?

Espero que tragas boas noticias do veterinário. Fico ansiosa por saber o que se passou.

As melhoras
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta jul 25, 2007 6:48 pm

nicasekika Escreveu:olá a todos. O que se passa é o seguinte:

Se o gato nao come e vomita o melhor é leva-lo ao veterinario.
Ele ja tem as vacinas em dia?Foi desparasitado?

Porque é que a sua gata nao esta esterilizada e tem ninhadas? Entao a gata teve uma ninhada ha 4 meses e ja teve outra?
Leve o gato que nao come ao vet para ser visto , aproveite e fale lá para esterilizar a sua gata de forma a evitar as ninhadas constantes.
Artemysa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

quarta jul 25, 2007 7:01 pm

Realmente a anorexia (a redução/ paragem de ingestão de alimento) pode ocorrer em animais, por motivos físicos (doença infecciosa, por exemplo) ou psicológicos (por exemplo, alterações de ambiente ou de dono). Esta perda de de apetite é um sintoma de que algo está mal, não é uma patologia propriamente dita (como por vezes acontece em humanos). A anorexia nervosa como patologia em si não ocorre nos bichos (como disse a Dinodane).

Mas o animal pode estar a comer quando o dono não está presente... (e só um dia sem o ver comer ainda não é motivo para alarme, é só motivo para atenção redobrada). Importante é o dono verificar se o animal tem outras alterações de comportamento associadas à perda de apetite, se brinca normalmente, se pula, etc.

Mas também não deixe arrastar muito tempo. Qualquer sinal de apatia associado a perda de apetite deve levar o bichano ao médico.

Boa sorte!
elecktra
Membro Veterano
Registado: quarta dez 21, 2005 1:30 pm
Contacto:

quarta jul 25, 2007 7:25 pm

bita322 Escreveu:
nicasekika Escreveu: A minha gata teve um bebé à cerca de uma semana, até aqui tudo bem. Nós já temos um gatinho que também é filho dela e que fez recentemente quatro meses.
Porque é que a sua gata nao esta esterilizada e tem ninhadas? Entao a gata teve uma ninhada ha 4 meses e ja teve outra?
Leve o gato que nao come ao vet para ser visto , aproveite e fale lá para esterilizar a sua gata de forma a evitar as ninhadas constantes.
Realmente a gata nem tem tempo para descansar... :?
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quarta jul 25, 2007 11:46 pm

Como ja foi referido... duas ninhadas em quatro meses é demasiado! Alias... até uma é muito.

Se o gato nao come leve-o ao veterinario... ele andar a mamar o leite que devia ser para os bebés é mau.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

quinta jul 26, 2007 12:03 am

Acho que não devia esperar até o final da semana, acho que deveria ir hoje mesmo (5ª feira). Pode ser algo de grave e se o problema se arrastar, pode ser crucial, até pode haver uma desidratação ou uma subnutrição mais grave. Não sei, ele mudou de comportamento?
Desejo as melhoras ao gatinho e se puder vá hoje mesmo ao Vet.
Cumprimentos
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

quinta jul 26, 2007 2:16 pm

dinodane Escreveu:Olá,

Que eu saiba a bulimia e anorexia que conhecemos nas pessoas não acontecem nos gatos, nem nos cães, já que são doenças que pressupõem distúrbios psicológicos e de personalidade de que, felizmente, os animais não padecem... Já em veterinária se diz que um animal está anoréxico quando se encontra demasiado magro e debilitado.

É possível que o gatinho esteja a mamar na sua mãe, mas não é normal que vomite a comida que lhe dá, eu acho mesmo melhor que o leve a um vet o quanto antes.

As melhoras do animal.
A anorexia pode ser observada em animais, sim. Pode ser observada por exemplo em cães, gatos, reptéis, etc, etc.

O facto de a gata ter ninhada atrás de ninhada é que já são outros 500...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 26, 2007 3:06 pm

Petsss Escreveu:

As melhoras do animal.
A anorexia pode ser observada em animais, sim. Pode ser observada por exemplo em cães, gatos, reptéis, etc, etc.

O facto de a gata ter ninhada atrás de ninhada é que já são outros 500...
Correctíssimo :wink: :D E são imensos os factores patológicos e ou psicológicos que podem levar um gato à anorexia :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

quinta jul 26, 2007 3:25 pm

Exactamente! Anorexia também significa ausência de apetite, não é só a anorexia nervosa que se tornou de repente tão falada.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jul 26, 2007 6:52 pm

As melhoras do animal.
Pois eu estava a referir-me á anorexia nervosa nos humanos que está relacionada com distúrbios de personalidade e de fraca auto-estima, coisa difícil de encontrar nos animais. Ora leiam lá o meu post novamente sff... :roll: Que eu saiba não há gatos nem cães a deixarem de comer ou a vomitarem o que ingerem por não gostarem da imagem que o espelho lhes devolve...
Responder

Voltar para “Gatos”