Voltando a falar de ratazanas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
cmsmg
Registado: sexta mai 07, 2004 5:22 pm

quarta jul 25, 2007 3:41 pm

kitten Escreveu:
De qualquer forma, podes sempre deixar de ter Ratos no Quintal para passares a ter Apodemus, ou Spretus, o que sempre tem um ar de New Design, Babylon 5, ou mesmo Gótico... Laughing

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

spectaculo, e viva a ratada Laughing
E eu a pensar que tinha ratos no quintal, agora qd alguém me perguntar digo logo que não são ratos, são mus musculus, pelo menos é mto mais fino Mr. Green

Parabéns ! Wink
Então mas tu não tens gato?
Não miga, gato lá em casa só há 1 de 2 pernas :P
Só tenho cães :wink:
Mas se há bicho com que sempre simpatizei e nunca tive medo são os ratos, sejam eles quais forem sp os achei com ar querido e super inteligentes. :wink:
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

quarta jul 25, 2007 5:32 pm

Acredita! Se há coisa que Rato não é, é estúpido! :wink: Daí a expressão "És muita Rato!!!"

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quinta jul 26, 2007 12:36 am

Devia era haver a expressao, "és muito gerbo", os filhos da mae fogem-me pelo menos 1 cada mes LOL (claro que volta, so se precisa de meter uma guloseima numa armadilha :p)
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

quinta jul 26, 2007 3:19 pm

Eu não acho os gerbos inteligentes, são espertalhoes e curiosos e conseguem fugir como que por magia, mas acho burrinhos comparados com os mus musculus e sem comparação com os rattus norvergicus que acho inteligentes.
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta jul 26, 2007 5:09 pm

uns a fugir-lhes a sete pes (eu :P ) e outros "gandas malucos" que as tem em casa como animais de estimação :o
Carago ratazanas?cold "expilica" cá á minha pessoa o que leva alguem a gostar de ratazanas? não tou no gozo , mas eu so de ver as fotos fico logo arrepiada...cobras, hamsters, e essa animalada eu já não estranho...agora ratazanas :o e é impresao minha ou tens aí uma "careca" ? :o
Ophi
Membro Veterano

quinta jul 26, 2007 5:52 pm

bita322 Escreveu:uns a fugir-lhes a sete pes (eu :P ) e outros "gandas malucos" que as tem em casa como animais de estimação :o
Carago ratazanas?cold "expilica" cá á minha pessoa o que leva alguem a gostar de ratazanas? não tou no gozo , mas eu so de ver as fotos fico logo arrepiada...cobras, hamsters, e essa animalada eu já não estranho...agora ratazanas :o e é impresao minha ou tens aí uma "careca" ? :o
Bitinha....as ratzanas são bem mais engraçadas e menos agressivas que os hamsters por exemplo, são animais muito asseados e inteligentes, tenho varios padrões de cor, mas tenho a minha carequinha ( as carequinhas foram desenvolvidas em laboratorio coitadas, por ser mais facil de testar certos produtos em animais sem pêlo, as minhas ratazanas devem ter parentes de laboratorio e carregam o gene hairless (careca ou nude) então de algumas ninhadas lá nasce alguma sem pêlo como foi o caso....agora para estragar este lindo dialogo...eu comecei á uns anos atrás a gostar de ratazanas e descobri como são espertas, mas tudo graças ás cobras, pois comecei a tê-las para produção de alimento, neste momento estou completamente rendido a elas aos padrões, colorações e tipos de pêlo....mas devo isso ás cobras que antes assim como tu a ratazana para mim era apenas um animal repugnante que pode transmitir a Leptospirose e que viviam em esgotos. Agora digo a qualquer miudo e papás, as ratazanas são os pets ideais a nivel de espaço alimentação e interacção, podendo até fazer agility ou ensina-la com um clicker como outros animais...é um animal que eu recomendo e são grandes companheironas.
bita322
Membro Veterano

quinta jul 26, 2007 6:10 pm

:o mas eu nao digo? tudo doido :P entao tu davas as bichas a comer ás cobras e um dia vai de olhar para elas e descubrir que alem de servir de alimento também eram uns animais inteligentes e asseados e toca de as ter como animais de estimação (isto é munta confuso para a minha cabecinha :? :P )
E conseguem treinar-se ratazanas? :o com clicker? :o (as cobras que descubram o truque 8) e é ver as ratazanas a irem para a "casa" das cobras em filinha indiana :P

Assumo que sou uma verdaeira leiga neste tipo de animais (inclui exoticos, repteis) mas fico sempre espantada não só com a variedade de especies que se podem ter como animais de "companhia" (as ratazanas tb se consideram animais de companhia????) e também como alguns aínda conseguem ser surprendentes ao ponto de fazer agility :o .

"Prontes" e para nao dizerem que so ca vim desvirtuar , deixo-te os parabens pela "casinha" que construis-te para as... as... as :? ratazanas :? :P

EDIT : :o :o olha assim de repente lembrei-me : continuas a dar as ratazanas a comer ás cobras???????? :o :o :o
Ophi
Membro Veterano

quinta jul 26, 2007 7:53 pm

não desvirtuas nada o tópico, aliás tenho muito prazer em que se divulgue este animal como pet o tópico não é das minhas ratazanas é sobre ratazanas... Eu não tinha ratazanas e as que dava dava ás cobras comprava congelado, mas devido a morar fora de mão ;) e tendo recebido amavelmente um trio de ratazanas de uma amiga daqui, comecei a usar as crias delas como alimento com as quais tento não criar afinidades, mas mesmo tentando não criar laços á sempre alguma que por algum motivo ou olhar é poupada e assim já tenho mais ratazanas reprodutoras do que o que precisava para produzir o alimento que gasto, mas todas estas adultas são apenas pets que de vez enquando deixo dar uma rapidinha e me enchem o congelador. não venhas com a pergunta..._mas matas tu???...porque a resposta é sim e não é nada facil nem dá qualquer prazer...mas seria hipocrita se as comprasse congeladas por ser menos mau alguem fazer isso por mim.
Voltando á parte boa, tens colorações e tipos de ratazana lindos é um animal que depois de teres oportunidade de conhecer, decerto mudas de ideias como eu mudei, e só aí começas a acha-las bonitas em vez de repugnantes, um animal bem tratado, limpo com o pêlo brilhante e saudavel é bonito seja de que especie for ;)

Quanto ao que disseste acima, a ratazana pode ser relamente um animal de companhia, mas um reptil é apenas um animal de estimação, é um reptil...não te adora está sempre mais feliz se não te vir e vive naquele mundo autista sem expressão, comparo-o mais a um peixe num aquario é apenas de estimação...uma ratazana espera por ti, adora que lhe dês petiscos e mimos que a soltes e faz-te companhia e gosta da tua companhia, e é convem ter sempre um par nem que seja do mesmo sexo pois são muito sociais.
Como isto já vai comprido deixo só este video sobre Agility que me foi mostrado pela nossa Isabel Guedes noutro forum...
http://www.youtube.com/watch?v=DJy04czN-M0
e outros para te derreteres
http://www.youtube.com/watch?v=Y8QZVc5daeo
http://www.youtube.com/watch?v=09DckaeOW8M

vivam as ratas como pet :twisted:
bita322
Membro Veterano

quinta jul 26, 2007 8:17 pm

Pois se as cobras comem ratos, entre compra-los ja mortos ou cria-los tu, a diferença nao é muita, acho alias que é bem menos hipocrita seres tu a cria-las, se bem que eu nao teria estomago :? mas adiante.
Eu e ratazanas a coisa dificilmente se daria porque mais do que a repulsa que me provoca (desculpa o termo sei que nao é simpatico mas é a verdade e nao tenho culpa :? ) tenho-lhes cá um medo que me pélo, tas a ver aquela cena da mulher histerica em cima de um banco aos berros e a descabelar-se por causa do ratinho? Pronto sou eu :oops:

Mas olha uma coisa que me ta aqui a fazer confusão ás ideias e que ainda nao percebi: ha varios tipos de ratazanas? ou é so a pelagem que é diferente? tipo no fundo sao todas daquelas cinzentas que conhecemos dos esgotos ou as tuas sao ratazanas de especies diferentes ?

O filme ta giro, louvo a coragem da dona da ratazana :lol: eu para ter uma no colo ou ja tava a caminho do maniconio ou tava com uma valente "cadela". :P

Aquela branquinha do segundo file esta a xuxar ou ta-se a tentar lavar? é que perece um gato a lavar-se? :o
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta jul 26, 2007 9:06 pm

Tal como disse o Ophi as ratazanas são animais absolutamente fantásticos. Tal como tu Bita a ratazana também a mim repugnava, comecei a tê-las também quando uma amiga me ofereceu uma menina bébé, a Gina que já morreu. A partir daí fiquei absolutamente fascinada.
É ainda um animal a que as pessoas associam doenças, até a peste, mas o que é um facto é que além de serem animais muito inteligentes, são asseadissimas e é normal veres uma ratazana a lavar-se.

Mas cá em casa, também como disse o Ophi, a finalidade das ratazanas é a mesma, alimentação de cobras. Não é uma tarefa que eu faça com muita facilidade, mas que tem que ser feita ...
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Impertinente
Membro Júnior
Registado: terça jul 17, 2007 6:27 am

quinta jul 26, 2007 10:24 pm

bita322 Escreveu:Mas olha uma coisa que me ta aqui a fazer confusão ás ideias e que ainda nao percebi: ha varios tipos de ratazanas? ou é so a pelagem que é diferente? tipo no fundo sao todas daquelas cinzentas que conhecemos dos esgotos ou as tuas sao ratazanas de especies diferentes ?
:o

A espécie é a mesma (Rattus norvegicus), mas, com a domesticação, não só as doenças desapareceram como, as cores se foram alterando. A partir desta variedade de cores e características fisionómicas, chegou-se a conclusões que permitiram à ciência dar um salto quântico: há genes dominantes e recessivos.

Achei piada ao "desenrascanço" português que abriu este tópico. Também me diverti imenso a construir este viveiro para albergar as minhas primeiras ratazanas:

Imagem

Há um enorme preconceito em relação a estes bichos. Quando vi uma amiga minha a andar por casa com um macho albino de olhos rosa a saltar de ombro para ombro, também fiquei espantado, mas, apaixonei-me por eles e agora estou a começar a minha criação.
<p>Animais: guppys, cadela, ratazanas, pais...</p>
TMSurfer
Membro Veterano

sexta jul 27, 2007 9:34 am

Eu sempre amei ratos, seja Musculus, ratazanas, Gerbos, Hamsters, Ratos do deserto etc... sao simplesmente incriveis, fascinantes, principalmente os que vivem em comunidades :p

Infelizmente também crio para alimento, mas... apesar de tudo, os progenitores sao os meus PETS, nao lhes falta nada, sem falta de higiene (como maioria dos criadores de ratos para alimento, higiene nao e ponto forte deles), e rendi-me aos encantos de duas ratazanas albinas, e tou para ir buscar mais uma menina na proxima segunda, so nao tenho mais que ja tenho mesmo muita rataria :p Mas como as coisas tao a andar... vou ter mais mesmo LOL
bita322
Membro Veterano

sexta jul 27, 2007 10:15 am

Obrigada a todos pela paciencia e pelas explicações.
Verdade verdadinha é que continuo com a minha do "ratos ao longe" mas que fiquei curiosa de ver alguem com uma bicha dessas ao vivo fiquei, claro que bem salvaguardados os 10 metros de distancia de segurança minima entre mim e o animal :P
Continuo confusa...ratazanas, oh pá ratazanas, nao dava pra ser uma "coisa" menos estranha :P
TMSurfer
Membro Veterano

sexta jul 27, 2007 10:37 am

Menos estranha ?

Ratazana Sem Pelo :p "Hairless" :p
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

sexta jul 27, 2007 11:43 am

Impertinente Escreveu:Há um enorme preconceito em relação a estes bichos.
Para ajudar as Ratazanas e quem as adora, como eu, deixo aqui um artigo que escrevi há uns anos atrás e que ainda está muito em estado de ser usado:

Ratazanas Domésticas, ou o Tabu da Infância
(Texto anteriormente escrito para o Ninho-CEIME)

Todos nós crescemos com a ideia de que as ratazanas nascem dos esgotos. Não vivem neles, nem são lá colocadas pelo ambiente imundo em que largamos os nossos dejectos.
Somos informados da sua presença, como se fossem produto dos próprios esgotos, filhas do betão e das águas sujas do esgoto citadino. Na verdade, os Rattus norvegicus ou norwegicus, não são mais do que uma espécie maravilhosa de Ratos Nórdicos, muito limpos e encantadores, mas... repare-se, são Ratazanas Domésticas.

Então e não há ratazanas de esgoto?

Não. Existem, isso sim, ratazanas nos esgotos, mas há muita coisa ruim em muito lado. Conhecemos pessoas bem piores, vivem ao nosso lado, no nosso prédio, na nossa cidade... e não somos classificados como elas, apesar de vivermos no mesmo esgoto, desculpem, no mesmo prédio.

A nossa Freya, de que vamos falar no texto seguinte, é uma verdadeira senhora, muito educada e limpa. Vive no Ninho, no nosso Centro, numa habitação adequada e limpa, sempre muito cuidada e não incomoda ninguém. É dessas Ratazanas que vamos falar e escolhemos a Freya (nome de Deusa nórdica) por ser a mais crescida das que estão em nossa casa. Por ser aquela que mais contacta connosco, mas falar das outras todas, seria a mesma coisa. Vamos então conhecer a nossa Ratazana de Pêlo Curto e de olhinhos vermelhos. A Freya:

A Freya nas mãos da Ana, solta e descontraída. Tal como está, assim fica. Depois, começa a passear pelo nosso braço e pára, olhando como que a pedir mimo.

Não vamos descrever tecnicamente os Rattus norwegicus, pois disso daremos notícia noutros artigos, desde a sua Taxonomia, até à Alimentação, Viveiro, Anatomia e muito mais. Vamos sim falar do seu comportamento e da nossa observação.

A Freya está instalada numa gaiola razoavelmente grande e em breve passará para uma maior ainda para poder dar asas à sua agilidade acrobática. No fundo, temos feno de qualidade, bem limpo e renovado sempre que esteja sujo. Tem um comedouro de plástico que parece não roer, onde colocamos comida própria para os «Fancy Rats» como lhes chamam os americanos. O bebedouro é do tipo biberão, ou garrafinha de ponta metálica e ela bebe bem.
Ainda não tem ninho nem brinquedos, escadas, rampas ou troncos, mas vai ter. Porquê?
Porque merece. Quem quer ter um animal de estimação de pequeno porte, pode pensar num Hamster, num Gerbo, num qualquer animal, mas ter uma Ratazana, é bem diferente.
São extremamente asseadas e passam uma boa parte do tempo a lavar-se. São muito engraçadas quando o fazem, pois sentam-se e lavam-se, lavam-se, até se sentirem bem limpinhas. Comem e lavam as mãos, contactam connosco e lavam-se, tocam em algo estranho e lavam-se... do esgoto, an?

Quando bebem, têm também um encanto especial.
Normalmente, sentam-se em frente ao bebedouro, agarram a ponta do mesmo com ambas as mãos e bebem. Depois, lavam as mãos e a boca... do esgoto, an?

Vê-las comer, é sempre muito contemplativo, pois não se repetem muito: umas vezes, pegam na comida e vão comer para um canto da gaiola, de costas para nós, como se quisessem dizer: É Meu!
Outras vezes, pegam na comida que lhes damos, ou que tiraram do comedouro e sentam-se, olhando para nós e comendo, como se dissessem: É bom isto!
Não é anormal, nem pouco comum, ficarem empoleiradas nas grades da gaiola, comendo com apenas uma das mãos. Se lhes dermos algo de que não gostam, agarram na comida com a mão e deitam-na fora sem deixarem de olhar para nós, como que a dizer: Não tens nada melhor?
Mas não fazem necessidades no comedouro, como os Gerbos ou os outros ratos. O comedouro fica limpinho, pois aquilo que é para comer, é comido com asseio e muito gosto... do esgoto, an?

Ao abrirmos a porta da gaiola, vem ter connosco e basta esticar a mão. Ela sai lentamente e sobe na mão ou no braço e passeia lenta e calmamente connosco pela casa. Sentamo-nos numa cadeira, ou no sofá e ela ali está, serena como sempre, apreciando as festas que lhe fazemos. Se pararmos, ela anda um pouco e depois pára, como que a perguntar: Não há mais festas?

Nunca morde, mesmo quando metemos os dedos nas grades. Cheira, lambe, mordisca (trincando sem magoar) e é assim que comunica connosco, distinguindo perfeitamente o que é comida e quem somos nós. Podemos agarrá-la quase de qualquer maneira, pois gosta do nosso contacto e do nosso carinho... do esgoto, an?

Poderiamos ficar aqui a escrever durante horas, sobre a forma como salta de grade em grade, como passeia no tecto da gaiola, como actua connosco, mas nada pode demover uma aculturação de anos e anos.
É uma Ratazana e, mesmo não sendo do esgoto, corre o risco de nunca ser entendida e respeitada, apesar de nos respeitar a nós... do esgoto, an?

Só podemos dizer a todos que, se pretendem um animal de companhia diferente, económico, encantador, limpo, meigo, engraçado e TUDO, tudo o mais que se possa dizer de bom, experimentem uma Ratazana Doméstica, qualquer que seja a sua coloração ou sub-espécie e vejam como deveria ser engraçado e saudável viver no esgoto, se realmente fosse essa a sua origem...
Vejam como ela se entrega a nós e acreditem no que dizemos.

Gostamos muito de ter Ratazanas connosco!

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
Responder

Voltar para “Exóticos”