Próximo cão da mesma raça?..

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta abr 04, 2003 10:19 pm

Qnd morreram os meus Dobermans, imediactamente eu queria arranjar outro Doberman...mas entretanto fui confrontada pela realidade...

O meu marido advertiu-me que não iria querer outro da mesma raça prq os nossos cães tinham um carácter muito especial, eram uns óptimos cães e bons companheiros e como tal não seria boa a ideia de adquirir outro, embora da msm raça, prq poderiam ser diferentes ( a ideia é que os animais apesar das características da raça, nem todos se singem a um padrão igual, mas sim idêntico )...e aí, iria-mos fazer comparações com o próximo animal ( em relação aos que tínhamos tido anteriormente ) o que talvêz não fosse muito benéfico para ele, essas comparações...

O que acham?

Leonilde
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado abr 05, 2003 12:07 am

Lili,

Cão é cão... e já sabes a minha opinião, acho que não há dois iguais. Assim como também não acho que se devam fazer comparações, senão estavamos tramados..... comparações entre filhos, entre namorados....

O próximo será aquele que nos tocar o coração, independentemente da raça. Os anteriores, breve serão doces memórias!

PS.: Ter os próximos animais da mesma raça dos anteriores tem uma vantagem. Há vários pormenores específicos que já conhecemos, portanto não precisamos partir do zero.
:)
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado abr 05, 2003 8:06 am

Pois é Musky ! Cão é cão e adou-te toda a razão em dizeres de que não deve de haver comparações...mas infelizmente como não somos perfeitos...por vezes, até acabamos por caír na tendencia das comparações...percebes?

Ex: se eu adquirisse outro Doberman, acabava por ter o receio de que qnd o animal não aprendesse da msm forma que o outro ( perspicazmente ) ou se fizésse algo errado ( pe, buracos na relva ) eu acabaria por dizer- oh pah! o outro não era nada assim...!!! Era tão inteligente, tão limpinho, tão obediente, etc... e acho que isso já é uma comparação...

Percebes agora ao que me refiro ?

Leonilde 8)
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado abr 05, 2003 8:41 am

apesar das características da raça, nem todos se singem a um padrão igual, mas sim idêntico
:?: :?: :o :o :o
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sábado abr 05, 2003 10:06 am

Olá Leonilde,

É inevitável haver comparação mas isso não é uma coisa má. Vamos supor que o novo doberman até não seria tão inteligente, tão limpinho, tão obediente. Mas seria concerteza tão esperto, tão original, tão empático.... Vai ver que assim que o tiver vai amá-lo tanto como o anterior, porque vai ser o seu cão. É o que acontece com os nossos filhos. Todos diferentes mas todos igualmente amados.
Se a Leonilde optar por outra raça, aí sim, corre o risco de ao comparar os cães ficar desiludida (ou mais agradada) com a nova raça.
Maria João
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado abr 05, 2003 10:25 am

Penso que o erro de estabelecermos comparações entre os nossos cães nada tem a ver com o facto de serem da mesma raça. Eu já tive um Cocker e actualmente tenho um SRD, e quando dou por mim a brincar com este, lembro-me do outro, devido à enorme diferença de comportamento, temperamento, maneira de me abordarem para brincar,etc...etc...
Não penso que isto seja prejudicial para o meu actual cão, apenas posso referir que se o outro me marcou pelas suas características tão próprias, também este me deixará marcas precisamente pelas mesma razões.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado abr 05, 2003 12:29 pm

leonildecarvalho Escreveu: os animais apesar das características da raça, nem todos se singem a um padrão igual, mas sim idêntico

Eu julgo que a Leonilde com esta expressão quer dizer que embora da mesma raça os cães manifestam "feitios" diferentes, embora com traços de carácter comuns a essa raça.

Nos meus cães verifico isto mesmo. São whippets em temperamento, sem quaisquer dúvidas, mas cada um deles tem uma maneira de ser (aquilo a que habitualmente chamamos feitio) distinta dos outros.

É caso para dizer: quem tem um whippet tem dois, três... ou mais.
Mas sempre whippets. :D
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
isab
Membro
Registado: terça mai 28, 2002 4:56 pm

sábado abr 05, 2003 7:39 pm

também acho que seria inevitável fazer comparação, mas os animais nao sao como as pessoas. Poe exemplo nao imagino um Malamute ser rebelde para os humanos e não imagino um pinscher ser independente e calmo como o meu malamute. Assim, também os doberman terão a personalidade que caracteriza a sua raça. Por exemplo não estou a ver o PauloC, um dia que fique sem os seus adorados caes, adquirir caes de outra raça.
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado abr 05, 2003 7:48 pm

Olá

Eu não sei se estarei totalmente de acordo. Uma coisa são as características de temperamento de uma determinada raça. Os whippet têm determinadas características, os dobermam outras e os boxer outras ainda. Mas entre cães da mesma raça há diferenças, bem notórias, que eu designei, à falta de outro termo, de "feitio". Diremos que são características de segunda ordem.

O que não está em discussão, penso eu, é o factor "predilecção" por uma determinada raça, que tem muito a ver com o factor subjectivo.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado abr 05, 2003 7:55 pm

Pois.
A verdade que eu tenho verificado é que quando alguém gosta de uma raça é-lhe fiel ao longo da sua vida.
Não quer dizer que não tenha cães de outra raça mas, geralmente, é além desta...(tenho um pastor alemão (raça principal) e um bouvier bernois, pe).
Dob, boxer, rott, pastor alemão e lab são os casos que conheço de donos fiéis à raça.Há concerteza mais.

As associações é que eu não percebo muito bem.
Pe, já são 3 as pessoas que conheço (e que não se conhecem entre si)que têm um labrador e um teckel.
Porque será ?
Começo a pensar que quem têm um lab automáticamente pensa em ter um teckel como segundo cão.
Eu própria gosto de teckels.
Faz algum sentido ?
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

sábado abr 05, 2003 8:24 pm

aisd Escreveu: As associações é que eu não percebo muito bem.
Pe, já são 3 as pessoas que conheço (e que não se conhecem entre si)que têm um labrador e um teckel.
Porque será ?
Começo a pensar que quem têm um lab automáticamente pensa em ter um teckel como segundo cão.
Faz algum sentido ?
Faz pois :D
E não é só aos donos de Labradores, mas a todos ;) Um teckel não deixa ninguém indiferente :D
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado abr 05, 2003 8:30 pm

Oh AISD,

Será a famosa atracção dos opostos? :lol: :lol: :lol:

A fidelidade a uma raça é um facto, independentemente do muito que se possa gostar de um cão de outra raça.

Eu também me "perco" por pastores alemães...

Diz-se que o cão reflecte o dono. Será isso? Ou seja, será que preferimos a raça cuja personalidade mais de assemelha à nossa?

Quanto a fazermos comparações, isso fazemos sempre. Mas estas podem ser feitas com um sentimento positivo, negativo, ou mesmo neutro, ou seja, como uma simples constactação de um facto. Sem sentir dor. Porque a saudade, essa fica sempre!
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado abr 05, 2003 10:25 pm

Olá Musky

Eu aqui não estou de acordo contigo (totalmente).
A personalidade do dono acho que tem a ver com a do cão. Mas há outros factores de preferência por uma determinada raça que nada têm a ver com o carácter do cão. E aqui as coisas complicam-se.
Eu, por exemplo, identifico-me com os meus cães. Eles são elegantes como eu (estou a brincar).

Identifico-me realmente com alguns aspectos de carácter dos meus cães. Não ladram, são calmos, são dóceis, não precisam de grandes treinos para se portarem bem, enfim, são uns gajos porreiros.

Mas dóceis, segundo consta e está plenamente confirmado por elementos credíveis e insuspeitos daqui do fórum, também são os Rottweiler, os Boxer, os Pitbull e outras raças.
Mas muitos (outros) donos não procuram estes cães por serem dóceis, mas por outros aspectos que nada têm a ver com isso. É por ser moda, é por exibicionismo, é inclusivamente pela fama de "perigosas" que algumas destas raças alcançaram. Isto é, a identificação realmente existe, mas o bicho não tem culpa nenhuma disso. E menos ainda os donos que possuem essas raças pelo que elas são genuinamente e que acabam por ficar também, eventualmente, com a fama de perigosos.

Pegando noutro aspecto do tema do tópico, eu já disse isto várias vezes e vou repetir. Muitas vezes a pessoa liga-se a uma determinada raça e vicia-se nisso. Isto é, passa a confundir o aspecto puramente afectivo pela raça com o aspecto racional de predilecção pela raça em função das suas características. Fiz-me compreender?
Se eu não tivesse tido a sorte ( :lol: ) de ter whippets e tivesse labradores, a esta hora estava aqui a dizer que a raça labrador é o máximo.
Ora isto não é verdade, a maior é a whippet :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo abr 06, 2003 6:00 am

Essa é que era boa, Nel !!!
A maior é o Labrador (se a fita métrica estiver boa ....).
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo abr 06, 2003 8:39 am

aisd Escreveu:
Faz algum sentido ?

Até nem faz...ou por outra: Faz !!! :lol: :lol: é que com dois extremos...talvez se consiga um " meio " ;) :lol: :lol: :lol:

:D Leonilde
Responder

Voltar para “Cães”