marcog Escreveu:bom a espécie não tenho a certeza, na loja a informação foi:
é uma tartaruga verde...

A comida passa essencialmente por sticks e gammarus.
A questão de trocar a água, passa sobretudo por evitar stress desnecessário de a tirar do aquário (nota-se que fica nervosa) e para eu dormir mais 15m ao Sábado.Enfim, dentro do possível gostaria de dar as melhores condições de vida à Joaninha.
Agora já posso ajudar um pouco mais.
A tua tartaruga não é mesmo uma Tartaruga Verde (isso existe, é a famosa Green Turtle) uma tartaruga Aquática -
Chelonia mydas como se pode ver na foto seguinte.

A menos que esteja enganado, mas creio não estar, a tua tartaruga é uma Pseudemys alabamensis. A Florida Cooter, como os americanos lhe chamam tem tendência a ganhar um plastrão rosado, daí o ser conhecida por Red Belly Turtle noutras gírias.
Assim sendo, ela deverá comer sticks, tal como referes, mas adequados a tartarugas como ela, contendo uma dosagem proteica altinha. Trata-se de uma espécie que cresce com facilidade, pois não vive tanto como as de crescimento mais lento e precisa de:
- Peixe branco (evitar todo o tipo de carne)
- Moluscos, mariscos pequenos
- Delícias do Mar
- Agriões
- Piteira
- Maçã, Tomate, Melão e Uvas (sem grainhas, nem pele)
- Calcil (por exemplo, uma excelente Ração da JBL rica em cálcio)
De notar que o peixe e os mariscos, mexilhão, berbigão, ameijoa, etc. devem ser picados à medida da tartaruga, devendo ter no máximo a largura da boca dela.
No caso da Piteira (Cacto que se encontra muito em Portugal), só se dá o miolo e a casca mais fina. Retiram-se os picos e os "olhos" dos picos...
Tudo picadinho, na dose certa fará dela uma tartaruga feliz e com bom apetite. Não é para dar tudo junto, podes ir alternando conforme der mais jeito.
Nota amigável: Não venhas reconhecer em público que queres a tua Joaninha bem tratada e depois queres poupar 15 minutos de sono ao sábado... não fica bem, né?
Já agora, o teu aquário leva 20 a 25 litros, mas isso nas tartarugas não é o principal... mais do que isso, quais são mesmo as medidas?