Tartaruga Terrestre - estou triste! :(

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

four
Membro Veterano
Registado: segunda set 05, 2005 12:13 pm
Localização: X tartarugas, 5 Cães (3 SRD, 1 Chihuahua, 1 Fila de S. Miguel), 2 Porquinhas da Índia e 3 peixes.

sábado jul 28, 2007 7:30 pm

olá

é o seguinte, toda a gente sabe da minha adoração por tartarugas, tenho algumas num lago... acho que são felizes!!! :)

mas por saberem disto, há uns tempos um tio meu que tem a filha em frança disse que me ia trazer umas quantas de lá... reclamei logo a dizer que não queria que fossem tiradas do habitat delas... n adiantou!! :(
apareceu aqui ontem (na altura eu não estava em casa) com 4 terrestres, mas entretanto, não sei porquê outro meu tio levou 2 com ele! :( (ainda pior :()

ele disse que elas lá são atropeladas, por isso ficavam mais seguras aqui!

gostava de saber se há alguma forma de as levar para lá outra vez... quer dizer, não as vou devolver ao meu tio, porque se não fica ele com elas e pelo menos eu tenho mais sensibilidade para tentar tratar delas o melhor possível, mas se houvesse alguma organização...

e entretanto, podiam-me dar dicas de como tratar delas, alimentação, etc. elas estão no exterior, num bom espaço, ja pus uma toquinha improvisada, elas tanto estão lá como a passear dum lado para o outro, são animais bonitos, mas fico triste por saber que foi por minha causa que foram tirados de "casa"!!! :(

desculpem o testamento... :oops:

bigada
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

sábado jul 28, 2007 9:56 pm

Consegues meter fotos para termos uma ideia das espécies e do tamanho delas?

Organizações? Daqui para França? Elas foram apanhadas no Selvagem francês, vieram de uma loja, de um zoo, de uma quinta, de onde vieram?

Existem organizações com competência para o fazerem, no entanto isso pode complicar-se em função de vários pormenores. Neste País, tudo se complica, nada é simples!

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

domingo jul 29, 2007 11:04 am

@four
terrestres em frança.. do seu habitat natural ..entao e q especies sao ja agora , é q as especies terrestres em frança n ha assim a "pontapé" .
Sei exactamente com quem deves falar em frança mas n sei se fazem recolha fora do país - se interessada manda pm .

qt à minha opiniao pessoal , se me permites , eu ficava com elas , fazer o que ? Aprende a tratar delas e com certeza , ainda mais no exterior, vao ter um lugar em condiçoes para se desenvolver sustentadamente .
boa sorte e parabens .
p.s. como o paulo sugeriu , coloca umas fotos para podermos aprofundar um pouco o assunto , se possivel .
PauloMonteiro
Membro Veterano
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

domingo jul 29, 2007 11:10 am

Por uma vez na vida, deixem-me ser mauzinho... :twisted:

Vai na volta são Emys orbicularis, ou Mauremys leprosa, as famosas Tartarugas Terrestres de Água Doce e tão Mediterrânicas que existem imensas em Portugal, Espanha e França, apesar de estarem protegidas...

Afinal, onde é que fui mauzinho? Para quem não sabe, são Cágados!

:P :twisted: :wink:

shanebeschen
Membro Veterano

domingo jul 29, 2007 11:15 am

@PauloMonteiro
existem em todo o mediterraneo desde a tugalandia à turquia so q sob varias sub-especies .
os emys e os mauremys n sao considerados tartarugas terrestres , onde isso constar está errado .
mauzinho ? onde é q foste mauzinho ? ;)
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 29, 2007 12:16 pm

shanebeschen Escreveu: os emys e os mauremys n sao considerados tartarugas terrestres , onde isso constar está errado .
É o que mais anda por aí... informação errada... mas é assim que são referidas em N bases de dados... Mas cuidado com a leitura "Tartarugas Terrestres de Água-Doce", já começa a ser uma contradição "Terrestres de Água".

É muito discutível. Alguns autores defendem que o Cágado é uma Tartaruga Terrestre que, tal como o Homem, de vez em quando gosta de água, mas passa a vida fora dela. Outros, defendem que é uma Tartaruga Aquática que adora estar fora de água, como as focas e os leões-marinhos.

Essa informação, por exemplo, aparece assim:

"Representando a ordem Testudines, os cágados pertencem à família Emydidae, que compreende tartarugas terrestres, mas apresentando uma estreita ligação a ambientes dulçaquícolas."

"Os cágados são tartarugas terrestres de hábitos semi-aquáticos, por isso desenvolveram membranas interdigitais"

Acerca da Mauremys leprosa (Schweigger, 1812) em Anfíbios e Répteis, publicação do ICN - Instituto de Conservação da Natureza.

Uma outra publicação, também do ICN, refere-as como Tartarugas de água doce...

... e ficava aqui todo o dia a listar livros e outros documentos que as referem como terrestres e ou aquáticas...

Por mim (também tenho que ter opinião) se são Testudines, se são Emydidae, são terrestres. Gosto da ideia de tal como nós, serem terrestres mas gostarem de água, pois não são desérticas!

shanebeschen
Membro Veterano

domingo jul 29, 2007 1:43 pm

que grande confusao , tua e/ou da bibliografia .
este tipo de coisas so o sei pq o li pois como penso q ja referi a minha formaçao n é de todo biologia ou algo similar .
testudines é a ordem , emydidae uma das familias da ordem .

emydidae é uma familia que quer se queira ou nao, n pode ser terrestre , ate devido à sua morfologia , nomeadamente a sua carapaça achatada que lhe permite nadar e as membranas interdigitais outra caracteristica morfologica duma tartaruga aquatica .é semi-aquatica- semi-aquatica pq , porque divide a sua vida entre a agua e a terra(nunca longe da agua) tanto por motivos de maturaçao ,sazonais ,como por motivos de alimentaçao .
as tartarugas terrestres tem a carapaça , salvo algumas excepçoes , mais piramidal e assim de repente n estou a ver nenhuma com membranas interdigitais .

so para que conste as tartarugas deserticas tb tomam banho e tb podem passar algum tempo na agua - é mt comum ver especies africanas nos charcos mas n nadam , tanto devido às suas caracteristicas morfologicas como ao seu peso - ser terrestre n passa necessariamente por ser desertica .
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 29, 2007 1:55 pm

Exactamente, foi o que eu disse. Mas não é o que os outros dizem...

Assim sendo, só podemos comunicar, ler, informar, etc. Depois, cada um tira as suas conclusões. Até já ouvi dizer que "Para mim um Cágado é uma Tartaruga Doméstica, pois é onde se sentem melhor!".

:lol: :wink:

four
Membro Veterano
Localização: X tartarugas, 5 Cães (3 SRD, 1 Chihuahua, 1 Fila de S. Miguel), 2 Porquinhas da Índia e 3 peixes.

domingo jul 29, 2007 3:49 pm

bem tudo mt giro... :p mas lido à pressa cm li, so ficou confusão!!! :p

mas n se preocupem pk sei distinguir e são mm terrestres e lindas!!! :) ja falei c o meu tio k ficou c as outras 2 e ele vai trazê-las, plo menos isso!!! pk ele é boa pessoa, mas n vai ter de certeza os mm cuidados k eu!!!
amanha, 2ª feira, ja vou ligar ao vet das minhas tugas, pa ele lhes dar uma vistinha de olhos.

shanesbeschen, a minha vontade agr é ficar c elas, claro, mas moralmente sinto me na obrigação de as devolver... mas ja falei c outras pessoas k me dizem k realmente elas são vistas aos montes atropeladas lá!!! :( ms axo k vou mm ficar c elas, n?

elas ja comeram da minha mão couve branca e cenoura, fui à bocadito comprar ração da zoomed e uma delas (mantuá) devorou akilo!!! :) a outra (zurra) comeu um kitinho so!

bem, qt às fotos vou tentar tratar disso; qt ao tamanho, têm 17 cm de plastrão!

bigada! :)
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 29, 2007 4:07 pm

four Escreveu:bem tudo mt giro... :p mas lido à pressa cm li, so ficou confusão!!!
Muitas das vezes, para darmos uma resposta temos de fazer pesquisas que demoram horas, quantas vezes dias...
O mínimo que se pode fazer por quem gratuitamente e com a melhor vontade colabora connosco, é ler com atenção e não à pressa.

Para responder à pressa, também podia ter dito apenas:

- Ah, são tartarugas? Dá-lhes fruta e fica com elas!
:evil:

four
Membro Veterano

domingo jul 29, 2007 4:23 pm

calma!!!! vim à net numa pressinha pa mandar um mail urgente e mais nada, dei um saltinho aki e li à pressa, n ker dizer k mais tarde n passasse por aki a ler novamente e c calma...

qt à kestão tartaruga/cágado, no livro da ines freire de andrade diz "... tartarugas portuguesas (vulgarmente conhecidas por cágados)". isto ker dizer o k? k os cágados são as tartarugas portuguesas só?
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 29, 2007 5:18 pm

four Escreveu:calma!!!! vim à net numa pressinha... ler novamente e c calma...
Oops... Peço desculpa! É que há muita gente a colocar questões, algumas bem complexas e depois nem sequer volta para colher as respostas.
Fico feliz por me teres apenas enganado...

Agora vamos à tua questão.
Vou tentar responder de uma forma completa, mas clara:

- Os cágados são Tartarugas de Água Doce (penso que aqui estamos todos de acordo, conforme assina a Convenção de Berna).

- Há três espécies de Cágados registadas (e várias sub-espécies), mas só duas espécies em Portugal, Espanha e França. ... O Cágado-de-carapaça-estriada e o Cágado-mediterrânico.

Imagem

O Cágado-de-carapaça-estriada, ou Emys orbicularis, espalha-se por toda a Europa até à Rússia, Turquia, tal como o Shanebeschen já disse antes.

Imagem

O Cágado-mediterrânico, ou Mauremys leprosa só aparece em Portugal, Espanha e Sul de França.

Imagem

- A terceira espécie, muito menos falada (e por muitos considerada uma sub-espécie de Mauremys) é o Cágado-cáspico, ou M. caspica e que existe nas zonas da Grécia, Bulgária, Chipre, Rússia, Roménia, Jugoslávia, Croácia, Bósnia e mais umas quantas, incluindo a Turquia também, onde são muito populares.

- Depois, existem também o Cágado Japonês (M.japonica), o Cágado de Fuji (M. iversoni), o Cágado ou Tartaruga de Annam (M. annamensis) e o Cágado-asiático-amarelo (M. nigricans). Tudo isto são sub-espécies, ou Variant de Mauremys.

Portanto, em relação à frase de Inês Freire de Andrade, está correcta, pois as únicas tartarugas portuguesas são os cágados, porque são espécies autóctones (significa que nascem aqui, não são oriundos de outros países) e não temos mais nenhuma espécie de tartaruga portuguesa...

Mas não podemos interpretar mal e pensar que os Cágados são apenas Portugueses, pois tal como as rosas, nascem aqui, mas também nascem em França. Rosas Portuguesas, Rosas Francesas.

Confuso? Talvez, mas há sempre quem goste de saber tudo isto!
Última edição por PauloMonteiro em domingo jul 29, 2007 5:53 pm, editado 2 vezes no total.

four
Membro Veterano

domingo jul 29, 2007 5:23 pm

bem, mas qual é a diferença entre cágado e tartaruga? quer dizer, claro que há diferenças inerentes a cada espécie, mas há alguma diferença física relevante? como existe entre as terrestres e as aquáticas, por exemplo?
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 29, 2007 5:33 pm

Não... em Português e em Portugal, chamamos Cágado a estas Tartarugas tão específicas. Noutros países chamam-lhes Galápagos, pois como as primeiras a serem classificadas foram as Tartarugas das Ilhas, o homem começou a chamar Galapagos às Tartarugas, tal como os portugueses lhes chamam Cágados...

São a mesma coisa. São, acima de tudo e apenas Tartarugas. A estas tartarugas portuguesas, nós chamamos Cágados, os Espanhóis chamam Galápagos (Lo Galápago europeo), mas para eles Los Galápagos también son Tortugas. Para os Ingleses e Franceses são sempre Tartarugas (Turtles ou Tortue), só para nós são Cágados... Científicamente, são Mauremys ou Emys.

Convém acrescentar que a Mauremys leprosa quando jovem pode ser muito bonita e colorida, perdendo as cores (vermelho e amarelo) com o passar dos anos, podendo ficar tão escuras que ao longe parecem pretas.
Última edição por PauloMonteiro em domingo jul 29, 2007 5:49 pm, editado 1 vez no total.

shanebeschen
Membro Veterano

domingo jul 29, 2007 5:49 pm

exactamente Paulo . por isso devemos usar sempre terminologia cientifica para n haver atrofios e confusoes .
qt às tartarugas q te trouxeram de frança tou curioso , mas ja estou como o paulo , aposto serem mauremys leprosa adultas .
a unica hipotese de serem terrestres é serem alguma sub de testudo mas como ja frisei , isso n anda aí a pontapé a serem atropeladas pelos carros , ja nem em marrocos isso acontece como ha 10 anos atras .
vais interessar-te em saber mais sobre elas vais estuda-las e cuidar bem delas n vais ? entao deixemos-nos de falsos moralismos e fica com elas ;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”