Arca Power!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jul 31, 2007 6:12 pm

Olá pessoal, isto sou eu a meditar na profunda lavagem cerebral que tenho levado por estas bandas...

Na semana passada estava no supermercado ao fim do dia. Depois de pagar apercebi-me que estava um vizinho meu que já conheço desde que era puto de calções, com a sua doce Rottweiler que igualmente conheço desde cachorra miuda e agora terá cerca de 3 anos.
Cumprimentei o puto e baixei-me para cumprimentar a cadela. A coisa inicialmente correu bem, nem havia porque não correr, mas a dada altura só ouvi um Grrrrrrrrrrrr e pimba, levei em cheio com a cremelheira da cadela na bochecha esquerda. O impacto foi de tal ordem que caí estatelada no chão.

Levantei-me atordoada e já a bochecha ardia e inchava. Parecia que tinha chocado contra uma parede e sei do que falo, porque já choquei com algumas. Supermercado em pânico geral, mocinha do supermercado a correr a buscar gelo e o puto a dizer que a cadela agora deu-lhe para isto, não aceita festas.

Na altura apercebi-me que de facto aquilo foi um aviso, que se a cadela me quisesse morder mesmo, tinha-me levado metade da cara. E a bochecha continuava a crescer, enquanto uns diziam para chamar a Policia e outros me imploravam para tirar o gelo e observar a minha bochecha. Isso irritou-me solenemente, várias pessoas a querer ver mesmo era a bochecha a crescer. Aliás, havia sem duvida alguma o desejo secreto de ver um pouquito de sangue para dar mais cor ao acontecimento.

Ordem mais ou menos reposta, disse que não chamava a Policia, só me apetecia ir para casa, a cara latejava para caramba e disse ao miudo que ele tinha de açaimar a cadela e avisar atempadamente que a cadela não estava como sempre tinha sido até aqui, dócil e pacifica. O puto também já estava a ficar potêncialmente perigoso com tanto alarido á volta dele.

Fui para casa, sentei-me no sofá com o saco de gelo agarrado à cara. Passaram-me pela cabeça os inumeros tópicos que já aqui li e dou por mim a levantar questões género: Se fosse caniche fazias queixa? E um rafeiro? E se fosse um gato? Ou o raio que o parta? E nestes pensamentos a cara latejava e ocorria-me que naquele preciso momento podia não ter parte da cara. Nunca fui ameaçada por um animal de grande porte e a visão é assustadora e o impacto brutal.

Não fiz queixa, nem vou fazer. Mas uma buzina apita sem parar, este animal vai certamente causar algum problema grave e a minha consciência vai pesar mais do que a bochecha me pesou durante uns belos de uns dias. E porque não fiz queixa? Porque se fosse um caniche também não faria, mas um cão não tem nada a ver com o outro, como pude constatar na primeira pessoa. Nesse dia tive uma sorte descomunal, noutro dia, alguém, poderá não ter e a culpa vai passar a ser minha também.
Uma coisa é certa, venham bandos de caniches assassinos morderem-me as canelas, não quero de certeza é mais nenhuma cabeça maior do que a minha a chocar comigo e a fazer-me Grrrrrrr ao ouvido. Tanto falam em discriminação que não quis discriminar ninguém a ver vamos no que dá futuramente.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça jul 31, 2007 6:19 pm

Olá

Apesar de tudo espero que estejas bem pois imagino que não tenhas ganho para o cagaço para além do mau estar que uma dentada causa.
Já passei por isso e tb não apresentei queixa pq estupidamente pensei sempre no animal a ir a caminho de um qq canil municipal.....mas será que fiz bem??? Não sei, sinceramente não sei e não sou a melhor pessoa para dar conselhos nesta matéria pq quem iria sofrer sempre era o cão.

Boa Sorte e as melhoras
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça jul 31, 2007 7:04 pm

Siioux Escreveu:Olá

Apesar de tudo espero que estejas bem pois imagino que não tenhas ganho para o cagaço para além do mau estar que uma dentada causa.
Já passei por isso e tb não apresentei queixa pq estupidamente pensei sempre no animal a ir a caminho de um qq canil municipal.....mas será que fiz bem??? Não sei, sinceramente não sei e não sou a melhor pessoa para dar conselhos nesta matéria pq quem iria sofrer sempre era o cão.

Boa Sorte e as melhoras
Olá

Os Homens distinguem-se pelas decisões que tomam e estas pelos resultados, mas só à posteriori é que se podem, de facto, ajuízar.

e o puto a dizer que a cadela agora deu-lhe para isto, não aceita festas.
Estamos perante um dono puto que se vai transformar num potencial dono perigoso.
disse ao miudo que ele tinha de açaimar a cadela e avisar atempadamente que a cadela não estava como sempre tinha sido até aqui, dócil e pacifica
Simples, não é?
Se fosse caniche fazias queixa? E um rafeiro? E se fosse um gato? Ou o raio que o parta?...Tanto falam em discriminação que não quis discriminar...
Preconceito, apenas isso
Um abra&ccedil;o
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jul 31, 2007 7:45 pm

Essa brincadeira podia-lhe ter saído muito cara, nunca se deve baixar a cara ao nível do focinho de um cão por muito conhecido que seja. Faço isso aos meus e só, seja rott ou lab ou rafeiro, não me atrevo. Espero que esteja bem.

Numa situação similar eu também não faria queixa, embora também ficasse a pensar se seria a coisa correcta a fazer, também me parece que esse cão e esse dono vão causar problema. Numa situação hipotética de ir na rua e ser mordida por um cão solto, aí a decisão dependeria e muito da atitude do dono do animal. Adoro todos os cães por igual mas não consigo evitar temer certos cães que vejo nas ruas em mãos perigosas, preconceito? Talvez.

Cumprimentos a todos.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça jul 31, 2007 8:13 pm

:o

É claro que isto, é sempre muito triste...pela pessoa que ficou magoada e em 2º por mais uma vez o dono do animal, não saber conduzir correctamente a situação.

Eu acho que devia ter uma conversa muito séria com esse rapaz...

E como está a face...? :?

dinodane Escreveu:Essa brincadeira podia-lhe ter saído muito cara, nunca se deve baixar a cara ao nível do focinho de um cão por muito conhecido que seja. Faço isso aos meus e só, seja rott ou lab ou rafeiro, não me atrevo. Espero que esteja bem.

É correcto...mas as pessoas, nem sempre ou quase nunca sabem destes pormenores, por isso antes se deixar fazer festas, digo o que podem fazer e como fazer.

A cadela nesta altura, com 3 anos é adulta e o carácter dominante dela, está a manifestar-se dessa forma. E o dono já devia ter tomado medidas para contornar isso...é que à espera que passe, não é solução.
Última edição por susanastrat em terça jul 31, 2007 8:25 pm, editado 1 vez no total.
<p>susana</p>
Gon_Cardoso
Membro
Registado: sábado mar 25, 2006 8:04 pm

terça jul 31, 2007 8:19 pm

Pois eu vi uma situacao igual a acontecer com uma amiga minha que se abaixou para fazer uma festa a um labrador que era de um outro amigo nosso, animal que nunca tinha feito nada a ninguem, e o cao atacou-a na cara, nao conseguindo morder-lhe por que por instinto ela atirou-se para tras.

Agora quanto ao rapaz e ao cao, nao sei se nao seria importante ir falar com ele e os seus pais para que tomem as medidas necessarias para que o cao nao cause nenhuma desgraca.
<p>&nbsp;<strong>Animal que urina para tr&aacute;s, coloca o dono para frente</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong>Cumprimentos</strong></p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jul 31, 2007 8:33 pm

LuMaria Escreveu:Uma coisa é certa, venham bandos de caniches assassinos morderem-me as canelas, não quero de certeza é mais nenhuma cabeça maior do que a minha a chocar comigo e a fazer-me Grrrrrrr ao ouvido
Tenho cá em casa um que encaixa na descrição e faz exactamente isso (embora nunca tivesse magoado ninguem) e não é Rott (é maior), nem sequer consta na lista de potencialmente perigosos (logo não é obrigado a usar açaime).

E muitas mais raças se encaixam na descrição e não estão na lista...

Qualquer cão de grande porte poderia ter feito exactamente o mesmo. O facto de ter acontecido com um Rott, só confirma que é a raça de grande porte que existe em maior número, logo mais hipoteses de acontecimentos deste tipo com rotts.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

terça jul 31, 2007 8:38 pm

por acaso aconteceu-me mesmo isso aqui há uns dias. só não me chegou a morder.

andava um senhor amigo dos meus pais a passear o seu "lavrador" amarelo. cm já conheço o cão desde que é um pirralho não tive problemas em ajoelhar-me á frente dela para lhe dar umas festas. ainda agora penso se tudo não se terá passado em camara lenta. lembro-me perfeitamente de ter reparado na cauda que não estava a abanar, no ar estático do cão e no olhar dele fixo no meu... quando ouvi o "grrrrrrrrr" já me tinha mandado para trás. fiquei deitada de costas no passeio com o dono a tentar puxar o cão para trás e o bicho a ladrar ameaçadoramente....

levantei-me, ainda meio abananada com o dono a pedir me desculpa e a dizer que nunca tinha visto o cão a fazer aquilo a ninguem...

já agora lumaria, como está a cara? espero que já estejas melhor :wink:
Gon_Cardoso
Membro
Registado: sábado mar 25, 2006 8:04 pm

terça jul 31, 2007 9:25 pm

Corrijam-me se estiver enganado, mas ao nos por-mos ao mesmo nivel que o cao, o cao nos perde o "respeito" e tenta nos impor a sua dominancia.
<p>&nbsp;<strong>Animal que urina para tr&aacute;s, coloca o dono para frente</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong>Cumprimentos</strong></p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jul 31, 2007 9:44 pm

Gon_Cardoso Escreveu:Corrijam-me se estiver enganado, mas ao nos por-mos ao mesmo nivel que o cao, o cao nos perde o "respeito" e tenta nos impor a sua dominancia.
Sim, sobretudo se o cão tiver temperamento dominante e não nos veja como alpha ou super-alpha.

A juntar a isto, o facto de os cães entenderem como um desafio, a atitude de os fitar nos olhos, são 2 comportamentos (muito vulgares em quase toda a gente) que em conjunto, podem ser explosivos.

Os cães geralmente mostram sinais (expressão do olhar, postura do corpo...) antes de passar ao "aviso" físico. O problema é por vezes interpretar esses sinais, ou melhor, ter tempo de os interpretar...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
magsimpson
Membro Veterano
Registado: quarta mar 28, 2007 4:53 pm

quarta ago 01, 2007 10:03 am

:o :o que cagaço!!

mas e então o rapaz o que pensa fazer com esta situação??

vai deixar ficar assim?
<strong>SHIKAKEDOKUME</strong>
rowena
Membro Veterano
Registado: quarta mar 15, 2006 11:01 am

quarta ago 01, 2007 10:25 am

fang Escreveu:
Gon_Cardoso Escreveu:Corrijam-me se estiver enganado, mas ao nos por-mos ao mesmo nivel que o cao, o cao nos perde o "respeito" e tenta nos impor a sua dominancia.
Sim, sobretudo se o cão tiver temperamento dominante e não nos veja como alpha ou super-alpha.

A juntar a isto, o facto de os cães entenderem como um desafio, a atitude de os fitar nos olhos, são 2 comportamentos (muito vulgares em quase toda a gente) que em conjunto, podem ser explosivos.

Os cães geralmente mostram sinais (expressão do olhar, postura do corpo...) antes de passar ao "aviso" físico. O problema é por vezes interpretar esses sinais, ou melhor, ter tempo de os interpretar...

Subscrevo........

QUEM ESCREVE CONSTROI UM CASTELO, QUEM O LÊ PASSA A HABITÁ-LO
marja
Membro
Registado: segunda mai 02, 2005 6:00 pm

quarta ago 01, 2007 10:31 am

Sinto muito, é um susto e peras.
Não só para quem apanha a dentada de aviso, como para o dono do animal que não conta nada com aquilo.
A mim aconteceu-me, e eu era a dona do animal, fiquei para morrer de preocupação e de vergonha, a minha Li que é uma docura também me fez uma destas.
A minha casa é geminada com outra exactamente igual, e aquela propriedade era de duas manas, eu comprei um lado, e no ano passado a outra mana veio da Inglaterra vender o outro.
A senhora não contava que a casa já tivesse sido vendida e entrou no quintal, pensando que estava lá a mana, estavam lá os meus cães, que não ladram, a senhora achou-os bonitos e foi fazer-lhes festas, correu bem, enquanto não se baixou, assim que se baixou ouvi um grunhido e quando fui olhar já a senhora estava no chão, agarrada à bochecha. Imaginam a minha aflição? Resultado a minha Li deu-lhe uma tremenda marrada, de boca fechada, que lhe deixou a dentadura marcada de frente.
A senhora não me deixou nem sequer zangar com a cadela, disse-me que a culpa tinha sido dela, que tinha entrado sem autorização e patati patata, foi compreensiva, mas para mim foi um pesadelo.
Agora tenho o portaõ trancado à chave, mesmo quando estou em casa, e mesmo não constando da lista PP, na rua só ençaimada.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 01, 2007 12:15 pm

Olá, a cara está optima, obrigada! O animal só fez um enorme hematoma. Na realidade eu tenho 48 Kg, a cadela manda com 50 e tal, logo fui literalmente abalroada por um camião. :wink:

Ok, baixar a cabeça ao nivel do animal, correcto, não se deve fazer, mas falamos de um animal conhecido e esperamos e tomamos determinadas atitudes. Tenho a certeza que nenhuma das minhas cadelas ataca ninguém porque esta se ajoelhou à frente delas. Atitude errada? Sim, mas há todo um histórico por trás que nos leva a confiar nos animais.

O miudo disse que ela agora reage assim a pessoas que têm cadelas. De facto, ela não consegue tolerar fémeas, mas daí a não tolerar os donos a distância é enorme. E de facto, não confio num animal que ataca a cara, para mim esse animal perde totalmente a minha confiança. Corrijam-me se estiver enganada, mas por norma os cães não nos atacam na cara. Estou errada? A não ser que haja muita agressividade ou dominância nesse animal.

O certo é que não a quero ver nem pintada, para o supermercado já não pode ir porque foi proibida. Esperemos que os donos agora tomem medidas mais seguras, não sei até que ponto mantenho a minha decisão de não fazer queixa se continuar a ver a cadela sem açaime. Não é certamente um animal seguro neste momento. Quanto a preconceitos... o tempo dirá ao que leva tentar não os sentir.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
zezere
Membro
Registado: sexta jan 28, 2005 6:03 pm
Propriedade Partilhada: Lolly - Epagneul Breton
Laika -

quarta ago 01, 2007 12:46 pm

LuMaria Escreveu: E de facto, não confio num animal que ataca a cara, para mim esse animal perde totalmente a minha confiança. Corrijam-me se estiver enganada, mas por norma os cães não nos atacam na cara. Estou errada? A não ser que haja muita agressividade ou dominância nesse animal..
Boa tarde,

Sinto muito o que lhe aconteceu, sei bem o susto que é. Mas permita-me que a corrija, os cães atacam a cara sim e a garganta, atacam qualquer ponto vulnerável que lhes permita neutralizar o "adversário" com o mínimo de risco fisíco para si. Os cães de pequeno porte como é lógico atacam onde podem e lhe garanto que se tiver a cara à frente dum caniche (só um exemplo, ok?) é aí mesmo que ele vai morder. Na situação que lhe aconteceu, a cadela não lhe mordeu, segundo julgo perceber, apenas lhe deu um "chega para lá". se ela não suporta fêmeas é natural que tendo em si o odor das suas cadelas ela a encarasse como possível adversária. Quanto às suas cadelas atacarem ou não, acredito que são uns doces e que estão bem educadas mas............. nunca diga desta água não beberei.

Tudo isto não impede que o seu conhecido não tenha uma cadela dominante a quem não sabe dar educação e que, pelos vistos, não o encara como líder. E isso é perigoso, muito perigoso. Infelizmente, mais uma "potêncial" candidata a aparecer nas notícias da TVI :evil: .

As melhoras.
Helena
Responder

Voltar para “Cães”