[How To] Rack de Ratazanas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quarta ago 01, 2007 8:57 am

Bom dia,

Para quem está a pensar criar ratazanas para alimento para as suas cobras aqui está um how to build a rat rack (tb funciona com Mus Musculus):

Algumas imagens (no fim está o link)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aqui está o link como fazer:

http://www.arbreptiles.com/cages/rat_rack/ratrack.shtml
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

quarta ago 01, 2007 9:45 am

Fabuloso, barato e muito prático, sem dúvida...

... tenho um senão, pois não gosto desse sistema de "rega" para as águas... Funciona, mas não é prático nem seguro. É isso sim, muito preguiçoso, pois não tenho que me preocupar muito com as águas e posso ausentar-me alguns dias, etc...

... tenho um contra: Mesmo sendo Ratos de criação, merecem uma vida melhor e o espaço onde são colocados, sem visibilidade para o exterior, sem contacto, sem rampas, tubos, rodas, etc... está longe de ser minimamente digno!

Fora estes dois pontos (e para o primeiro, eu aplicaria bebedouros normais tipo biberão à frente nas caixas, a coisa está MUITO GIRA. Gostei!

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
TMSurfer
Membro Veterano

quarta ago 01, 2007 9:51 am

PauloMonteiro, a rack que estou a fazer vai levar caixas de arrumação de 100*30*30, que é mais suficiente para cada casal :p e são transparentes, eu tb não sou a favor desse tipo de bebedouros, sou mais do tipo... cada um com o seu, pois se tem um rato com alguma doença tem a probabilidade de contaminar o resto, quanto a rodas sou contra, acho um divertimento estupido, para eles esticarem as pernas e gastarem a energia que façam no chão de casa :p

Como é apenas para criaçao de ratazanas para alimento, não é propriamente a intenção deles eles terem uma vida cheia de gasto de energia e a comer mais, quanto menos energia gastarem, menos comem, logo... mais barato fica a sua manutenção :p
PauloMonteiro
Membro Veterano
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

quarta ago 01, 2007 10:37 am

TMSurfer Escreveu:PauloMonteiro, a rack que estou a fazer vai levar caixas de arrumação de 100*30*30, que é mais suficiente para cada casal
São enormes. Por ridículo que pareça, a lei para um casal de Ratazanas com menos de 250gramas cada obriga a 30x20 de base e 14 de altura e se forem Ratazanas com mais de 250g e menos de 500, um casal precisa de 40x25 de base e 14cm de altura... Ridículo... 14cm de altura? Anedótico se pensarmos que as Ratazanas adoram por-se em pé!
TMSurfer Escreveu:eu tb não sou a favor desse tipo de bebedouros, sou mais do tipo... cada um com o seu, pois se tem um rato com alguma doença tem a probabilidade de contaminar o resto
Sim, sim... além disso, eu pessoalmente dou muitos suplementos, desparazitantes, vitaminas, etc... tudo isto em líquido, em bebedouros isolados, com menos água e a substituir mais frequentemente. Por outro lado, assim posso lavar as pontas dos bebedouros, razão pela qual só uso biberões da SAVIC (os Biba), pois a ponta é dupla (funciona dos dois lados) e sai, o que permite lavar melhor ou inverter no caso de um dos ratos trincar a ponta e a esfera deixar de vedar bem.
TMSurfer Escreveu:quanto a rodas sou contra, acho um divertimento estupido, para eles esticarem as pernas e gastarem a energia que façam no chão de casa
Roda era um exemplo não muito aplicável a Ratazanas (até pelo tamanho das mesmas (Ratos e Rodas)), mas muito útil em Murganhos, Ratos Africanos, Hamsters, Gerbos, etc... São gostos. Uns gostam, outros não, mas no meu texto era mais um exemplo das decorações típicas dos "ratos".
Ter Ratazanas e deixá-las andar em casa é um luxo para elas. Fazer isso com algumas outras espécies, é uma loucura.
TMSurfer Escreveu:Como é apenas para criaçao ... não é propriamente a intenção deles eles terem uma vida cheia de gasto de energia e a comer mais, quanto menos energia gastarem, menos comem, logo... mais barato fica a sua manutenção :p
Pois, é desta parte que eu pessoalmente não gosto, nem concordo, pois da saúde dos pais depende a saúde das crias, tal como os respectivos indices de fertilidade e reprodutividade.
Fora isso as "minhas meninas criadoras" são as "minhas meninas", por isso tento dar-lhes o melhor possível... Mas cada um é como cada qual, claro.

Tal como disse antes, tenho essas duas ressalvas, mas comparado com o que tenho visto ser feito, está um espectáculo, muito bom, sim senhor...

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

TMSurfer
Membro Veterano

quarta ago 01, 2007 10:56 am

PauloMonteiro, eu apesar de uma vasta coleção de roedores, todos eles são os meus pets :p mas... as suas crias ao invés, são os pets das minhas cobras e escorpioes.

Neste momento, 4Musculus, 3Ratazanas, 4Gerbos (E está para vir mais), quase todos os dias pego em todos, só um dos gerbos é que é mesmo impossível, cada vez que pego, la vai um repucho de sangue no meu dedo, é uma femea impossível, já ter juntado com um dos machos demorou mais de 1mes, quanto mais eu pegar nela lol.

Eu sou daqueles que tira todos os ratos para fora, deixo-os a andar pelo anexo, saltam, escondem-se etc... (cada espécie de cada vez)

Mas de todos esses que tenho, tenho preferencias, um dos meus Gerbos, que ao qual chamo Gordo (Ulisses), mesmo com dieta o gajo nao emagrece :p e os Musculus, ate no meu ombro andam por casa :)
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 01, 2007 11:16 am

Pois, como me agrada saber isso, mas infelizmente nem todos são assim e alguns nem lavam as gaiolas, pois rato que é para criar não merece cuidados!

Um extra off-topic: Tens uma Gerba com mau feitio? Acontece... eu felizmente tenho tido muita sorte com eles. O único que me mordeu, foi uma fêmea com que não fiquei há uns anos atrás, a primeira Gerbo em que peguei, mas estava stressadíssima, pois andou uns bons minutos a fugir de mim até a apanhar...

Voltando ao Rack, alguém já encontrou por cá (AKI, AGRI, etc) alguma ponta atarrachável? Eu explico. Gostava de fazer o seguinte:

- Colocar um bebedouro normal preso na calha vertical de madeira ao lado das caixas, como quem pendura um extintor na coluna.
- Levar um tubo de silicone (tipo tubo para bomba de ar de aquário) desde a ponteira do bebedouro até à caixa onde estão os ratos.
- Prender esta ponta do tubo a uma Ponteira de atarrachar que se encontra FIXA na caixa.

Vantagens?
A ponteira não está enfiada num buraco, mas presa entre anilhas e porcas como acontece com as nossas torneiras em casa.
O Tubo que é o mais degradável, substitui-se a 50 cêntimos o metro e também se lava e desinfecta à parte.
Posso injectar medicamentos e outros suplementos no tubo de silicone.
Não tenho que mexer nas ponteiras para trocar a água e fazer a manutenção dos bebedouros.

Desvantagens?
De tempos a tempos tenho que desenroscar as ponteiras das caixas para lavar e desinfectar... (grande trabalheira :) )

Alguém já viu algo assim?

TMSurfer
Membro Veterano

quarta ago 01, 2007 11:53 am

PauloMonteiro, eu fiz algo parecido para um amigo meu.

Mas comprei dos bebedouros que dá para tirar as pontas, e prendi as pontas ao tubo, e do tubo ao recipiente de agua.

Quanto a gerba, nunca a consegui meter dócil, tenho a certeza que ela foi mal tratada, o meu gerbo Gordo até teve umas tantas vezes a sangrar, tive de tratar dele e tal, acabei por arranjar uma gaiola com separaçao e tal para apresentação, estiveram quase 3semanas com a separaçao no meio, pois cada vez que os juntava, la vinha fight, mas houve um dia que o meu Gordo andava a bater pata por causa do cio da femea, e juntei... foi tiro e queda, ate fiquei parvo e foi logo a primeira ninhada deles. Ela não é mesmo normal, maior parte do tempo andam a bulha (n chegam a sangrar), mas quando chega a altura do Cio, la ta ela de cu impinado. (Isto é que se chama uma Pêra Uva Tangerina Ananás)
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 01, 2007 12:04 pm

TMSurfer Escreveu:Mas comprei dos bebedouros que dá para tirar as pontas, e prendi as pontas ao tubo, e do tubo ao recipiente de agua.
Não é bem isso... eu queria era encontrar um sistema de fixação das ponteiras na caixa de plástico. Claro que posso comprar porcas grandes com um diametro interior parecido com o do tubo da ponteira e mandar fazer rosca por fora da ponteira, etc, mas isso é anedota, não funciona e enfraquece a ponteira.

A pergunta era: já alguém encontrou Ponteiras de atarrachar?

TMSurfer
Membro Veterano

quarta ago 01, 2007 12:36 pm

Eu usei anilhas que ficassem justas a ponteira, e colei na "caixa". assim nao conseguiriam roer, para prender a ponteira a caixa usava velcro. tem força suficiente para eles nao mandarem aquilo abaixo :)
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 01, 2007 2:04 pm

TMSurfer Escreveu:Eu usei anilhas que ficassem justas a ponteira, e colei na "caixa". assim nao conseguiriam roer, para prender a ponteira a caixa usava velcro. tem força suficiente para eles nao mandarem aquilo abaixo :)
Sim, percebi... é uma ideia!
Se encontrar aquilo que procuro, eu "posto"...

JCNeto
Membro
Registado: quinta mar 02, 2006 6:31 pm

quinta ago 02, 2007 8:41 am

Boas.

Eu não tenho ratazanas porque ainda não encontrei um bom casal á venda, mas tenho Mus Musculus e não posso os posso ter em caixas de plastico por que eles logo roem a caixa e piram-se. Tenho-os em aquarios de vidro por isso mesmo.
A voces isso não acontece?
É que a mim é muito frequente mesmo.

José Neto.
TMSurfer
Membro Veterano

quinta ago 02, 2007 9:04 am

JCNeto, eu também Musculus, como nao fica nenhuma aresta possivel para meter dente (tem de ser caixa lisa) eles nao conseguem roer, esse exemplo eu uso apenas para musculus, as ratazanas neste momento estao num terrário, mas brevemente irao estar na Rack.

Eu ja usei uma caixa que tinha arestas, e... depois foi uma festa andar atras deles :)

Se reparares, as arestas de cima estao nas calhas de madeira, dai eles nao conseguirem roer, está mesmo justo :)
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

quinta ago 02, 2007 9:21 am

Isto das ratazanas e dos ratinhos, se as serpentes conseguem comer um mus adulto é mais saudavel e completo que pinkies de ratazana, os pinkies ainda têm os ossos muito fracos um adulto tem ossos fortes e ricos em calcio...por isso eu acho melhor dar mus adultos que pinkies de ratazana.
TMSurfer
Membro Veterano

quinta ago 02, 2007 9:30 am

Ophi, também sou da mesma opinião. Mas cada qual escolhe como quer.

Quanto aos dois "coelhos" (ratazanas) que me deste, vão ter nova companhia :p agora vamos fazer as apresentações da nova femea :p
JCNeto
Membro
Registado: quinta mar 02, 2006 6:31 pm

quinta ago 02, 2007 11:22 am

Boas.

Olhem que eu já ouvi um bom veterinario em repteis dizer o contrario.

Que um pinkie de ratazana é mais completo em tudo que um primeiro-pelo de mus.
Isto fazendo um comparação do tipo:
pinkie de rata«=» primeiro-pelo de mus
primeiro-pelo de rata«=»semiadulto de mus
semiadulto de rata«=»adulto de mus

José Neto.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”