TMSurfer Escreveu:PauloMonteiro, a rack que estou a fazer vai levar caixas de arrumação de 100*30*30, que é mais suficiente para cada casal
São enormes. Por ridículo que pareça, a lei para um casal de Ratazanas com menos de 250gramas cada obriga a 30x20 de base e 14 de altura e se forem Ratazanas com mais de 250g e menos de 500, um casal precisa de 40x25 de base e 14cm de altura... Ridículo... 14cm de altura? Anedótico se pensarmos que as Ratazanas adoram por-se em pé!
TMSurfer Escreveu:eu tb não sou a favor desse tipo de bebedouros, sou mais do tipo... cada um com o seu, pois se tem um rato com alguma doença tem a probabilidade de contaminar o resto
Sim, sim... além disso, eu pessoalmente dou muitos suplementos, desparazitantes, vitaminas, etc... tudo isto em líquido, em bebedouros isolados, com menos água e a substituir mais frequentemente. Por outro lado, assim posso lavar as pontas dos bebedouros, razão pela qual só uso biberões da SAVIC (os Biba), pois a ponta é dupla (funciona dos dois lados) e sai, o que permite lavar melhor ou inverter no caso de um dos ratos trincar a ponta e a esfera deixar de vedar bem.
TMSurfer Escreveu:quanto a rodas sou contra, acho um divertimento estupido, para eles esticarem as pernas e gastarem a energia que façam no chão de casa
Roda era um exemplo não muito aplicável a Ratazanas (até pelo tamanho das mesmas (Ratos e Rodas)), mas muito útil em Murganhos, Ratos Africanos, Hamsters, Gerbos, etc... São gostos. Uns gostam, outros não, mas no meu texto era mais um exemplo das decorações típicas dos "ratos".
Ter Ratazanas e deixá-las andar em casa é um luxo para elas. Fazer isso com algumas outras espécies, é uma loucura.
TMSurfer Escreveu:Como é apenas para criaçao ... não é propriamente a intenção deles eles terem uma vida cheia de gasto de energia e a comer mais, quanto menos energia gastarem, menos comem, logo... mais barato fica a sua manutenção :p
Pois, é desta parte que eu pessoalmente não gosto, nem concordo, pois da saúde dos pais depende a saúde das crias, tal como os respectivos indices de fertilidade e reprodutividade.
Fora isso as "minhas meninas criadoras" são as "minhas meninas", por isso tento dar-lhes o melhor possível... Mas cada um é como cada qual, claro.
Tal como disse antes, tenho essas duas ressalvas, mas comparado com o que tenho visto ser feito, está um espectáculo, muito bom, sim senhor...