Caturra o que fazer???

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Nelpharion
Registado: quinta ago 02, 2007 10:09 am

quinta ago 02, 2007 8:40 pm

Boas companheiros...

Eu adquiri ontem uma caturra macho com cerca de 4 meses de idade comprada numa loja de animais. Até aqui nada de especial... a razão pela qual eu escrevo é que para mim é um animal novo e apaixonei-me por esta espécie uma vez que tem cores magnificas realçadas pelo seu tamanho.

Agora o principal problema é que quero adaptar o meu Elvis a ter confiança nos humanos para que possa andar fora da gaiola e nao se intimide com facilidade...

Eu nestes 2 dias ( ontem e hoje ) procedi da seguinte forma: Trouxe a gaiola para um espaço interior sem objectos perigosos para o Elvis de maneira a que ao esvoaçar nao se aleije seriamente... e fui tentando aborda-lo com o meu indicador de maneira a tocar-lhe no peito para que ele tenha a têndencia a subir para o dedo e então perder o medo....

Será esta a melhor maneira para que ele perca o medo??? ou apenas estou a assustar a ave??? :roll:

Agradeço ajuda rapidamente :o

Obrigado ;)
rubencampos
Membro
Registado: segunda jul 30, 2007 5:09 pm

quinta ago 02, 2007 10:02 pm

e assim eu tenho uma e ma agora amestrada eu solto-a e ela vem para o meu ombro e nao sai de la adora festinha.. foi assim que eu fiz ..comprei umas luvas nao precisa de ser muito grossas v evste uma apanhas a caturra suavemente claro e depois fazes festas na cabeça, faz isto uma semana depois poe-la no ombro sempre com a luva e faz sempre festas a caturrra isto no minimo duas vezes dia ao fim de duas semanas em principio ja nao precisas da luva e entao ela de certeza que ja se habitua a ti, faz isso e vai dizendo...fica bem
tamarino
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am

quinta ago 02, 2007 10:58 pm

Olá

Uma coisa importante é que tenhas paciência e mesmo antes de lhe pegares tens de fazer com que ela tenha confiança em ti, e isso vai com a atençao que lhe dás, tens de tentar todos os dias dar-lhe uma ou outra semente para que ela venha buscar.Vai falando com ela com carinho, e só depois de ela se ter habituado a ti e ver que afinal não lhe queres fazer mal, é que deves tentar mexer nela.

Isso tem de ser feito com muito cuidado sem movimentos bruscos e se ela não vier à 1ª n te preocupes. Um dia ela o fará pela recompensa de a tratares bem.

Mas não esqueças, paciência e tenta que todos os dias sensivelmente na mesma hora interagir com ela.

Espero ter ajudado!!

Cumprimentos
Júlia
 @zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
pavlo
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am

sexta ago 03, 2007 8:35 am

Acho que o ideal era tentares seduzi-la com alimentos que ela goste até ela começar a ganhar confiança e vir para a tua beira, a partir daí o mais difícil já está feito.
Dia 30 de Janeiro entrada gratuita aproveitem

http://www.ratsnakefoundation.org/
Nelpharion

sexta ago 03, 2007 9:16 am

Muito obrigado pela ajuda que me deram :roll:

Vou tentar entao a tactica dos alimentos... vou começar pela maçã a ver no que dá. :D

Obrigado
Nelpharion

sexta ago 03, 2007 4:31 pm

Pois é... eu começei pela táctica dos alimentos tanto da parte da manhã ( sem grande efeito... uma bicada ou outra e desatava a correr pelo poleiro..) e voltei a carga pela parte da tarde... Que por sinal foi muitissimo mais produtiva uma vez que o Elvis agora se mostrou viciadão em bolachas com passas de uvas! :roll:

Agora em apenas 2 "sessões" já petisca o que quer que eu lhe dê da minha mão... :D mas ainda não se chega à minha beira... ( tempo virá..)

Ele treme é imenso quando começo a falar com ele... é medo :?: :?: :?:
tamarino
Membro Veterano

sexta ago 03, 2007 7:53 pm

Não... não é medo.

Não te esqueças que neles tb corre sangue nas veias...tb têm pulmões.. :) logo por o corpo ser frágil nota-se esse tremer...do coração a bater e tudo o resto. :D

Quando lhe conseguires pegar vais notar isso muito melhor!!!

Nada de o assustares.
O ir e vir no poleiro é normal... mas se ele já vem melhor um pouco.

Atenção ás bolachas... n dar muitas... é preferível fruta, legumes, desde agrião, espinafre menos alface. gostam de milho :) cenoura.

Continua!!!
&nbsp;@zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
Nelpharion

sábado ago 04, 2007 9:29 am

Obrigado pela ajuda :D hoje pela manhã assim que me viu a assobiar e a chama-lo saltou para as grades da gaiola e ele proprio chilreava. Já posso chegar a minha cara perto da gaiola que já nao foge muito pelo contrario :!: :roll:

Deu-m o primeiro beijito nos lábios :!: :!: :!: :oops:

Agora encontra-se muito mais activo corre nos poleiros e dá a volta a gaiola correndo as grades coisa que até aqui ainda não o tinha visto fazer talvez parte do periodo de adaptaçao... (sair de uma loja de animais acompanhado de outras caturras e depois ficar sozinho numa gaiola grande e tal... ) :roll:

Obrigado pela ajuda :D eu vou dizendo qualquer coisa :wink:
tamarino
Membro Veterano

sábado ago 04, 2007 10:54 am

Os animais têm coisas que n diferem mto de nós. Falo por mim.
Quando chego a um local que n conheço..tb eu, fico quieta no meu canto!!

Continua que vais no bom caminho.

:wink: :wink:
&nbsp;@zudotakika@
Responder

Voltar para “Aves”